terça-feira, 15 de abril de 2014

Ultra Limited 2014 - Problemas no sistema de refrigeração


Tenho recebido várias mensagens de Harleyros, comentando um problema no sistema de arrefecimento à líquido na Harley-Davidson Ultra Limited 2014.

Eu já sabia do problema, pois recebí uma ligação da Floripa Harley-Davidson sobre o assunto.

Uma válvula solenóide do sistema de refrigeração foi fabricada com o diâmetro do tubo de passagem menor do que o necessário, criando um pressão inadequada que causa o vazamento do líquido de arrefecimento.

Mas o que é uma válvuma solenóide e para que serve?

A válvula solenóide possui uma bobina que é formada por um fio enrolado através de um cilindro. Quando uma corrente elétrica passa por este fio, ela gera uma força no centro da bobina solenoide, fazendo com que o êmbolo da válvula seja acionado, criando assim o sistema de abertura e fechamento da válvula.
Outra parte que compões a válvula é o corpo. Este, por sua vez, possui um dispositivo que permite ou impede a passagem de um fluído, quando sua haste é acionada pela força da bobina. Esta força é que faz o pino ser puxado para o centro da bobina, permitindo a passagem do fluído.

No caso da Ultra Limited, esta válvula é responsável por controlar o fluxo do líquido pelo sistema de arrefecimento, de acordo com a temperatura de operação do motor. Se a temperatura aumenta, a válvula solenóide permite a passagem do líquido de arrefecimento, que ajuda o sistema de ventilação a diminuir a temperatura no cabeçote do motor.

Este problema foi identificado nos EUA em agosto de 2013 e as válvulas foram trocadas nas Ultra Limited em produção/operação, lá.

Aparentemente houve um atraso na remessa das novas válvulas para o Brasil e as Ultra Limited vendidas aqui foram entregues ainda equipadas com as válvulas inadequadas.

É um absurdo que isto tenha acontecido, pois as primeiras Ultra Limited foram entregues no final de Fevereiro 2014, seis meses depois do problema já ter sido identificado na matriz americana.

E o absurdo é ainda maior pelo fato de que a Harley-Davidson não ter informado isto aos compradores das motocicletas.

Como adquiri a minha Pérola Negra na Floripa Harley-Davidson, que tem um excelente serviço de Pós-Venda, fui informado do problema assim que a notícia chegou na revenda. O mesmo aconteceu com os outros compradores da Ultra Limited. A nova válvula destinada à minha Ultra Limited já está na revenda, à minha disposição, para troca.

Segundo fui informado, o vazamento do líquido de arrefecimento não impede a operação da Ultra Limited com segurança, nem cria um risco de avaria no motor. O resultado é uma alteração no desempenho da motocicleta que, operando em níveis de temperatura mais elevado, perde torque e potência que foram aumentados exatamente em função do sistema de arrefecimento por líquido.

As válvulas já estão sendo entregues às concessionárias e devem ser substituídas imediatamente. A rapidez com que isto será feito vai depender da disponibilidade das novas válvulas e na qualidade do serviço de Pós-Venda de cada concessionária.

Atualização em 14/5/2014: a minha Ultra Limited não necessitou ter a válvula trocada. Já veio correta de fábrica e nunca teve vazamento do líquido de arrefecimento (2700 km rodados até agora).

11 comentários:

  1. Aconteceu com a minha também. O resevatório de água tava seco. Estou esperando a peça chegar, enquanto isso falaram para ir completanto.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Roque
    É lamentável que esta situação ocorra, ou seja por você ser um amigo da Empresa Citada, a qual nos recebe sempre muito bem, você teve a oportunidade de ser avisado, tenho um amigo que comprou a Limited 2014 e não foi avisado, devo passar esta informação para meu amigo, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Wilson, comprei uma Ultra Limited 2014, laranja e preto e a moto esta com apenas 350km e estou tendo muito problema. Quando desligo a moto o liquido do reservatório do radiador sai tudo pelo dreno. Já levei a moto por 02 vezes na revenda e não resolvem o problema. Dizem desconhecer a informação de Recall da válvula termostática. Eles substituiram a original por outra nova do mesmo modelo e não resolveu. Testaram a tampa do radiador e nada. Fiquei chateado enviei um e-mail para o SAC Harley e logo em seguida liguei. Relatei o problema e eles também disseram desconhecer a informação de substituição da válvula. Logo em segui a revenda me ligou e pediu pra levar o moto pra fazer testes pra entender o que estava acontecendo. Eles disseram que não sabem o que esta ocorrendo e eu falei que não vou deixar minha moto pra "piloto de testes de peças". Não sei mais o que fazer. Posso ligar em Floripa citando o seu caro pra me ajudar a resolver o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, fique à vontade para ligar para a Floripa Harley-Davidson, em Florianópolis. É uma ótima revenda, com pessoas sérias e comprometidas com os Harleyros. Tenho certeza que tudo farão para ajudá-lo.

      Excluir
  4. Bom dia Wilson,
    Deixei minha moto na revenda hoje pra resolverem o problema do liquido de arrefecimento e estou aguardando um parecer do gerente da loja sobre a solução do problema. Liguei na HD Floripa e falei com uma consultora, pois o gerente da revenda esta fora. Ela confirmou o problema da substituição de peças em 03 motocicletas. Ficou de me ligar assim que se informasse com o pessoal da área técnica o que realmente foi substituido no sistema. Assim que tiver uma solução do caso envio a informação pra voce. Muito obrigado por sua contribuição.
    Tive uma outra Ultra 2012 e fui muito feliz com a moto. Esta 2014 é muito superior em tudo, desempenho, ciclística, conforto, sofisticação, tecnologia, etc., realmente, mas este problema tem me incomodado bastante por não poder rodar na moto que já esta comigo a mais de 45 dias. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, as motocicletas do Projeto Rushmore são excelentes e este problema, que poderia ter sido evitado no Brasil, é de fácil solução, se a revenda for proativa. Abraços e boa sorte na solução do problema e boas estradas.

      Excluir
  5. Retirei a minha da concessionária Brasília Harley Davidson ontem, hoje ao chegar em casa após um passeio de 30 min, a mesma já apresentou o vazamento do líquido de arrefecimento, em grande quantidade!
    Já tinha avisado sobre o problema, mas eles ainda não sabiam...

    ResponderExcluir
  6. 22/07 vazou líquido do arrefecimento e no sábado fomos até Campinas e na volta acendeu sensor ao lado do N e luz vermelha no relógio de temperatura, sentimos q a moto perdeu potência do motor. fomos hj na Aba e lá trocaram a válvula, bomba de água e bateria da moto q já havia dado problema, enfim a Aba foi sensacional e resolveu tudo pela manhã, ao contrário da HD do litoral de SP onde compramos q deixou a desejar no pós venda. Sua informação foi valiosa Wilson para sabermos p que ocorreu com o problema da válvula de arrefecimento.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeito quando uma postagem pode ajudar alguém. Este é o objetivo do blog. Obrigado por nos acompanhar.

      Excluir
  7. Wilson, como relatei acima, a Aba trocou a bomba d'água, gaxeta e anel de vedação d sistema de arrefecimento de nossa Ultra Limited, e pensei que o problema foi resolvido, mas para minha triste surpresa, neste final de semana em Campinas aconteceu novamente do liquido vazar pelo dreno e eu comprei 1 litro do liquido para voltar de viagem e repor no reservatório. Lamentável você ir na concessionaria e o problema não ser solucionado e a HD do Brasil quando você envia e-mail sobre o problema manda você ir até a HD mais perto, sem maiores explicações. Forte abraço e obrigado pelo excelente Blog que nos ajuda muito.. mas vejo que não é somente comigo o problema.

    ResponderExcluir
  8. Entrei com uma ação judicial contra a Harley Davison do Brasil e a Rio Harley Davidson, cansei de tantos transtornos.

    ResponderExcluir