quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Harley-Davidson® Brasil Ride - 2ª Edição


Pela segunda vez acontece o Harley-Davidson® Brasil Ride, um evento de iniciativa nacional que se baseia no World Ride dos Estados Unidos, para motivar os proprietários de motocicletas Harley-Davidson e apaixonados pela marca a dominarem as estradas do Brasil nos dias 2 e 3 de dezembro.

O objetivo é combinar a paixão dos motociclistas brasileiros por liberdade com o prazer de pilotar pelas mais diversas paisagens do nosso País. Um fim de semana em que esses pilotos não se preocuparão com o destino, apenas com as experiências vivenciadas ao longo do caminho e as histórias que terão para contar a bordo de uma H-D, na companhia de amigos e família.

Com aproximadamente 15 mil membros H.O.G.® e outros milhares de apaixonados pelo estilo de vida Harley-Davidson, o Brasil terá suas principais estradas repletas de motocicletas da marca no primeiro fim de semana de dezembro, celebrando a irmandade e a parceria que só a H-D promove.

Durante o Brasil Ride, os motociclistas vão rodar em pequenos ou grandes grupos, todos unidos pelo mesmo ideal de liberdade e aventura que norteiam a história e a tradição da Harley-Davidson. Todas as concessionárias do Brasil estão engajadas e vão promover rides durante esses dois dias do evento. 

Os participantes poderão fazer o download do certificado de participação com seu nome e a quantidade de quilômetros rodados, na página do Brasil Ride no site da Harley-Davidson do Brasil.

sábado, 25 de novembro de 2017

1º AeroThalia


Participei deste evento de aeromodelismo, tendo voado no primeiro dia.

Foi realizado na pista de aeromodelismo da Fazenda Thalia, no município de Balsa Nova, cerca de 50 km a oeste de Curitiba, pela BR-277.

Vista de satélite da Fazenda Thalia, com a pista de aeromodelismo
no alto à esquerda.

A pista é asfaltada e está orientada no sentido leste-oeste,  dispondo de excelente áreas de escape gramada.






Realizei vários vôos durante o dia, em diferentes condições e direção do vento. Não tive dificuldades nas decolagens ou pousos, apesar do declive da pista na direção oeste.



Já havia vários aeromodelistas no evento, ainda que a grande participação era esperada para o sábado, por motivos óbvios (nem todo mundo é aposentado ou está de férias, né?).













Eu e meu amigo Alexandre Seixas (visto na foto acima, comparando aeromodelos), chegamos na Fazenda Thalia por volta das 08:30 e saímos já depois das 18:00 horas.

Foi um dia magnífico, compartilhado com pessoas muito agradáveis. A Fazenda Thalia tem um infraestrutura muito boa, incluindo restaurante com comida saborosa e de preço justo. A área é exclusiva para os sócios da Sociedade Thalia ou seus convidados.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Harley-Davidson: Open House hoje e amanhã


Nos dias 24 e 25 de novembro a Harley-Davidson do Brasil promove um Open House com muita festa, shows de rock, food trucks e diversas atividades para toda a família, para apresentar a nova linha 2018 de motocicletas da marca e os preços de cada modelo.

Os clientes, fãs e entusiastas estão convidados a visitar uma das concessionárias autorizadas no Brasil e conferir de perto todos os lançamentos que a Harley-Davidson traz para o País, com foco nas novidades das famílias Touring e Softail®.

A família Softail® conta com sete novos modelos que compartilham entre si, três principais mudanças: novo chassi de aço carbono, novas suspensões e o motor Milwaukee-Eight™, nas configurações 107 e 114 polegadas cúbicas. Porém, as semelhanças acabam aí, já que Fat Bob®, Street Bob®, Slim®, Deluxe, Fat Boy®, Breakout® e Heritage Classic são modelos completamente diferentes, com experiências de pilotagem distintas e propostas únicas. Todas as novas motociclietas estarão à venda já nos dias 24 e 25 de novembro.

A imponente família Touring traz ao Brasil três modelos que são sucesso de vendas no exterior: a Road Glide® Special, a Road Glide® Ultra e a Road King® Special. As duas primeiras motocicletas possuem o “nariz de tubarão”, carenagem frontal desenvolvida em túnel de vento para aprimorar a experiência de pilotagem dessas Touring, além de esbanjarem conforto e luxo por ruas e estradas. Já a Road King® Special chega com seu visual dark e agressivo, uma motocicleta selvagem, cheia de força e atitude, um cavalo de aço a ser laçado e domado.

Também é novidade no mercado nacional a CVO™ Road Glide®, uma motocicleta que oferece tecnologia de ponta, além de conforto e força, já que chega equipada com a versão mais potente do motor Milwaukee-Eight™ de 117 polegadas cúbicas.

A Harley-Davidson do Brasil aproveita para divulgar também o preço de todas as motocicletas que integram o line-up 2018 da marca.


A companhia acredita no Brasil e continua apostando no potencial de crescimento do País. Por conta da sua nova estratégia global, a marca pretende lançar 100 modelos nos próximos 10 anos. Contudo, a Harley-Davidson trouxe para o mercado nacional os novos modelos 2018, que tiveram grande receptividade por parte do público durante a apresentação no Salão Duas Rodas.

Fonte: Harley-Davidson do Brasil

domingo, 19 de novembro de 2017

19 de Novembro: Dia da Bandeira


Juramento Militar à Bandeira Nacional

"Incorporando-me à Marinha do Brasil, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas,  e com bondade os subordinados, e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja Honra, Integridade e Instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida!"

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Indian Motorcycles ganha premio no Brasil e persegue a Harley-Davidson nos EUA


Durante o Salão Duas Rodas em São Paulo a revista Duas Rodas divulgou o resultado o concurso Moto do Ano 2017, premiando a Indian Motorcycles no Brasil na categoria Touring. A motocicleta considerada a melhor do segmento turismo foi a Indian Chieftain.

Ainda procurando se posicionar no mercado brasileiro como um marca alternativa às campeãs Harley-Davidson e BMW Motorrad no segmento acima dos 1000cc, a Indian tomou uma decisão recente que pode causar um grande impacto em sua estratégia de vendas: para a montagem das motocicletas no Brasil.

Com 516 unidades produzidas em Manaus em 2016 e 126 motocicletas nos primeiros 4 meses de 2017, a decisão de parar a produção no Brasil e fazer importação direta era a mais recomendada para continuar no mercado. Mas a decisão não se restringiu a isto: a Indian Motorcycles está oferecendo suas motocicletas por preços mais baixos do que quando montava as máquinas em Manaus.

A outra vantagem da importação direta é relacionada às cores, já que poderá oferecer um catálogo mais abrangente de opções.

Mas no que se refere ao mercado, a Indian ainda tem muita estrada pela frente, para causar incômodos à H-D (4.047 vendidas em 2017) e à BMW Motorrad (4.067 motos vendidas, acima de 800cc).

Nos Estados Unidos, no entanto, a situação está bem melhor para a marca criada em 1901.

Não há duvidas de que o mercado americano de motocicletas de grande porte está em declínio e tanto a Motor Company como a Polaris (fabricante da Indian) concordam com isto.

Mas enquanto as vendas da Harley-Davidson caíram 8% no terceiro trimestre de 2017, sua concorrente histórica viu um crescimento de 16% sobre o mesmo período de 2016.

2017 Indian Motorcycles Chieftain
Isto não quer dizer, necessariamente, que a Indian está tomando mercado da Harley-Davidson. A Indian está afetando as vendas da Honda, Kawasaki e Suzuki, também.

Claro, o crescimento da Indian é um episódio isolado, por se tratar de uma marca também icônica e que renasceu das cinzas através de pesados investimentos da Polaris Industries, inclusive com o fechamento da marca Victory.

De certa forma, os problemas enfrentados pela Harley-Davidson são resultados de seu próprio sucesso no início do milênio.

No início dos anos 2000 havia um grande demanda por motocicletas pesadas no mercado norte-americano (EUA e Canadá) e a Motor Company respondeu com um aumento na produção, chegando a vender 349.000 unidades em 2006. Só deu Harley nas estradas!

Claro, com a crise de 2008 que afetou fortemente as economias americanas e globais, a tendência só podia ser de queda na produção e vendas. A Harley-Davidson vendeu 262.000 motocicletas em 2016, um encolhimento de 25% em oito anos.

Somando-se a isto o envelhecimento dos baby boomers, seus mais fiéis clientes, a Motor Company está sendo desafiada por todos os lados. E a Indian é uma das desafiantes, beneficiada pelo fato de ter sido lançada de volta ao mercado em 2011, já com a crise econômica de 2008 controlada.

Mas a Motor Company se deu conta da virada no mercado e está enfrentando o desafio de forma correta, na minha opinião. Sua estratégia consiste em oferecer novos produtos (os famosos 100 nvos modelos em 10 anos) para um mercado que deve fazer a diferença: jovens adultos, aqueles homens e mulheres com idade entre 20 e 35 anos.

2018 Harley-Davidson Softail Slim
A tendência dark nos modelos da linha 2018 mostram isto claramente. Ainda que os harleyros de raiz (e eu me considero um deles) possam torcer o nariz para as novas motocicletas H-D, esta decisão pode dar à Harley-Davidson Motor Company a oportunidade de se manter no mercado como líder absoluto.

Quem viver, verá!

Veja mais sobre a Indian Motorcycles aqui:

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Harley-Davidson anuncia a linha Softail para 2018

2018 Harley-Davidson Heritage Classic
A Harley-Davidson apresentou à impresa, na abertura do Salão Duas Rodas, a linha Softail que será comercializada no Brasil em 2018.

Para comemorar o ano do 115º aniversário da Harley-Davidson em 2018, a marca está lançando uma completa Revolução Custom: sete modelos que compartilham uma nova plataforma Softail® que combina o desempenho da família Dyna® com o design icônico e característico das motocicletas Softail®.

Criadas a partir do maior projeto de desenvolvimento de produto da história da companhia, as novas motos possuem um novo chassi de aço mais leve e mais rígido, construído para suportar o alto torque dos motores Milwaukee-Eight™ 107 e Milwaukee-Eight™ 114.

Com nova suspensão dianteira de alta performance e amortecedor traseiro monochoque de fácil ajuste, os modelos Softail® 2018 contam com estilo agressivo e são mais ágeis, mais leves e possuem melhor dirigibilidade do que os modelos anteriores.

Segundo Paul James, gerente de portfólio de produtos da Harley-Davidson Motor Company, “as novas Softail® são o resultado do mais extenso programa de pesquisa e desenvolvimento da história da marca. Foram realizadas inúmeras pesquisas e houve muito investimento em testes para a elaboração completa do projeto dessas novas motocicletas. Nos concentramos em elevar a experiência dos pilotos, onde a autenticidade, a herança e a alma se encontram com a moderna tecnologia nos novos modelos, proporcionando, assim, um ride ainda mais aprimorado”.

Olhando para a lendária história da Harley-Davidson, a autenticidade e o estilo estão presentes no DNA da marca. As novas Softaill® apresentam design totalmente novo, que diferenciam as motocicletas de seus modelos anteriores e reforçam a identidade de cada um dos novos modelos. E, a partir de uma nova base de estilo, conforto e desempenho, a mais recente geração de motocicletas custom está pronta para que os pilotos possam ir muito mais além com suas customizações.

Para Brad Richards, vice-presidente de estilo e design da Harley-Davidson Motor Company, a autenticidade do design Harley-Davidson gira em torno dos detalhes do início ao fim. “É difícil de fazer e difícil de copiar. A essência das motocicletas Harley-Davidson são transmitidas de geração para geração. Nós cuidamos de cada porca e de cada parafuso presente na motocicleta, e todos os acabamentos e detalhes são cuidadosamente pensados. O novo quadro Softail® é como uma peça de arte, quanto mais você tira, mais bonita se torna a moto. O desenho dessas motocicletas revela o trabalho em equipe exigido em nossos processos de design e engenharia”.

NOVO CHASSI, BALANÇA E SUSPENSÃO DE ALTA PERFORMANCE

A pilotagem de uma motocicleta Softail® entra, agora, em uma nova era, com um chassi mais leve e rígido, que eleva de patamar a forma e a função dos modelos, ao mesmo tempo em que matém o visual clássico de uma hardtail e oferece um ride completamente diferenciado.

Os benefícios do novo chassi incluem ângulos de inclinação aumentados para vários modelos, respostas de retomadas e aceleração mais rápidas e peso mais leve – são mais fáceis de levantar e tirar do descanso lateral do que os modelos anteriores.

Uma nova estrutura tubular de aço carbono altamente resistente compõe o núcleo do chassi dos modelos Softail® 2018 e, combinado com a balança, aumenta significativamente a rigidez do chassi. O novo quadro é 65% mais rígido do que o anterior, o que leva a um aumento de 34% na rigidez geral do chassi. Seu design também contribui para a redução de 50% nas peças e componentes, e diminuição de 22% nas soldas.

Existem duas balanças exclusivas, uma para o pneu estreito e outra para pneus traseiros largos. O chassi largo é 5,89 kg (15%) mais leve que o modelo anterior, enquanto o chassi estreito chega a 8,16 kg (20%) de diferença para menos. A balança transfere o movimento da roda traseira para a nova suspensão monoamortecida, com o amortecedor escondido sob o assento, enquanto mantém as linhas puras e clássicas de um autêntico chassi Softail®.

A nova suspensão dianteira SDBV™ de alta performance – introduzida primeiro nos modelos Touring 2017 – oferece um amortecimento similar a um garfo de cartucho estilo corrida, mas com características de amortecimento linear e peso reduzido. Ela é otimizada tanto para viagens confortáveis quanto pavimentos urbanos, com 130 mm de curso. A nova geometria da suspensão dianteira também auxilia na melhoria da capacidade de pilotagem.

A nova suspensão traseira monoamortecida preserva o clássico visual hardtail, enquanto a geometria renovada melhora a qualidade, a tração e pilotagem. Ela conecta de forma eficiente o braço oscilante ao chassi, preservando o aspecto clássico da traseira rígida. A pré-carga da mola é facilmente ajustável, permitindo uma capacidade de carga útil de até 217 kg para aumentar o conforto do passageiro e garantir uma boa pilotagem.

Os novos modelos Softail® são até 17 kg mais leves do que os anteriores, proporcionando uma melhor relação peso-potência que ocasiona em uma aceleração mais rápida, frenagens mais eficientes e melhor dinâmica em curvas, combinada com maiores ângulos de inclinação para diversos modelos. Algumas motocicletas apresentam pneus novos, especificamente projetados para trabalhar com o novo chassi Softail®, e apresentam construções otimizadas e componentes aprimorados para conduções seguras e de longas distâncias, em todas as condições de pilotagem.

Os novos materiais dos assentos proporcionam um ajuste melhorado para uma gama mais ampla de pilotos e também garantem maior conforto para viagens de longas distâncias. Eles são mais confortáveis, já que o novo design facilita o alcance do piloto ao chão, facilitando levantar o descanso lateral da motocicleta em função do peso reduzido.

NOVO MOTOR EM DUAS CONFIGURAÇÕES DIFERENTES

Os novos motores Milwaukee-Eight™ 107 e Milwaukee-Eight™ 114, o chassi redesenhado e a suspensão aprimorada fazem da linha de motocicletas Softail® as cruisers mais potentes, ágeis e responsivas da história da Harley-Davidson.

O design V-Twin com ângulo de 45 graus entre cilindros mantém a forma clássica do motor H-D. A parte superior do motor se mostra com mais destaque, com o uso do novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro (sendo duas válvulas de admissão e duas de escapamento, totalizando oito). E a parte inferior do motor, se mostra mais compacta, graças ao novo projeto que permite o uso de um único comando de válvulas.

O novo chassi Softail® foi desenvolvido para obter um conjunto motor-chassi compacto e, com isso, ajuda a aumentar a rigidez estrutural do quadro como um todo. Os motores da linha Softail® possuem novo sistema de contra-balanceadores internos que reduzem as vibrações sem tirar a característica emblemática dos motores H-D, cujo som está ainda mais forte e puro, com a redução dos ruidos mecânicos.

As duas configurações disponíveis são:

MILWAUKEE-EIGHT™ 107 (107 polegadas cúbicas ou 1.745 cc):
  • Disponível em todos os modelos, exceto Breakout®;
  • Pistões com 100 mm de diametro e 111,1 mm de curso, com taxa de compressão de 10:1;
  • 0-100 km/h – acelerações 10% mais rápidas que o motor High Output Twin Cam 103;
  • 100-130 km/h em quinta marcha: aceleração 16% mais rapida que o motor High Output Twin Cam.

MILWAUKEE-EIGHT™ 114 (114 polegadas cúbicas; 1868 cilindradas):
  •  Disponível em três modelos: Fat Bob® 114, Fat Boy® 114, Breakout® 114;
  • Pistão de 102 mm de diâmetro e 114,3 mm de curso, com taxa de compressão de 10,5:1;
  • Tampa de do filtro de ar com grafismos 114;
  • 0-100 km/h: aceleração 9% mais rápida do que o Milwaukee-Eight™ 107;
  • 100-130 km/h em quinta marcha: aceleração 13% mais rápida que o Milwaukee-Eight™ 107.

AS NOVAS MOTOCICLETAS SOFTAIL® E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

NOVA STREET BOB®

Uma motocicleta despojada e minimalista, a nova Street Bob® está ainda mais rápida, com rodas raiadas, paralama estilo Bobber e sistema de escapamento 2-2 em aço inox com acabamento preto. O modelo possui guidão mini-ape, que coloca o motociclista em posição de pilotagem confortável e acentua o estilo Bobber da moto, além de velocímetro digital.

2018 Harley-Davidson Street Bob
O tanque tem capacidade para 14 litros de combustível e o farol dianteiro Distinctive Daymaker™ em LED. As rodas raiadas são de aço preto brilhante, com pneus 100/90-19 na dianteira e 150/80-16 na traseira.
  • Tanque de combustível de 14 litros;
  • Rodas raiadas e paralama encurtado;
  • Tela de instrumento digital, montada no suporte do guidão;
  • 7 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior;
  • ABS de série;
  • Entrada USB;
  • Menor preço da linha Softail®;
  • Disponível no Brasil com motor Milwaukee-Eight™ 107 nas cores Vivid Black, Red Iron Denim, Wicked Red/ Twisted Cherry e Industrial Gray/ Black Denim.
NOVA SOFTAIL SLIM®

Reduzida a apenas seus elementos essenciais, a Slim® presta homenagem às bobbers custom do pós-guerra, com ângulo inclinado e suspensões traseira e dianteira aprimoradas. As rodas raiadas dianteira e traseira são de aço na cor preta brilhante de 16 polegadas, os acabamentos são dark polidos, o assento tuck and roll é rebaixado e o tanque tem capacidade para 19 litros.

2018 Harley-Davidson Softail Slim
A suspensão dianteira SBDV® e suspensão traseira com amortecedor, melhoram a qualidade e o controle da dirigibilidade e o desempenho da frenagem.
  • Farol Distinctive Daymaker™ em LED;
  • Acabamentos escuros nas rodas e guidão “Hollywood”;
  • Assento com novo design, mais baixo e inclinado;
  • Tanque de combustível de 19 litros com console;
  • 17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior;
  • Chassi 34% mais rígido do que a versão anterior;
  • ABS de série;
  • Entrada USB;
  • Modelo disponível no Brasil com motor Milwaukee-Eight™ 107, nas cores Vivid Black, Black Denim, Industrial Gray Denim e Bonneville Salt Denim.
NOVA FAT BOB®

A nova Fat Bob® apresenta estilo agressivo, acabamentos premium e o potente motor Milwaukee-Eight™ nas configurações 107 (1.745 cm³) e Milwaukee-Eight™ 114 (1.868 cm³). O modelo está 15 kg mais leve, com garfos dianteiros invertidos de 43 mm e sistema de escapamento 2-1-2 em aço inox.

2018 Harley-Davidson Fat Bob
O console embutido no tanque com painel de 5 polegadas que integra todos os indicadores, incluindo o nível de combustível.
  • Escape duplo com um acabamento personalizado;
  • Pneu dianteiro de 150 mm e traseiro de 180 mm;
  • Freios dianteiros com discos duplos;
  • Tanque de combustível de 14 litros;
  • 15 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior;
  • Garfos dianteiros invertidos tipo cartucho de 43 mm;
  • ABS de série;
  • Entrada USB;
  • Modelo disponível no Brasil com motor Milwaukee-Eight™ 107 (nas cores Vivid Black, Black Denim, Red Iron Denim e Bonneville Salt Denim) e Milwaukee-Eight™ 114 (nas cores Vivid Black, Black Denim, Red Iron Denim, Bonneville Salt Denim e Industrial Gray Denim).
NOVA FAT BOY®

O visual da nova Fat Boy® está mais imponente do que nunca, graças às grandes rodas de 18 polegadas de alumínio, estilo Lakester e aos pneus – traseiro de 240 mm e dianteiro de 160 mm. O novo modelo possui acabamentos cromados acetinados, e estilosa iluminação dianteira em LED. Além disso, a motocicleta está 16 kg mais leve e conta com a força aprimorada do novo motor Milwaukee-Eight™ V-Twin.

2018 Harley-Davidson Fat Boy
 Em geral, a Fat Boy® proporciona uma sensação de pilotagem estável, na maioria das condições de dirigibilidade.
  • Assento com novo design;
  • Estrutura do farol dianteiro cromada e acetinada;
  • Iluminação com lâmpadas de LED Daymaker™;
  • Suspensão traseira com amortecedor e suspensão dianteira SBDV®;
  • ABS de série;
  • Entradaa USB;
  • 16 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior;
  • Modelo disponível no Brasil com motores Milwaukee-Eight™ 107 (nas cores Vivid Black, Black Tempest, Industrial Gray, Bonneville Salt Pearl e Wicked Red/ Twisted Cherry) e Milwaukee-Eight™ 114 (nas cores Vivid Black, Black Tempest, Industrial Gray, Bonneville Salt Pearl, Wicked Red/ Twisted Cherry e o modelo de aniversário Legend Blue Denim).
NOVA BREAKOUT® 114

Com maior ângulo de inclinação e mais agilidade do que nunca, o novo modelo Breakout® 114 é uma dragster com toque moderno, despojado e agressivo. Possui tanque de combustível de 14 litros com bocal central, painel de instrumentos completo embutido no suporte do guidão, com indicadores de velocidade, tacômetro e outros indicadores. Farol dianteiro Distinctive Daymaker™ em LED e assento com novo design e desenho ergonômico.

2018 Harley-Davidson Breakout
 O pneu traseiro de 240 mm e o dianteiro de 130 mm contribuem para uma pilotagem firme e estável, tanto nas ruas quanto nas estradas.
  • Novo tanque de combustível, de 14 litros;
  • Longa e com ângulo de cáster mais aberto, junto com suspensões de 49 mm;
  • Pneu traseiro de 240 mm e dianteiro de 130 mm, com rodas de alumínio com pintura eletrostática da linha “Gasser”;
  • Farol Distinctive Daymaker™ em LED;
  • Tela de instrumentos digital, montada no suporte do guidão;
  • 17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior;
  • ABS de série;
  • Entrada USB;
  • Modelo disponível no Brasil com motor Milwaukee-Eight™ 114, nas cores Vivid Black, Black Tempest, Twisted Cherry, Silver Fortune e o modelo de aniversário, Legend Blue Denim.
NOVA DELUXE

O clássico modelo da Harley-Davidson é uma combinação do estilo vintage e do know-how moderno, com o som e a potência do novo motor V-Twin Milwaukee-Eight™ 107 de 1.745 cm³. O chassi possui nova estrutura de aço e o modelo está 17 kg mais leve, contribuindo para o melhor desempenho das manobras e acelerações.
 
2018 Harley-Davidson DeLuxe
A suspensão traseira com amortecedor melhora o deslocamento da suspensão e ângulo de choque otimizados, com mais opções de ajuste da pré-carga. Já a suspensão dianteira SBDV® possui tecnologia de garfo de reação rápida, mantendo a roda dianteira firme, melhorando o desempenho de frenagem e manobra da motocicleta. O tanque de combustível de 19 litros tem console cromado.
  • Iluminação em LED: farol dianteiro, faróis auxiliares, luz traseira estilo capela – Tombstone – e setas tipo lâmina;
  • Rodas raiadas cromadas com pneu de banda branca;
  • Guidões pull-back e um novo assento individual que favorece uma posição mais confortável;
  • Sistema de escapamento Staggered 2-2 em aço inox;
  • Ajuste pré-carga do amortecedor traseiro sob o assento;
  • 17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior;
  • ABS de série;
  • Entrada USB;
  • Modelo disponível no Brasil com motor Milwaukee-Eight™ 107, nas cores Vivid Black, Twisted Cherry, Silver Fortune/ Sumatra Brown e Wicked Red/ Twisted Cherry.
NOVA HERITAGE CLASSIC

O estilo dark com toque moderno e uma pilotagem totalmente renovada confere nova versão à Heritage Classic. O modelo possui um novo motor Milwaukee-Eight™ 107 V-Twin de 1.745 cm³ que entrega aceleração mais forte e melhor desempenho de ultrapassagem que o antigo motor Twin Cam 103™ (acelera 10% mais rápido de 0 a 100 km/ h).

2018 Harley-Davidson Heritage Classic
O novo modelo possui peso reduzido, aceleração aprimorada e pilotagem suave. Possui um para-brisa removível de duas cores e alforjes rígidos re-estilizados, resistentes a água e podem ser trancados (a mesma chave da trava de direção é usada para fechar os alforjes). O assento tem novo design e desenho ergonômico. 
  • Novo para-brisa destacável;
  • Novos alforjes rígidos, resistentes à água e podem ser trancados;
  • Suspensão mais alta com maior capacidade de carga útil;
  • 17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior;
  • Controle de velocidade de cruzeiro e ABS de série;
  • Entrada USB;
  • Modelo disponível no Brasil com motor Milwaukee-Eight™ 107, nas cores Vivid Black, Twisted Cherry e Industrial Gray Denim/ Black Denim.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Harley-Davidson anuncia os novos modelos Touring 2018 no Brasil


A nova  linha 2018 da Harley-Davidson apresenta a mais robusta série de motocicletas Touring que a companhia já produziu em mais de cem anos de história. Os novos modelos esbanjam conforto, luxo e inevitavelmente vão chamar a atenção tanto nas ruas da cidade quanto nas estradas. A Road Glide® Special, a Road Glide® Ultra e a CVO™ Road Glide® são os lançamentos Touring que passam a ser comercializados no mercado brasileiro. Já a Street Glide® Special possui estilo blacked-out e foi restilizada para fazer parte do line-up 2018.

HARLEY-DAVIDSON CUSTOM VEHICLE OPERATIONS
Os modelos CVO™ (Custom Vehicle Operations) combinam inovação, prestígio e performance em duas versões customizadas de fábrica. A CVO™ Limited e a CVO™ Road Glide® tiveram a potência do Screamin’ Eagle™ aumentadas e são equipadas com o novo motor Milwaukee-Eight™ 117 (1.923 cc) que fornece até 166 Nm de torque. Trata-se do motor com maior cilindrada já utilizado em uma motocicleta Harley-Davidson de fábrica.


Os modelos CVO™ são exclusivos e as motocicletas deste ano apresentam as mais diferenciadas pinturas já criadas pela Harley-Davidson. Também é novidade para os dois modelos a avançada tecnologia wireless de comunicação integrada que possui um módulo de interface por meio de headsets Bluetooth® que permitem a comunicação entre piloto e garupa e com até 10 motocicletas.

Segundo Dave Foley, vice-presidente de Planejamento de Produto da Harley-Davidson Motor Company, as novas motocicletas Touring estarão entre os modelos da marca mais procurados em 2018. “Para a família CVO™, atualizamos o estilo do line-up e adicionamos algumas melhorias exclusivas. O nível de ajuste da suspensão, acabamento da pintura e desempenho dos modelos nunca foi tão grande e os clientes apreciarão cada detalhe, como a nova cor do acabamento da tampa de válvulas inferior que caracteriza a exclusividade da linha CVO™.

“A nova direção que nosso departamento de estilo adotou com a criação da recente fórmula para o design inovador das motos é incrível. O nível de acabamento em qualquer um dos modelos CVO™ chama a atenção; a profundidade das camadas de tinta e como a cor brilha na luz é simplesmente deslumbrante”, afirma Brad Richards, vice-presidente de Design e Estilo da Harley-Davidson Motor Company.

AS NOVAS MOTOCICLETAS CVO™ E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

CVO™ ROAD GLIDE®
A nova bagger tem estilo único que simboliza o novo visual e desempenho dos modelos CVO™. Equipado com o novo motor Milwaukee-Eight™ 117 (1.923 cc), com carenagem agressiva em formato de shark-nose (nariz de tubarão, em português), o modelo possui pintura premium, rodas personalizadas e um novo e elegante paralama dianteiro.


Pela primeira vez, um modelo Touring Harley-Davidson possui roda dianteira Knockout de 21 polegadas original de fábrica, projetada para oferecer desempenho, dirigibilidade e proporcionar passeios inesquecíveis, sem comprometer a montagem dos acessórios. Além disso, o novo modelo apresenta freios vinculados REFLEX™ com ABS de segurança que são ativados eletronicamente a 40 km/h. Possui sistema de infotainment Box 6.5 GT BOOM!™ premium com GPS, alto-falantes Stage II e fones de ouvido sem fio, de série.

No Brasil, o modelo será comercializado na cor Black Earth/ Vivid Black.

CVO™ LIMITED 115TH ANNIVERSARY
Uma verdadeira máquina premium que carregada o melhor da sua categoria, com avançado sistema de infotainment Boom!™ Box 6.5 GT, pintura exclusiva e oferece conforto tanto para o piloto quanto para o garupa.

O modelo reformulado é equipado com o novo motor Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight® 117 (1.923 cc), tem suspensão dianteira de alta performance e suspensão traseira com ajuste de pré-carga, acabamento do sistema de ventilação Splitstream com cores combinadas, moldura em LED para o suporte do Tour-Pak®, setas e iluminação com bordas também em LED.

O novo banco mais confortável e com aquecimento possui ainda um revestimento exclusivo da linha CVO™ não disponível para nenhum outro modelo. Vem também com encosto ajustável, tanto para o piloto quanto para o passageiro.

Para adicionar segurança e comodidade, a CVO™ Limited é equipada com sistema de travas elétricas e também possui o sistema de freios Reflex™ Brembo® original de fábrica.

No Brasil, o modelo está disponível apenas na versão 115 anos, na cor Odissey Blue.

NOVOS MODELOS TOURING SÉRIE SPECIAL
Harley-Davidson lança os modelos Road King® Special, Street Glide® Special e Road Glide® Special com design totalmente reformulado, trocando o cromado pelo preto. Motorizados com o novo Milwaukee-Eight® 107 (1.745 cc), a linha Special possui estilo único, com ar mais agressivo.

“Essas novas Touring são modelos mais robustos e acompanham a tendência do mercado. Nossos clientes adoram pegar estrada e, por isso, é importante oferecermos conforto e estilo. As novas motocicletas hot rod são modelos estradeiros, e estão melhores do que nunca”.



Tendo como base os modelos padrão da linha Special, a Harley-Davidson lança a Road King® Special com design totalmente reformulado, trocando o cromado pelo preto. A nova Touring possui estilo único, com ar mais agressivo e motorizada com o novo Milwaukee-Eight™ 107 (1.745 cc), que confere uma aceleração mais forte e melhor desempenho de ultrapassagem do que o antecessor Twin Cam. Cabeçote com quatro válvulas por cilindro, sendo duas válvulas de escape e duas de admissão por cabeçote, totalizando oito.

A nova motocicleta hot rod é um dos modelos estradeiros da H-D, sem carenagem ou para-brisa, o que melhora o fluxo de ar sobre o motociclista, proporcionando a sensação de aventura a céu aberto. O guidão mini-ape com 9 polegadas de altura e 1,25 de largura, possibilita uma posição mais alta de pilotagem.

As rodas são pretas, sendo a traseira com aro 18 e, a dianteira, 19. Possui pneus multi-tread Dunlop® Harley-Davidson®, freios dianteiro e traseiro Brembo® e transmissão cruise drive de 6 marchas, que favorece uma mudança de marcha suave e silenciosa, além de reduzir a velocidade do motor na estrada. Suspensão dianteira com válvula de flexão dupla e suspensão traseira de emulsão. O ajuste da pré-carga é feito com apenas um botão, sem a necessidade de ferramentas.

A Street Glide® Special possui suspensão traseira totalmente ajustável e suspensão dianteira responsiva, com freios Reflex™ Linked Brembo®. Além disso, dispõe de rádio Boom!™ Box 6.5 GT com tela touchscreen, que oferece 25 watts por canal.

Já a nova Road Glide® Special proporciona uma pilotagem mais agressiva com o torque do Milwaukee-Eight™ 107 V-Twin e suspensão responsiva e freios Reflex™ Linked Brembo®. Seu design tem acabamentos escurecidos no guidão, rodas e cabeçotes. Também é carregado de características premium, como rodas Talon dianteiras de 19 polegadas (483 mm) e traseira de 18 polegadas (457 mm), alforjes alongados, uma carenagem interna pintada e sistema de infotainment Boom!™ Box 6.5 GT com tela touchscreen.

Fonte: Harley-Davidson do Brasil

Curitiba: Avenida das Torres, sem torres!

Av. das Torres (Av. Comendador Franco), em Curitiba, PR
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) começou a retiras as torres da Avenida Comendador Franco, que liga Curitiba a São José dos Pinhais, na região metropolitana. As estruturas, que de tão tradicionais popularizaram o nome da via como Avenida das Torres, vão dar lugar a uma linha de alta tensão subterrânea com 42 km de cabo e capacidade de 230 mil volts. Segundo a Copel, a mudança é importante para atender à demanda do consumo energético cada vez mais crescente na capital. A previsão é de que as obras terminem em abril de 2019.

O início das obras de remoção das icônicas torres da Avenida Comendador Franco mexeu com o imaginário da cidade. A via que liga Curitiba a São José dos Pinhais, ao Aeroporto Afonso Pena e ao acesso à BR-376 (para Santa Catarina e Rio Grande do Sul pelo litoral) é mais conhecida pelo seu apelido do que pelo nome oficial e será muito estranho falar em Avenida das Torres sem que haja uma única torre para justificar o nome.


Tão logo a Copel e a prefeitura começaram a mexer nas estruturas, a internet foi invadida com sugestões de novos apelidos para a via. Nas redes sociais, várias piadas sobre a mudança começaram a surgir, com memes e trocadilhos para rebatizar a avenida que vai ficar órfã de suas torres. Algumas delas muito boas, outras, nem tanto.

No entanto, muito além do sucesso (ou não) das piadas, as brincadeiras com a mudança evidenciam a relação afetiva que a cidade tem com as torres que, embora passassem despercebidas aos olhos de muitos motoristas que passam todos os dias pela Avenida Comendador Franco, também povoavam o imaginário da cidade.

Eu, por exemplo, sempre conheci a via como Avenida das Torres. Só fui saber que o nome oficial é Avenida Comendador Franco no ano passado, quando nos mudamos para Curitiba.

Fonte: Gazeta do Povo, Curitiba

domingo, 12 de novembro de 2017

Domingo de sol na República de Curitiba

Manhã de domingo em Santa Felicidade, Curitiba, PR
O dia amanheceu com o céu azul, sol e temperatura muita agradável.

Era o que precisávamos para irmos até a Colônia Witmarsum tomar um bom café da manhã.

Nossos amigos e vizinhos Cristian e Denise Mastaler Gulin convidaram mais dois casais amigos e eu e a Rosangela chamamos nossos amigos harleyros Talal e Fayga Zaki para nos acompanhar.

Foi um passeio magnífico num belíssimo dia de primavera. Quando chegamos na Confeitaria Kliewer o local já estava bem animado, com muitos motociclistas.


O café da manhã aqui é sempre muito bom, com muitas opções de sanduíches, tortas, bolos, etc.


Já próximo das 11:00 horas começamos a discutir onde iríamos almoçar. Todos pareciam dispostos a degustar um bom churrasco e o Cristian sugeriu fazermos um em sua casa (que fica no nosso condomínio, em frente à nossa!!

Todos votaram a favor, dividimos as incumbências com relação a comes e bebes e seguimos de volta a Curitiba, desfrutando a excelente BR-277.



Chegando em Santa Felicidade fizemos o churrasco, com o Cristian capitaneando a churrasqueira, o que faz com extrema competência.


Just another day in Paradise, como diria Phil Collins numa versão light de sua famosa canção!