quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

We Are the World

Foto tirada na noite da gravação de "We Are the World" - 28/1/1985
Há 30 anos, na noite de 28 de janeiro de 1985, 45 artistas renomados dos EUA se reuniram no estúdio da gravadora A&M, em Hollywood, para gravar "We Are the World", música composta por Michael Jackson e Lionel Richie, que se transformou numa das mais famosas do século XX.

O objetivo era arrecadar fundos para ajudar o combate à fome na África, em especial na Etiópia, onde cerca de um milhão de pessoas, nas maioria crianças, morriam de inanição.

A gravação, sob a tutela do maestro Quincy Jones, foi um tremendo sucesso, tendo arrecadado US$55 milhões. O disco com a música vendeu cerca de 7 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se um dos mais vendidos de todos os tempos.


Antes da gravação do "We Are the World", o cantor americano e ativista social Harry Belafonte estava tentando, já por algum tempo, ter uma canção gravada por artistas famosos da comunidade musical dos EUA de então. A idéia era ter os fundos gerados por esta gravação doados a uma nova organização chamada United Support of Artists for Africa (USA for Africa).

O empresário de Belafonte, Ken Kragen, convidou Lionel Richie e Kenny Rogers, seus clientes, para ajudar no projeto. Os dois cantores concordaram e convidaram Stevie Wonder e o maestro Quincy Jones para participar.

Lionel Richie ligou para Michael Jackson, que não só concordou em participar como se ofereceu para ajudar na composição da canção. Originalmente a música seria composta em parceria com Stevie Wonder, mas este último não pode participar por estar em um turnê. Assim a música foi escrita por Jackson e Richie.

As gravações iniciaram no dia 22 de janeiro de 1985, com Michael Jackson e Leonel Richie cantando a base de gravação, sob a direção de Quincy Jones. Foram feitas seis gravações até que o maestro estivesse satisfeito com o resultado.

Nos dias seguintes, os três trabalharam no arranjo final, determinando a participação de cada um dos 45 artistas que gravariam a versão final.

No dia 24 de janeiro, Quincy Jones enviou uma fita cassete a cada um dos participantes, com um recado: "Cada uma das fitas é numerado e é muito importante que não deixem seu conteúdo vazar. Por favor, não façam cópias e devolvam as fitas na noite do dia 28. Nas próximas décadas, quando seus filhos perguntarem o que vocês fizeram para diminuir a fome no mundo, vocês poderão dizer, com orgulho, esta foi minha contribuição."

Na noite do dia 28 de janeiro, Michael Jackson foi o primeiro a chegar, por volta das 21:00 horas. Ele gravou a sua participação solo no clipe e preparour o vocal do coral.

Os demais artistas começaram a chegar por volta das 22:00 horas. Muitos deles estavam participando da cerimônia de premiação do American Music Award, que estava acontecendo naquela mesma noite. Pouco antes das 23:00 horas, todos já estavam nas suas posições e a gravação teve início.

O estribilho da canção, "We are the world, we are the children, we are the ones who make a brighter day, so let's start giving," foi escolhido com muito cuidado, para transmitir com veemência a intenção da música.

O clipe "We Are the World" começa com  Lionel Richie, Stevie Wonder, Paul Simon, Kenny Rogers, James Ingram, Tina Turner e Billy Joel cantando o primeiro verso.  Michael Jackson e Diana Ross seguem, completando o primeiro estribilho juntos.

Dionne Warwick, Willie Nelson e Al Jarreau cantam o segundo verso, seguidos por Bruce Springsteen, Kenny Loggins, Steve Perry e Daryl Hall fazendo o segundo estribilho. Michael Jackson, Huey Lewis, Cyndi Lauper e Kim Carnes entram na sequencia.

"We Are the World" termina com Bob Dylan e Ray Charles cantando o estribilho completo, Stevie Wonder e Bruce Springsteen fazendo um dueto e com Ray Charles e James Ingram fazendo improvisações.

Lista completa dos participantes;
  • Maestro: Quincy Jones
  • Solistas, em ordem como aparecem no clipe: 
    • Lionel Richie
      Stevie Wonder
      Paul Simon
      Kenny Rogers
      James Ingram
      Tina Turner
      Billy Joel
      Michael Jackson
      Diana Ross
      Dionne Warwick
      Willie Nelson
      Al Jarreau
      Bruce Springsteen
      Kenny Loggins
      Steve Perry
      Daryl Hall
      Huey Lewis
      Cyndi Lauper
      Kim Carnes
      Bob Dylan
      Ray Charles (também executando piano e teclado)
  • Coral, em ordem alfabética:
    • Dan Aykroyd
      Harry Belafonte
      Lindsey Buckingham
      Mario Cipollina
      Johnny Colla
      Sheila E.
      Bob Geldof
      Bill Gibson
      Chris Hayes
      Sean Hopper
      Jackie Jackson
      La Toya Jackson
      Marlon Jackson
      Randy Jackson
      Tito Jackson
      Waylon Jennings
      Bette Midler
      John Oates
      Jeffrey Osborne
      Anita Pointer
      June Pointer
      Ruth Pointer
      Smokey Robinson
  • Músicos:
    • David Paich – sintetizador
      Michael Boddicker – sintetizador e programador
      Paulinho da Costa – percussão
      Louis Johnson – baixo
      Michael Omartian – teclado
      Greg Phillinganes – teclado
      John Robinson – bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário