terça-feira, 30 de julho de 2013

Harley-Davidson - Resultados do 1o. Semestre 2013

A crise econômica que pegou os consumidores americanos pela garganta, em 2008, não livrou ninguém. Nos primeiros dois anos, as vendas de motocicletas caíram a níveis nunca vistos desde os anos 1990. 

Quatro anos depois, o mercado vem se aquecendo, outra vez, com a recuperação da maior economia do mundo, permitindo aos americanos retornarem seu poder de comprar. 

Mas a supremacia da Harley-Davidson parece intocada, segundo análises publicadas esta semana, depois que a HDMC apresentou seu resultado do segundo trimestre de 2013.


"A Harley-Davidson reina absoluta no mercado americano de motocicletas. Uma das duas únicas marcas americanas a sobreviver a Grande Depressão (a outra é a Indian), tem um comunidade fiel à sua marca e detêm 50% do mercado americano e 33% do mercado mundial de motocicletas acima de 450 cc.

Conforme os relatórios apresentados ao mercado financeiro, nos últimos dois anos e meio, a H-D tem mantido um aumento constante nas vendas de motocicletas novas, com um crescimento médio de 6,4%. Além disso, o resultado operacional cresceu 17,65%, com lucros aumentando na ordem dos 14.72%.

O valor das ações da H-D Inc. na Bolsa de New York aumentou 454% desde 2009. Naquele primeiro ano da crise internacional suas ações chegaram a ser negociadas a US$10. Hoje, as ações da Harley estão no patamar de US$55.

Fruto de uma estratégia de crescimento bem planejada, atingiu um público mais jovem, que hoje representa 30% sua base de consumidores. E a venda de acessórios e roupas acompanha este novo consumidor da marca, ávido por manter-se na moda e pertencer à elite do motociclismo.

No cenário internacional o resultado não foi diferente. Até 2005 as vendas fora dos EUA representavam 16%. Hoje, já são responsáveis por 35% das vendas consolidadas (motocicletas novas, acessórios e vestimenta)."

O número de revendedores H-D fora dos EUA atingiu 104 novas unidades desde 2009, com a inauguração da nova loja em Salvador, BA. O objetivo da Harley-Davidson é chegar a um total de 150 novos revendedores internacionais até o final de 2014.


No seu relatório ao mercado, a HDMC indica que o lucro líquido do primeiro semestre foi de US$495,9 milhões, com receita consolidada de US$3,37 bilhões. O crescimento foi de 18,2% no lucro e de 6,6% no faturamento.

No geral, as vendas de motocicletas nos EUA caíram 10% no primeiro semestre de 2013, comparado ao mesmo período de 2012. Segundo a Associação de Fabricantes de Motocicletas, a causa foi uma primavera particularmente fria e chuvosa, atrasando o início da temporada de vendas.
Apesar disto a Harley-Davidson entregou 114.447 motocicletas novas aos seus revendedores, uma redução de apenas 0,6% comparado ao ano anterior.

Os concorrentes mais próximos da H-D no mercado americano são a Honda Motor Company e a Polaris Industries.

Maior fabricante mundial de motocicletas de qualquer cilindrada desde 1959, a Honda está enfrentando sérias dificuldades,com lucros bem abaixo do esperado. A decisão do Banco Central do Japão de desvalorizar o iene perante o dólar e outras moedas fortes, aumentou consideravelmente o custo de produção do gigante japonês.


Apesar de um crescimento de 2,8% nas vendas de motocicletas por unidade, a conversão de moedas trouxe este crescimento para modestos 0,7%, quando traduzidos em receita financeira. E apesar de cortes dramáticos nos custos de produção, o lucro operacional da Honda atingiu US$1,1 bilhão em 2012, uma queda de 22,7% sobre o ano anterior.

Como o governo do Japão deve continuar com a política de desvalorização de sua moeda, o resultado da Honda continuará a sofrer.

A Polaris, líder mundial de veículos recreativos - especialmente quadriciclos e motos de neve - não está mostrando a mesma força no segmento motociclístico. 

As vendas da On-Road Division cairam 3% no últimos semestre. Esta divisão é responsável pela fabricação e venda das marcas Indian e Victory. A Polaris criou a Victory Motorcycles em 1998 e comprou a Indian em 2011 para competir diretamente com a Harley-Davidson.

Estradas de Papel

Um  alemão avisou ao amigo brasileiro que pretende percorrer o Brasil de carro alugado, aproveitando uma longa licença que conseguiu na empresa de comércio exterior.
  
Como gerencia compra de alimentos do Brasil, Argentina e Uruguai, quer conhecer o campo brasileiro por dois meses. O amigo brasileiro preveniu-o de que ele irá encontrar estradas ruins, com asfalto cheio de buracos. O alemão não entendeu.
Pediu para repetir.

Como assim, asfalto com buracos? A última vez em que ele ouviu falar de asfalto com buracos na Alemanha fora na 2a Guerra - e eram provocados por bombas dos ingleses e americanos.
Mas as estradas logo foram consertadas, assim que a guerra acabou, melhoradas e ampliadas.

O alemão continua sem entender por que há buracos no asfalto brasileiro se o país não sofreu bombardeios.
Só vai entender quando vier, lá por agosto.

Pobres brasileiros, que sofremos com isso desde que nascemos.
A maioria de nós acredita que isso é normal.

Com passagem aérea à prestação e a descoberta de hotéis e aluguel de carro mais baratos do que no Brasil, estamos viajando mais para o exterior e descobrindo como é, realmente, uma estrada.
E, quando voltamos, ficamos furiosos.

Porque, afinal, os impostos por aqui abrem crateras nos nossos bolsos.

A cada R$ 100 que produzimos ou ganhamos, deixamos quase R$ 40 de impostos, taxas e contribuições para o Estado nos prestar serviços que não presta, ou são serviços medíocres como a infraestrutura que emperra esse pobre grande país rico.

Os cabeças do Estado - prefeitos, governadores, presidente - podem até querer, mas o Estado não consegue, grande demais, incompetente, amarrado a uma cultura de ineficiência e improdutividade.

Por Alexandre Garcia

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Perfil do Harleyro Está Mudando?

Pela primeira vez, em décadas, a maioria das pessoas que compraram uma Harley-Davidson nova em 2012 não era um "baby boomer", assim chamados aqueles que nasceram entre 1946 e 1964, definido pelo grande crescimento demográfico do pós-Segunda Guerra Mundial. A afirmativa é de um executivo da Harley-Davidson Motor Company na semana passada, quando a companhia anunciou o resultado do segundo trimestre de 2013.


Desde o lançamento do filme "Easy Rider" em 1969 (com Peter Fonda, Jack Nicholson e Dennis Hopper - que também o escreveu e dirigiu), a maioria dos Harleyros é constituída de baby boomers, identificados com o espírito de liberdade tão bem representado pela Harley-Davidson.

Quando assumiu o comando da Motor Company em 2009, Keith Wandell (Chairman, Presidente e Principal Executivo da HDMC) viu que precisava aumentar a base de clientes da empresa, para assegurar sua sobrevivência e crescimento. E apostou nos mais jovens, sem abandonar seus fiéis e antigos seguidores.

A HDMC desfez-se de outras marcas e estilos que faziam parte de seu portifólio (Buell e Agusta), fez uma reengenharia na empresa, concentrando-se na marca Harley-Davidson, lançando modelos mais identificados com as novas gerações. A linha "black", que tem agradado tanto aos jovens motociclistas é sua maior expressão.


Outro segmento do mercado em crescimento constante, que também é alvo do marketing da Harley-Davidson, é o das mulheres motociclistas. Modelos mais leves e fáceis de pilotar tem agradado bastante às novas Harleyras.


O Tri Glide é um sucesso de vendas, superando todas as expectativas da fábrica, segundo um artigo da Reuters recentemente publicado. Este modelo agrada também às mulheres que gostam de pilotar motocicletas mais pesadas.


Motociclistas mais idosos, que já não se sentiam seguros pilotando as Touring de duas rodas, estão comprando os triciclos da H-D, que não perderam sua identidade Harley-Davidson ao acrescentar uma terceira roda (veja postagem sobre minha experiência com o Tri Glide).


Assim, a Harley-Davidson mantém sua tradição, dando boas vindas às novas gerações, sem abandonar os Harleyros que mantiveram a marca viva e na liderança nestes últimos 110 anos.

domingo, 28 de julho de 2013

Orange County Choppers de Volta na TV

Paul Teutul Sr. (conhecido como "Senior"), dono da mais famosa oficina de customização de motocicletas dos EUA, voltará com um novo programa na televisão.


O fundador da Orange County Choppers (OCC), protagonista da famosa séria "American Chopper" ─ mostrada no Discovery Channel e TLC de 2003 a 2010 ─ estará de volta ao circuito de TV a cabo na CMT (Country Music TV), em uma série de oito episódios. O primeiro irá ao ar no dia 18 de Agosto.

"Estamos empolgados em voltar à televisão fazendo o que temos de melhor: construindo motocicletas que ninguém constrói. Temos muitos projetos bacanas em mente e estamos ansiosos por mostrá-los nesta nova série", disse Paul Senior em uma entrevista, recentemente.

No comando da OCC há mais de 14 anos, Paul Senior continua com a sua marca registrada: vasto bigode, bícepes tatuados e camiseta regata. Ele era o proprietário da Orange County Iron Works (agora de seu filho Daniel Teutul), uma pequena metalúrgica em Newburgh, Estado de New York, quando começou a construir motocicletas sob encomenda no início dos anos 1970. Em 1999 inaugurou a Orange County Choppers, que lhe trouxe fortuna e notoriedade mundial. 


Em 2008 seu filho Paul Teutul Jr, com quem mantinha discussões frequentes no programa, foi despedido sumariamente da OCC, ainda que continue com 20% das ações da companhia. Atualmente Paul Jr tem sua própria oficina de customização, a Paul Jr Designs. Os dois voltaram a compartilhar o mesmo programa por mais quatro temporadas, até o encerramento definitivo, em Dezembro de 2012.

Os produtores da série, Craig Piligian e Sam Korkis, da Pilgrim Studios, são os mesmos que produziram 165 episódios da "American Chopper", durante 6 temporadas. O encerramento da série foi comentada aqui.

Os episódios terão duração de uma hora e vão mostrar a equipe da OCC de uma forma diferente, segundo Craig Piligian. E as brigas, explosões emotivas e discussões pesadas, além de motocicletas originais, estarão presentes como sempre.

A CMT é o canal líder de audiência em música country nos EUA, com mais de 92 milhões de expectadores.  Apresenta programas de música, entretenimento e reality shows.
Não se sabe se a série será transmitida por algum canal, no Brasil.

sábado, 27 de julho de 2013

Rebeca e o Frio

Quem me conhece sabe que tenho duas gatas, além da minha esposa (rsrs).
Vejam minha postagem a respeito aqui.

Com o forte frio que está fazendo em Santa Catarina, as duas procuram se proteger nas camas bem protegidas que a Rô prepara para elas.

Mas a Rebeca adora ficar perto do aquecedor, fazendo-me companhia no meu escritório doméstico.


É uma excelente companhia.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Motocicleta Congelada em Santa Catarina

Esta motocicleta, uma Honda CG 125, foi fotografada nesta quarta-feira, pela manhã, em São Joaquim, SC.

A temperatura na cidade chegou a marcar -4C e a umidade do ar permitiu esta formação de gelo.


Yamaha Faz Recall da Midnight Star

A Yamaha chama proprietários da XVS 950 Midnight Star, fabricadas entre 2009 e 2012 (chassis 9C6KN001090000101 a 9C6KN0010C0004500), para corrigir eventual falha no alinhamento da roda traseira.


O problema pode causar também danos no rolamento e em outras partes do conjunto da roda, gerando transtornos, maior tempo de imobilização da motocicleta e, principalmente, alto custo de reparo para o usuário. A fabricante informa que o eventual desgaste do rolamento não acarreta risco à segurança do motociclista.

A marca fará de forma gratuita o alinhamento da roda traseira e, se necessário, substituição do rolamento e de outras peças do conjunto do cubo da roda.


Para obter mais informações, acesse o site da marca (www.yamaha-motor.com.br) ou ligue para 0800-774-3738 (horário comercial).

E o Frio Continua

Santa Catarina e todo o sul do Brasil está tomado por uma massa de ar polar, provocando quedas de temperatura a níveis raramente vistos.

Mesmo no litoral, a temperatura tem estado bem próximo da faixa de congelamento, o que exige um aumento da atenção de motociclistas e motoristas, para a possibilidade de congelamento na pavimentação de estradas e, especialmente, de pontes e viadutos.



Algumas fotos de regiões de Santa Catarina, publicadas nas redes sociais nesta terça-feira, 23/7.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alerta de Frio Intenso em SC


Santa Catarina - Operação Neve na Pista 2013


Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina: Operação Neve na Pista 2013

Orientações sobre trânsito nas rodovias estaduais com a possibilidade de ocorrência de neve ou gelo sobre a pista.

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) orienta os usuários que transitarem nas rodovias estaduais catarinenses que observem as seguintes recomendações ao se depararem com neve ou gelo sobre a pista:

1. Informe o Posto da Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 198, para que o Policial de serviço possa auxiliá-lo no seu deslocamento com dicas e orientações sobre o trânsito no local;

2. Tenha a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e redobrada atenção;

3. Ao se depararem com gelo sobre a pista, não prossiga e imediatamente peça auxilio ao Policial Militar Rodoviário pelo fone 198.

4. Os motoristas devem tomar a precaução de colocarem nos radiadores de seus veículos, anti-congelantes, para evitarem maiores problemas e surpresas;

5. Evitem transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada e a probabilidade de deslizamentos sobre a pista é maior;

6. Observem as placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Nestes locais redobre a atenção e observe se realmente há a presença de gelo. Se houver, informe o Posto da Polícia Militar Rodoviário mais próximo;

Informamos também que há possibilidade de interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias estaduais, em face de possibilidade da presença de neve ou gelo sobre a pista. Caso isso ocorra, pedimos a compreensão dos motoristas, para que respeitem a decisão do Policial Militar de serviço, pois ele estará zelando pela sua segurança e de terceiros.


Em situações de emergência ou necessitando de informações, ligue para o fone 198, que um Policial Militar Rodoviário irá lhe atender.

Fuzileiros Navais - Escolta Abençoada

22 motocicletas do Corpo de Fuzileiros Navais que vão acompanhar os Símbolos da Jornada Mundial Juventude (JMJ), foram abençoadas nesta sexta-feira em frente à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. 


Os Fuzileiros Navais vão escoltar a comitiva do Papa Francisco durante sua visita ao Rio de Janeiro.

Os militares vão se revezar no trabalho durante os dias 22 e 29 de julho. As motocicletas levam as bandeiras do Brasil, do Vaticano e da própria Corporação. 


A Companhia de Polícia do Batalhão Naval foi criada em 1948. No ano seguinte foi criado o Pelotão de Polícia Motorizada, atual Pelotão de Motociclistas. Desde sua criação a Companhia de Polícia primou pela disciplina, lealdade e prontidão no cumprimento das diversas tarefas a ela confiadas, sendo reconhecida por seu profissionalismo e senso de dever.

O Pelotão de Motociclistas da Companhia de Polícia do Batalhão Naval é composto por batedores formados pelo Curso de Motociclista Militar, conduzido pelo próprio Batalhão Naval. Neste curso, com duração de 9 semanas, são ministradas as disciplinas de Legislação de Trânsito, Escolta de Batedores, Direção Defensiva, Mecânica e Manutenção e Condução da Motocicleta.


As motocicletas utilizadas pela Companhia de Polícia são Harley-Davidson Road King Police, com motor de 1700cc. 

Pilotagem em Grupo - Sinais

Recomendado para movimentação em grupo.


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Motoneve e Curitibanos

No sábado, de manhã, fomos conhecer o Motoneve.

O encontro tradicional de Lages, SC, já sendo realizado há 18 anos, é um evento eclético, reunindo muitas tribos.

A maioria das motocicletas eram esportivas e havia muitos triciclos, também. O número de touring era menor, mas mesmo assim - ou por causa disto - a Floripa Harley-Davidson tinha um estande lá, inclusive com o ônibus da empresa.


Fotos de Milton Barão.
Vários membros do Balneário Camboriú Harley-Club se juntaram a nós na manhã de sábado, depois de terem rodado os 305 km de BC até Lages. O tempo bom (ainda que um pouco frio) ajudou no trecho e por volta das 11:00 horas estávamos todos juntos. Alguns amigos do Curitibanos Harley-Club também vieram para almoçar conosco e nos escoltar até Curitibanos.

As meninas, curtindo o Motoneve.
Na parte da tarde do sábado há uma frequência grande de motocicletas de pequeno porte (entre 125 e 250cc), com demonstrações acrobáticas e queima de pneu. Como não são atividades que desfrutamos, resolvemos ir almoçar e seguir para Curitibanos.O restaurante escolhido foi o Cansian Zamban (Rua Frei Rogério 730), bem tradicional em Lages, que só abre para almoço.


O trecho entre Lages e Curitibanos é relativamente curto (82 km), seguindo pela BR-116 e pela BR-470. Por volta das 16:00 horas já estávamos lá.


 




Ficamos hospedados no Gaboardi Park Hotel, recentemente inaugurado na Praça da República, em Curitibanos.
À noite, curtimos um excelente churrasco na residência dos nossos amigos Volnei e Fátima Marx.





Depois do churrasco, a maioria dos casais foi ao Expocentro, assistir uma apresentação de uma dupla sertaneja.
Na manhã de domingo, saímos de Curitibanos às 08:15 em direção ao litoral, pela BR-470. A viagem foi muito boa, com temperaturas ao redor de 11°C,  sem nevoeiro na serra e pouco tráfego de caminhões. Por volta das 11:00 já estávamos próximo de Pomerode e fomos almoçar um marreco recheado no Siedlertal.

Às 14:00 horas estávamos em casa, satisfeitos depois de um fim de semana com pessoas incríveis e um bate-e-fica de 720 km, visitando duas cidades e dois eventos.

sábado, 13 de julho de 2013

No Motoneve, em Lages, SC

Apesar de morar em Santa Catarina desde 2006, nunca tinha tido a oportunidade de subir a Serra Catarinense e visitar Lages.
Uma das cidades mais importantes do estado, tanto nas áreas econômicas e sociais, como na área política, pois desta região saíram 4 governadores de SC, inclusive o atual.

Dois eventos, entre muitos, chamam a atenção anualmente: a Festa do Pinhão e o Motoneve.

Este ano resolvi verificar como é o encontro de motocicletas, num bate-e-fica que inclui, ainda, uma noite em Curitibamos.

Saímos de Balneário Camboriu no sexta-feira pela manhã, numa viagem sem problemas pela BR-101 até Palhoça e dai pela BR-282 até Lages.
A BR-282 tem pista simples mas muito menos tráfego de caminhões, comparada com a BR-470, que seria a outra opção.


Prontos para seguir viagem. Antes, um café no Pão Italiano,
sede oficial do Balneário Camboriú Harley-Club.
Com cinco motocicletas, fizemos o trecho até Lajes em cerca de 4 horas (são 300 km), com uma parada no posto Ipiranga de Bom Retiro, SC (acesso à Rodovia das Neves, que leva a Urubici e à Serra do Rio Do Rastro).

Já no Hotel Ibis Lages, inaugurado em Dezembro/2012 e bem localizado no Centro de Lajes.


À noite saímos para jantar. A temperatura estava prevista para 8°C e nosso companheiro Henrique Sthrel sugeriu que alugássemos uma van. Aí poderíamos apreciar um bom vinho, sem preocupação. A idéia foi aceita e contratamos os serviços do Jairo Pauletti (49-9982-1239), que nos atendeu muito bem.




Jantando no Happy Muzzarella
O jantar ocorreu no Happy Muzzarella (Av. Pres. Vargas 199, ao lado do Hotel Le Canard) que apesar do nome não serve só pizzas. Na realidade comemos um excelente filé mignon ao molho funchi, acompanhado de fettucini, que estava uma delícia. Preço muito razoável.

Os demais companheiros do Balneário Camboriú Harley-Clube estão saindo de lá agora pela manhã de sábado e devem chegar a Lages por volta das 11:00 horas. Outros amigos virão de Curitibanos.

Prontas para a Pista!

Ready for the race!


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Imitação Explícita?

O site Motor Cycle News (MCN) da Inglaterra revelou que a Triumph está testando alguns modelos de motoclicletas cruiser, na tentativa de competir no segmento onde a Harley-Davidson Motor Company lidera com larga margem.

Foram fotografadas motocicletas parecendo Harleys, mas com o motor transversal característico da marca inglesa.

Uma Triumph, com motor de 2 cilindros paralelos, imitando uma H-D Ultra Glide?
Ou uma H-D Ultra Glide equipada com motor Triumph?
Uma Road King com motor refrigerado a líquido?
 Não, uma tentativa da Triumph de imitar a H-D.
Claro, todos os fabricantes tentam chegar onde a Harley-Davidson está, mas a H-D tem um presença bem sedimentada no mercado americano acima das 600cc. E, claro, todas as marcas querem conquistar o consumidor estadunidense.

Mas fazer uma cópia quase identica dos modelos da HDMC é forçar um pouco demais a barra.

Não sei se chegarão ao ponto de lançar estas motocicletas no mercado e nem qual seria a reação dos motociclistas. Acho muito pouco provável que uma imitação tão explícita consiga conquistar uma fatia razoável do maior mercado mundial de motocicletas de grande porte.

Uma das razões principais em preferir uma H-D, além do estilo de vida que a marca representa, é o roncar característico dos motores V-Twin. Acho que isto vai continuar como um atrativo por muito tempo, ainda.

Entretanto a MCN indica que o protótipo imitando a Road King já está em pré-produção, ainda que uma cópia das Ultra Glides esteja num horizonte bem distante.

Vamos ver no que vai dar.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Quando se é muito velho para pilotar?

Ontem, estava reunido com os amigos do Balneário Camboriú Harley-Clube, no nosso tradicional jantar das quartas-feira, e o assunto de idade surgiu na nossa conversa.

No nosso grupo a maioria dos motociclistas está na faixa entre 45-55 anos. Alguns poucos, mais veteranos,  já passam dos 65, eu incluído.

Falávamos sobre o assunto e me lembrei de Chester Zawalich, um morador do Estado do Wisconsin, EUA, que recentemente comprou sua mais recente Harley-Davidson, uma Ultra Classic Electra Glide 2013.

Um detalhe: Chester tem 98 anos de idade.



Segundo reportagem da Fox News, Chester Zawalich, comprou sua primeira motocicleta em 1930, pagando a "fortuna" de US$50.00 por ela.

Ele nunca parou de pilotar e durante a Segunda Guerra Mundial foi motociclista da Polícia do Exército dos Estados Unidos. Pilotando uma Harley-Davidson, é claro.

Ao contrário da maioria dos Harleyros, Chester não costumava colocar acessórios em suas motocicletas.

Agora, pela primeira vez, resolveu instalar um acessório novo na sua H-D: um sidecar.
Segundo ele, é mais seguro . . .


O sidecar foi presente da Harley-Davidson Motor Company, que também não cobrou pela pintura personalizada, bem patriótica, por sinal.