sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Harley-Davidson: resultados de 2014

Revenda Harley-Davidson em Bahrain, no Oriente Médio.
A Harley-Davidson, Inc. divulgou o resultado do quarto trimestre e o acumulado de 2014 ao mercado, ontem.

As vendas no mundo todo cresceram 2,7% em 2014, empurradas pela vendas internacionais que cresceram expressivos 5,4% durante o ano (9,4% no último trimestre).

No total foram vendidas 267.999 motocicletas H-D durante o ano, com crescimento de 1,3% nos EUA, 11,8% na Ásia, 6,4% na Europa/Oriente Médio e África, 2,1% na América Latina (incluindo o Brasil) e uma queda de 10,8% nas vendas no Canadá.

O resultado demonstrou um aumento de 15% no lucro da empresa (US$844,6 milhões em 2014 versus US$734 milhões em 2013), com um faturamento bruto consolidado de US$ 5,9 bilhões.
Deste total, 89% representam as vendas de motocicletas, peças e acessórios.

As vendas na América Latina foram de 11.552 motocicletas, um tímido crescimento de apenas 237 unidades sobre 2013.

Do total de 270.726 motocicletas produzidas durante 2014 nos EUA, Brasil e Índia, 45% foram da família Touring, 33% da família Custom e 22% da linha Sportster e Street.

2015 Harley-Davidson Electra Glide Ultra Classic Low
Para 2015 a Motor Company planeja vender entre 282.000 e 287.000 motocicletas em todo o mundo, um crescimento esperado entre 4% e 6%.

Analistas comentaram na mídia especializada que o fortalecimento do dólar frente ao Euro e outras moedas, tiveram um impacto negativo considerável no resultado final de 2014.

O custo de produção da Harley-Davidson é muito forte em dólares, enquanto um terço de suas vendas estão fora dos Estados Unidos. A grande maioria dos componentes das motocicletas é produzida nos EUA, ainda que os freios e a suspensão sejam importadas do Japão e alguns eletrônicos estejam sendo produzidos na China e em outros países asiáticos.


Diferente da maioria das empresas americanas, a Harley-Davidson hesita em transferir parte da produção dos componentes para fora do país. A Motor Company entende que é fundamental manter o "Made in USA" na grande maioria das peças e partes das motocicletas que fabrica, por ser vital para a imagem da marca na América e no resto do mundo.

A Harley-Davidson continua sendo a marca mais vendida nos Estado Unidos para motocicletas acima de 600 cilindradas, com uma fatia de mercado de 51,4%.

Os maiores competidores no mercado americano, alem da H-D, são a Polaris (que produz as Indian), Honda, Kawasaki, Yamaha e as menores BMW e Ducati.

Crescimento da economia americana nos dois últimos anos e expectativa para 2015
Com a crescente confiança dos consumidores nos EUA, em função de uma economia mais forte e com gasolina mais barata, a Motor Company está otimista com relação ao potencial de vendas para 2015.

Segundo o Presidente e Principal Executivo Operacional da H-D, Matt Levatich, "a confiança dos consumidores está aumentando. As pessoas se sentem melhor em relação à economia dos Estados Unidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário