quinta-feira, 30 de julho de 2020

Harley-Davidson: Harleyro cruza a costa oeste dos EUA em uma LiveWire®

Diego Cardenas na fronteira com o Canadá
Dono de uma Harley-Davidson® LiveWire®, motocicleta elétrica da marca, faz história com a primeira viagem de fronteira a fronteira nos Estados Unidos

Mudança nos planos para comemoração do 50º aniversário levou proprietário a memórias históricas.

Nos últimos meses, o mundo encontrou novas maneiras de celebrar conquistas e datas importantes. Andar de moto tem sido uma dessas saídas - especialmente em cima de modelos inovadores, como é o caso da primeira motocicleta elétrica da Harley-Davidson, a LiveWire®.

Diego Cardenas, um residente da Califórnia, esperava passar o dia 30 de junho de 2020 na Espanha comemorando seu 50º aniversário. Neste momento, porém, ele sabia que precisaria de um novo plano. Pensando nisso, ele incluiu sua paixão dentro de uma viagem que lhe permitiu manter o distanciamento social, além de proporcionar um momento memorável e único.

Em seu novo plano, montado em sua motocicleta LiveWire®, percorreu um trajeto entre a fronteira mexicana dos EUA e a canadense usando a West Coast Green Highway, também conhecida como WCGH. A WCGH é uma rede de estações de carregamento rápido (DC) de veículos elétricos localizadas a cada 40 ou 80 quilômetros ao longo da Interstate 5 e outras estradas principais dos estados de Washington, Oregon e Califórnia.

Interstate 5, conhecida como West Coast Green Highway
 "Eu queria fazer parte da história da Harley-Davidson e permitir que meus futuros netos pudessem falar sobre como o avô deles foi o primeiro proprietário de motocicletas elétricas H-D a fazer esse passeio", disse Cardenas. "Eu queria mostrar ao mundo que a infra-estrutura de carregamento elétrico está crescendo e ser uma inspiração para que outros experimentem andar em uma moto elétrica como a LiveWire."

Em 22 de junho, Diego iniciou sua viagem épica partindo de San Ysidro, na Califórnia (EUA). Ele andou mais de 2.250 quilômetros e, em seu aniversário de 50 anos, em 30 de junho, alcançou seu objetivo chegando à cidade fronteiriça canadense de Blaine, no estado de Washington. Ao longo do caminho, ele realizou transmissões ao vivo (lives) reportando o seu progresso nas redes sociais, nas quais os fãs que seguiram sua jornada puderam encontrá-lo pessoalmente e torcer por ele. Ele também fez muitas paradas ao longo do caminho para passear com a esposa e a filha de oito anos, que estavam viajando de carro e acompanhando o motociclista em seu percurso.

A esposa e a filha de 8 anos acompanharam a aventura
"A viagem foi inacreditável, uma ótima jornada", disse Cardenas. “A West Coast Green Highway é uma ideia muito boa; existem tantas opções que você pode ter certeza de que vai chegar onde precisa ir. Além disso, se você parar, mas não conseguir usar um carregador, terá outros adicionais por perto. É incrível demais! Por favor, espalhe a palavra, pois isso é tão factível. Se você tem uma motocicleta elétrica ou qualquer outra moto, saia e ande durante esses tempos difíceis. Fazer uma viagem, nesses momentos estressantes, ajuda a liberar sua mente e corpo para ver coisas novas.”

A jornada de Cardenas pode ser encontrada neste link. Ele também é o fundador e criador dessa página, na qual sua principal missão é reunir proprietários de veículos elétricos e não elétricos para fazer perguntas, obter ideias e apoiar a comunidade de motociclistas de veículos elétricos.

Sobre a LiveWire®
A Harley-Davidson LiveWire® 2020 é uma motocicleta totalmente nova; um novo modelo emocionante e impressionante, projetado para oferecer ao motociclista uma experiência de motociclismo de alto desempenho com um novo nível de tecnologia e a aparência premium de um produto Harley-Davidson.


terça-feira, 28 de julho de 2020

Marinha do Brasil completa 284 anos



Hoje, celebramos o aniversário de 284 anos do marco inicial das atividades do Comando da Marinha, que teve origem em 28 de julho de 1736, com a promulgação, pelo Rei de Portugal, D. João V, do Alvará de criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos.

Sobre a imensidão azul de nossos mares e pelos rios que cortam nossa terra, importantes capítulos da história do Brasil foram escritos desde o alvorecer de seus dias. Este País, por natureza, é vocacionado às coisas do mar. Os povos nativos singravam por essas águas até a chegada dos colonizadores portugueses, nautas da Escola de Sagres, berço do desenvolvimento da marinha portuguesa. Adiante, em 1808, com a migração do Estado português para a então colônia no continente americano, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a sede da administração pública da Corte Portuguesa. Durante os anos que se seguiram, a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha permaneceu em terras brasileiras, mesmo após o regresso de Dom João à Europa em 1821, mantendo uma estrutura de governo duplicada entre Portugal e Brasil. No período Republicano, devido à reorganização dos serviços da administração federal, a Secretaria foi elevada a Ministério da Marinha em 1891. Finalmente, em 1999, passou à denominação atual, Comando da Marinha, subordinado ao Ministério da Defesa.

Ao longo dessa travessia, muitos foram os desafios impostos ao Poder Naval para atender aos interesses da nação. Nosso histórico de combates navais é tão antigo quanto à própria história do nascimento de nossa Pátria. Durante o período colonial, a presença de uma Força Naval foi preponderante na expulsão de invasores europeus. Mais tarde, a Invicta Esquadra de Tamandaré tomou parte nos confrontos de consolidação de nossa independência e na defesa dos nossos atuais contornos, acumulando vitórias que orgulham as gerações de marinheiros e de fuzileiros navais. Não obstante, nossos navios ainda estiveram em duas guerras mundiais, primeiro, realizando patrulha naval no litoral noroeste da África até Gibraltar e, durante a Segunda Grande Guerra, efetuando os comboios de proteção aos navios no Atlântico Sul.

Assim como no passado, a Marinha do Brasil está sempre pronta a contribuir para a defesa de nossas águas e para a conquista e manutenção dos Objetivos Nacionais. Para isso, segue firme com seus Programas Estratégicos, visando adequar a Força Naval às ameaças do tempo presente. Nos próximos meses, nosso setor operativo começará a receber os meios do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, sendo o primeiro, o Submarino “Riachuelo”. Em breve, nossa Esquadra poderá contar com novos navios com elevada densidade tecnológica, resultado do Programa Fragatas Classe Tamandaré. Nos próximos anos, o Poder de Combate do Corpo de Fuzileiros Navais será ampliado pelo PROADSUMUS. Os demais Programas também continuam a avançar, contudo, destaco o esforço na Capacitação do Pessoal, elo fundamental da Marinha do Presente com as Marinhas do Amanhã e do Futuro.

A data de hoje celebra os 284 anos do Comando da Marinha e seu firme propósito de honrar o legado de abnegação, disciplina e patriotismo daqueles que ajudaram a escrever as páginas de nossa Força Naval.

A Marinha, ombreada ao Exército e à Força Aérea Brasileira, prosseguirá sua singradura pelo mar do tempo, sempre no rumo constante de dedicação à Pátria. Nesse cruzeiro, o legado de honra e profissionalismo de que somos herdeiros seguirá sendo nossa inspiração maior. Foi dessa forma que, ao longo dos tempos, nossos antecessores edificaram esta instituição exemplar – a Marinha do Brasil!

Ajustem as velas, a Todo Pano!

Viva a Marinha!

Tudo Pela Pátria!

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Harley-Davidson relembra a evolução da suspensão em suas motocicletas

A suspensão traseira hidráulica veio para as Big Twins no modelo Duo Glide de 1958
Não há nada como passar por uma lombada em uma motocicleta sem suspensão traseira, mas também não há nada que pareça tão puramente elementar quanto um quadro hardtail. Como disse, certa vez, Louis Netz, vice-presidente de estilo aposentado da Harley-Davidson, “acho que o atrativo do visual hardtail é a simplicidade, e esse tipo de motocicleta carrega a conotação de 'rebeldia'. Mas a pilotagem delas é complicada, especialmente em altas velocidades, nas estradas erradas”. Essa relação desconfortável entre estilo e conforto remonta um longo caminho.

A forma moderna das motocicletas com que estamos familiarizados hoje foi desenvolvida na década de 1880 e serviu como uma base na qual muitos dos primeiros fabricantes, incluindo William Harley e Arthur Davidson, construíram as primeiras unidades. Apesar de não serem realmente feitas com base neles, as primeiras motocicletas Harley-Davidson® compartilhavam mais do que algumas semelhanças com os designs de quadros das motocicletas contemporâneas. Isso incluía a “suspensão”, ou melhor, a falta dela.

Mesmo que as estradas do início do século XX fossem, muitas vezes, duras a ponto de serem perigosas, os primeiros designs de quadros para motociclistas proporcionavam conforto ao motociclista com pouco mais do que um banco de bicicleta montado sobre uma mola, que tinha apenas cerca de meia polegada de comprimento. Quanto a articular a suspensão na parte dianteira ou traseira do chassi, os motociclistas teriam que esperar um pouco por isso.

Para o modelo ano 1907, a H-D ofereceu seu primeiro garfo dianteiro com “amortecimento”, que usava duas molas espirais. Às vezes chamado de arranjo de “ligação principal”, a parte suspensa do garfo se fixava a um balancim, que, por sua vez, conectava-se ao cabeçote do quadro. Pelos padrões de hoje, isso ainda era bastante rudimentar, mas, para os primeiros motociclistas, era um passo em uma direção melhor.

O design do garfo dianteiro da mola passou por várias mudanças nas décadas seguintes. Com o tempo, o nome “springer” (já que a palavra “spring” significa “mola” em inglês) veio para evocar um design dianteiro clássico para motocicletas.


Os assentos com conforto aprimorado foram aclamados em 1912, com o “assento totalmente flutuante”, que continha um espigão de selim que se apoiava em duas molas. De acordo com um panfleto de venda de motocicletas de 1913, a busca por alternativas era exaustiva, relatando que “após experimentos cuidadosos com amortecedores, espigões de mola, spankers, trava-tranco etc., todos foram descartados”.

A próxima grande rodada de melhorias notáveis para a suspensão da Big Twin só veio após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, amortecedores hidráulicos eram corriqueiros em automóveis. Os amortecedores hidráulicos funcionam ao amortecerem a ação de uma mola espiral inserida dentro de dois tubos telescópicos com óleo para manter o contato da roda com o solo.

O modelo ano 1949 trouxe os primeiros garfos dianteiros hidráulicos para a linha Harley-Davidson. Na tradição do design H-D, a nova dianteira tinha estilo único e recebeu um nome chamativo. O novo garfo dianteiro Hydra-Glide foi essencial para os esforços de marketing, com apelos como “Para os melhores momentos de sua vida… Tire férias em companhia do Hydra-Glide”.

A Hydra-Glide de 1949 trouxe os primeiros garfos dianteiros hidráulicos
A suspensão traseira hidráulica veio para as Big Twins no modelo Duo Glide de 1958, a “emoção mais suave sobre rodas”. As estradas e rodovias no pós-guerra eram da melhor qualidade e permitiam viagens mais tranquilas. Isso, por sua vez, levou a motores de motocicleta mais potentes. Os motociclistas poderiam ir mais longe e mais rápido do que nunca, valorizando o conforto durante toda a jornada.

A configuração básica da Duo Glide com amortecedores traseiros duplos montados externamente entre o quadro e o braço da suspensão permanece em muitos modelos da Harley-Davidson nos dias atuais. Ainda assim, enquanto alguns motociclistas optavam por maior conforto, alguns ainda preferiam os quadros de estilo antigo, com extremidades traseiras rígidas (ou hardtail), muitas vezes feitas com estruturas envelhecidas.

Em 1976, um engenheiro do Missouri, chamado Bill Davis, mostrou seu quadro “Subamortecedor” ao estilista Willie G. Davidson e outros profissionais na Motor Company. Davis projetou seus próprios quadros customizados para encaixar amortecedores duplos embaixo do assento. Em uma versão alternativa, colocou amortecedores duplos debaixo da transmissão, tirando-os totalmente de vista. Isso permitiu que a motocicleta tivesse uma suspensão total, mas, ainda assim, mantendo o visual de um quadro hardtail.

A Harley-Davidson, finalmente, comprou os direitos do projeto e, depois de algum desenvolvimento adicional para a colocação de subtransmissão de amortecedores duplos de ação reversa, o modelo FXST Softail® 1984 nasceu. O sucesso foi imediato e a Softail gerou uma nova plataforma de motocicletas H-D®. As Softails chegaram a receber o garfo dianteiro “springer” revitalizado em 1988, somando ao visual já clássico.

A suspensão ajustável a ar veio para os amortecedores traseiros na linha 1985 das motocicletas H-D Touring. Isso permitiu que o motociclista ajustasse a pré-carga, o que significa que a quantidade de deslocamento da suspensão poderia ser facilmente modificada com base na preferência do motociclista.

 Desde 2018 o ajuste da suspensão ficou mais fácil nas Softail
Para o modelo ano de 2018, a família Softail foi renovada, como resultado do maior projeto de desenvolvimento de produtos da história da empresa. Entre as principais mudanças estava a adoção de uma suspensão traseira monoamortecida, localizada abaixo do assento. A capacidade de ajuste do motociclista passou a ser a mais fácil de todas e nenhum dos estilos clássicos foi sacrificado.

A evolução dos sistemas de suspensão da Harley-Davidson já percorreu um longo caminho desde os primórdios das motocicletas motorizadas, todas sem spankers – quaisquer que fossem elas.


Fonte: Harley-Davidson do Brasil

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Marinha do Brasil inaugurou a Base de Submarinos da Ilha da Madeira

Base de Submarinos da Ilha da Madeira
A Marinha ativou no dia 17 de julho a Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A base faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que visa à produção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.


A Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM) será a base naval mais moderna da Marinha brasileira e vai contribuir para a preparação dos meios navais, prioritariamente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às organizações militares (OMs).

“Cabe a BSIM prover facilidades de atracação, infraestrutura e apoio administrativo aos navios subordinados ao Comando da Força de Submarinos; segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais OMs e empresas sediadas no complexo, além de oferecer apoio básico de saúde”, informa a Marinha.
Submarino Tonelero, primeiro de uma série de quatro submarinos
que serão construídos no Complexo Naval de Itaguaí.
Em outubro do ano passado, foi apresentado o submarino Humaitá, no Complexo Naval de Itaguaí, o segundo dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica planejados para atuar na defesa da costa brasileira. Em dezembro deste ano, está previsto o lançamento do Humaitá ao mar.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Marinha Mercante: ator Tom Hanks recebe prêmio por seu trabalho

O ator Tom Hanks e sua esposa, a atriz Rita Wilson, em janeiro de 2020
O ator Tom Hanks recebeu o prêmio ”American Maritime Hero Award,” da American Maritime Partnership, em reconhecimento ao seu trabalho de enaltecimento dos heróis da Marinha Mercante dos Estados Unidos.

O vencedor do Oscar chamou a atenção global para a Marinha Mercante dos EUA através de obras aclamadas como "Captain Phillips", que conta a história do ataque ao navio “Maersk Alabama” e o sequestro de seu comandante Richard Phillips (interpretado por Hanks), estrelando e escrevendo o roteiro no recém-lançado "Greyhound". Hanks também narrou o documentário de 2011 “Boatlift – A História Não Contado da Resiliência no 9/11”, contando a história da evacuação de Manhattan por barcos, após os ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center.


Capitão de Longo Curso Richard Phillips
O seu mais recente filme, "Greyhound", lançado no AppleTV + em 10 de julho, conta a história do comandante da Marinha dos EUA Ernest Krause (Hanks) em sua primeira missão de comando naval, liderando um comboio de 37 navios mercantes através do caótico Atlântico Norte, enquanto estava sendo perseguido por um esquadrão de U-boats alemães.


"O trabalho de Tom Hanks ao longo de sua carreira reflete um profundo respeito por quem serviu e serve ao país", disse Mike Roberts, presidente da American Maritime Partnership. “Isso inclui marinheiros americanos que responderam aos ataques de 11 de setembro em Nova York, lidando com a pirataria na costa da Somália e mantendo nossos aliados supridos durante a Segunda Guerra Mundial. Somos gratos por seu trabalho e paixão em contar as histórias desses heróis marítimos desconhecidos.”

Conforme retratado em “Greyhound”, os marinheiros mercantes da Segunda Guerra Mundial são famosos por sua bravura e contribuição à vitória dos Aliados. 

No início de 2020, os marinheiros mercantes que serviram durante a Segunda Guerra Mundial foram homenageados com a Medalha de Ouro do Congresso dos EUA, reconhecendo os quase 250.000 marinheiros mercantes que transportaram dezenas de milhões de toneladas de suprimentos de guerra e mais de sete milhões de soldados, durante o conflito.

A Marinha Mercante dos EUA sofreu a maior taxa de baixas de qualquer arma, durante a Segunda Guerra Mundial. Um total de 8.241 marinheiros mercantes morreu durante a guerra e muitos outros foram capturados e se tornaram prisioneiros de guerra. Hoje, aproximadamente 2.000 heróis marinheiros mercantes da Segunda Guerra Mundial ainda estão vivos nos Estados Unidos.
O “American Maritime Heroes Award” da American Maritime Partnership é concedido a quem se comprometeu heroicamente em ajudar a crescer, melhorar e apoiar a indústria marítima dos EUA.

Fonte: gCaptain

terça-feira, 14 de julho de 2020

Weak Signals Toledo R/C Show: o fim de uma era


Depois de 65 anos apresentando o maior evento de equipamentos para aeromodelismo do mundo ocidental, o Weak Signals Toledo R/C Show encerra suas atividades.

Realizado anualmente na cidade de Toledo, Ohio, nos EUA, no início da primavera, o show era a plataforma de lançamento de rádios, aviões, ferramentas, materiais e outros produtos de aeromodelismo, aguardado ansiosamente por todos os praticantes do nosso hobby.

O último show foi realizado no ano passado e o que estava previsto para 2020 foi cancelado devido à pandemia do Covid-19. O encerramento definitivo do show foi comunicado através de anúncio no próprio site. Veja aqui.


Eu tive a oportunidade de participar de muitos deles. Era sempre uma excelente experiência. Todos os produtos tinham desconto nos preços, com o que eles rotulavam de "show price". Em alguns casos, conseguia kits, motores e até rádios com até 20% abaixo de preço de varejo.

E as novidades!!! Toledo era o momento em que as grandes marcas lançavam seus novos produtos, já que a temporada se iniciava nos estados do norte, mais frios. E vinha gente de toda parte.





Os melhores dias eram sempre quinta e sexta-feiras, pois no sábado ficava tão lotado que se tinha dificuldade para andar. Para quem podia, o domingo era muito bom para as pechinchas. Muitos expositores liquidavam o estoque, para não ter que levar de volta os produtos não vendidos.

Em 2003 consegui convencer meus amigos e vizinhos de Ocala, FL (e colegas de Clube), a me acompanhar. Foi muito divertido!

Lester Le Blanc, eu e Herb Brokhof
Minha última participação no Toledo R/C Show foi em 2005. No final daquele ano retornei definitivamente para o Brasil e nunca mais tive a oportunidade de participar.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Tempos desesperadores para os marinheiros presos pela pandemia

O Capitão de Longo Curso Jens Boysen em Hamburgo, em frente ao "Emma Maersk", um
dos maiores navios do mundo.
Hamburgo, Alemanha, 9 de julho de 2020.

O Comandante Jens Boysen desembarcou de um dos maiores navios porta-contêineres do mundo nesta quinta-feira, após 167 dias no mar. Durante este tempo ele atuou não apenas como capitão, mas também como médico, dentista, conselheiro psicológico e diretor de entretenimento para sua estressada tripulação.

Quase 200.000 marinheiros como Boysen estão presos a bordo de navios mercantes em todo o mundo, alguns por mais de um ano, porque as restrições de viagens devido ao coronavírus tornam quase impossível o rodízio das tripulações, de acordo com um relatório da Organização Marítima Internacional (IMO), agência da ONU que controla as atividades marítimas no mundo.

As tripulações, que vêm de todo o mundo para guarnecer seus navios, sofrem o estresse mental de não saber quando poderão voltar para casa ao fim de sua missão e a situação piorou com a falta de acesso a tratamento médico.

O Comandante Boysen, capitão do “Emma Maersk”, disse que dois tripulantes do navio foram acometidos com dor de dente, mas não tiveram permissão para deixar o navio.
"Recebi aconselhamento médico virtual e depois extrai os dentes", disse Boysen, parado no cais em Hamburgo depois de se despedir de sua tripulação. "Parecia quase uma situação de guerra", acrescentou.

A IMO chamou a situação de "crise humanitária" e instituições do setor marítimo alertaram para um aumento no número de suicídios por marinheiros.


Detalhes do "Emma Maersk"
  • Comprimento: 397 m
  • Boca: 56 m
  • Calado: 16 m
  • Altura dos porões: 30 m, equivalente a um edifício de 10 andares
  • Capacidade: 15.000 containers ou 157.000 toneladas
  • Propulsão: 1 motor Wartsila 14 cilindros, 109.000 HP + 5 geradores Caterpillar 8M32 gerando 40.000 HP
  • Velocidade máxima: 25,5 nós (47,2 km/h)
  • Tripulação: até 30 oficiais e marinheiros; normalmente opera com 15 tripulantes
Tão perto, porém tão longe

Boysen, que é cidadão alemão, finalmente deixou o navio em Hamburgo na quinta-feira, junto com dois outros tripulantes. 

Ele já poderia ter desembarcado em abril, quando o seu navio esteve atracado em Hamburgo.

"Eu senti que era meu dever como capitão não deixar o navio primeiro, mesmo que eu realmente quisesse ver minha família", disse Boysen, que vive com sua esposa e três filhos perto de Flensburg, no norte da Alemanha.
"Esse foi o meu ponto baixo em abril, estar em Hamburgo e permanecer no navio, embora eu pudesse ver a cidade tão perto", acrescentou.

Para manter o ânimo da equipe, ele organizou torneios de karaokê, bingo e outras atividades a bordo.

Cerca de 90% do comércio mundial é transportado por mar 

Boysen disse que as autoridades de imigração e a comunidade marítima deveriam concordar com isenções nas medidas de bloqueio para os marinheiros, a fim de garantir que as tripulações possam ser trocadas e as cadeias logísticas preservadas.

“O público realmente não entende o que fazemos no transporte de cargas. Fazemos parte de uma cadeia logística que não é visível para a maioria das pessoas, mas fornece a maioria das coisas de que elas precisam.”

Agora o capitão, que acumulou uma grande quantidade de férias, não tem intenção de tirar apenas uma folga; ele ficará de férias até o final do ano!
"Eu realmente preciso de uma pausa com minha família."

(Reportagem de Michael Hogan e Jacob Gronholt-Pedersen - Reuters)

terça-feira, 7 de julho de 2020

Harley-Davidson: condições especiais e nova tabela de preços



Durante o mês de julho de 2020 (de 1º a 31/07), a Harley-Davidson do Brasil conta com oportunidades imperdíveis para você realizar o sonho de adquirir uma motocicleta zero quilômetro da marca.

As condições especiais são válidas para a compra de modelos das famílias Sportster®, Softail® e Touring em todas as concessionárias da marca no país. Toda linha da Harley-Davidson do Brasil conta com oferta especial de financiamento por meio da Harley-Davidson Financial Services.

Os interessados em adquirir uma motocicleta Harley-Davidson zero quilômetro terão taxa de 0,99%, com 30% de entrada e saldo em até 48 vezes, tudo isso para tornar mais fácil a realização do sonho de possuir uma H-D na garagem.

As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão disponíveis para um exclusivo Test Ride em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde. Para registrar seu interesse, acesse o site https://change-your-ride.harley-davidson.com/pt_BR/home e inscreva-se. Encontre a loja Harley-Davidson mais próxima em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/find-a-dealer.html. Confira as ofertas do mês em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/offers.html.

Reajuste de preços: por conta da volatilidade do câmbio, a partir de 1º de julho os preços públicos sugeridos das motocicletas passaram por um reajuste, conforme tabela de preços públicos abaixo. A taxa de câmbio do real foi extremamente volátil nos últimos anos sendo que, em 2020, a moeda brasileira continuou a se depreciar em relação ao dólar americano e atualmente está acima de 5 reais por dólar.



Fonte: Harley-Davidson do Brasil

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Graupner: Centro de Serviços inaugurado na Alemanha


Conforme anunciado, foi inaugurado o Centro de Serviços Graupner na Alemanha.

Espera-se que gradativamente os produtos da tradicional marca voltem a ser disponibilizados para compra em todo o mundo.

Veja matéria relevante aqui.