sábado, 31 de agosto de 2013

Subida a Curitiba

Ficamos algumas semanas com nossas Harleys na garage. Um inverno excepcionalmente chuvoso, com temperaturas próximas ao congelamento (tivemos 4C aqui no litoral e muitos graus abaixo de zero no planalto e serra catarinenses), nos forçou a interromper a programação de passeios que tínhamos planejado para o Balneário Camboriú Harley-Clube, em Agosto.

Mas esta semana, depois da passagem de outra frente fria e da massa polar, a chuva parou e a temperatura estava suportável, ao redor dos 14C.

Assim, alguns de nós resolvemos ir a Curitiba para um bate-e-volta.

Nosso primeiro compromisso foi na nova loja da Marta Motorcycles, na Rua Desembargador Westphalen 1535.

A Marta Tretin é um pessoa muito bacana e que me vendeu minha primeira Harley-Davidson, quando trabalhava na revenda H-D de Curitiba. O atendimento que ela me prestou, a forma como conversou comigo para identificar qual modelo mais se enquadrava nos meus critérios, já qualificava a Marta como uma pessoa destinada a fazer sucesso no mercado motociclístico.

Alguns meses depois, ela saiu da H-D de Curitiba e, um pouco depois, abriu sua própria loja de compra e venda de motocicletas. Claro, teve muito sucesso.

Recentemente a Marta se uniu à Daya Chalegre, uma Harleyra também de fibra, para abrir a segunda loja Marta Motorcycles. A inauguração da nova loja foi no fim de semana passado, mas não foi possível o nosso comparecimento em função de muita chuva em Santa Catarina.

Com o tempo melhorando a partir de quinta-feira, resolvemos cumprir este compromisso e subir a Curitiba.

Saímos do Pão Italiano, na Av. Brasil de Balneário Camboriú, às 08:00 horas. Dois amigos de Palhoça, SC, vieram se encontrar conosco e subiram juntos.

Chegamos na Marta Motorcycles - Westphalen por volta das 10:40 horas, ainda a tempo de participarmos do café da manhã. Fomos muito bem recebidos pela Daya Chalegre e sua equipe e já nos sentimos totalmente à vontade.





 

A loja está muito bem equipada, com boa área de apresentação das motocicletas, com bastantes acessórios e roupas. Apesar de decoração ter um tom forte de Harley-Davidson, a loja é multi-marca e pudemos notar motocicletas de outros fabricantes, também. Vale a pena a visita.

A outra loja da Marta Motorcycles fica na Rua XV de Novembro 1762.

Saímos dali por volta do meio-dia e depois de uma breve visita na revenda The One Harley-Davidson, fomos almoçar no Paraguassú Grelhados. O almoço foi muito bom, como sempre. E é sempre muito prazeroso encontrar com nossos amigos João Zucoloto e Néia Zucoloto, sócios da casa. A comida preparada pela Chef Néia foi muito elogiada.




Saímos de Curitiba por volta das 16:30 e cerca das 19:00 horas já estávamos em casa.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Harley-Davidson: Executivos Minimizam Ofensiva da Indian Motorcycles

A estratégia da Polaris Industries em atacar o nicho de mercado da Harley-Davidson com as motocicletas Indian, foi minimizada pelo Chefe de Marketing da HDMC, Mark-Hans Richer.

Numa entrevista coletiva dada pela Motor Company em Milwaukee, por ocasião das comemorações dos 110 anos da empresa, ele afirmou que "sempre houve e sempre haverá opções no mercado. Mas a escolha pela Harley-Davidson continua a crescer."

Mark-Hans Richer, Chefe de Marketing da Harley-Davidson Motor Company.
No ombro esquerdo de sua jaqueta, o brasão 1º Batalhão de Guardas do Exército Brasileiro.

O braçal foi presenteado pelo Major André Porto, do 1BG.
Quem pode culpá-lo? A liderança da Harley-Davidson no mercado de motocicletas acima das 600cc é incontestável. O concorrente mais próximo tem sómente 5%  de participação.

Será que a Indian Motorcycle será um desafio sério? Certamente isto poderá acontecer, mas a H-D não admite, quando inquirida a respeito.

"Eu realmente não sei muito a respeito dos lançamentos que fizeram," afirmou o Executive Chefe da Harley-Davidson, Keith Wandell, a respeito das motocicletas fabricadas pela Polaris. "Eu acho que é mais um re-lançamento da marca, que estava adormecida há muito tempo. Acredito que o plano deles é ter estas motocicletas de volta ao mercado."

A Polaris lançou, no evento de Sturgis, três novos modelos com a marca Indian Motorcycles, oferecidos no mesmo nível de preço da Harley-Davidson.

Algumas semanas depois a Harley-Davidson fez o maior lançamento dos seus 110 anos de existência; 8 novos modelos da linha 2014, com elevado componente tecnológico.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Harley-Davidson em Balneário Camboriú



Garmin BaseCamp: Instalando Mapas do Projeto Tracksource

Os novos GPS da Garmin estão vindo com o software BaseCamp, que substituiu o Mapsource.
O Garmin Zumo 350, para uso em motocicletas, já vem equipado com este programa.

O BaseCamp tem algumas vantagens sobre o Mapsource, uma delas é permitir que mais de 2 mapas sejam arquivados no GPS, se houver espaço disponível.
No MapSource sómente o mapa original, instalado na fábrica, e mais um mapa suplementar podem ser arquivados na memória do aparelho. Os outros necessitam um cartão de memória adicional.

Instalar os mapas do Projeto Tracksource, por exemplo, é bem simples. Quando se baixa o arquivo no site da Tracksource, ele já vem nas versões para o MapSource e para o BaseCamp.

Inicialmente é necessário instalar os seguindes programas no seu computador, todos disponíveis no site da Garmim:
BaseCamp
MapInstall

Em seguida, conecte seu GPS ao computador usando o cabo apropriado que veio junto com o seu aparelho (se seu GPS não veio com este cabo é porque não permite esta operação).

Espere até que seu aparelho seja reconhecido pelo computador e apareça na listagem de arquivos, como na imagem abaixo:
Em seguida abra o programa BaseCamp. A tela inicial aparecerá assim:


No canto superior esquerdo aparecerá o seu aparelho, reconhecido pelo programa.

Clicando emo Internal Storage, aparecerá o menu. Clique em Install Maps.


Em seguida aparecerá a tela inicial do MapInstall. Certifique-se de que seu aparelho foi reconhecido.
Clique em Continue.

Na tela seguinte aparecerá um menu com todos os mapas que se encontram disponíveis no seu computador (o MapInstall busca automaticamente esta informação). Selecione o mapa a instalar e clique em Continue.

Pronto, o mapa estará instalado. Se quiser verificar, abra o arquivo do seu GPS e abra a pasta Map. O mapa instalado estará listado.


Boa viagem e lembre-se: pilote sempre com segurança.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Equilíbrio



Harley-Davidson 2014 - Onde Nasceram

A nova linha 2014 da Harley-Davidson foi concebida no Willie G. Davidson Product Developmen Center (Centro de Desenvolvimento do Produto Willie G. Davidson), uma instalação de 35.000 m² situada em Milwaukee, WI.

Willie G. Davidson Product Development Center, Milwaukee, WI.
Criado pelo legendário Willie G., o Centro reúne os departamentos de Engenharia de Produtos Originais e Estilo e Desenvolvimento, numa localização única. 

Dentro do PDC, como é conhecido, estão instaladas as funções de Estilo, Engenharia, Finanças, Fabricação, Serviço de Informações, Responsabilidade do Produto, Compras, Marketing, Homologação, Vendas, Serviços e provedores chaves. Cerca de 300 pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos (de motocicletas a jaquetas, passando por acessórios, entre outros), testes, estilo e desenvolvimento de compras.

Willie G., na frente do prédio do Product Development Center, criado por ele.
No início de 1997 engenheiros, projetistas, técnicos e outros especialistas da Harley-Davidson passaram a ocupar o Centro de Desenvolvimento. O novo PDC é muito mais que um prédio. É um ambiente que suporta uma centena de atividades, combinando sinergias voltadas ao resultado de novos e melhores produtos da marca que simboliza "motocicleta" no mundo.

De fora, a curvatura do telhado lembra as linhas de um tanque de combustível. Dentro, projetistas sonham, engenheiros testam e mecânicos constroem novos protótipos, que são testados e avaliados em laboratórios de alta tecnologia. Há, até, um juri que se reúne para julgar o som de cada nova motocicleta!

Dentro do PDC há 15 células importantes de testes, incluíndo dez unidades de dinamômetros para verificar o desempenho e resistência dos motores, três laboratórios dinâmicos para avaliação de quadros e chassis, laboratório para testes de emissão de gases e uma câmara livre de ecos (anechoic e hemianechoic), para testes de ruído, vibração e suas influências nos pilotos e passageiros das motocicletas.

Laboratório Anechoic.

Laboratório de Teste de Motores
Outras áreas do complexo testam os equipamentos eletrônicos, a estrutura da motocicletas e seus componentes, como o comando de válvulas, injeção eletrônica e transmissões.

Testes exaustivos da suspensão.
Dinamômetro.
Cada célula de testes tem suas necessidades específicas de espaço, arranjo de equipamentos, controle climático, combustível, água, eletricidade, prevenção de incêndio, controle de teste, aquisição de dados e comunicação virtual.

Além das instalações em Milwaukee, o PDC também é responsável pelo Campo de Provas no Deserto do Arizona e pelo Centro de Avaliação de Produtos, na Flórida.

O Campo de Provas do Arizona (Arizona Proving Ground), em Yucca, AZ (200 km ao sul de Las Vegas), foi criado em 1955 pela Ford Motor Company e vendida para a Chrysler em 2007.

Campo de Provas do Arizona.
A Harley-Davidson aluga parte das instalações e pistas e tem vários prédios e facilidades de teste na área.
O Campo de Provas tem mais de 80 km de pistas de concreto, asfalto e terra, numa área total de 15,5 km². Isto inclui uma pista de alta velocidade de 8 km em forma oval e dezenas de outros tipos de piso, para todo tipo de teste necessário. O terreno tem altitudes variando de 150 a 1.980 m, com temperaturas variando de 1°C negativo até 49°C, permitindo testar as motocicletas em quase todas as condições.


O Centro de Avaliação da Flórida (Florida Evaluation Center), em Naples, FL, ocupa uma área de 2,1 km², com 10 km de pistas de teste. Na Flórida são feitos testes de rodovia, mudança de faixa, pilotagem e ruído. As motocicletas são também testadas no desempenho e pilotagem em temperatura elevada.

Os especialistas da Harley-Davidson estão acostumados com a crítica rotineira, que afirma ser a H-D demasiadamente apegada às suas tradições. De certa forma, isto é verdade. Nenhum motocicleta sai do PDC e segue para a linha de produção sem que milhares de homens/hora tenham sido investidos na avaliação e teste de cada um dos seus componentes. A qualidade é sua principal meta. Na mais pura tradição Harley-Davidson.

Afinal, a responsabilidade destes homens e mulheres é muito grande: projetar, analisar e testar a melhor motocicleta do mundo.

sábado, 24 de agosto de 2013

Harley-Davidson 2014 - Test-ride na Ultra Limited

O nosso amigo e companheiro de viagem, Davidson Botelho, é um dos sócios da Bahia Harley-Davidson, a mais nova revenda H-D do Brasil.

Excelente pessoa, fizemos juntos a viagem Coast-to-Coast NY a Los Angeles, em 2010

Davidson Botelho, na sua Bahia Harley-Davidson, de Salvador, BA.

Ele participou da reunião anual de dealers em Denver, Colorado, no fim de semana passado, quando a linha 2014 foi apresentada.

Em seguida foi convidado pela Motor Company a testar a nova Ultra Limited e sentir no próprio punho a emoção, podendo conferir as diferenças.O teste compreende rodarem por 1.600km, em diversas condições de terreno e em temperaturas variando entre 8C e 45C, incluindo tráfego pesado em zona urbana.


Na rota escolhida, atravessaram as Montanhas Rochosas, atingindo altitude de 3.900m acima do nível do mar.

O Davidson nos concedeu o privilégio de sermos o primeiro blog brasileiro a relatar esta experiência única.
Mas vamos ao que ele nos relata:
  • Sistema de freios integrados ABS. O sistema divide a frenagem em 80%/20% entre as rodas dianteira e traseira. Se for utilizado a manete do freio dianteiro, a roda respectiva recebe 80% da frenagem e a roda traseira os outros 20%. Se for utilizado o pedal do freio traseiro, a divisão se reverte, ficando 80% com a roda traseira e os 20% com a roda dianteira. (Comentário: não sei se este sistema pode ser desativado. Alguns puristas, como eu, preferem administrar diretamente a divisão da frenagem entre as rodas dianteira e traseira).
  • Arrefecimento híbrido ar/líquido: o sistema resfria os cabeçotes do motor, que ganhou entre 7-10% de potência adicional por conta disto. Isto é sentido principalmente na retomada de velocidade. Pilotando em temperatura ambiente de 45C e trânsito urbano a sensação de calor proveniente do motor é muito reduzida e as entradas de ar ao lado dos radiadores ventilam muito bem.
  • Motor: o motor de 1700cc respondeu bem em todas as condições de temperatura e altitude. Na passagem pelo ponto mais alto (3.900m) a perda de potência foi mínima, apesar o ar rarefeito. O piloto sentiu mais que a motocicleta!
    Independence Pass, Montanhas Rochosas, Colorado, EUA.
  • Novo desenho da carenagem central (morcegão) é mais afinalado e melhorou muito a aerodinâmica. A direção ficou mais leve e não existe vibração, mesmo atingindo 200 km/hora em uma reta no deserto (não tente fazer isto em estradas brasileiras!). A entrada de ar frontal cria um conforto maior para o piloto/garupa e pode ser fechada em caso de necessidade.
  • Espaço para bagagem: o novo Tour Pak é 4% maior, agora com uma só trava. Apesar dos alforges não terem sido modificados, o sistema de abertura é mais prático. A capacidade total de bagagem aumentou de 128 litros para 133 litros.
  • Multimídia: é a estrela do show! O Davidson Botelho ficou impressionado com a alta tecnologia e a qualidade do áudio. E foi confirmado a possibilidade de uso do intercomunicador de capacete sem o cabo, utilizando-se a conexão Bluetooth. Entretanto o equipamento fornecido pelo H-D ainda é o tradicional, com cabo.

Agradecemos ao Davidson Botelho por compartilhar conosco sua experiência pilotando a mais nova motocicleta Harley-Davidson, ao mesmo tempo que desejamos que o restante do teste seja tão prazeiroso como tem sido até agora.

Harley-Davidson: Uma Rodovia em sua Homenagem

Um grupo de empresários e motociclistas, representanto a comunidade Harleyra do Estado do Wisconsin, apresentou a proposta de nomear parte da rodovia federal U.S. 45, denominando-a de "Harley-Davidson Heritage Highway of Honor" .

O anúncio foi feito por Dave Zien, ex-senador pelo Estado do Wisconsin e membro do Harley-Davidson Million Mile Rider Club, um grupo restrito de harleyros que tem registrado mais de 1 milhão de milhas rodadas numa H-D.

David Zien é conhecido em todo o mundo por ter rodado mais de 3 milhões de quilômetros em suas Harleys (veja postagem aqui). "Esta é a forma correta do Wisconsin reconhecer o impacto que a Harley-Davidson tem na cultura do nosso estado e do nosso país e o que ela representa para o veteranos americanos, em todo o mundo," disse ele.

A proposta, se aprovada, mudará o nome da parte da U.S. 45 que passa pelo Wisconsin, sómente.
A U.S. 45 é uma rodovia federal com 2.100 km de extensão, ligando a fronteira norte dos EUA com o Canadá (no Lago Superior) com o litoral do Golfo do México, terminando na cidade de Mobile, Alabama. A rodovia foi construída em 1915, já toda pavimentada.

U.S. 45 dentro do Estado do Wisconsin
U.S. 45 em Milwaukee, WI.
No trecho dentro do Wisconsin, a rodovia passa por duas instalações da Harley-Davidson: uma no subúrbio de Milwaukee (Centro de Desenvolvimento de Produto) e outra em Menomonee Falls, onde são fabricados os motores e transmissões H-D.

Centro de Desenvolvimento de Produto da Harley-Davidson.
Entrada da fábrica de motores e transmissões da Harley-Davidson.
"Esta homenagem é devida há muito tempo," disse Tony Sanfelipe, presidente da ABATE Wisconsin, entidade fundada nos anos 1970 e que se dedica a defender os direitos dos motociclistas contra o abuso estatal (incluíndo o direito de usar ou não, capacete). "Por 110 anos a Harley-Davidson representa o sentimento da liberdade nas estradas para milhões de motociclistas e merece ser reconhecida por isto," conclui.

A decisão de dar o nome à rodovia, dentro do estado, compete à Câmara dos Deputos do Wisconsin e depende da aprovação final do governador. Scott Walker, governador do Wisconsin, declarou publicamente que apoiará a iniciativa.


"Eu acredito que os legisladores estaduais reconhecerão o mérito da Harley-Davidson em promover o nome do Estado do Wisconsin em todo o mundo, atuando como um embaixador de turismo e promotor do crescimento econômico de nossa região," afirmou David Zien em um conferência de imprensa realizada em Milwaukee.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Harley-Davidson 2014 - Novo Sistema Multimídia

A linha Touring 2014 da Harley-Davidson apresenta muitas novidades e o sistema de áudio foi um dos itens que mereceram uma melhoria importante.

O sistema multimídia Boom!Box traz muitas inovações tecnológicas, como conexão Bluetooth, navegador GPS integrado e comando por voz.


Uma conexão adicional é disponível com porta USB, permitindo a utilização de iPod, iPhone ou pendrive. Esta porta fica dentro de um compartimento protegido, ao lado do Boom!Box.


Jukebox, com porta USB.
Duas versões estão disponíveis: a versão 4.3 e a versão 6.5 GT.

O Boom!Box 4.3 estará presente como equipamento original na Street Glide e na Electra Glide Ultra Classic. Vem com uma tela colorida de 4.3 polegadas, dois ou quatro canais de áudio com auto-falantes de 5.25 polegadas de diâmetro. A tela tem controle automático ou manual de brilho para melhorar a visibilidade em condições diferentes de luz. Além das funções multimídia, a tela mostrará a temperatura ambiente, pressão de óleo e o Engine Idle Temperature Management Strategy (Gerenciamento Estratégico de Temperatura do Motor em baixa rotação).

Painel com o Boom!Box 6.5GT
O Boom! Box 4.3 tem ainda conexão com tecnologia Bluetooth, permitindo emparelhamento com telefone celular ou mídia de áudio. O sistema também mostra mensagens de texto na tela colorida e inclui uma porta USB para conexão e recarga de aparelhos de áudio e celulares. O rádio tem as frequências AM e FM, frequências de previsão de tempo (disponível nos EUA), além do intercomunicador e o rádio CB (Faixa Cidadão) em um único módulo.

Novo comando de manopla na linha Touring 2014.

Pode ser controlado por um joystick operado pelo polegar, além de ter botões largos no painel, que podem ser acionados quando se está usando luvas. O botão de transmissão do rádio CB e os controles de squelch e Vox foram colocado na manopla direita, facilitando o uso.

Os comandos também podem ser operados por voz (Inglês, sómente).



Já a versão Boom! Box 6.5 GT é equipamento padrão na Street Glide Special, Ultra Limited e no Tri-Glide Ultra (e opcional na Electra Glide Classic).

Tem todas as funções do sistema 4.3 mas vem equipado com uma tela de 6.5 polegadas sensível ao toque, navegador GPS e a opção de rádio por satélite Sirius XM (disponível nos EUA, sómente).


Enquanto a versão 4.3 sómente reconhece voz no idioma inglês, o 6.5 GT também funciona com o Inglês Britânico, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Português.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Harley-Davidson 2014 - Como Funciona a Refrigeração Híbrida Ar/Líquido

Em Dezembro de 2011 a Harley-Davidson recebeu a patente para o sistema de refrigeração do novo motor Twin-Cooled High Output Twin Cam 103.

Esta notícia foi postado aqui dias depois da outorga, pelo Departamento de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.

Segundo a Motor Company, a combinação de arrefecimento a ar e a líquido permite que o Twin-Cooled High Output 103 mantenha sua potência e torque nas piores condições de carga e pilotagem, permitindo uma relação de compressão de 10,1:1, aumentando sua eficiência em 10,7% se comparado com os motores Twin-Cam 103 refrigerados exclusivamente a ar.

Como funciona:

O motor é equipado com um sistema adicional de arrefecimento a líquido, com trocadores de calor instalado nas carenagens existentes nos modelos Ultra Glide e Tri Glide.

O líquido de arrefecimento é circulado através dos cabeçote, na área próxima às válvulas de descarga, diminuindo o calor provocado pelos gases de descarga. O líquido, agora aquecido, é enviado aos trocadores de calor localizados nas carenagens da direita e da esquerda e novamente resfriado. 

Vista de frente do sistema de arrefecimento a líquido
Mesma vista, sem as carenagens

O sistema é controlado por termostado e usa uma bomba elétrica para circular o líquido resfriador.


Vista posterior
O conjunto sistema de arrefecimento/motor
Como o líquido de arrefecimento circula no cabeçote.
O sistema completo, mostrando o envio de líquido resfriado (azul) e o retorno do líquido aquecido (vermelho) de volta aos radiadores.



Ultra Limited 2014, mostrando o trocador de calor na carenagem direita.

A maior parte da dispersão do calor dos cilindros continuará a ser obtida pelos filetes de refrigeração, com a troca de calor com o ar. A refrigeração adicional a líquido permitirá reduzir a temperatura de operação do motor quando a motocicleta estiver circulando a menos de 40 km/hora.

Com o cabeçote operando em temperaturas mais baixas, caixas de ar com fluxo melhorado e a carenagem redesenhada, a ventilação melhora muito para o piloto e a garupa.

Este sistema deve aumentar o conforto do piloto e do passageiro em condições de temperatura externa elevada, como o encontrado em congestionamentos e no tráfego urbano pesado, durante os meses mais quentes do ano.

Por enquanto, sómente dois modelos da linha Touring serão equipados com este motor: Ultra Glide Limited 2014 e o Tri Glide Ultra 2014.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Harley-Davidson - Linha 2014

Fotos da linha 2014 da Harley-Davidson:

Harley-Davidson 1200 Custom 2014
Harley-Davidson Breakout 2014
Harley-Davidson CVO Breakout 2014
Harley-Davidson CVO Ultra Glide Limited 2014
Harley-Davidson CVO Road King 2014
Harley-Davidson CVO Softail Deluxe 2014
Harley-Davidson Electra Classic 2014
Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide Limited 2014
Harley-Davidson Fat Bob 2014
Harley-Davidson Fat Boy 2014
Harley-Davidson Fat Boy Lo Special
Harley-Davidson Forty-Eight 2014
Harley-Davidson Softail Heritage 2014
Harley-Davidson Sportster 883 Iron 2014
Harley-Davidson Night Road Special 2014
Harley-Davidson Road King 2014
Harley-Davidson Seventy-Two 2014
Harley-Davidson Softail Deluxe 2014
Harley-Davidson Softail Slim 2014
Harley-Davidson Street Bob 2014
Harley-Davidson Street Glide 2014
Harley-Davidson Street Glide Special 2014
Harley-Davidson Super Glide Custom 2014
Harley-Davidson Super Low 2014
Harley-Davidson Switchback 2014
Harley-Davidson V-Rod Muscle 2014
Harley-Davidson Wide Glide 2014
Harley-Davidson Tri Glide Ultra 2014