A bateria
da motocicleta nunca deixa de trabalhar, é claro. Com toda a eletrônica
instalada, a bateria continua alimentando vários circuitos. De acordo com os
técnicos da Harley-Davidson, mesmo parada a bateria continua a descarregar no
que é chamado de "auto-descarga". A auto-descarga
aumenta drásticamente com o aumento da temperatura - por exemplo dentro de
garagens fechadas, nos dias quentes - e aquelas equipadas com sistemas de alarme causam um aumento ainda maior
na taxa de descarga.
Se a bateria descarregar demais, por um período longo, pode
sofrer uma avaria permanente. Neste caso, a bateria não conseguirá dar partida
no motor. E aí o seu tão esperado passeio do fim de semana vai para o
"vinagre".
É por isso
que a motocicleta, que naturalmente fica parada por um bom tempo entre os
passeios e viagens, é particularmente passível de ter a bateria avariada por
uma auto-descarga excessiva, mesmo nas épocas em que sua utilização é maior.
A
melhor maneira de evitar uma morte prematura da bateria, de acordo com a
Harley-Davidson, é manter a motocicleta conectada num carregador de bateria de
manutenção, como o Harley-Davidson Battery Tender. Ao contrário de um
carregador padrão, os carregadores da Harley-Davidson tem um circuito interno
que carrega a bateria na taxa apropriada e muda para o estágio de manutenção de
carga, para evitar uma sobrecarga.
Carregadores
recomendados pela Harley-Davidson:
800mA Waterproof Battery Tender (part # 66000004) |
O
Harley-Davidson 800mA Waterproof Battery Tender (part # 66000004) tem um sistema
de carga em três estágios que monitora constantemente a voltagem da bateria até
atingir a carga máxima. A partir daí muda para o modo flutuante que mantém a
carga por período longos. É a prova dágua, o que permite sua utilização em
locais úmidos e até mesmo do lado de fora da casa. O carregador tem proteção contra
polaridade trocada e é à prova de centelha, mesmo quando os terminais se tocam.
O preço, nos EUA, é de US$49,95.
750mA SuperSmart Battery Tender (part # 66000038) |
O modelo
compacto Harley-Davidson 750mA SuperSmart Battery Tender (part # 66000038) foi
projetado para se levar em uma viagem. Seu circuito interno é desenhado para auto-desligamento
quando a carga é completada, mantendo o nível por longo período. Custa
US$39,95, nos EUA.
Ambos os
carregadores vem com um cabo com garras para fixação nos polos da bateria e um terminal com fusível e plug, para ser fixado permanentemente na
bateria para uso constante.
Este
terminal permanente já vem instalado nas motocicletas Touring 2014 do Projeto Rushmore.
LED Indicator Battery Charging Harness (part # 66000005) |
Uma outra
opção interessante é o Harley-Davidson LED Indicator Battery Charging Harness
(part # 66000005), que vem equipado com um indicador em LED, que se ilumina
quando a voltagem da bateria caia a um nível que recomenda a recarga. Este
terminal é compatível com qualquer dos dois carregadores comercializados pela Harley-Davidson.
Preço nos EUA: US$14.95.
Ainda que a
vida da bateria dependa de muitos fatores, uma bateria original Harley-Davidson
deve durar pelo menos 5 anos.
As motocicletas
H-D modelo 2014 vem equipadas com baterias AGM (Advanced Glass Mat) seladas,
que não necessitam reposição de eletrólidos e não enfraquecem, mesmo quando
perfuradas. O eletrólido é absorvido por mantas de fibra de vidro colocadas
entres as placas positivas e negativas. Estas baterias foram projetadas e
construídas como parte integrante do sistema elétrico das motocicletas, desenhadas
para atender as exigências dos rigorosos testes de temperatura e vibração
executados pelos engenheiros da Motor Company. Os polos das baterias, de
desenho patenteado, vem equipados com terminais de aço inoxidável.
As
motocicletas modernas possuem uma sistema eletro-eletrônico sofisticado,
que exige um sistema de alimentação elétrica confiável. Sempre que possível,
utilize sómente baterias originais H-D nos modelos 2014.