domingo, 2 de maio de 2021

Motores a gasolina: qual lubrificante usar

 

Motor DLA 64cc Twin Boxer no meu Pitts S-2B 33% Escala.

Sempre há muita discussão sobre a marca e tipo de óleo lubrificante que devemos usar nos nossos motores a gasolina. Sem falar na proporção da mistura combustível/lubrificante!

Eu uso Klotz há muitos anos. 

Quando regressei ao Brasil, trouxe na minha mudança uma caixa de Klotz R/C Model Lube, que permite a mistura de 32:1 até 50:1. Sempre usei a proporção 40:1 e nunca tive problema em nenhum dos meus motores (Zenoah e Quadras até 2017 e DLE e DLA nos últimos 5 anos).

Mas está acabando. Tenho um frasco em uso e um fechado, ambos de 354ml cada.

Eu sei que a MK, que produz excelentes combustíveis para motores glow, usa o Klotz e representa a marca no Brasil. Mas este R/C Model Lube não está disponível

Pesquisando no site da Klotz nos EUA, descobri que o R/C Model Lube não é mais comercializado.  Ele foi substituído no catálogo pelo Klotz KL-198, com as seguintes características:

  • Fórmula leve de lubrificante sintético 100% puro
  • Cor vermelha Klotz identificável e aroma característico
  • Aumenta o volume de combustível na mistura para um desempenho mais forte
  • Melhora a resposta do acelerador e fornece fluidez aprimorada
  • Tecnologia de queima limpa
  • Fornece ajuste de agulha mais fácil e transição mais suave de baixa para alta rotação
  • Aumenta a economia de combustível
  • Extrema resistência do filme lubrificante protegendo todas as peças do motor

ESPECIFICAÇÕES

  • Tipo: 100% totalmente sintético
  • Aplicações: Pré-mistura de motores de 2 e 4 tempos para buggies, carros de corrida, helicópteros, barcos e aviões controlados por rádio
  • Mistura: Compatível com Metanol, Etanol, Nitrometano, Gasolina e E-85 (combustível composto de gasolina e alta porcentagem de Etanol)
  • Misture como o fabricante do motor recomenda.

Gostei das especificações, especialmente por misturar bem com o combustível que usamos no Brasil (que ainda chamam de gasolina!)

A embalagem de 1 litro (984ml nos EUA) custa US$17 +frete nos EUA. Comprei no Mercado Livre por R$124,20 com entrega grátis. Veio em 2 dias.

Entretanto, ao contrário do Klotz R/C Model Lube que eu estou usando atualmente (que garante desempenho até 50:1), o Klotz KL-198 indica seguir o que recomenda o manual do fabricante. 

No caso do motores DLE, a recomendação do fabricante é usar a mistura 30:1.

O meu DLA-64cc Twin recomenda de 40:1 a 50:1.

Como fica complicado ter uma mistura de combustível para cada motor, vou usar 40:1. 

Comprei um termômetro infravermelho digital (uso profissional, não serve para medir temperatura corporal) e vou verificar a temperatura do cilindro dos motores e ver se haverá alguma alteração. 

Acho que não, pelo menos aqui em Curitiba onde a temperatura média anual é de 18°C e a média máxima no verão é de 28°C.

Em lugares mais quentes, como o Rio de Janeiro e interior de SP, acho que usarei 30 a 35:1.

Muitos dos meus amigos usam o Motul 800, a maioria na proporção 40:1. O Motul é uma marca de grande reputação (é a marca que eu usava na minha Harley-Davidson). Mas o Motul 800 é especificado para motocicletas off-road. Eu prefiro um lubrificante formulado para motores para aeromodelismo.

Vamos ver como os motores se comportam.

2 comentários:

  1. legalnobre Wilson vou comecar a usar no moki tbem.... haja vista que em minha teoria se nao se pode tirar o alcool da gasolina (poder pode ne) mas naoq uero, rsrsr usarei um oleo miscivel tbem no alcool ja usoo esse em meu aeromodelos 2 tempos e ate turbina e nunca tive problema..... rodo um saito 125 com nitro de 10% feito por mim em 20% de oleo e a temperatura do cabecote fica em torno de 60graus somente.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc vai gostar do resultado. Como vc tem um pirômetro, confira as temperaturas.

      Excluir