"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
CDs (2)
256 CDs. Isto mesmo, eu tenho 256 CDs !
Eu não tinha idéia de que eram tantos.
Meu iTunes já está com 5880 músicas e ainda tenho 13 CDs para incluir.
Tirei as músicas clássicas, mas mesmo assim, ficou um número expressivo.
Vamos ver como fica depois de tudo organizado.
sábado, 26 de janeiro de 2008
CDs
Eu tenho uma razoável coleção de CDs. Comecei quando resolvi substituir todos os meus LPs por CDs, muitos anos atrás. Tenho todas as músicas dos CDs transferidas para meu iPod. São quase 6 mil músicas. Com ajuda da Rô, estou tentando colocar uma ordem na forma como os CDs estão guardados.
Já tenho quase todos em uma lista alfabética, que carrego comigo no meu Palm TREO 680. Isto é para evitar comprar o mesmo CD duas vezes. Não riam, já aconteceu . . . Vamos ver como fica, depois de organizados.
Já tenho quase todos em uma lista alfabética, que carrego comigo no meu Palm TREO 680. Isto é para evitar comprar o mesmo CD duas vezes. Não riam, já aconteceu . . . Vamos ver como fica, depois de organizados.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
A irresponsabilidade de governos (a volta)
Depois da pronta ação da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos (vide postagem com o mesmo título, abaixo), o Governo do Paraná fez, rapidamente, os devidos reparos/correções no balizamento do canal de acesso ao porto de Paranaguá.
Por que tem sempre que alguém "soltar" o cacetete, para que a coisas aconteçam como devem?
Todas a bóias de sinalização estão funcionando agora e o tráfego noturno de navios liberado outra vez.
Agora, eu imagino como será o Controle do Tráfego Aéreo, se algum dia entregarem o sistema para os políticos administrarem . . .
O General de Gaulle estava certo . . .
Deu na Veja (Radar On-Line, Lauro Jardim).
"Há um mês o Presidente Lulla, numa reunião em seu gabinete, pediu aos presidentes da Petrobras, Unipar e Brasken que dessem 12 milhões de reais às escolas de samba do Rio de Janeiro. A conta seria rachada pelas três empresas - 4 milhões de reais para cada uma.
Apesar de um pedido de presidente ser quase uma ordem, o samba atravessou na avenida. Ou seja, a Petrobras topou, sem qualquer objeção, como era de se esperar. Mas as privadas Brasken e Unipar, em que pese serem sócias da Petrobras, tentaram tirar o corpo fora.
Várias reuniões foram realizadas...e nada. Na tentativa de solução mais recente para o imbróglio, a Petrobras topou dar, sob a forma de patrocínio, 6 milhões de reais. As outras rachariam o restante. Mas nem isso elas dizem ter para botar na mão das escolas de samba.
Porém, a solicitação de Lulla falou mais alto e a Brasken, finalmente, anuncia hoje que soltará a grana pedida pelo presidente para as escolas de samba cariocas.
Desde que Lula fez o pedido, a Brasken tentava tirar o corpo fora.
Como não deu mais para fugir, a petroquímica da Odebrecht relaxou e gozou: vai propagandear a ajuda aos sambisas cariocas em grande estilo.
A costura dessa doação (ou patrocínio, ou mensalinho, como queiram, já que o mês do Carnaval é o menor do ano) é do chefe de gabinete de Lulla, Gilberto Carvalho.
Mais do que nunca, este é o país do Carnaval - um presidente da República pede para empresas dinheiro para escolas de samba e o seu chefe de gabinete corre atrás para que a coisa ande."
Qualquer semelhança com o mensalão não é simples coincidência.
Eu me pergunto: se um servidor público (o Presidente é um servidor público, apesar dele não entender isto), pode pedir a uma empresa privada que dê dinheiro para qualquer coisa, porque não se pode pedir para dar dinheiro a outros servidores públicos (Senadores e Deputados Federais são servidores públicos. Eles também não entendem)?
É, o General de Gaulle estava certo. Este não é, definitivamente, um país sério.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
GPS - Global Positioning System
Muitos colegas motociclistas estão usando ou pretendem adquirir um GPS. Eu mesmo estou decidido a comprar um Garmin Zumo 550 (http://www.garmin.com/).
Observei que muitos não conhecem bem como funciona este excelente instrumento de navegação. Por isso, aquí vai uma pequena descrição do sistema.
O que é GPS?
GPS quer dizer Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) e é o único sistema global de navegação por satélite completamente funcional. O sistema utiliza uma constelação de, no mínimo, 24 satélites de órbita média, que transmitem sinais em microondas, permitindo que um receptor de GPS determine sua localização (latitude, longitude e altitude), velocidade, direção e a hora.
Outros sistemas similares são o russo GLONASS (ainda incompleto), o sistema GALILEO que está sendo desenvolvido pela União Européia, o planejado sistema de navegação COMPASS da China e o IRNSS da Índia. Nenhum deles está em funcionamento global, no momento.
O GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem o nome oficial de NAVSTAR GPS. A constelação de satélites é administrada pela Força Aérea americana, com um custo anual de 750 milhões de dólares. Isto inclui a substituição dos satélites que se tornam obsoletos, além de custos de pesquisa e desenvolvimento.
O GPS foi disponibilizado para uso civil, sem qualquer custo, por um decreto do Presidente Ronald Reagan em 1983. Naquele ano um Boeing 747 da Korean Air Lines foi derrubado por dois caças Sukhoi Su-15 Flagon da Força Aérea russa, por ter invadido o espaço aéreo da União Soviética sobre a península de Kamchatka. Investigações posteriores realizadas pela Agência Internacional de Aviação Civil (ICAO), determinaram que o jato coreano havia saído do rumo previsto no plano de vôo e, sem saber, invadido o espaço aéreo soviético. Naquele tempo os jatos usavam Navegação Inercial para os vôos transoceânicos.
Como funciona o GPS?
Típicamente, um receptor GPS calcula sua posição usando os sinais recebidos por 4 ou mais satélites. Um mínimo de quatro satélites são necessários, para determinar a hora local com bastante precisão, uma exatidão maior do que aquela que um relógio normal pode fornecer (a hora local é determinante para se obter a Longitude, uma das duas coordenadas – a outra é a Latitude – necessárias para se determinar uma posição na superfície da terra).
Cada satélite GPS tem um relógio atômico e continuamente transmite mensagens mostrando a hora, no início das mensagens, parâmetros necessários para calcular a posição do satélite (ou sua efemêride, em linguagem astronômica). O sinal viaja a uma velocidade conhecida (velocidade da luz, no espaço, e um pouco mais lenta ao entrar na atmosfera terrestre). O receptor de GPS (o aparelho instalado na sua Harley ou no seu carro), usa quatro medidas, conhecidas como as variáveis –x, y, z e t, para determinar sua posição em relação ao satélite. Com isto, o receptor GPS determina sua própria posição na superfície terreste fazendo cálculos geométricos e trigonométricos.
Este processo, que se chama “trilateration”, determina a posição medindo-se o comprimento dos lados de um triângulo esférico imaginário com um vértice desconhecido (a posição onde está o receptor do GPS) e dois (ou mais) vértices conhecidos (a posição dos satélites em suas órbitas terrestres). Os receptores GPS são geralmente compostos de uma antena (sintonizada na frequência de transmissão dos satélites), um receptor-processador, um relógio de alta precisão (normalmente por oscilação de cristal) e uma tela de cristal líquido.
Os receptores GPS são normalmente descritos pelo número de canais, ou seja, o número de satélites que pode monitorar simultaneamente. Anteriormente limitado a quatro ou cinco canais, desde 2006 os receptores GPS são fabricados com capacidade de 12 a 20 canais, o que aumentou muito sua precisão.
Naqueles raros momentos em que não recebe informações simultâneas de quatro satélites, o receptor GPS determina sua posição atual baseado na sua última posição conhecida e através de cálculos de navegação estimada e navegação inercial.
A posição exata dos satélites em sua órbita, é determinada pelas estações terrestres de rastreamento, operadas pela Força Aérea americana, situadas no Havaí, Atol de Kwajalein (Ilhas Marshal, Oceano Pacífico), Ilha Ascenção (Oceano Atlântico), Ilha Diego Garcia (no Oceano Índico) e em Colorado Springs, no estado do Colorado. As informações coletadas por estas bases são enviadas eletrônicamente para a Base Aérea Schriever, em Colorado Springs, onde são processadas e enviadas de volta aos satélites. Conhecendo sua posição em relação ao globo terrestre, os satélites podem fornecer os parâmetros necessários para que o receptor GPS determine sua própria posição. Além da Estação de Controle Principal em Colorado Springs, a Força Aérea tem Estações de Controle adicionais e reduntantes em Rockville, Maryland e em Sunnyvale, Califórnia.
Sinais de Navegação
Cada satélite GPS transmite continuadamente uma Mensagem de Navegação de 50 bits/segundo, dando a hora do dia, número da semana GPS, a qualidade da informação (chamada de “satellite health information”), a efemêride e um almanaque (situação da órbita para cada satélite na constelação, um modelo ionosfêrico e a informação derivada da Hora Coordenada Universal (UTC – Coordinated Universal Time – fundamental para determinação da Longitude).
O almanaque serve para várias funções; a primeira é permitir que o receptor GPS gere a lista de satélites visíveis, baseado nas informações armazenadas de posição e hora (efemêride). A efemêride é necessária para determinar a posição em Latitude, baseada na própria posição de um satélite (que, por sua vez, conhece sua própria posição por informações recebidas das estações de rastreamento).
A segunda função do almanaque é relacionar o sistema GPS (chamado de hora GPS) e a hora no padrão internacional UTC, assim determinando a hora média local. Finalmente, o almanaque permite que um receptor de frequencia única, corrija o erro causado pelo ionosfera, utilizando um modelo inosfêrico global. É importante observar que cada satélite GPS transmite sómente sua própria efemêride, mas transmite o almanaque de todos os satélites na constelação. Receptores GPS de preço mais elevados, utilizados em aviões e navios, operam com receptores de frequências duplas, eliminando o erro ionosfêrico.
Informações adicionais:
Observei que muitos não conhecem bem como funciona este excelente instrumento de navegação. Por isso, aquí vai uma pequena descrição do sistema.
O que é GPS?
GPS quer dizer Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) e é o único sistema global de navegação por satélite completamente funcional. O sistema utiliza uma constelação de, no mínimo, 24 satélites de órbita média, que transmitem sinais em microondas, permitindo que um receptor de GPS determine sua localização (latitude, longitude e altitude), velocidade, direção e a hora.
Outros sistemas similares são o russo GLONASS (ainda incompleto), o sistema GALILEO que está sendo desenvolvido pela União Européia, o planejado sistema de navegação COMPASS da China e o IRNSS da Índia. Nenhum deles está em funcionamento global, no momento.
O GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem o nome oficial de NAVSTAR GPS. A constelação de satélites é administrada pela Força Aérea americana, com um custo anual de 750 milhões de dólares. Isto inclui a substituição dos satélites que se tornam obsoletos, além de custos de pesquisa e desenvolvimento.
O GPS foi disponibilizado para uso civil, sem qualquer custo, por um decreto do Presidente Ronald Reagan em 1983. Naquele ano um Boeing 747 da Korean Air Lines foi derrubado por dois caças Sukhoi Su-15 Flagon da Força Aérea russa, por ter invadido o espaço aéreo da União Soviética sobre a península de Kamchatka. Investigações posteriores realizadas pela Agência Internacional de Aviação Civil (ICAO), determinaram que o jato coreano havia saído do rumo previsto no plano de vôo e, sem saber, invadido o espaço aéreo soviético. Naquele tempo os jatos usavam Navegação Inercial para os vôos transoceânicos.
Como funciona o GPS?
Típicamente, um receptor GPS calcula sua posição usando os sinais recebidos por 4 ou mais satélites. Um mínimo de quatro satélites são necessários, para determinar a hora local com bastante precisão, uma exatidão maior do que aquela que um relógio normal pode fornecer (a hora local é determinante para se obter a Longitude, uma das duas coordenadas – a outra é a Latitude – necessárias para se determinar uma posição na superfície da terra).
Cada satélite GPS tem um relógio atômico e continuamente transmite mensagens mostrando a hora, no início das mensagens, parâmetros necessários para calcular a posição do satélite (ou sua efemêride, em linguagem astronômica). O sinal viaja a uma velocidade conhecida (velocidade da luz, no espaço, e um pouco mais lenta ao entrar na atmosfera terrestre). O receptor de GPS (o aparelho instalado na sua Harley ou no seu carro), usa quatro medidas, conhecidas como as variáveis –x, y, z e t, para determinar sua posição em relação ao satélite. Com isto, o receptor GPS determina sua própria posição na superfície terreste fazendo cálculos geométricos e trigonométricos.
Este processo, que se chama “trilateration”, determina a posição medindo-se o comprimento dos lados de um triângulo esférico imaginário com um vértice desconhecido (a posição onde está o receptor do GPS) e dois (ou mais) vértices conhecidos (a posição dos satélites em suas órbitas terrestres). Os receptores GPS são geralmente compostos de uma antena (sintonizada na frequência de transmissão dos satélites), um receptor-processador, um relógio de alta precisão (normalmente por oscilação de cristal) e uma tela de cristal líquido.
Os receptores GPS são normalmente descritos pelo número de canais, ou seja, o número de satélites que pode monitorar simultaneamente. Anteriormente limitado a quatro ou cinco canais, desde 2006 os receptores GPS são fabricados com capacidade de 12 a 20 canais, o que aumentou muito sua precisão.
Naqueles raros momentos em que não recebe informações simultâneas de quatro satélites, o receptor GPS determina sua posição atual baseado na sua última posição conhecida e através de cálculos de navegação estimada e navegação inercial.
A posição exata dos satélites em sua órbita, é determinada pelas estações terrestres de rastreamento, operadas pela Força Aérea americana, situadas no Havaí, Atol de Kwajalein (Ilhas Marshal, Oceano Pacífico), Ilha Ascenção (Oceano Atlântico), Ilha Diego Garcia (no Oceano Índico) e em Colorado Springs, no estado do Colorado. As informações coletadas por estas bases são enviadas eletrônicamente para a Base Aérea Schriever, em Colorado Springs, onde são processadas e enviadas de volta aos satélites. Conhecendo sua posição em relação ao globo terrestre, os satélites podem fornecer os parâmetros necessários para que o receptor GPS determine sua própria posição. Além da Estação de Controle Principal em Colorado Springs, a Força Aérea tem Estações de Controle adicionais e reduntantes em Rockville, Maryland e em Sunnyvale, Califórnia.
Sinais de Navegação
Cada satélite GPS transmite continuadamente uma Mensagem de Navegação de 50 bits/segundo, dando a hora do dia, número da semana GPS, a qualidade da informação (chamada de “satellite health information”), a efemêride e um almanaque (situação da órbita para cada satélite na constelação, um modelo ionosfêrico e a informação derivada da Hora Coordenada Universal (UTC – Coordinated Universal Time – fundamental para determinação da Longitude).
O almanaque serve para várias funções; a primeira é permitir que o receptor GPS gere a lista de satélites visíveis, baseado nas informações armazenadas de posição e hora (efemêride). A efemêride é necessária para determinar a posição em Latitude, baseada na própria posição de um satélite (que, por sua vez, conhece sua própria posição por informações recebidas das estações de rastreamento).
A segunda função do almanaque é relacionar o sistema GPS (chamado de hora GPS) e a hora no padrão internacional UTC, assim determinando a hora média local. Finalmente, o almanaque permite que um receptor de frequencia única, corrija o erro causado pelo ionosfera, utilizando um modelo inosfêrico global. É importante observar que cada satélite GPS transmite sómente sua própria efemêride, mas transmite o almanaque de todos os satélites na constelação. Receptores GPS de preço mais elevados, utilizados em aviões e navios, operam com receptores de frequências duplas, eliminando o erro ionosfêrico.
Informações adicionais:
- Os satélites GPS tem uma órbita aproximada de 20.200 km de distância da Terra, um período orbital de 11h58m (duas voltas na Terra por dia) e estão distribuídos em seis planos orbitais, ou seja, quatro satélites em cada plano orbital.
- Os satélites GPS são construídos pela Rockwell International e pesam 900 kg, cada. O mais recente satélite GPS a entrar na constelação foi lançado em Dezembro de 2007. O mais antigo, ainda em uso, foi lançado em 1991.
- A implantação do GPS começou em Fevereiro de 1978 (com apenas 1 satélite) e foi declarado operacional em Dezembro de 1993, com 24 satélites.
- O primeiro satélite GPS modernizado e capaz de transmitir um segundo sinal para uso civil de grande desempenho, foi lançado em 2005.
- O antigo sistema de Controle de Segmento no Solo, em Colorado Springs, baseado em main-frames, foi substituído pelo moderno Architecture Evolution Plan, em Setembro de 2007.
- Muitos receptores GPS para uso na superfície não utilizam a quarta variável, que é necessária para determinar a altitude em relação ao nível médio do mar.
- Antes da disponibilização do GPS para uso civil, os navios utilizavam os seguintes meios de navegação eletrônica: DECCA (baseado em uma cadeia de estações terrestres), LORAN (Long Range Navigation – baseado em sinais de baixa frequencia, também recebidas por estações terrestres) e o OMEGA, originalmente desenvolvido para uso na aviação militar americana.
- Submarinos e jatos transoceanicos utilizavam a Navegação Inercial, baseado em computadores e sensores de movimento (giroscópios de alta precisão e acelerometros), que determinam a posição atavés do monitorimento contínuo da velocidade e direção de deslocamento.
- O primeiro sistema de navegação por satélite, predecessor do GPS, foi desenvolvido pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na década de 60 e era baseado no efeito Doppler. Em meados dos anos 70 o sistema foi aberto para uso na Marinha Mercante e continuou a ser utilizado até a disponibilização do GPS em 1983.
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
A irresponsabilidade de governos
Interessante como os nossos governantes (em qualquer nível) gestionam a coisa pública de maneira irresponsável.
A imprensa publicou, no início desta semana, o anúncio feito pelo Governo do Paraná, de sua intenção de construir um super-porto na entrada da Baía de Paranaguá. Um investimento de R$400 milhões, que serão bancados pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).
Interessante.
O Governador do Paraná é o polêmico Roberto Requião, grande amigo do aprendiz-de-ditador Hugo Chavez, da Venezuela e re-eleito por pequena margem de votos.
No melhor estilo nepotista, nomeou seu irmão, Eduardo Requião, como Superintendente da APPA, já no seu primeiro mandato.
Pois bem, o primeiro-irmão declarou aos jornais que a APPA já tem, em caixa, R$320 milhões "para investir em obras de ampliação e melhoramentos," dando início imediatamente nas obras de construção do tal super-porto.
Apesar dessas notícias, não se apresentou o projeto desta mega-obra, nem se conhece, nos meios marítimos brasileiros, estudo de viabilidade econômica que justifique a construção de um novo porto na Baía de Paranaguá.
Ainda mais quando se sabe que, tanto o Terminal de Containers de Paranaguá como o Terminal da Ponta do Félix, estão muito longe de terem sua capacidade de crescimento exaurida.
Coincidentemente, no mesmo dia, a Capitania dos Portos do Estado do Paraná (orgão da Marinha do Brasil), proibiu as manobras noturnas de navios no canal de acesso ao porto de Paranaguá, administrado pela mesma APPA de caixa cheia, "em virtude da atual deficiência em seu balizamento."
Para os menos conhecedores das coisas marinheiras, o canal de acesso ao porto de Paranaguá sofre a dor crônica de assoreamento (cada vez menor profundidade) e deficiente sinalização náutica, que coloca em risco a entrada e saída de navios na Baía de Paranaguá.
Dragagem do canal e melhor sinalização náutica? Ah, fica para mais tarde.
Como diria o Lulla, nunca neste país se disse e se fez tanta besteira.
sábado, 19 de janeiro de 2008
Passeio a Floripa - Bar do Arante
Depois de quase um mês sem fazer um passeio na minha Harley, hoje fomos almoçar em Florianópolis.
Por sugestão do PHD Sergio Pires, de Blumenau, escolhemos o Bar do Arante, na praia do Pântano do Sul, para almoçar.
O Bar do Arantes é muito interessante e bem tradicional na Ilha, completando 50 anos em 2008.
Vale a pena conferir as fotos em no meu album de fotos.
É só acessar http://picasaweb.google.com/roquewj/PasseioAFloripaBarDoArante .
Apesar da previsão do tempo indicar possibilidade de chuvas, resolvemos ir assim mesmo.
Sete Harleys, uma BMW, nove pessoas.
A comida estava uma delícia, fazendo juz à reputação do Bar do Arantes. O serviço é tipo buffet, o que é ótimo, pois não tem aquela espera chata até os pratos ficarem prontos. Isto é sempre desagradável quando se está em um grupo de pessoas. A dois ou a quatro, tudo bem. Mais do que isto, o melhor é o buffet. Na ida e durante o almoço o tempo estava bom, com poucas nuvens.
Na volta, já começou a chover logo quando saímos do restaurante. Paramos para abastecer as motocicletas e colocar a roupa de chuva. Na saída da Ilha, a chuva aumentou e caiu bem forte até passarmos por Tijucas. A verdade é que andar de Harley, mesmo na chuva, é muito bom !!!
O Bar do Arantes é muito interessante e bem tradicional na Ilha, completando 50 anos em 2008.
Vale a pena conferir as fotos em no meu album de fotos.
É só acessar http://picasaweb.google.com/roquewj/PasseioAFloripaBarDoArante .
Apesar da previsão do tempo indicar possibilidade de chuvas, resolvemos ir assim mesmo.
Sete Harleys, uma BMW, nove pessoas.
A comida estava uma delícia, fazendo juz à reputação do Bar do Arantes. O serviço é tipo buffet, o que é ótimo, pois não tem aquela espera chata até os pratos ficarem prontos. Isto é sempre desagradável quando se está em um grupo de pessoas. A dois ou a quatro, tudo bem. Mais do que isto, o melhor é o buffet. Na ida e durante o almoço o tempo estava bom, com poucas nuvens.
Na volta, já começou a chover logo quando saímos do restaurante. Paramos para abastecer as motocicletas e colocar a roupa de chuva. Na saída da Ilha, a chuva aumentou e caiu bem forte até passarmos por Tijucas. A verdade é que andar de Harley, mesmo na chuva, é muito bom !!!
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