Há algo de
mágico no ato de pilotar uma motocicleta e na maneira como o efeito giroscópico
das rodas girando engana a gravidade e permite que você siga em frente, no topo
de dois estreitos pneus, sem cair.
De certa
maneira, pilotar uma motocicleta é um ato de fé. Fé em que as leis da física
vai mantê-lo na vertical nas curvas e no tope das colinas e fé de que sua
motocicleta vai continuar rodando sem um defeito ou outros problemas que possam
dar por terminado o seu passeio ou viagem.
Uma parte importante no pilotar com segurança é ter confiança de que sua máquina vai levá-lo
até o destino, sem incidentes.
Para isto é necessário que você confie na sua motocicleta, sem
restrições. Ao entrar numa curva
descendente, deve confiar que o freio motor e os freios dinâmicos serão capazes
de diminuir a velocidade da motocicleta, para fazer a curva com segurança. Antes que
você acelere para ultrapassar uma carreta bi-trem, você deve confiar de
que o motor, a transmissão, a correia/corrente/eixo, não falharão.
Assegurar-se
que sua motocicleta está em condições plenas de funcionamento, sem peças
desgastadas ou próxima de falharem, é a base desta confiança. Afinal, o
que pode ser um pequeno inconveniente numa automóvel, pode transformar-se numa
tragédia numa motocicleta.
Assim, é
fundamental certificar-se de que todos os componentes de sua máquina estão funcionando como devem. As
motocicletas modernas, com toda a tecnologia embarcada, nos dão mais condições
de antecipar um problema mecânico, elétrico ou eletrônico, do que nossos pais e
avós conseguiriam no século passado.
Manutenção
preventiva regular é a melhor maneira de garantir uma viagem sem problemas. Faça uma
checagem antes de sair de casa e rode com mais tranquilidade.
Os itens
que devem merecer sua atenção estão aqui (P-COLTA):
Pneus/Rodas - Controles - Óleos e outros fluídos - Luzes
- Transmissão - Apoio
Pneus e Rodas
Talvez os
componentes mais importantes de sua motocicleta são as rodas e os pneus.
Afinal, você está montado neles!
Não
subestime sua importância para a segurança na estrada. Verifique regularmente a pressão dos pneus e
mantenha-os calibrados conforme a recomendação do fabricante. Este item é crucial para a vida útil do pneu
e o seu desempenho. Pressão incorreta pode levar a um desgaste irregular,
causando sérios problemas de estabilidade.
Um pneu com
pressão abaixo do recomendado, aumenta a temperatura de rodagem e pode causar
instabilidade em altas velocidades ou com a motocicleta em plena carga
(piloto+garupa+bagagem).
Cuidado
especial deve ser tomado com as ranhuras do pneu. Assegure-se que o desgaste
não atingiu o ponto de substituição. Se isto tiver acontecido, troque os pneus
antes de fazer qualquer viagem.
Pressão correta, baixa e alta |
Claro,
pneus furados são um fato da vida. Apesar de nunca ter tido um pneu de
motocicleta furado em toda a minha vida de motociclista (e ponha tempo nisto .
. .), já tive vários em automóveis. Sorte? Imagino que sim, em um carro é sempre
mais fácil manter a estabilidade do veículo, parar e trocar o pneu.
Meios de verificar a profundidade do sulco do pneu. |
Sulco com menos de 2 mm recomenda substituição do pneu. |
Um elevador hidráulico facilita a inspeção |
Está é a
melhor hora, também, para uma inspeção nos freios, especialmente a espessura
das pastilhas e o estado dos discos.
Controles
Os
controles são os canais de comunicação entre você e sua motocicletas.
Verifique
que estão firmes e ajustados e movimentando livremente. Veja se os cabos estão
livres de serem pressionados pelo funcionamento da suspensão da motocicleta ou
do guidão. Certifique-se se há folga
suficiente nos cabos e que não estão indevidamente esticados nos limites de movimento
do guidão.
Assegure-se
que não há folga excessiva nos cabos, incluindo o do acelerador. Inspecione os tubos do sistema hidráulico dos
freios e da embreagem (se sua motocicleta usar este tipo), assegurando que
estão livres e sem compressão inadequada. Um tubo ressecado e com rachaduras
indica necessidade de troca imediata.
Reservatório de fluído, com vazamento |
Verifique se há vazamento nos
reservatórios do fluido de freio. Caso exista, troque a junta de vedação ou a
tampa.
Óleos e outros fluídos
Mantenha
sempre o nível de óleo do motor, de acordo com as especificações do manual do
proprietário e nos intervalos recomentados. Se não souber qual é a recomendação,
use a seguinte indicação:
- Óleo mineral: troca da cada 4.000 km.
- Óleo sintético: troca a cada 8.000 km.
Nunca
misture dois tipos de óleo.
A troca do
óleo lubrificante é muito importante para garantir a longevidade do motor.
Depois de alguns milhares de quilômetros rodados, as moléculas do óleo do motor
se dividem e este perde sua capacidade de lubrificar corretamente as peças
móveis do motor. Isto é muito importante pois em muitas motocicletas o óleo do
motor também lubrifica a transmissão e a embreagem. A troca do filtro de óleo
deve acontecer a cada duas trocas do fluído.
Filtro de óleo num motor V-Twin Harley-Davidson |
Verifique,
também, o nível do líquido de arrefecimento, se sua motocicleta tiver este
sistema. Manter o motor funcionando na temperatura correta, aumenta seu
rendimento e alonga sua vida útil.
Certifique-se
que o combustível usado é de boa qualidade e limpe/troque o filtro dentro das
especificações do manual do proprietário.
Luzes
Componentes
elétricos e eletrônicos são relativamente sensíveis ao clima e a vibrações, por
isso é importante inspecioná-los para ter certeza que estão devidamente
acondicionados. Falhas elétricas são particularmente difíceis de detectar,
especialmente na estrada.
O farol
deve estar bem fixado e devidamente alinhado tanto na luz baixa como na luz alta.
Verifique
se as setas de indicativas de direção e as luzes de freio (mão e pedal)
funcionam devidamente. Confira também o
botão de corte de energia e a buzina.
Os cabos
elétricos devem estar bem fixados e sem sofrer atritos do tanque de combustível
ou dos bancos.
Mantenha a
bateria de sua motocicleta sempre em plena carga. Se não roda com muita
frequência, invista em um carregador de bateria com carga de manutenção. São
baratos e prestam um grande serviço ao manter a carga da bateria acima de 90%,
mesmo com a motocicleta parada por muito tempo.
Tive uma
Harley-Davidson Ultra Glide 2007 que foi vendida sete anos e 53.000 km depois, com a
bateria original funcionando normalmente. Um carregador inteligente da H-D me
ajudou nisto.
Carregador inteligente da Harley-Davidson |
Mantenha os
terminais da bateria sempre limpos e bem apertados. Coloque um isolante
elétrico entre o piso e o descanso da sua motocicleta. Isto ajudará a manter a
carga da bateria.
Como o negativo da bateria está conectado ao chassis, haverá
uma relativa perda de carga através do contato do descanso com o solo. Uma
simples faixa de borracha ou de madeira já será suficiente. Existem no mercado
apoios de descanso, feitos em plástico, que se prestam bem para esta função.
Apoios para o descanso lateral são encontrados em diversas formas |
Transmissão
Juntamente
com a transmissão, deve ser verificado as condições do quadro da motocicleta,
especialmente referente a rachaduras ou corrosão. Se possível levante a roda
dianteira e verifique se o guidão move livremente para os dois lados, sem ruídos
anormais ou “calos”. Aproveite para verificar a suspensão dianteira. Confira se
a roda gira livremente e não apresenta anormalidade nos rolamentos.
Depois
levante a roda traseira e faça a mesma inspeção, agregando uma checagem da
balança e da suspensão traseira. Se sua motocicleta for equipada com suspensão
pneumática, confira se está com a pressão recomendada.
Muitas
motocicletas ainda usam correntes na transmissão final e demandam um cuidado
maior do que aquelas equipados com correia de transmissão ou sistema de eixo
cardã. A corrente deve estar sempre lubrificada com produto de boa qualidade.
Tanto nas
motocicletas com transmissão por corrente ou por correia, a tensão deve estar
dentro da faixa recomendada no manual do proprietário. Verifique e ajuste, se
necessário.
Folga máxima da correia dentada da transmissão, numa H-D |
Nas
motocicletas com transmissão por eixo cardã, verifique se o fluído está no
nível correto e se não há vazamentos.
Apoio
Verifique
se o apoio lateral e central (se houver) recolhem corretamente e se mantém na
posição recolhida durante a movimentação da motocicleta. Um apoio arriado
quando rodando pode atingir o pavimento e provocar uma queda, especialmente em
curvas.
A
motocicletas mais modernas são equipadas com o sistema que corta a ignição se o
apoio estiver estendido.
Outras Considerações
A inspeção é
mais efetiva se a motocicleta estiver limpa. Sujeira, graxa, lama e outros
resíduos da estrada podem esconder deficiências que permanecem sem serem
notadas. Lavagem regular não só ajuda em mantê-la com aparência mais nova como
também prolonga sua vida. Descarga de motores, especialmente de caminhões
pesados, resíduos do asfalto, poeira e outros produtos químicos encontrados nas
estradas, atacam a pintura e os cromados da motocicleta, além de penetrar nas
partes móveis e aumentar seu desgaste.
Pequenos
incidentes também podem ocorrer e criar situações que requerem atenção. Um
tombamento da motocicleta na garagem ou no estacionamento, por exemplo, é mais
comum do que se pensa, especialmente com as motocicletas mais pesadas.
Se isto
ocorrer, verifique cuidadosamente os comandos instalados no guidão, assim como
o pedal de freio e a alavanca de mudança de marcha.
Alguns
desalinhamento é suportável, desde que se possa acionar os comandos livremente.
Entretanto qualquer problema maior que dificulte a pilotagem, recomenda-se não
usar a motocicleta e transportá-la para uma oficina, onde o problema seja
corrigido.
Muitos
itens de manutenção preventiva ou corretiva são de procedimentos simples e podem
ser feitos por você mesmo, se tiver o conhecimento e as ferramentas adequadas.
Outros
requerem um mecânico treinado e com equipamentos especiais. Este fato é cada
vez maior nas motocicletas com muita tecnologia instalada.
Conheça
seus limites. Se tiver dúvida sobre sua capacidade de executar um trabalho,
prefira procurar um profissional competente. Não comprometa a sua segurança
para economizar alguns trocados ou ganhar alguns minutos.
A sua
pilotagem será melhor na mesma proporção do desempenho da sua motocicleta. E
ela terá um desempenho melhor se for devidamente cuidada.
Excelência na pilotagem quer dizer:
- Inspecionar a motocicleta antes de cada viagem ou passeio
- Inspecionar e manter a motocicleta com o mesmo desempenho operacional que tinha quando nova
- Manter a motocicleta de acordo com as recomendações da montadora e observar indícios de que uma manutenção corretiva é necessária
- Escolher um mecânico competente para reparar e fazer a manutenção de itens que você não tem habilidade ou conhecimento para fazê-lo.
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