A Garmin
anunciou seu mais novo GPS para motociclismo, um rígido sistema de navegação
com uma tela sensível ao toque de 5 polegadas – a maior do mercado – que pode
ser usada com luvas, é resistente à chuva e respingos de gasolina e com um brilho de imagem que pode
ser visto com clareza em qualquer condição de luz. A resolução da tela é de
800x480 pixels.
O novo GPS
incorpora muitas características, incluindo a capacidade de reproduzir músicas
em MP3 e ser compatível com iPhone, Ipod e Pandora, permitindo ao motociclista
controlar as músicas diretamente da tela. O Zumo 590LM também oferece
informação atualizada em tempo real, com acesso a informações das condições de
tempo e tráfego através do aplicativo Smartphone Link2 (disponível nos EUA e Europa) e controle do celular em viva-voz, além de receber as instruções de
navegação diretamente no capacete, via Bluetooth.
Tela com terreno em 3-D na tela à esquerda e previsão do tempo à direita. |
Incorporando
características de outros modelos da Garmin, o Zumo 590LM é compatível com o
Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus e com a câmera Garmin VIRB, que pode ser
acionada ou desligada diretamente via GPS.
Outra
característica interessante no Zumo 590LM é sua orientação dupla, ou seja, ele
pode ser usado na horizontal ou na vertical para ter uma melhor visão da rota à
frente.
O Zumo
590LM vem equipado com a mais avançada tecnologia de navegação da empresa que é
líder mundial em navegação por satélite, incluindo o “Search Field” que permite
encontrar endereços e milhões de pontos de interesse (POI), além daqueles
adicionados por você. O sistema “Garmin
Real Directions” é uma facilidade, disponível somente nos dispositivos da
Garmin, que permite um direcionamento mais natural e intuitivo, usando pontos
de referência, placas de “Pare” e semáforos ao invés de procurar nomes de ruas,
às vezes até inexistentes.
O
sistema de Active Lane Guidance (disponível
nos EUA e Canadá) usa uma combinação de avisos de voz e auxílio visual na tela,
ajudando o motociclista a melhor de posicionar nas saídas e cruzamentos
complexos. Uma configuração gráfica animada aparece junto ao mapa, com flechas
indicativas de cor brilhante, indicando em qual faixa se posicionar para fazer
uma manobra, seja ela sair de uma rodovia ou qualquer outra manobra em vias de
múltiplas faixas. Além disso existe uma visão aérea dos entroncamentos e trevos rodoviários, que mostra todo o
conjunto visto de cima.
Como no
Zumo 660, o 590LM mostra a velocidade máxima permitida na via (EUA e Europa), a velocidade
real e o tempo de chegada no destino.
Rota e indicação da velocidade máxima da via (120 km/h) à esquerda e indicação de faixa na tela da direita. |
Uma características muito útil no Zumo 590LM é
o “Up Ahead,” que aparece ao lado do mapa informando constantemente os serviços
próximos, tais como restaurantes, postos de combustível, hospitais e lojas.
Garmin "Up Ahead", mostrado em um Garmin
nüvi® 56LM |
O Zumo
590LM também facilita muito o planejamento de uma viagem. O roteamento de
viagem redonda (ida-e-volta), por exemplo, pode ser definida com tempo,
distância e locais. O usuário simplesmente descreve o que quer e o GPS faz o
resto. Se o passeio desejado for por vias não expressas, o Zumo usa o Curvy
Roads, que permite selecionar e navegar por estradas sinuosas. Com o
dispositivo TrackBack, você pode marcar por onde foi e retornar pelo mesmo caminho na
direção oposta.
O 590LM
também incorpora o registro de dados essenciais para sua motocicleta, como
quilometragem dos pneus, troca de óleos e outros fluídos e até velas de
ignição. Também registra data e quilometragem das revisões feitas e informa as futuras
revisões. O aparelho também oferece um indicador digital de combustível,
permitindo prever a autonomia.
O "Service History Log", registra os dados essenciais. Aqui mostrado em um Zumo 350LM, com tela menor. |
Construído
com materiais de alta resistência à queda e à vibração, o Zumo 590LM é
resistente aos raios ultra-violeta e também vem com a bateria removível, como
no Zumo 660.
Como em
todo GPS da Garmin que tem as letras LM depois do número identificador do
modelo, o Zumo 590LM tem atualização gratuita dos mapas instalados pela
fábrica, por toda a vida útil do aparelho.
Como pode
ser visto nas várias postagens sobre os GPS da Garmin neste blog, o meu favorito é o Zumo
660, que uso na minha Harley-Davidson.
Mas devo
admitir que o novo Zumo 590LM tem uma grande chance de ser considerado por mim
como o substituto do meu 660, que já completou 4 anos de uso (atualização em Novembro de 2014: agora tenho um Zumo 590 LM instalado na minha Ultra Limited).
Por isso, é
natural a comparação entre os dois. A listagem a seguir mostra as diferenças
mais importantes entre os dois modelos:
- Dimensões físicas: Ponto para o 660, que é mais compacto.
- Tamanho de tela: Ponto para o 590LM, com sua tela de 5”, enquanto o 660 tem 4,3”.
- Resolução da imagem: 800x480 pixels no 590LM contra 480x272 no 660. Ponto para o 590LM
- Peso: o 590LM é mais pesado; 374,5 gramas versus 270 gramas do 660.
- Vista do terreno em 3-D. Ponto para o 590LM
- Bluetooth: o 590LM tem protocolo mais abrangente.
Os demais
parâmetros, como bateria removível, saída para áudio, receptor de alta
sensibilidade, resistência à chuva, uso de cartão microSD, quantidade possível
de POIs (1000, em ambos), indicação de faixa de rolagem, escolha de rotas (mais
rápido, mais curto, fora de estrada), rotas a evitar (rodovias, pedágios,
estradas sem pavimentação), indicador de velocidade máxima da via (EUA e
Europa), escolha de voz e texto em vários idiomas e reprodução da MP3, são
idênticos nos dois modelos.
O Zumo
590LM oferece, ainda:
- visão de pontos de interesse ao longo da rota;
- planejamento de rotas, registro de rotas;
- monitoramento da pressão dos pneus;
- roteável em estradas sinuosas;
- exibição dos mapas nas posições horizontal e vertical;
- rota de ida e volta;
- registro de dados e manutenção da motocicleta;
- controle sem cabo de câmera VIRB e
- indicação do que vem adiante, na rota.
Ao
contrário do Zumo 660, que usa o programa MapSource, o Zumo 590LM é equipado
com o novo software da Garmin, o BaseCamp. Ambos são compatíveis com os
sistemas operacionais Windows® XP ou
mais recente e Mac® OS X 10.4 ou mais recente. O Projeto Tracksource disponibiliza mapas atualizados do Brasil também para o BaseCamp.
O Zumo
590LM vem com montante e cabos para uso tanto em motocicletas como em veículos
fechados, como o 660.
O preço
sugerido pelo fabricante para o Zumo 590LM é de US$799,99 ou US$200 mais caro
do que o preço atual do Zumo 660LM. Básicamente o mesmo preço sugerido no lançamento do Zumo
660, cinco anos atrás.
Para quem
está considerando a compra de um novo GPS para sua motocicleta, acho que vale a
pena investir no Zumo 590LM. Deve estar disponível nas lojas nos EUA e Europa no início de Junho 2014.
Show esse gps. Parabéns pela matéria wilson.
ResponderExcluirObrigado, Jhonatan.
ExcluirWilson e relação aos mapas do 590 ml tem mapas do Brasil?
ResponderExcluirAntonio, o Zumo 590LM ainda não é comercializado no Brasil, portanto não tem o mapa do nosso país. Mas pode ser instalado, como em qualquer outro GPS da Garmin.
ExcluirWilson, seu posto é muito bom, bastante elucidativo, tanto que comprei este GPS em grande parte considerando as informações de seu Blog. Porém confesso que estou decepcionado com a eficiência deste aparelho em localizar endereços... Tudo bem que o aparelho que comprei vem com mapas europeus e da America do Sul, mas se possui os mapas da América do Sul ( que inclui naturalmente o mapa do Brasil), não deveria ser difícil localizar por ex alameda rio Branco, 940 ex uma rua central de Blumenau, ele mesmo atualizado pelo garmin express não localiza... Então, não sei se fiz algo errado ou não, só sei que pelo preço 800 US , tem muito gps de 300 reais muito mais eficaz do que ele nas funções básicas que é localizar endereços... Acredite se quiser digitei São Paulo, SP ele não localizou... Será terei que pagar U$ 89,00 por uma mapa do Brasil da Garmin....
ResponderExcluirCarlito, o mapa do Brasil, fornecido pela Garmin, não é bom. Muitas falhas. Não é culpa da Garmin nem da Navitec, o fabricante do mapa. É da péssima qualidade de informação oficial existente no Brasil. Por isso sempre recomendo instalar os mapas do Projeto Tracksource. Eu tenho um Zumo 590LM instalado na minha motocicleta e funciona muito bem com o mapa do Brasil do Projeto Tracksource. Não tive qualquer problema, até hoje. A propósito, os mapas do Projeto Tracksource são grátis.
ExcluirPrimeiro, parabéns pelo texto bem objetivo. Desculpem minha ignorância mas comprei agora uma Fat Boy e quero saber como instalar uma tomada pro gps. Vou em maio pros USA e vou procurar esse gps. Como faço pra instalar mapas do Brasil do Projeto. Tracksource? Obrigado
ResponderExcluirO Zumo 590LM já vem com o suporte e os cabos para instalação em motocicletas. No caso da Fat Boy, os cabos devem passar por baixo do tanque e serem conectados diretamente na bateria. Se você entrar em contato comigo por email (roquewj@gmail.com), mando fotos da instalação na Fat Boy do meu filho. Quanto à instalação dos mapas do Projeto Tracksource, recomendo a leitura das matérias sobre GPS no blog. Coloco GPS no quadro "Pesquisar o blog" e todas as postagens sobre o assunto serão mostradas. Boa sorte.
ExcluirPrimeiro, parabéns pelo texto, mto objetivo é claro. Desculpem minha ignorância, mas comprei agora uma Fat Boy e como faço pra instalar uma tomada pro gps. Vou em maio pros USA e vou procurar esse GPS. Como faço tb pra instalar os mapas do Brasil do Projeto Tracksource?
ResponderExcluirOlá Vilson, obrigado por responder. Depois se muito quebrar a cabeça e acabei encontrando um mapa do Brasil que melhora um pouco a eficiência da função mais elementar do aparelho...De qualquer forma pelo custo do aparelho eu esperava algo melhor mas fazer o que, agora já foi...Os mapas do projeto tracksource eu localizei mas não entendi qual o link certo para baixar... De qualquer forma fo o muito grato por seu tempo e colaboração. Talvez com o tempo eu aprenda a gostar deste gadget...rs
ResponderExcluirOi, Wilson. Parabéns pelo blog. Lendo-o, pude ver minha angústia no post do Carlito aí em cima. Depois de fazer um investimento alto no Zumo 590, tive a frustração de não ver reconhecida sequer as principais cidades, coisa que um GPS simples de celular faz bem, sem precisar de qualquer ação preliminar. Bom, presumi que o errado sou eu :)
ResponderExcluirDepois de ler seus comentários e de checar o post sobre atualização do tracksource, segui a risca suas recomendações. Baixei o mapsource e depois instalei o programa executável do tracksource roteável completo. Quando seleciono os mapas e comando a transferência, o programa sequer localiza o Zumo 590. Copiei todo o conteúdo dos mapas para o GPS na esperança de que funcionasse e nada. Quando clico nos arquivos, o PC carrega o programa Nero. Na opção mapas, vejo que só vieram dois, todos dos EU, onde comprei o aparelho. Na opção de atualização, aparece a indicação do garmin express. Creio que se refira aos caríssimos mapas disponibilizados pela Garmin.
Sigo na minha angústia. Fiz recentemente uma viagem e vejo as principais estradas (o que contrasta com a informação de que só há os dois mapas americanos). Mas são informações de pouca confiabilidade. Já não sei o que fazer :(
Abs
Luciano, obrigado por acompanhar o blog. O 590LM utiliza o sistema operacional BaseCamp, diferente do MapSource usado nos GPS da Garmin, mais antigos. A maneira de transferir os mapas do Projeto Tracksource para o 590LM é feito de forma diferente. Veja a explicação nesta postagem: http://www.wilsonroque.blogspot.com.br/2013/08/garmin-basecamp-instalando-mapas-do.html. Espero que resolva o problema. Tenho um 590LM e não tenho dificuldade em instalar/atualizar os mapas do Projeto Tracksource, seguindo o procedimento mencionado na postagem. Boa sorte.
ExcluirComo é bom pedir ajuda a quem sabe! :)
ResponderExcluirDeu tudo certo. Obrigado e grande abraço.
ps: como cobra caro a Garmin pelos mapas! Projetos como o tracksource são comuns? A gratuidade é algo a se comemorar.
Luciano, fico satisfeito em ter podido ajudar. Há projetos semelhantes ao Prajeto Tracksource em outros países. Mas estes projetos tem custo e necessitam de ajudar para continuar a existir. Recomendo que você entre no site e faça uma doação, para ajudá-los a manter o Projeto. Abraços.
ExcluirWilson onde encontro 0 590lm aqui no Brasil pra comprar? Não achei nem no mercadolivre.
ResponderExcluirSérgio, infelizmente ainda não está disponível no Brasil.
ExcluirWilson, o suporte para guidão é compatível com o da fatboy low?
ResponderExcluirIvo, qual suporte a que você está se referindo? Se é o que vem com o GPS, sim é compatível com o guidão da Fat Boy Low.
ExcluirÉ sim. Muito obrigado.
ExcluirOlá Wilson,
ResponderExcluirPesquisei no site da tracksource mapas para baixar mas nao entendi como fazer isso. Vc tem alguma descricao de como fazer, meu GPS eh um Garmim 590LM
Abraco e Obrigado!
Marcelo
Marcelo, bom dia.
ExcluirO passo a passo você encontra aqui: http://www.wilsonroque.blogspot.com.br/2012/11/gps-instalando-mapas-do-projeto.html.
Boa sorte.
Marcelo, leia também esta postagem, específica para o Garmin 590LM:
Excluirhttp://wilsonroque.blogspot.com.br/2013/08/garmin-basecamp-instalando-mapas-do.html
Oi, Wilson. Mais uma dúvida em relação ao Zumo 590 a quebrar minha cabeça :)
ResponderExcluirDessa vez em relação aos sensores de pressão. Já faz algum tempo que comprei os bichinhos (caros), por conta de uma viagem que farei no fim do ano. No uso do GPS (sem os sensores), lembro de ter visto, entre os aplicativos, um que se referia à pressão dos pneus. Não dei muita bola, pois só iria usar no fim do ano.
Pois bem. O fim do ano chegou, e não encontro a tal opção dentro do rol de aplicativos. Simplesmente não existe nessa nova versão do software. O manual fala em emparelhamento dos sensores, o que é procedimento normal. Acontece que sequer é dada a opção. A instrução no manual é essa: "no dispositivo zumo, selecione Apps>Pressão dos Pneus".
Acabei de assistir a um vídeo no youtube onde são mostradas todas as funções do aparelho. A tela de aplicativos é exatamente igual à que aparece pra mim. Nem sinal da função de verificação da pressão.
Saberia dizer algo a respeito?
Abraço
Conecte no Garmin Express e verifique se está com o sistema atualizado.
ExcluirOpa! Usei a opção de restauração das configurações originais e dois novos ícones apareceram: configuração de combustível e pressão dos pneus. :) Agora são dezesseis possibilidades dentro do menu de aplicativos. Maravilha!!!
ResponderExcluirLuciano, bom dia. Que bom que deu certo. Depois nos conte como foi a experiência com este aplicativo.
ExcluirPode deixar que eu conto quando voltar. Tem algo que ainda não consegui fazer: executar arquivos mp3 instalados no próprio GPS. Li num outro post seu que é preciso salvar as músicas num cartão. Já fiz isso. Mas o aparelho simplesmente não reconhece. Quero dizer, reconhece o cartão, mas não as músicas que estão nele. Há uma função chamada reproduzir mídia, que abre pra duas fontes: bluetooth e entrada de linha. A primeira capta o celular e funciona direitinho. Ouço as músicas. A segunda aceita entrada externa mp3. Coloquei um player que uso pra correr e também funcionou perfeitamente. Recebo o áudio num comunicador que tenho. Só que acho que dá pra rodar músicas instaladas no próprio GPS. No manual há essa informação: "O zūmo 590LM inclui um leitor de MP3 e é compatível com iPod e iPhone® para que possa controlar de forma conveniente a sua música através do ecrã." Será que ele só reproduz fontes externas?
ExcluirAbraço
Interessante não reconhecer as músicas em mp3 no cartão. Nunca ouvi falar disto. No meu funciona muito bem.
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