A Hyundai
Heavy Industries (HHI), maior estaleiro naval do mundo, começou a construção
do que será o maior navio porta-containers em operação. O navio, capaz de
carregar 19.000 TEU (container padrão de 20 pés ou 6m), foi encomendado pela
China Shipping Container Lines, de Hong Kong.
Estaleiro da Hyundai Heavy Industries em Ulsan, Korea. |
O motor principal, com potência instalada de 94.790 hp, é conduzido eletronicamente, permitindo o controle eficiente do consumo de combustível, redução de ruído e vibrações, além de reduzir a emissão de dióxido de carbono. O sistema permite um ajuste automático do consumo, adaptado às condições do mar e da velocidade de cruzeiro do navio.
O lastro
(água do mar colocada nos tanques), fundamental para manter a integridade e a
estabilidade dinâmica do navio será tratada por dois sistemas que impedem
qualquer tipo de contaminação ambiental. Os sistemas tem capacidade de tratamento de 3 milhões de
litros por hora, filtrando a água do mar e esterilizando bactérias e plânctons
com raios ultravioleta.
O navio
terá 400m de comprimento e 58,6m de boca (largura) ̶ área
equivalente a quatro campos de futebol ̶ e
está com previsão de entrega para Novembro de 2014.
Outros 4
navios idênticos estão programados para entrar em serviço no início de 2015.
Atualmente
o maior porta-containers em operação é o M/V Mærsk Mc-Kinney Møller, de 18.270
TEU, construído pela Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, também da Korea.
O super-navio
é guarnecido por uma tripulação de 19 oficiais e marinheiros e equipado com
dois motores MAN-B&W de 8 cilindros, cada um produzindo 40.300 hp,
acoplados a dois eixos e duas hélices. A velocidade média é de 23 nós ou 43
km/h.
M/V Mærsk Mc-Kinney Møller, efetuando provas de mar, antes da entrega. |
Oficiais do navio com a madrinha, na solenidade de incorporação, em Julho de 2013. |
M/V Mærsk Mc-Kinney Møller, atracado em Bremen. |
A Hyundai
Heavy Industries tem outros 102 navios porta-containers de grande porte no seu
portifólio de encomendas.
M/V Cap San Marco, da Hamburg Süd, construído pela HHI e entregue em Julho 2013. |
A HHI foi
fundada em 1972 em Ulsan, na Korea, quando recebeu a encomenda de dois navios
petroleiros. O estaleiro ainda não existia e foi construído em poucos meses,
para permitir o início da construção dos navios. A empresa tem 25.000 empregados e um
faturamento anual de 49,4 bilhões de dólares.
Atualmente há 372 Ultra Large Container Ships ̶ com capacidade acima de 12,000 TEU ̶ em construção no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário