Motor DLA 64cc Twin Boxer no meu Pitts S-2B 33% Escala. |
Sempre há muita discussão sobre a marca e tipo de óleo
lubrificante que devemos usar nos nossos motores a gasolina. Sem falar na proporção da mistura combustível/lubrificante!
Eu uso Klotz há muitos anos.
Quando regressei ao Brasil,
trouxe na minha mudança uma caixa de Klotz R/C Model Lube, que permite a
mistura de 32:1 até 50:1. Sempre usei a proporção 40:1 e nunca tive problema em
nenhum dos meus motores (Zenoah e Quadras até 2017 e DLE e DLA nos últimos 5 anos).
Mas está acabando. Tenho um frasco em uso e um fechado, ambos de 354ml cada.
Eu sei que a MK, que produz excelentes combustíveis para
motores glow, usa o Klotz e representa a marca no Brasil. Mas este R/C Model Lube não está disponível
Pesquisando no site da Klotz nos EUA, descobri que o R/C Model Lube não é mais comercializado. Ele foi substituído no catálogo pelo Klotz KL-198, com as seguintes características:
- Fórmula leve de lubrificante sintético 100% puro
- Cor vermelha Klotz identificável e aroma característico
- Aumenta o volume de combustível na mistura para um desempenho mais forte
- Melhora a resposta do acelerador e fornece fluidez aprimorada
- Tecnologia de queima limpa
- Fornece ajuste de agulha mais fácil e transição mais suave de baixa para alta rotação
- Aumenta a economia de combustível
- Extrema resistência do filme lubrificante protegendo todas as peças do motor
ESPECIFICAÇÕES
- Tipo: 100% totalmente sintético
- Aplicações: Pré-mistura de motores de 2 e 4 tempos para buggies, carros de corrida, helicópteros, barcos e aviões controlados por rádio
- Mistura: Compatível com Metanol, Etanol, Nitrometano, Gasolina e E-85 (combustível composto de gasolina e alta porcentagem de Etanol)
- Misture como o fabricante do motor recomenda.
Gostei das especificações, especialmente por misturar bem com o combustível que usamos no Brasil (que ainda chamam de gasolina!)
A embalagem de 1 litro (984ml nos EUA) custa US$17 +frete nos EUA. Comprei no Mercado Livre por R$124,20 com entrega grátis. Veio em 2 dias.
Entretanto, ao contrário do Klotz R/C Model Lube que eu estou usando atualmente (que garante desempenho até 50:1), o Klotz KL-198 indica seguir o que recomenda o manual do fabricante.
No caso do motores DLE, a recomendação do fabricante é usar a mistura 30:1.
O meu DLA-64cc Twin recomenda de 40:1 a 50:1.
Como fica complicado ter uma mistura de combustível para cada motor, vou usar 40:1.
Comprei um termômetro infravermelho digital (uso profissional, não serve para medir temperatura corporal) e vou verificar a temperatura do cilindro dos motores e ver se haverá alguma alteração.
Acho que não, pelo menos aqui em Curitiba onde a temperatura média anual
é de 18°C
e a média máxima no verão é de 28°C.
Em lugares mais quentes, como o Rio de Janeiro e interior de SP, acho que usarei 30 a 35:1.
Muitos dos meus amigos usam o Motul 800, a maioria na proporção 40:1. O Motul é uma marca de grande reputação (é a marca que eu usava na minha Harley-Davidson). Mas o Motul 800 é especificado para motocicletas off-road. Eu prefiro um lubrificante formulado para motores para aeromodelismo.
Vamos ver como os motores se comportam.
legalnobre Wilson vou comecar a usar no moki tbem.... haja vista que em minha teoria se nao se pode tirar o alcool da gasolina (poder pode ne) mas naoq uero, rsrsr usarei um oleo miscivel tbem no alcool ja usoo esse em meu aeromodelos 2 tempos e ate turbina e nunca tive problema..... rodo um saito 125 com nitro de 10% feito por mim em 20% de oleo e a temperatura do cabecote fica em torno de 60graus somente.......
ResponderExcluirAcho que vc vai gostar do resultado. Como vc tem um pirômetro, confira as temperaturas.
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