terça-feira, 15 de abril de 2014

Ultra Limited 2014 - Problemas no sistema de refrigeração


Tenho recebido várias mensagens de Harleyros, comentando um problema no sistema de arrefecimento à líquido na Harley-Davidson Ultra Limited 2014.

Eu já sabia do problema, pois recebí uma ligação da Floripa Harley-Davidson sobre o assunto.

Uma válvula solenóide do sistema de refrigeração foi fabricada com o diâmetro do tubo de passagem menor do que o necessário, criando um pressão inadequada que causa o vazamento do líquido de arrefecimento.

Mas o que é uma válvuma solenóide e para que serve?

A válvula solenóide possui uma bobina que é formada por um fio enrolado através de um cilindro. Quando uma corrente elétrica passa por este fio, ela gera uma força no centro da bobina solenoide, fazendo com que o êmbolo da válvula seja acionado, criando assim o sistema de abertura e fechamento da válvula.
Outra parte que compões a válvula é o corpo. Este, por sua vez, possui um dispositivo que permite ou impede a passagem de um fluído, quando sua haste é acionada pela força da bobina. Esta força é que faz o pino ser puxado para o centro da bobina, permitindo a passagem do fluído.

No caso da Ultra Limited, esta válvula é responsável por controlar o fluxo do líquido pelo sistema de arrefecimento, de acordo com a temperatura de operação do motor. Se a temperatura aumenta, a válvula solenóide permite a passagem do líquido de arrefecimento, que ajuda o sistema de ventilação a diminuir a temperatura no cabeçote do motor.

Este problema foi identificado nos EUA em agosto de 2013 e as válvulas foram trocadas nas Ultra Limited em produção/operação, lá.

Aparentemente houve um atraso na remessa das novas válvulas para o Brasil e as Ultra Limited vendidas aqui foram entregues ainda equipadas com as válvulas inadequadas.

É um absurdo que isto tenha acontecido, pois as primeiras Ultra Limited foram entregues no final de Fevereiro 2014, seis meses depois do problema já ter sido identificado na matriz americana.

E o absurdo é ainda maior pelo fato de que a Harley-Davidson não ter informado isto aos compradores das motocicletas.

Como adquiri a minha Pérola Negra na Floripa Harley-Davidson, que tem um excelente serviço de Pós-Venda, fui informado do problema assim que a notícia chegou na revenda. O mesmo aconteceu com os outros compradores da Ultra Limited. A nova válvula destinada à minha Ultra Limited já está na revenda, à minha disposição, para troca.

Segundo fui informado, o vazamento do líquido de arrefecimento não impede a operação da Ultra Limited com segurança, nem cria um risco de avaria no motor. O resultado é uma alteração no desempenho da motocicleta que, operando em níveis de temperatura mais elevado, perde torque e potência que foram aumentados exatamente em função do sistema de arrefecimento por líquido.

As válvulas já estão sendo entregues às concessionárias e devem ser substituídas imediatamente. A rapidez com que isto será feito vai depender da disponibilidade das novas válvulas e na qualidade do serviço de Pós-Venda de cada concessionária.

Atualização em 14/5/2014: a minha Ultra Limited não necessitou ter a válvula trocada. Já veio correta de fábrica e nunca teve vazamento do líquido de arrefecimento (2700 km rodados até agora).

13 comentários:

  1. Aconteceu com a minha também. O resevatório de água tava seco. Estou esperando a peça chegar, enquanto isso falaram para ir completanto.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Roque
    É lamentável que esta situação ocorra, ou seja por você ser um amigo da Empresa Citada, a qual nos recebe sempre muito bem, você teve a oportunidade de ser avisado, tenho um amigo que comprou a Limited 2014 e não foi avisado, devo passar esta informação para meu amigo, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Wilson, comprei uma Ultra Limited 2014, laranja e preto e a moto esta com apenas 350km e estou tendo muito problema. Quando desligo a moto o liquido do reservatório do radiador sai tudo pelo dreno. Já levei a moto por 02 vezes na revenda e não resolvem o problema. Dizem desconhecer a informação de Recall da válvula termostática. Eles substituiram a original por outra nova do mesmo modelo e não resolveu. Testaram a tampa do radiador e nada. Fiquei chateado enviei um e-mail para o SAC Harley e logo em seguida liguei. Relatei o problema e eles também disseram desconhecer a informação de substituição da válvula. Logo em segui a revenda me ligou e pediu pra levar o moto pra fazer testes pra entender o que estava acontecendo. Eles disseram que não sabem o que esta ocorrendo e eu falei que não vou deixar minha moto pra "piloto de testes de peças". Não sei mais o que fazer. Posso ligar em Floripa citando o seu caro pra me ajudar a resolver o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, fique à vontade para ligar para a Floripa Harley-Davidson, em Florianópolis. É uma ótima revenda, com pessoas sérias e comprometidas com os Harleyros. Tenho certeza que tudo farão para ajudá-lo.

      Excluir
  4. Bom dia Wilson,
    Deixei minha moto na revenda hoje pra resolverem o problema do liquido de arrefecimento e estou aguardando um parecer do gerente da loja sobre a solução do problema. Liguei na HD Floripa e falei com uma consultora, pois o gerente da revenda esta fora. Ela confirmou o problema da substituição de peças em 03 motocicletas. Ficou de me ligar assim que se informasse com o pessoal da área técnica o que realmente foi substituido no sistema. Assim que tiver uma solução do caso envio a informação pra voce. Muito obrigado por sua contribuição.
    Tive uma outra Ultra 2012 e fui muito feliz com a moto. Esta 2014 é muito superior em tudo, desempenho, ciclística, conforto, sofisticação, tecnologia, etc., realmente, mas este problema tem me incomodado bastante por não poder rodar na moto que já esta comigo a mais de 45 dias. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, as motocicletas do Projeto Rushmore são excelentes e este problema, que poderia ter sido evitado no Brasil, é de fácil solução, se a revenda for proativa. Abraços e boa sorte na solução do problema e boas estradas.

      Excluir
  5. Retirei a minha da concessionária Brasília Harley Davidson ontem, hoje ao chegar em casa após um passeio de 30 min, a mesma já apresentou o vazamento do líquido de arrefecimento, em grande quantidade!
    Já tinha avisado sobre o problema, mas eles ainda não sabiam...

    ResponderExcluir
  6. 22/07 vazou líquido do arrefecimento e no sábado fomos até Campinas e na volta acendeu sensor ao lado do N e luz vermelha no relógio de temperatura, sentimos q a moto perdeu potência do motor. fomos hj na Aba e lá trocaram a válvula, bomba de água e bateria da moto q já havia dado problema, enfim a Aba foi sensacional e resolveu tudo pela manhã, ao contrário da HD do litoral de SP onde compramos q deixou a desejar no pós venda. Sua informação foi valiosa Wilson para sabermos p que ocorreu com o problema da válvula de arrefecimento.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeito quando uma postagem pode ajudar alguém. Este é o objetivo do blog. Obrigado por nos acompanhar.

      Excluir
  7. Wilson, como relatei acima, a Aba trocou a bomba d'água, gaxeta e anel de vedação d sistema de arrefecimento de nossa Ultra Limited, e pensei que o problema foi resolvido, mas para minha triste surpresa, neste final de semana em Campinas aconteceu novamente do liquido vazar pelo dreno e eu comprei 1 litro do liquido para voltar de viagem e repor no reservatório. Lamentável você ir na concessionaria e o problema não ser solucionado e a HD do Brasil quando você envia e-mail sobre o problema manda você ir até a HD mais perto, sem maiores explicações. Forte abraço e obrigado pelo excelente Blog que nos ajuda muito.. mas vejo que não é somente comigo o problema.

    ResponderExcluir
  8. Entrei com uma ação judicial contra a Harley Davison do Brasil e a Rio Harley Davidson, cansei de tantos transtornos.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos, meu nome é Gustavo. Minha ultra 2015 foi comprada em outubro/15 na BH HD e está hoje com 7 mil km. Está na Santos HD, no litoral de SP, aguardando há 15 dias uma bomba d'água Nova, pedida da fábrica, para substituição. Pela segunda vez,a bomba d'água queimou durante um passeio. Conversei com a concessionaria para que fosse investigada a causa, pois não dá para crer se tratar de problema em algum lote de peças, já que a primeira troca ocorreu com 2 mil km. Não senti confiança na resposta, uma vez que foi sustentada a idéia de que se trata de problema isolado da peça. Vamos aguardar. Mando notícias quando estiver com a moto de volta comigo.

    ResponderExcluir
  10. Saudações Roque ! A minha Ultra Limited 2014/2015 com 7.500km acendeu luz de temperatura do arrefecimento, poís não baixou o nível de fluído. Como teria acesso a esse comunicado resposta que a HD Florípa lhe passou sobre essas bombas d'água deficientes ? Meu nome é o Navarro, sou de Recife-PE, meu ZAP 81 9 8689 5333, fico muito grato antecipadamente por uma resposta.

    ResponderExcluir