quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A tragédia do Chapecoense e a tragédia nacional


Em pouco mais de 24 horas, o Brasil assistiu e reagiu de formas diferentes a duas tragédias que se abateram sobre o país: a queda do avião que transportava a equipe de futebol de Chapecó, SC, e a aprovação de emendas ao Projeto de Lei 4850/2016, de iniciativa do Ministério Público.

A primeira tragédia abalou a grande maioria dos brasileiros e encheu as redes sociais com demonstrações de solidariedade com o clube e com a família dos jogadores vitimados.

A segunda tragédia, votada na madrugada de hoje pela Câmara dos Deputados, possivelmente passará desapercebida pela grande maioria da população brasileira, pela simples razão de sua ignorância cidadã e sua quase exclusiva preocupação com novelas, futebol e carnaval.

O Globo, 30/11/2016
Se houvesse uma reação minimamente parecida ao acidente delegação Chapecoense, com as gravíssimas e recorrentes tragédias que atingem a Nação, quase todo dia, talvez pudéssemos ser um país melhor.

Mais de uma centena de policiais assassinatos, mais de 70.000 homicídios (dos quais, menos de 8% serão solucionados), mais de 50.000 mortos em acidentes de trânsito num país com a pior malha rodoviária das Américas - números terríveis que se repetem todos os anos -  são tragédias que não parecem sensibilizar a grande maioria dos brasileiros. Pelos menos não se vê uma reação semelhante nas redes sociais e na grande mídia.

Queda de helicóptero da PMERJ, com a morte de 4 policiais - 19/11/2016
Assistimos, sem dar muita atenção, ao noticiário manipulado por uma mídia comprometida, num país claramente governado por criminosos. E continuamos a reelege-los numa repetição grotesca, que parece indicar um fascínio nacional com a autopunição.

Sim, o Brasil se autoflagela a cada dois anos, elegendo o que de pior existe na sociedade, para conduzir os destinos de nossas cidades, estados e a nação.

Desde a chamada "democratização", o que mais se vê é uma corrupção endêmica -  institucionalizada a partir de 2003 -  que está sendo combatida por um grupo muito pequeno de juízes, policiais e procuradores. Cujo apoio, tão necessário para que possam prosseguir o seu trabalho e colocar na cadeia os criminosos eleitos e protegidos por leis que os colocam acima dos cidadãos, nem de longe se parece à solidariedade prestada aos que pereceram no acidente aéreo na Colômbia.

Triste destino de um país que, desgraçadamente parece, numa chegará ao seu futuro.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

O Sino Guardião

O Sino Guardião (Guardian Bell)
Um amigo motociclista e harleyro, comentou comigo sobre o costume de se colocar um pequeno sino na motocicleta, conhecido como o Sino Guardião (do original inglês, Guardian Bell).

Fiz uma pesquisa para encontrar a origem desde costume, que também sigo, e isto foi o que encontrei depois de ler uma dúzia de postagens sobre o assunto.

A história relata sobre o fato (ou lenda, para os céticos!) dos Maus Espíritos das Estradas, pequenos e brincalhões espíritos que habitam em sua motocicleta. Eles adoram viajar e são os responsáveis pela maioria dos problemas que encontramos durante uma viagem de motocicleta. Coisas como uma das setas parar de funcionar; a bateria estar descarregada quando você vai sair, de manhã; a embreagem não funcionar direito; e por aí vai. Estes problemas são causados pelos Maus Espíritos das Estradas!

Os Maus Espíritos das Estradas, numa motocicleta sem o Sino Guardião.
                       Rara foto de um Mau Espírito das Estradas
Mas os Maus Espíritos das Estradas não conseguem ficar onde um Sino Guardião está presente, pois ficam presos no interior do sino. Como seus ouvidos são muito sensíveis, o ruído constante provocado pelo badalo do sino os deixam loucos. Assim, perdem sua força e eventualmente caem na estrada. Muitos dos buracos existentes em nossas rodovias são causados pelos Maus Espíritos das Estradas, ao caírem das nossas motocicletas. Verdade!!!

Se você comprar um Sino Guardião, a mágica vai funcionar, mas se o sino for presente de um amigo, a eficácia é ainda maior.

Se você tem um amigo motociclista que não tem um Sino Guardião, por que não presenteá-lo com um? 

Um Sino Guardião e uma boa manutenção preventiva na sua motocicleta com certeza vai eliminar os Maus Espíritos das Estradas!


O Sino Guardião instalado na minha Heritage Softail me acompanha há 10 anos.
Mas pesquisando um pouco mais, encontrei que o folclore conta que a origem dos sinos remonta à época das carroças ou carroções puxados por pares de animais (normalmente cavalos ou mulas). Os carroceiros colocavam sinos pendurados no pescoço dos animais para anunciar sua passagem.


Na minha infância na Serra da Mantiqueira, lá nas Minas Geraes, lembro bem das tropas de mulas, transportando leite em galões, das fazendas para as cooperativas e que tinham a “madrinha” (a mula guia) com sinos, que badalavam todo o tempo. As demais mulas a seguiam, sem necessidade de muito trabalho dos condutores. Na maioria da vezes, as mula madrinha levava no peitoral nove sinos de bronze, quatro de cada lado e um grande no meio, intercalados de guizos e chocalhos.

A "madrinha" com os sinos.
Qualquer que tenha sido a origem do costume, motociclistas em todo o mundo carregam a tradição até hoje, junto com tantas outras tradições que tornam o motociclismo uma fraternidade tão forte.
“Viver para rodar, rodar para viver”, a tradução do famoso “"Live to ride, ride to live", é a máxima expressão do sentimento dos motociclistas que amam rodar com suas máquinas, especialmente em estradas longas e sinuosas.

O estilo de vida dos motociclistas é muito mais do que uma motocicleta potente, com muito couro e cromados e uma boa companhia na garupa. A palavra que melhor representa este estilo é “liberdade”, a sensação de perda dos grilhões dos tempos modernos, que nos tentam escravizar.

Com ou sem o Sino Guardião, pilote sempre com segurança!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Revista Rider Magazine elege as melhores de 2017


 A revista Rider Magazine (impressa e virtual) elegeu as 10 melhores motocicletas de 2017.

Aqui vão elas:

BMW R nineT Urban G/S

2017 BMW R nineT Urban G/S
Ducati 1299 Superleggera

2017 Ducati 1299 Superleggera
Harley-Davidson Milwaukee-Eight Touring Bikes

2017 Harley-Davidson Street Glide
Honda CRF250L Rally

2017 Honda CRF250L Rally
KTM 1290 Super Duke R

2017  KTM 1290 Super Duke R
Kawasaki Versys-X 300

2017 Kawasaki Versys-X 300
Moto Guzzi V7 III Anniversario

2017 Moto Guzzi V7 III Anniversario
Suzuki SV650

2017 Suzuki SV650
Triumph Bonneville Bobber

2017 Triumph Bonneville Bobber
Victory Octane

2017 Victory Octane
Leia a matéria completa aqui.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Descendo a Serra da Graciosa


Aproveitamos o belíssimo dia de sol de domingo, com temperaturas amenas, para descer a Serra da Graciosa, uma das mais bonitas estradas que tivemos o prazer de rodar, nas nossas andanças de motocicleta. Não fica nada a dever ao Tail of the Dragon (que liga a Carolina do Norte ao Tennessee)  ou aos Black Hills (perto de Sturgis, Dakota do Sul) .

Muito bem preservada e com sinalização perfeita, a Estrada da Graciosa (rodovia PR-410), interliga Curitiba às cidades de Antonina e Morretes, no litoral paranaense.

Atravessa a área mais preservado de Mata Atlântica e foi declarada como Reserva da Biosfera, pela UNESCO. 
Tem 28 km de extensão, rodeados pela mata fechada de preservação e por belos riachos que nascem na Serra do Mar.

Datam de 1721 as primeiras notícias sobre a pioneira Trilha da Graciosa, que deu origem ao trajeto. Até o ano de 1954 a Estrada da Graciosa permaneceu como única estrada pavimentada do Estado, sendo importante rota de turistas ao litoral e escoamento da produção agrícola (café, erva-mate e madeira), do interior do Paraná rumo ao Porto de Paranaguá e ao Porto de Antonina.

O trajeto possui muitas curvas sinuosas e ao longo de sua extensão são mantidos seis recantos com mirantes para admirar a vista, equipados com quiosques para venda de produtos típicos e estruturas de lazer com churrasqueiras e sanitários. 














Foi um passeio maravilhoso. Recomendo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O carro que Donald Trump vai usar


"The Beast", a limousine oficial do presidente dos EUA.
Ao ser eleito presidente dos Estados Unidos, o bilionário Donald Trump não ganha apenas as chaves da Casa Branca. Ele também passa a utilizar a mais poderosa, segura e cara (1,5 milhão de dólares) limousine do planeta: um Cadillac apropriadamente chamado de “The Beast”.

Mantido sob sigilo pelo Serviço Secreto dos EUA*, algumas especificações do veículo blindado acabaram vazando e tornadas públicas.

Apesar do jeitão de Cadillac, ele na verdade é um veículo desenvolvido com base no chassi de uma picape diesel GMC Topkick. Isso foi necessário, já que um veículo presidencial feito sobre monobloco não aguentaria o peso oriundo da pesada blindagem e inúmeros equipamentos.

A Pick-up GMC Topkick, cabine dupla e motor V8 4.5 Diesel
Ele utiliza o mesmo motor V8 6.5 diesel e transmissão do GMC Topkick. Mas os faróis são do utilitário Escalade, enquanto as lanternas são do antigo DTS. Em 2017, a limusine presidencial sofrerá algumas mudanças para ter o visual atualizado.

Feita de aço, alumínio, titânio e cerâmico, ela tem 20 centímetros de espessura na carroceria e 12,8 cm no para-brisa e nas janelas restantes. Isso é suficiente para aguentar granadas e suportar até mísseis leves, o que resulta em portas tão pesadas como as de um Boeing 757. Além disso, o chassi de picape é reforçado com placas blindadas para aguentar explosões ocorridas na parte de baixo (como artefatos enterrados no asfalto).

O único vidro que abre é o do motorista, e mesmo assim apenas alguns centímetros, para que o agente do Serviço Secreto possa se comunicar com quem está do lado de fora, em uma situação de emergência.

Os pneus são produzidos com um material que combina uma borracha especial e kevlar, e têm a capacidade de rodar vazio ou mesmo até sem os pneus, por conta das rodas com bordas de aço. O tanque de combustível, também blindado, possui uma espuma especial para impedir que haja qualquer incêndio mesmo se for atingido, enquanto a cabine de passageiros é selada para impedir um eventual ataque químico.

O presidente Obama e a limousine. Repare na espessura da porta blindada!
Entre os equipamentos, o Cadillac “The Beast” oferece canhões de gás lacrimogênio e câmeras de visão noturna embutidas na dianteira, tanques de oxigênio para situações de emergência, bolsas de sangue compatível com o tipo do presidente, extintores de incêndio automáticos e uma arma calibre 12 dentro da cabine como última instância, para quando a situação ficar fora de controle.

Para manter o presidente em contato com o resto do mundo, há acesso à internet, telefone por satélite de última geração e uma linha de comunicação direta com o vice-presidente e o Pentágono.

A limousine tem capacidade para levar até sete passageiros, incluindo o motorista. No entanto, normalmente ele carrega três pessoas a bordo: um agente de proteção do presidente, o próprio presidente e o motorista. São quatro assentos na parte de trás, com três deles virado para trás e um ao lado do lugar do presidente, separado por uma mesa dobrável. Curiosamente, o banco onde fica o presidente é coberto por um tecido azul em vez de couro.

Com suas 8 toneladas, é esperado que o desempenho do Cadillac “The Beast” não seja surpreendente. O motor V8 6.5 diesel foi escolhido por questão da durabilidade e também pela segurança, já que o combustível é menos inflamável do que a gasolina (reduzindo as chances de explosão), além de ser mais fácil de encontrá-lo em outros países.

A aceleração de 0 a 100 km/h não é tão ruim: 15 segundos, tempo equivalente ao de um popular 1.0. Mas a velocidade máxima acaba limitada a pouco mais que 60 mph (ou 96 km/h). O consumo estimado é de apenas 3,4 km/l.

O Serviço Secreto americano não conta apenas com uma unidade do Cadillac “The Beast”, mas sim doze exemplares idênticos da limusine presidencial. Duas delas (uma para o transporte do presidente, outra servindo de “isca”) viajam em um avião exclusivo (um cargueiro Boeing C-17 Globemaster, da Força Aérea), sendo acompanhados de um Chevrolet Suburban, também blindado, que funciona como posto de comunicações.

Chrevrolet Suburban blindado, do Serviço Secreto dos EUA.
Os outros Cadillacs são mantidos de prontidão pelo Serviço Secreto – há um rodízio entre eles. Dependendo do destino, as comitivas presidenciais americanas podem englobar até 45 veículos blindados, incluindo ambulâncias e viaturas policiais.


Mesmo com suas enormes dimensões, o chofer responsável por levar o presidente é um piloto profissional capaz de fazer manobras rápidas de evasão em locais apertados e em situações de emergência. Esses motoristas do Serviço Secreto dos EUA passam por treinamentos intensivos numa base militar, em conjunto com engenheiros da General Motors e outros pilotos de testes.
(Fonte: revista Quatro Rodas)


O Serviço Secreto dos Estados Unidos (The United States Secret Service – USSS) é uma agencia federal americana subordinada ao Ministério de Segurança Interna (U.S. Department of Homeland Security). Foi originalmente criado em 1865, subordinado ao Ministério da Fazenda, para combater os crimes de falsificação de moeda. Em 1901 foi designado para a proteção do Presidente dos Estados Unidos, após o assassinato do Presidente William McKinley. Depois do assassinato do Presidente John Kennedy, a responsabilidade do Serviço Secreto foi ampliada para prover a segurança e proteção ao Presidente e ao Vice Presidente – e suas famílias -, além dos candidatos à presidência e vice-presidência durante a campanha eleitoral e a Chefes de Estado em visita aos EUA. Tem 6.750 funcionários, dos quais 4.400 são agentes especiais permanentes.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Verão e calor: Proteja-se bem!


Falar de calor aqui no Sul, principalmente em Curitiba, é ainda prematuro.

Mas alguns Estados do Sudeste já estão registrando temperaturas próximas dos 40°C. 
Assim, conversar sobre as precauções que devemos tomar nos meses mais quentes do ano é sempre atual.

Na nossa viagem em 2010 pelos desertos  dos EUA, inclusive o Death Valley, no deserto de Mojave, aprendemos algumas coisas que gosto de compartilhar com os colegas que nos acompanham aqui.

Primeiro de tudo, é manter-se hidratado. Tomar água em abundância é muito importante. Recomendo também comer bananas, para repor o potássio que perdemos ao transpirar.

Para enfrentar o calor intenso no verão brasileiro, precisamos nos equipar da forma correta.
Quando estamos rodando com nossas motocicletas, a sensação provocada pelo vento pode nos enganar. Não caia nesta! Use sempre jaqueta, luvas e capacete fechado, com boa ventilação. E não se esqueça do protetor solar.

A jaqueta que eu e minha fiel garupa, co-piloto e fotógrafa oficial usamos no verão é esta:

Trata-se da jaqueta Grey Mesh Jacket - Part # 98251-09VM. Esta jaqueta é fabricada com uma malha de poliester de alta resistência à abrasão, com um forro também de malha, que permite um fluxo constante de ar. Vem com proteção adicional leves para os cotovelos e ombros (retiráveis). 

Tem dois bolsos na frente, com zíper, que aumentam o fluxo de ar quando abertos. Dois bolsos externos com zíper e dois bolsos internos completam a jaqueta. O preço é bem razoável: US$99.00. O modelo feminino tem o código 97240-10VW.

Há outros modelos, dentro do mesmo padrão, disponíveis no catálogo da H-D e de outros fabricantes.

Para proteger as mãos, utilizo as luvas de malha de nylon (Men's Full-Finger Mesh Gloves - part #98263-07VM), com reforço na palma da mão. Protege toda a mão, com ventilação constante.


Uso também um protetor de assento. É o Circulator Rider Seat Pad, part # 51074-10 (para o piloto) e 51078-10 (para a garupa). Este protetor tem um camada de gel e uma malha de poliester, que permite a circulação do ar durante todo o tempo.


 Boas estradas e lembre-se: Pilote sempre com segurança!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

BMW G 310 GS será lançada no Brasil em 2017

2017 BMW G 310 GS
A BMW G 310 GS será lançada no Brasil em 2017.

O modelo é o segundo da nova linha de baixa cilindrada da marca alemã, utiliza a mesma base da G 310 R (lançada no Salão de Milão), e segue o estilo aventureiro das GS de maior cilindrada.


O visual da G 310 GS é fortemente inspirado na R 1200 GS, principalmente pelo paralama dianteiro e as carenagens fixadas nas laterais do tanque.


Na dianteira, a moto também traz uma pequena bolha e as suspensão dianteira, do tipo invertida, é dourada e dá a impressão de ser um modelo de maior cilindrada.


O motor motor monocilíndrico de 313cc gera 34,4 HP e a motocicleta tem freios ABS de série e uma ergonomia mais confortável.


As rodas são de liga-leve com 19 polegadas na dianteira e 16 na traseira.

Não há, ainda, preço de venda fixado para o Brasil. Na Índia, é vendida ao equivalente a US$3.700.

Triumph Bonneville: uma belíssima motocicleta

Steve McQueen, no filme "The Great Escape", 1963.
Paul Newman, Steve McQueen, Clint Eastwood, Bob Dylan, Keith Richards. Famosos, durões, rebeldes. Todos tinham uma Triumph Bonneville.

Clint Eastwood (com Tisha Sterling) no filme Coogan's Bluff, de 1968.
Paul Newman e sua Triumph Bonneville.
O modelo foi criado pela Triumph em 1959 e o nome é uma homenagem ao feito do piloto Johnny Allen, que fixou o recorde de velocidade em uma motocicleta (344 km/h) no leito seco do lago salgado Bonneville, no deserto de Utah, EUA, nos anos 1950.

1959 Triumph Bonneville T120
Depois de 5 anos de desenvolvimento, a Triumph lançou a nova plataforma das Bonneville em 2016, com 5 modelos em 3 variantes do venerável motor de dois cilindros paralelos, com refrigeração a líquido. 

A motocicleta vem carregada com tecnologia mas mantendo sua aparência vintage.

Todos os cinco modelos tem um estilo impressionante, bom desempenho e tecnologia, mas os dois que mais mantêm o estilo Bonneville dos velhos bons tempos são a T120 e a 120 Black, na minha opinião.

2017 Triumph Bonneville T120, 900cc.
O investimento da Triumph na produção da nova linha Bonneville tem dado resultado: aumento de 68% nas vendas, segundo a empresa.

De todas as motocicletas Triumph, as Bonnevilles são as minhas prediletas.