sábado, 17 de janeiro de 2015

Água no whisky?


Quem me conhece sabe que bebo pouco. Mas sabe, também, que sou um fã incondicional do Jack Daniel's, o "sour mash wiskey" produzido em Lynchburg, Tennessee, desde 1866.

É a minha bebida favorita, apreciada com moderação e sempre com gelo e água (natural, mineral sem gás ou de côco).

Muitas vezes me questionam sobre esta prática, afirmando que quem gosta de whisky deve bebê-lo puro. Eu não discordo, gosto é individual. Mas esta é a minha maneira.

Agora, fique sabendo porque. No site Manual do Homem Moderno, vejo esta postagem que fez meu dia ficar ainda melhor:


Homem que é homem bebe whisky cowboy. Afinal, uma bebida que levou de 8 a 21 anos em um barril, deve ser apreciada em seu estado natural, certo? Então, por que tantas pessoas – entre elas especialistas – insistem em adicionar água mineral na hora de beber a bebida maltada?

Em uma aula com o mestre Moizes de Barros, na Bartender Store, tiramos nossas dúvidas sobre a prática e explicamos para vocês. Se liga:


“Você pode fazer um comparativo de quando acordamos. Não temos toda aquela disposição do meio dia por exemplo. Inicialmente, acordamos tomamos um banho e vamos nos despertando”, explica o bartender Moizes de Barrros.

“O whisky é parecido. A bebida fica muito tempo parada em um garrafa. Precisa de oxigênio, de água para liberar seus aromas que estava ‘dormindo’ esperando para ser acordados e despertados. Em contato com água,  o whisky libera seus aromas mais complexos. Todas as nuances e notas florais, achocolatados, abaunillhados, frutados, spicy e diversos outros aromas são ressaltados”, conclui o professor.

Ou seja, a adição de água muda completamente a experiência sensorial de se experimentar um whisky, adicionando novas camadas e complexidades que você não sentiria se fosse tomar a bebida no estilo cowboy.


Para quem gosta de química: As moléculas odoríficas são muito parecidas com as moléculas de álcool. Na bebida, elas acabam se misturando muito facilmente, o que dificulta sua vaporização e conseqüentemente seu descolamento para fora da bebida. Quanto mais álcool a bebida tiver, menos aromas são liberados.

Quando adicionado na bebida, a água acaba diluindo o etanol que – além de anestesiar a língua - “segura” cadeias de partículas de cheiro e sabor da bebida. Com essa quebra, outras substâncias se tornam mais voláteis e mais ressaltadas para o nosso paladas e olfato.

Os efeitos da adição de água se tornam mais notáveis quanto maior a graduação alcoólica do whisky, tendo efeito notável em bebidas com mais de 50%. Para quem quiser experimentar adicionar um pouco de água no seu single malte, a medida ideal é até um terço da dose de whisky servida e é recomendado que a água não esteja muito gelada. O mesmo processo também serve para o café e outras bebidas alcoólicas.

Logo, na próxima vez que você estiver tomando um cowboy no bar e for querer tirar onda com alguém que adicionou água na bebida, saiba que aquela pessoa pode saber muito mais sobre whisky do que você.

E você, como aprecia o seu Jack Daniel's?

4 comentários:

  1. Wilson, você que é apreciador do JD , pode informar se existe só um tipo ou tem outros? Semana que vem vou para Orlando e prometi trazer um para um amigo. E quem sabe para mim também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, esta postagem no blog tem as informações que você está procurando: http://www.wilsonroque.blogspot.com.br/2014/05/jack-daniels-alguns-fatos-interessantes.html

      Excluir
  2. Comandante, sou da turma que prefere manter os "aromas" concentrados. O primeiro gole da garrafa recém aberta é o melhor da garrafa.

    Gelo, só na "temperatura desértica" que estamos sofrendo aqui no Rio de Janeiro atualmente ou para beber menos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que você é um purista, caro amigo. Forte abraço.

      Excluir