"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
domingo, 31 de maio de 2009
O medo causado pela inteligência
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Ultrapassagem com Segurança - Rodovia Duplicada
Ultrapassagem em rodovia duplicada, ainda que seja uma operação mais simples do que ultrapassar em estradas de mão-dupla, requer muita atenção, para que possa ser executada com segurança.
Em primeiro lugar, deve-se ter cuidado com as seguintes condições, muito comuns nas rodovias brasileiras:
- Veículo mais lento, saindo para a faixa da esquerda, à sua frente
- Veículo mais rápido, vindo atrás de você
As velocidades médias mais altas, em rodovias duplicadas, torna necessário maiores cuidados antes de se fazer qualquer manobra que implique em troca de faixa de rolamento.
A atitude mais correta e segura é estar ciente, a todo momento, do que está ocorrendo à sua volta. Tanto no que concerne aos veículos à sua frente (na faixa de ultrapassagem ou na faixa da direita), como o que ocorre com o tráfego que vem atrás.
Para isto, a constante verificação do tráfego, através dos retrovisores, é uma rotina de segurança que deve ser empregada a todo momento. Claro que isto não se aplica somente quando vamos ultrapassar outro veículo.
Constantemente verifique se não há nenhuma interrupção na pista da direita, antes de ultrapassar outro veículo, pois este pode ter que mudar de faixa na sua frente. Especial atenção deve ser exercida próximo de cruzamentos ou viadutos com saídas e acessos à rodovia.
Preste atenção nos sinais, não explícitos, de intenção de ultrapassagem, de outros veículos. Tais sinais podem ser, entre outros:
- Velocidade relativa (aumento ou redução)
- Movimentos de cabeça do condutor
- Movimentos do corpo (motociclistas)
- Movimento inicial do veículo
Muitas vezes pode-se notar todos os sinais acima, antes que o condutor do outro veículo ligue a seta luminosa, indicando sua intenção.
É comum um condutor iniciar uma mudança de direção, antes de ligar a sinalização correspondente e, às vezes, faz a manobra sem dar qualquer indicação luminosa.
Cuidado especial deve ser observado quando ultrapassando veículos longos (bi-trens, carretas compridas, etc.), pois pode haver um veículo menor entre duas carretas e este veículo pode mudar de faixa abruptamente, à sua frente.
Conforme comentado pelo Wolfmann (http://wolfmann-hd.blogspot.com/), "um detalhe que muitas vezes passa despercebido é o espaço existente entre o cavalo e a carreta nos caminhões longos. Nesse espaço é comum a rajada de vento lateral, que muitas vezes pega o piloto desprevenido, pois já antecipa a manobra para entrar na frente do cavalo e esquece da turbulência que existe nesse espaço."
Não ultrapasse sem ter certeza que que está vendo os veículos trafegando na faixa da direita e os que estão entre duas carretas ou caminhões pesados.
Sempre indique claramente sua intenção!
É muito importante que os outros veículos saibam de sua presença (luzes acessas, sinalização acionada antes de fazer a manobra), especialmente em velocidades mais elevadas.
Às vezes um lampejo com a luz alta é recomendável, mas dê tempo do outro condutor reagir à sua solicitação de ultrapassagem.
Jamais force uma ultrapassagem, em qualquer situação.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Ultrapassagem com Segurança - Estrada de Mão-Dupla
- O motorista do veículo a ser ultrapassada tomou conhecimento de sua intenção?
- O formato da estrada apresenta algum perigo? Estrada sinuosa com curvas muito fechadas?
- Algum veículo atrás de você também se prepara para uma ultrapassagem?
- Há uma distância adequada para ultrapassar e retornar à sua pista?
Sua segurança vai depender da correta interpretação do que você vê. Em caso de dúvida, não tente a ultrapassagem!
Estágio 2 – Preparando-se para ultrapassar.
A posição de ultrapassagem minimiza a distância que você tem que percorrer para ultrapassar o outro veículo. Portanto, neste estágio você estará mais próximo do veículo a ser ultrapassado.
Mais próximo, contudo, quer dizer que seu tempo de reação aos movimentos que o veículo à sua frente faça, é menor. Assim, assegure-se que não exista nenhum obstáculo na pista, que provoque uma frenagem brusca do veículo a se ser ultrapassado.
Informação
Procure por detritos ou imperfeições na pista e, se não houver, coloque-se na posição de ultrapassagem. Evite os pontos cegos e certifique-se que tanto o veículo à sua frente ou o que vem atrás de você, sabem de sua intenção de ultrapassar (sempre acione a luz correspondente) .
Posição
- Coloque-se na posição de ultrapassagem. Este é o ponto mais perto do veículo, à sua frente, que você pode estar, com ampla visão da estrada à frente e com segurança.
- Olhe para os dois lados do veículo à sua frente e através dos parabrisas, se for possível.
- Nunca se coloque nos pontos cegos de qualquer veículo que queira ultrapassar. Certifique-se que o condutor do veículo esteja vendo-o.
- Concientize-se que quanto mais perto você se colocar junto ao veículo à sua frente, mais o condutor desse veículo vai se sentir “intimidado” com sua aproximação. Não provoque reações machistas.
- Quando maior for o veículo à sua frente, mais afastado você terá que posicionar-se.
Velocidade
Ajuste sua velocidade à do veículo a ser ultrapassado.
Marcha
Selecione a marcha que lhe dê uma melhor resposta à aceleração, considerando que esta marcha é a que será usada na ultrapassagem.
Como a posição de ultrapassagem é mais próxima ao veículo a ser ultrapassado do que a posição de seguir o tráfego, observe cuidadosamente qualquer defeito ou imperfeição na pista. Se houver, diminua a velocidade e retorne à posição anterior (seguindo o tráfego).
Estágio 3 – Ultrapassando
A partir de posição de ultrapassagem continue observando a situação até identificar uma oportunidade segura de ultrapassagem.
Informação Identifique:
- Um trecho seguro da estrada, na qual possa fazer a ultrapassagem com segurança.
- Um espaço onde você possa retornar após a ultrapassagem.
- A velocidade dos veículos que se aproximam.
- A velocidade relativa de sua motocicleta e do veículo a ser ultrapassado.
- O que está ocorrendo atrás de você. Cuidado com outro veículo que queira ultrapassar ao mesmo tempo.
- Qualquer condições da estrada ou do terreno (elevações, vegetação ou ondulações), que possam esconder um veículo que esteja se aproximando em direção oposta.
Posição Tendo feito as verificações necessárias e decidido que é seguro ultrapassar, mova-se para a pista contrária, sinalizando bem sua intenção. Geralmente, neste ponto, ainda não há aceleração.
Nesta nova posição, confira se há comprimento de pista suficiente e não há nenhum veículo ou obstáculo que impeça a ultrapassagem com segurança.
Velocidade Ultrapasse se a situação é clara e segura, ajustando sua velocidade se necessário. Enquanto estiver na pista contrária, estará na zona de perigo potencial, portanto procure mover-se o mais rápido possível.
Marcha Antes de ultrapassar certifique-se que está usando a marcha de melhor torque para a manobra. Algumas vezes pode ser necessário mudar de marcha durante a ultrapassagem, mas, se puder, isto deve ser evitado.
Aceleração Ajuste sua velocidade para completar a ultrapassagem e entrar no espaço seguro que você identificou anteriormente. Quando possível, use a aceleração para ajustar sua velocidade, mas, se necessário, use os freios.
O vídeo abaixo foi filmado na Inglaterra e, portanto, os sentidos de direção estão invertidos. Mas os conceitos básicos são os mesmos.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Homenagem às Mulheres, pela Harley-Davidson
Sistema de Navegação por Satélite (GPS) pode falir
domingo, 17 de maio de 2009
Acelerando em curvas
- Entre na curva com uma velocidade consistente com sua capacidade de frear, levando em consideração as condições da pista e a presença de outros veículos.
- Mantenha uma velocidade constante durante a curva.
- Quanto maior a aceleração, maior o raio necessário para fazer a curva, pois a força centrífuga será maior que a força centrípeda, exigindo raios de curva maiores.
- Use o acelerador com cuidado, evitando oscilações na aceleração, o que pode causar derrapagens.
- Observe a pista para sinais que podem causar derrapagens (pista molhada, óleo na pista, asfalto escorregadiço) e ajuste sua velocidade de acordo, antes de começar a curva.
Recomendo, também, a leitura da postagem no blog do Wolfmann: http://wolfmann-hd.blogspot.com/2009/05/fazendo-curvas.html
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Pilotando com Saúde
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Trânsito educado ou Imposto indireto?
Ou você compra um veículo com piloto automático, dirige com o olho no velocímetro ou acaba recebendo uma multa, pois seu veículo vai trafegar em velocidade superior ao limite imposto por baixo. Ora, se a velocidade da via é de 60 km/h, por que o radar está sempre limitado para 10 ou 20 km/h a menos? “Speed trap”, com certeza. Está aí mais um "imposto" criado.
Claro que nas BRs ocorre coisas semelhantes. Quem não conhece um trecho onde a velocidade máxima é reduzida (de 110 km/h para 80 km/h, por exemplo) sem qualquer razão visível?
Não há imperfeições nos asfalto, não há cruzamento ou outro motivo plausível. Mas, com certeza, terá um policial com radar! Nos Estados Unidos, onde a federação é um fato e não um faz-de-conta como no nosso Brasil, uma lei federal restringe o valor máximo que um condado (município) pode cobrar, anualmente, com multas de trânsito. Assim, se controla, de alguma forma, o apetite insacialmente de algumas prefeituras.
Deveríamos ter um controle semelhante.