segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Privatização de Rodovias salva vidas de usuários?


De acordo com dados da CCR MS Via, concessionária da BR-163 em Mato Grosso do Sul - entre Mundo Novo e Sonora - salva sim!

A concessionária, que há 90 dias criou o Serviço de Atendimento ao Usuário, informa que foram 13 óbitos entre 11 de outubro de 2014 e 10 de janeiro de 2015. No mesmo período, um ano antes , a Polícia Rodoviária Federal registrou 27 mortes.


Segundo a CCR, a redução dos acidente fatais é decorrente da recuperação do pavimento e da sinalização e presença de equipes de auxílio aos usuários. Outra mudança foi que a PRF não precisa mais ficar empenhada nos locais de ocorrência de trânsito, liberando as equipes para fiscalização.

Em três meses, foram realizados atendimento pré-hospitalar a 1.357 pessoas. As ocorrências foram extremas, de nascimento de bebê em ambulância a acidentes graves. O serviço conta com 12 ambulâncias de resgate e cinco UTI Móveis.

De acordo com os dados, houve registro de 27.636 ocorrências ao longo dos 845,4 quilômetros da rodovia, o que representa uma média de 307 ao dia. Do total, 29% dos acionamentos (8.130) foram para socorro mecânico. Outros 7.245 chamados foram para retirada de objetos da pista.

“Definitivamente, chegamos para transformar a BR-163/MS em uma Rodovia da Vida”, afirma o representante da concessionária.

O elevado número de acidentes fatais deu à BR-163 o título de "Rodovia da Morte."

No ano passado a via foi repassada para a iniciativa privada, que vai fazer duplicação e começará a cobrar pedágio.

A realidade é que todas as rodovias federais que foram pedagiadas registraram redução expressiva de acidentes com mortes.

O que preferimos: pagar altos impostos via IPVA (mesmo para quem não usa a rodovia) e ter estradas esburacadas e sem sinalização ou pagar pedágio (sómente por quem usa) e ter uma estrada decente? Acho que a resposta é óbvia.

Estrada administrada pelo Estado (federal ou estadual)
Estrada pedagiada
Claro, não temos o direito de escolha. Pagamos o pedágio (legítimo) e continuamos pagando IPVA. 

Privatizar as rodovias é uma decisão acertada, pois as condições das estradas públicas são vergonhosas e assassinas, com a exceção do estado de São Paulo, única unidade da federação com estradas estaduais decentes, mesmo as que não são pedagiadas.

É preciso privatizar ainda mais! Mais de 80% das rodovias são estatais, e são as que estão em piores condições. Não é coincidência. É incompetência da gestão estatal, mecanismo de incentivos inadequado, corrupção, foco eleitoral, etc.


O ideal, claro, é que tivessemos estradas decentes, com pedágios razoáveis (o que não acontece com a maioria) e um IPVA condizente com que o Estado nos dá de volta. Mas, isto, é pedir para estar vivendo em outro país.

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