terça-feira, 31 de outubro de 2017

Curitiba: nível? prumo? pra que, mesmo?


A Prefeitura de Curitiba está fazendo uma modernização na Avenida Manoel Ribas, onde se situam os mais conhecidos restaurantes de Santa Felicidade, um polo gastronômico e um dos cartões de visita da cidade.

Com a revitalização da via, a COPEL, empresa estatal de energia elétrica do Paraná, teve que reposicionar os postes, aquelas coisas medonhas, do início do século passado, mas que continuam a poluir as ruas e avenidas das cidades brasileiras.

Qualquer ser humano com um mínimo de bom senso, diria que este momento é a oportunidade para fazer a coisa de forma correta, não é?

Aparentemente, NÃO!!!!

Observe como ficou este poste na Av. Manoel Ribas, entre as ruas Neuraci Neves do Nascimento e Francisco Manfron.

Está claro que nível e prumo não fizeram parte do currículo do curso de Engenharia que o responsável por esta obra frequentou.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

CNH: suspensão mínima agora é de 6 meses


Aumentou de um para seis meses a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação para o motorista que acumular 20 ou mais pontos por infrações. A nova regra valerá a partir de quarta-feira (1/11/2017) e leva em conta as multas aplicadas desde o dia 1 de novembro de 2016.

A mudança acontece devido a Lei Federal nº 13.281, que promoveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apesar do acréscimo da penalidade em cinco meses, este será o tempo mínimo em que o condutor deverá ficar sem dirigir; o máximo continua sendo 12 meses.

O período de suspensão da CNH vai depender do histórico do cidadão e da gravidade das infrações que constam em seu nome.

No caso de reincidência no período de um ano e o motorista tenha a carteira inabilitada pela segunda vez, a suspensão mínima passará a ser de 8 meses e a máxima  de 24 meses.

Assim que chega ou ultrapassa os 20 pontos na CNH, o condutor é notificado pelo Detran.SP sobre a abertura do processo e tem o direito de apresentar defesa em diversas instâncias, conforme garante a legislação federal. 

Ao ter a suspensão decretada, o cidadão recebe uma carta convocando-o a comparecer à unidade do Detran, entregar a habilitação  e assinar o termo de suspensão, quando terá início o cumprimento da pena. A partir desse momento, o motorista está impedido de dirigir. Caso conduza qualquer veículo, poderá ter a habilitação cassada por dois anos.

Depois de cumprir a penalidade, a CNH será restituída e o motorista poderá voltar a dirigir após apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem, realizada nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de forma presencial ou a distância.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

23 de Outubro: Dia do Aviador

Procura-se um aviador. Nem jovem nem velho, apenas antigo. Que tenha sensibilidade para lidar comigo e compreenda minhas manias, pois já estive à beira do desaparecimento e fui ressuscitado - ou restaurado - como dizem por aí... Cada novo pedaço de tela, cada nervura, representa cicatrizes dos lanhos de uma vida de voos e pousos, mais rangidos, estalidos e tendências deste meu corpo - ou fuselagem...


Meu piloto poderá falar quando quiser, mas, sobretudo, terá que saber escutar, ouvir e entender os sons que sou capaz de emitir: como o assobio do vento relativo nos meus montantes e estais; o ronco do meu fiel motor que, às vezes, espouca e tosse, com um bafo de fumo azulado.

Procura-se um humano que compreenda os meus códigos, que talvez sejam mensagens diluídas pelo tempo e remanescentes de aviadores antigos que me conduziram, ou a outros iguais a mim.

Procura-se um aviador que não se importe com meu cheiro de dope, graxa e gasolina, também não se melindre quando eu o espirrar óleo. Deverá ainda saber usar a bússola e ler uma carta seccional, reconhecendo referências no terreno, compensando o vento e mantendo a rota, sem precisar de mostradores eléctricos. Este piloto decerto apreciará as pistas de erva e cascalho.

O aviador que procuro deverá saber extasiar-se com minhas antiquadas chandelles, turneaux  e loopings, apenas alegres e espontâneos bailados, sem pretensão a aplausos ou troféus.

Procura-se um aviador que tenha prazer de voar a qualquer hora, mas preferindo descolar ao nascer do sol, ou conduzir-me nas luzes mágicas do sol poente. Meu piloto será um saudosista por certo, sobrevivente do tempo em que um avião era um avião, e não um foguete com asas, recheado de automatismos.

Coronel-Aviador Antonio Arthur Braga (3/2/1932 - 8/12/2003)
Este piloto será tido como esquisito, pois será reservado e escondido, numa surrada jaqueta manchada de óleo. Será encontrado, junto com poucos iguais a ele, numa boa conversa de hangar.

O aviador que vier por este anúncio será aquele que procure poesia na aviação.

Procura-se este aviador raro, que tenha carinho por mim, a despeito da minha idade, e que, principalmente, não permita que lhe arranquem o romantismo.

North American Aviation AT-6D Texan, serial # 1542, matrícula civil PT-TRB,
 do Coronel-Aviador Braga, o inesquecível comandante da Esquadrinha da Fumaça.
Academia da Força Aérea, Pirassununga, SP
Interessados dirigirem-se ao Hangar da Saudade, no Campo dos Sonhos, procurar pelo velho, porém majestoso, North American Texan T-6, mais conhecido por "Temeia".

Autor desconhecido

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Harley-Davidson: terceiro trimestre continua com queda nas vendas


A Harley-Davidson teve um resultado abaixo das expectativas no 3º Trimestre de 2017,  com a demanda por motocicletas novas em baixa e o resultado operacional 8 pontos percentuais menor em função do aumento no custo de manufatura e a venda de modelos com menor margem de lucro.

A Motor Company, no entretanto, espera um 4º Trimestre forte, mantendo sua projeção de vendas para o ano todo entre 241.000 e 246.000 motocicletas despachadas para as concessionárias.

O mercado ainda coloca o envelhecimento dos babyboomers, sua mais leal clientela, como o responsável pela queda nas vendas. Os harleyros mais idosos tem vendido suas motocicletas no mercado por razões de saúde e o público mais jovem prefere comprar as motocicletas seminovas por menor preço, ao invés de investir em motocicletas novas.

Comparado com o mesmo período em 2016, as vendas aos dealers caíram 14,3% no trimestre, enquanto as vendas aos consumidores sofreu queda de 6,9%. As vendas no mercado americano, o mais forte da H-D, tiveram redução de 8,1%

Alguns analistas do mercado de ações, que acompanham as oscilações na Bolsa de New York, já esperavam uma queda devido aos estragos ocasionados pelos Furacões Harvey e Irma. No ano passado os harleyros compraram muitas motocicletas da família Touring, que vinham equipadas com o novo motor Milwaukee-Eight, impulsionando as vendas no terceiro trimestre de 2016.

2018 Harley-Davidson Heritage Softail Classic
Neste trimestre recém findo, a vedete das vendas foram as motocicletas da nova família Softail, agora também equipadas com os motores M-8, que apresentaram um crescimento de 23,6% sobre o mesmo período do ano anterior. Por outro lado, as motocicletas da família Touring amargaram uma queda de 37% nas vendas, na comparação com 2016.

Vendas diretas nas concessionárias Harley-Davidson


3º Trimestre 
Janeiro/Setembro

2017
2016
Dif. %
2017
2016
Dif. %
EUA
41.793
45.469
(8,1)
124.777
135.581
(8.0)
Canadá
2.575
2.663
(3,3)
8.763
8.946
(2.0)
América Latina
2.306
2.605
(11,5)
7.003
7.064
(0.9)
Europa/Oriente Médio
10.078
10.224
(1,4)
37.474
37.947
(1,2)
Pacífico Asiático
7.457
7.994
(6,7)
22.628
24.141
(6,3)
Total Internacional
22.416
23.486
(4,6)
75.869
78.098
(2,9)
Total Global
64.209
68.955
(6,9)
200.646
213.679
(6,1)

No Brasil, as vendas da Harley-Davidson totalizaram 3.745 motocicletas vendidas aos concessionários nos noves meses de 2017. Um crescimento de 8,2% sobre o mesmo período de 2016, alavancado pelas vendas das Touring equipadas com os novos motores Milwaukee-Eight.

2017 Harley-Davidson Ultra Limited
As Touring tiveram um crescimento de 39,2% em 2017, com a Ultra Limited liderando as vendas da família com 50% de crescimento sobre o ano anterior.

O resultado positivo nas vendas no Brasil conseguiu reduzir significativamente a queda nos números da América Latina, que teve o melhor resultado da Harley-Davidson no mundo todo em 2017.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Mensagem no WhatsApp sobre lombadas eletrônicas é falsa

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Os motoristas de Curitiba se assustaram ao receber uma nova corrente compartilhada em grupos de WhatsApp. A mensagem que circula afirma que a prefeitura fez alterações em 30 lombadas eletrônicas da cidade, adotando uma nova tecnologia capaz de captar imagens de dentro dos veículos a partir de um sensor infravermelho.
No entanto, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) desmente o rumor, dizendo que nenhum radar da cidade foi equipado com esse tipo de tecnologia. Segundo a pasta, a mudança que esses equipamentos tiveram foi uma atualização de tecnologia, já passaram a operar com câmeras digitais no lugar das analógicas.
O texto enviado pelo WhatsApp inclui a relação de todos os 30 pontos que estariam fazendo esse novo tipo de verificação. Eles estariam espalhados por bairros como Fazendinha, Santa Felicidade, Boqueirão, Mercês, Água Verde e Cajuru. A ideia, segundo a mensagem compartilhada, é identificar e multar motoristas que estejam usando o celular, dirigindo com apenas uma mão ao volante e até mesmo passageiros sem o cinto de segurança.
Contudo, embora todas essas ações sejam mesmo infrações de trânsito, os radares seguem apenas autuando infrações como excesso de velocidade, avançar o sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

Nas últimas horas, boatos começaram a circular em redes sociais e aplicativos de mensagem dizendo que as lombadas eletrônicas de Curitiba passariam a multar os motoristas que estivessem sem cinto de segurança ou falando ao celular. São os mesmos boatos que circularam seis meses atrás e que são falsas.
A Superintendência de Trânsito de Curitiba esclarece que as lombadas eletrônicas da cidade tiveram uma atualização de tecnologia, que iniciou em janeiro e que agora opera com câmeras digitais, e não mais analógicas, o que proporciona um ganho de qualidade das imagens.
As lombadas eletrônicas detectam e identificam, apenas, aqueles veículos que trafegam acima da velocidade máxima permitida, de 40 km/h, o que, posteriormente, vira multa de trânsito. As multas por excesso de velocidade variam de infração média a gravíssima: até 20% a mais do que o limite estabelecido a infração é média (quatro pontos) e tem o valor de R$ 130,16; de 20% a 50% acima do limite permitido na via a infração é grave (cinco pontos), com valor de R$ 195,23; para velocidade superior a 50% do limite estabelecido, a infração é gravíssima (sete pontos), com valor de R$ 880,41, além da apreensão da carteira de habilitação e suspensão do direito de dirigir.
Multas por dirigir sem usar o cinto de segurança ou mexendo no aparelho celular são aplicadas por agentes ou policiais de trânsito. Existem duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamentam multas por videomonitoramento, mas atualmente não há previsão desta modalidade ser implantada em Curitiba.
Fonte: Gazeta do Povo

Harley-Davidson: Promoção Dream Experience


Clientes poderão concorrer a uma viagem com acompanhante para conhecer o berço da Harley-Davidson Motor Company em Milwaukee, nos Estados Unidos

O sucesso centenário que permeia a Harley-Davidson é carregado de histórias que comprovam a evolução da marca desde a sua criação, em 1903. Milwaukee, no estado de Wisconsin (EUA), é o local onde foram plantadas as sementes que geraram as fortes raízes de uma das empresas mais sólidas do mercado mundial. A paixão de clientes e entusiastas pela marca é a válvula motriz que impulsiona a companhia em todos os países onde há operações da H-D.

E é pensando neles que a Harley-Davidson do Brasil lança a promoção Dream Experience, em que qualquer pessoa que comprar Motorclothes®, peças ou acessórios originais da marca pode cadastrar suas notas fiscais e a cada R$ 400,00 ganha um número da sorte para participar do sorteio*.

Os dez ganhadores têm direito a um acompanhante cada para realizar a viagem dos sonhos de todo admirador da H-D, que é conhecer o local onde nasceu a Harley-Davidson Motor Company.


A visita guiada começa pelo local onde literalmente nasceu a companhia, rememorando os mais de 110 anos atrás quando Willian A. Davidson juntou-se aos seus irmãos Arthur e Walter e ao amigo Willian Harley, formando o quarteto que deu nome a marca de motocicletas mais amada do mundo. 

Prédio administrativo da Harley-Davidson Motor Company
É lá onde está instalada hoje a sede global da companhia e também as instalações da HDU (Harley-Davidson University), o centro de trainamento da marca que recebe técnicos e funcionários de todo o mundo.

Outro destino é o Harley-Davidson Museum, inaugurado em 2008, que tem cerca de 12 mil metros quadrados dedicados a mais de 110 anos de história da mais icônica marca de motocicletas do mundo. Cada galeria e exposição guarda peças e símbolos da liberdade, amizade e orgulho, valores inestimáveis compartilhados entre os motociclistas da marca.

Museu da Harley-Davidson, inaugurado em 2008
 Um dos momentos mais exclusivos do Dream Experience é o acesso VIP à área restrita dos arquivos, com a apresentação de materiais raramente abertos ao público e que contam com mais de 450 motocicletas e milhares de artefatos.

Outro ponto alto dessa viagem é a visita à fábrica de motores da HDMC, Pilgrim Road, localizada em Menomonee Falls, também em Milwaukee, onde os vencedores do sorteio e seus acompanhantes poderão ver e ouvir de perto o som emblemático e inconfundível da batida do coração das motocicletas Harley-Davidson. É lá onde são fabricados os lendários motores V-Twin.

Interior da fábrica de motores H-D na Pilgrim Road, 
Os clientes poderão interagir com os fãs americanos durante o Bike Night no museu, um encontro nas instalações da instituição que visa celebrar a amizade e a união que circundam a H-D, e que marca o início do Mamma Tried.

As inscrições vão até o dia 2 de dezembro, sábado, e devem ser feitas diretamente pelo site www.dreamexperience.com.br, o endereço oficial da promoção na internet.

Fonte: Harley-Davidson do Brasil

domingo, 15 de outubro de 2017

Outubro Rosa Curitiba 2017: um estrondoso sucesso!!!


1681 motociclistas participaram do evento. Mais de R$2 milhões arrecadados para o Hospital Erasto Gaertner. 660 motocicletas Harley-Davidson no Desfile do Outubro Rosa.

Um tremendo sucesso, com uma grande ajuda ao Hospital Ernesto Gaertner, referência brasileira no tratamento do câncer infantil.

O tempo instável, que tem sido uma constante na região metropolitana de Curitiba desde o início da primavera, não impediu a grande participação no Desfile pelas ruas da capital paranaense neste sábado, 14 de outubro de 2017.

As imagens falam por si:












Banda da Polícia Militar do Paraná


Soldados-alunos do Curso de Formação de Soldados da Academia Policial Militar do Guatupê, Paraná

Rica Lima, Diretor do HOG The One Curitiba Chapter, fazendo o briefing
do Desfile

O Sub-Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Arildo Luis Dias,
 fala aos participantes do desfile

Muitos dos Policiais Militares que trabalharam no Desfile estavam de folga
regimentar e foram voluntários.









Na entrada do Autódromo Internacional de Curitiba







Churrasco no rolete: carne suína, frango e codorna.