Os números
divulgados pela ABRACICLO, referentes a 2013, mostram que a queda nas vendas de motocicletas no Brasil continua.
Os totais
de vendas ao atacado (faturados pelas montadoras aos concessionários) dos
últimos três anos confirmam a tendência:
No total,
houve uma redução de 2,3% em relação a 2012 e de 22,4% se comparado a 2011.
A grande perda dos últimos anos foi da Yamaha e da Honda, com uma redução de 24,8% e 20,3%, respectivamente, desde 2011.
Houve uma
grande recuperação nas vendas da Harley-Davidson, resultado provável da
melhoria dos serviços de pós-venda da marca.
No segmento
de motocicletas de grande porte (acima de 649cc), o resultado de 2013 é o
seguinte:
Fonte:
ABRACICLO
Eu penso diferente: sobrou menos no bolso de quem anda de ônibus, por isso a queda nas vendas.
ResponderExcluirPor outro lado, a subida da HD mostra que o mercado classificado como premium tem espaço para crescer (a BMW também cresceu, menos que em 2012) e o marketing aliado a expansão da rede de dealers fez a diferença.
Pós venda ainda é fraco na maioria dos dealers. Claro que existem "ilhas de eficiência" como a Floripa HD, mas ainda tem muito a ser melhorado.
minha humilde opinião, a pirâmide de compras chegou ao teto, o brasileiro esta endividado, e quem compra mesmo são os que fazem no cartão, em 36 vezes,48 vezes, e como a maioria já comprou, e tem que pagar, e o salario não acompanha as despesas, a bolha esta para estourar creio eu, o governo soltou credito pra todo mundo pra pode ver seus planos de reeleição serem concretizados, mas infelizmente chegamos no fundo do poço, e agora não tem consumo, não tem pq não tem dinheiro circulando, e por ai vai, acho que temos uma ideia do que ira acontecer, a mesma coisa que nos EUA..a bomba estourou.
ResponderExcluir