"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
domingo, 23 de agosto de 2009
Companheirismo
Eu estava navegando no site do Michael Lichter, famoso fotógrafo americano especializado em motociclismo, e ví algumas fotos tiradas durante o último Sturgis Bike Rally (3 a 9 de Agosto), que me chamaram a atenção.
Sempre me encanta ver uma motocicleta na estrada, ocupada pelo piloto e sua/seu garupa. Parece que este veículo foi feito para ser utilizado por duas pessoas. Pelo menos eu acho assim.
Nos últimos anos tenho pilotado mais em grupo do que solo. Tenho ido a muitos eventos. E a conclusão que chego é que o motociclista é, antes de tudo, um animal social.
Acho que aquele imagem do "lobo solitário" que sempre tivemos dos pilotos de motocicletas de grande porte, deu vez ao motociclismo de companheirismo.
Pelo menos para mim, ver um casal compartilhando estes momentos maravilhosos, em cima de uma motocicleta, viajando com amigos, participando juntos de eventos, é uma visão que transmite esperança na raça humana.
Qualquer que seja sua "praia", qualquer que seja seu estilo, é sempre muito bom ver a dupla de companheiros, sejam jovens ou da melhor idade, bikeros ou harleyos, aproveitando este momento mágico promovido pelo motociclismo.
Convido-os a ver as fotos aquí.
sábado, 22 de agosto de 2009
Perda da Inocência
Nestas últimas semanas tive notícia de dois acidentes envolvendo motociclistas que pilotavam em grupo.
Um deles foi sofrido pela Silvana, esposa do Wolfmann, que é uma experiente motociclistas, com muito tempo de estrada.
O outro, também com uma moça chamada Silvana, cunhada do nosso amigo Luiz Ferroni, de Santo Antonio da Platina, PR. A Silvana, também, tem muita experiência com motocicletas, mas não estava acostumada a pilotar em estradas.
Graças a Deus, as duas Silvanas estão se recuperando das consequências do acidente. Continuamos rezando pelo pronto restabelecimento de ambas.
O Wolfmann tem mantido a todos informados da recuperação de sua esposa, através do seu blog.
Hoje, ele postou uma mensagem que acho válida repetir aquí. É o depoimento de um esposo que está sofrendo com o acidente de sua companheira, mas que faz algumas considerações importantes sobre o ocorrido e a forma como ele está enfrentando os fatos.
Isto me faz lembrar um conhecido de muitos anos, piloto profissional de helicópteros e que sofreu um acidente muito grave em São Paulo. Ele ficou vários meses hospitalizado e teve algumas próteses colocadas no corpo (nós o apelidamos de Cyborg, por isso). Tão logo teve alta e foi aprovado no exame médico profissional, a primeira coisa que fez foi dirigir-se ao aeroporto e, em companhia de um instrutor, fazer um vôo. Logo depois estava voando regularmente. Superou o trauma e continuou sua carreira por muitos anos mais.
Como dizia, acho a mensagem transmitida pelo Wolfmann, em seu blog, interessante e que merece nossa leitura. Vou reproduzir alguns trechos, que achei muito importantes.
O título da postagem é "Perda da Inocência"
"Hoje o HOG RJ sai para Penedo conforme programação divulgada no BlHog (www.blhog.blogger.com.br) e confirmada através do twitter (www.twitter.com/hogrio) e e-mail enviado pelo Rodolfo, diretor do HOG RJ. É o primeiro passeio após o acidente da Silvana, já que o HOG RJ, muito elegantemente, cancelou o passeio do sábado 15/8.
Alguns colegas ainda se sentem traumatizados com o acidente e conversaram comigo, dizendo que ainda não estão à vontade em suas motocicletas e estão repensando o uso das mesmas na estrada.
É a perda da inocência, da noção de que somos indestrutíveis e que nos transformamos em super heróis ao ligarmos as motocicletas e sairmos em grupo.
Infelizmente o nosso hobby tem uma característica perigosa: motocicleta na estrada é um veículo que tem pouca importância para os motoristas de quatro ou mais rodas e o coeficiente de inveja latente que existe nos motoristas que nos vêem passando satisfeitos com as motocicletas ao lado deles pode ou não atiçar um comportamento, voluntário ou não, de má vontade no momento de uma ultrapassagem ou de ceder passagem em uma situação complicada. Disso resultou o acidente inútil que a Silvana sofreu e vem lutando para se recuperar.
Motocicleta é tão perigoso quanto qualquer outro veículo, desde que sejam seguidas as regras de condução em grupo, de controle do veículo, e que se mantenha a manutenção em ordem, como qualquer outro veículo.
Fatalidades, como a que aconteceu com a Silvana, acontecem até mesmo deitado na cama... ou será que todos as luminárias de teto estão firmemente aparafusadas no teto, ou até mesmo um engasgo com um grão de biscoito não pode ocorrer até mesmo deitado na cama?
É um absurdo fazer essas comparações? Não acho. A Silvana sempre foi uma motociclista consciente, conhecedora da motocicleta dela e dos limites que ela tinha na condução da sua motocicleta. Estava equipada com capacete, casaco, luvas, botas e calças apropriadas. Não foi a conduta dela que causou o acidente, mas sim a imprudência do motorista do caminhão que a jogou na mureta quando ela vinha sinalizando que iria sair da via e ele não teve a consciência de usar os freios para não perder o embalo do caminhão para uma subida próxima ao local do acidente. A tudo que não damos causa, chamo de fatalidade.
Não estou aqui para dizer o que cada consciência irá fazer, posso dizer que também estou traumatizado, mas já voltei sozinho ao local do acidente com a minha moto para espantar os fantasmas. Não serei eu a dizer a ela o que fazer a partir da recuperação completa do acidente, ela mesmo vai tirar as conclusões dela e eu vou respeitá-las como sempre fiz.
Mas posso afirmar uma coisa para todos que me acompanham: existem regras para viajar em grupo. Se você não as conhece procure conhecer.
Essas regras não surgiram da mente enlouquecida de alguém. Surgiram da experiência de grupos que viajam e repassam essa experiência."
Pilotagem em estradas requer um maior cuidado. Pilotando em grupo é mais seguro, especialmente para os menos experientes. Mas é importante conhecer as regras e seguí-las.
Boa estrada para todos.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
TENHA IDADE, MAS NÃO SEJA VELHO
A idade média da população vem aumentando ano a ano, o que é uma maravilha. Por outro lado, a maioria das pessoas não está preparada para envelhecer. Muitos acham que serão eternamente jovens, que velhos serão sempre os outros e que a própria velhice nunca chegará. Acreditam ainda que no mercado sempre terá lugar para um profissional com idade.
A grande maioria trabalhou, e trabalhou muito, sem tempo nem condições para desenvolver qualquer tipo de “hobby”, tampouco interesse em ter outras atividades, além das obrigações profissionais.
Os que ainda não são viúvos acabam vendo as esposas somente como companhia, se esquecendo do prazer do amor, do sexo, de fazer as coisas juntas e por ai afora.
Os que já são viúvos tentam jogar a responsabilidade da solidão nos ombros dos filhos que, por sua vez, se sentem culpados diante da falta de tempo e da presença mais constante em razão da complexidade que a vida moderna exige.
Dezoito dicas para melhorar a qualidade da sua velhice:
1ª - Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer se você morrer breve. Além disso, um idoso não consome muito, além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho. Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito. Provavelmente você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação. Portanto, a responsabilidade agora é deles. Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.
2ª – Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero. Tenha a sua própria condução até quando não houver perigo, principalmente para os outros. Seja responsável.
3ª – Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.
4ª – Não fume nunca, beba bem e moderadamente, não use drogas jamais.
5ª – Procure sempre ter amigos mais jovens, pois eles serão a garantia de companhia, atualização e presença no seu velório.
6ª – Faça sexo sempre, independente da idade, os novos remédios estão aí para resolver as inseguranças — e resolvem. Mas se você estiver sem uma relação estável nunca se esqueça de se precaver das doenças e de uma provável paternidade. Chaplin foi pai com quase 90 anos. As “maria-chuteiras” estão por ai e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas. Jamais se esqueça da camisinha, basta só uma, pois a segunda dificilmente será usada na mesma ocasião.
7ª – Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, troque de roupa todos os dias, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicuro, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica? Só tenha cuidado para não virar um Michael Jackson. Peruca nem pensar, nunca, jamais, em momento algum. Já que você não é mais bonito, seja pelo menos bem cuidado. Nada de roupa senhoril, mas lembre-se que você também não é mais um “boyzinho”. Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.
8ª – Esqueça as tristezas do passado, lembre-se apenas dos bons momentos, cultive a alegria e o bom humor. Não leia, não veja e não se interesse por aquilo que possa lhe deprimir.
9ª – Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.
10ª – Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados. Não use jamais a expressão “no meu tempo”, pois o seu tempo é hoje. Adote a expressão latina “carpe diem”, ou seja, “aproveite o momento”.
11ª – Seja o dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá o que for. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo. Uma boa idéia é convidar um ou mais amigos bem-humorados para morarem juntos, como uma comunidade dos tempos “hippies”. Só que agora o conforto é imprescindível, cada um com o seu quarto e seu banheiro. Você está no período do ronco e da flatulência. Essa solução pode até ser bem econômica, pois vocês poderão dividir a empregada e outras despesas, fora a companhia. Um bom asilo também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido, e você irá conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém.
12ª – Cultive um “hobby”, seja caminhar, cozinhar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, joqar baralho, golfe, velejar ou colecionar algo. Faça o que gosta e os seus recursos permitam.
13ª – Vá ao teatro, restaurantes, bailes, cinema, exposições, seja lá quais forem, afinal você pagará meia-entrada e a condução pode até sair de graça. Viaje sempre que possível, de preferência vá de excursão, pois além de mais acessível, pode ser financiada e é uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.
14ª - Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo.
15ª – Fale baixo, seja gentil e educado, não critique nada, aceite a situação como ela é. As dores e as doenças estarão sempre presentes; não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas.. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente você e são problemas seu e dos seus médicos.
16ª – Seja membro de um clube, uma associação, uma ONG. Defenda alguma idéia, colabore com entidades dos seus iguais, seja o seu sindicato ou um asilo, abrace uma causa e tenha participação ativa.
17ª – Não fique carola, se apegando em demasia à religião, rezando e implorando o tempo todo como um fanático. Tenho certeza que seus pecados são poucos e Deus é amor e, não, castigo. O bom é que, em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a ele.
18ª – Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.
Autor: Nicolau Amaral, empresário da área de Comunicação.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
USA - Coast to Coast
No próximo dia 30 de Setembro estarei me aposentando, depois de 46 anos na Marinha Mercante, dos quais os últimos 20 anos trabalhando no Grupo Hamburg Süd/Aliança Navegação.
Quando a minha aposentadoria foi definida, em meados de Março, imediatamente comecei a pensar em fazer alguma coisa que marcasse este momento da minha vida .
Inicialmente pensei numa viagem de resgate sentimental, uma espécie de "Sentimental Journey", passando por aqueles lugares onde vivi (aqui no Brasil), numa trajetória inversa. Sairia de Santa Catarina para São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Três Rios, Santos-Dumont e Conselheiro Lafaiete retornando de Belo Horizonte.
Bom, esta viagem eu vou fazer de qualquer forma e não preciso me aposentar para isto, pensei.
Então, o que fazer?
Outro dia, estava na HD Point em Balneário Camboriú e conversava com meu amigo Léo (PHD Alemão Block), que está se preparando para uma viagem de motocicleta pela Europa, indo até a Rússia.
Na conversa, o Léo falou que gostaria, também, de fazer a Rota 66, tendo inclusive tirado o devido visto americano, para isto.
No último sábado fui fazer o passeio/desfile do Encontro Internacional do PHD, de Blumenau até Pomerode (vide postagem abaixo). Lá, encontrei-me com o Harley Engers, que é o dono da Harley Tours Moto Turismo, de Curitiba.
Eu já havia planejado participar de duas viagens organizadas pela Harley Tours, inclusive aquela famosa dos 105 Anos da Harley-Davidson® (Orlando/Milwaukee/Orlando). Tive que cancelar as duas, por motivos profissionais.
Falando com o Harley, lá em Pomerode, mencionei minha intenção de fazer a Rota 66, quando ele me disse que tinha uma proposta ainda melhor: cruzar os Estados Unidos, de costa-a-costa, saindo de New York até Los Angeles, numa viagem de 7.200 km.
Imediatamente respondí: estou dentro!
Explico: a Harley Tours tem uma sólida reputação entre os PHDs, por seu profissionalismo e responsabilidade nas viagens que promociona. Vários amigos já participaram e seus comentários sempre foram muito positivos.
Por outro lado, eu conheço os Estados Unidos desde Janeiro de 1967, quando fiz minha primeira viagem internacional, como Oficial da Marinha. Em toda a minha carreira, os Estados Unidos foi o país que mais visitei, tendo inclusive morado na Flórida por muitos anos, na minha última missão, antes de regressar ao Brasil (e vindo para Santa Catarina) depois de 10 anos no exterior.
Mas, por várias razões, nunca estive na Califórnia. O ponto mais a Oeste dos Estados Unidos que conheço é Las Vegas, cidade que visitei inúmeras vezes (e que sempre vale a pena ver de novo!).
Assim, a proposta de uma viagem numa Harley-Davidson®, cruzando todo os Estados Unidos, é algo que marcará minha vida, sem dúvida.
Imediatamente compartilhei esta idéia com meu melhor amigo, meu filho Marcus (PHD Roque II), que me apoiou no primeiro instante.
Já comecei a "curtir" esta viagem, que vai acontecer em Julho de 2010.
sábado, 15 de agosto de 2009
7º Encontro Internacional de PHDs - De Blumenau a Pomerode
Pelo o que pude ver no passeio dos PHDs de Blumenau para Pomerode, o 7º Encontro Internacional de PHDs está sendo mais um grande sucesso.
Tivemos que acordar bem cedo, neste sábado, para garantir um bom lugar no grupo que fez o desfile pelas ruas principais de Blumenau e, depois, seguiu para Pomerode.
Explico: eu queria estar logo no início do grupo, para poder apreciar as manobras que os motociclistas da Polícia Rodoviária Federal fazem. Como são centenas de motocicletas, eu tinha que chegar cedo.
Por sorte, conseguí uma boa colocação, perto do PHD MacGyver e ao lado do PHD Xico, cuja esposa carregava uma imensa bandeira de Solidariedade à Santa Catarina.
A Bandeira da Solidariedade foi uma maneira que os PHDs usaram para expressar sua gratidão pelo espírito solidário que todo o Brasil teve com o nosso Estado, quando da tragédia climática de Novembro de 2008.
Às 09:30 em ponto, como estava marcado, o desfile começou.
Saímos pela avenida Sete de Setembro, desde o Hotel Himmelblau, escoltados por motociclistas da PRF, Polícia Militar de SC e Guarda Municipal de Blumenau.
Ao passarmos pelo Hotel Plaza Blumenau (outro hotel do evento), mais um grande grupo de PHDs se uniram ao desfile, que continuou descendo a avenida Sete, seguindo pela Alameda e entrando, triunfalmente, pela rua XV de Novembro.
À medida que passávamos, as pessoas, nas calçadas acenavam e tiravam milhares de fotografias, apreciando a ordem e a sincronia do desfile.
Depois de passarmos pelos Castelinho e pela Prefeitura, continuamos em direção à BR-470.
Durante todo o percurso, patrulheiros da cidade de Blumenau e da Polícia Militar de SC faziam a segurança do grupo, interrompendo o tráfego nas transversais, até que todo o grupo passasse.
Na BR-470 e na SC-418 os políciais rodoviários federais fizeram um bonito espetáculo de coordenação, no revezamento de interrupções do tráfego tranversal. Era, realmente, muito bom ver aqueles profissionais, em suas Harley-Davidson Police em impecáveis condições, fazendo o seu trabalho de escolta. Coisa de sentir orgulho, sabe?
Finalmente, chegamos a Pomerode, onde na praça junto ao Portal da Cidade, vários "Stammtisch" já esperavam o grupo na melhor tradição pomerana.
Este foi só um dos episódios programados para o 7º Encontro Internacional de PHDs.
Voltamos para Balneário Camboriú, logo depois, mas os centenas de Harleyros participantes continuaram festejando neste já tradicional Evento Motociclístico de Santa Catarina e do Brasil.
Vejam mais fotos aqui.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Piloto Experiente
Como definimos um piloto experiente?
Será que é aquele capaz de fazer coisas incríveis com sua motocicleta e que possui muita habilidade no guidão?
Ou será aquele que, consistentemente, adapta sua pilotagem às condições da estrada e do tráfego, identificando os perigos, controlando efetivamente a velocidade e o posicionamento da motocicleta?
Todos os dias vemos motociclistas (geralmente com motos de baixa cilindrada) fazendo verdadeiras acrobacias nas ruas, “deslizando” pelo trânsito como se fossem um piloto de caça em um show aéreo.
Será que eles são pilotos experientes? Eu não acho.
No Brasil, 98% das mortes por acidentes envolvendo motocicletas, ocorrem com pessoas na faixa entre 16 e 26 anos.
Isto mesmo, 16 anos!
Tem muito adolescente andando nas ruas, sem habilitação!
Será que sair em aceleração forte, fazer ultrapassagens perigosas, arriscando sua vida e a vida e propriedade alheias, indica um piloto experiente?
Eu acredito que um piloto experiente é aquele que pilota com segurança.
E segurança numa motocicleta é sinônimo de controle.
Assim, você deve, primeiro, controlar-se (ser consistente com suas habilidades), controlar sua motocicleta e as condições à sua volta.
Qual o segredo para uma pilotagem segura? É não deixar nada ao acaso.
Começando pela manutenção cuidadosa da motocicleta, desde a troca de fluídos até a correta calibragem dos pneus, passando pela verificação das condições dos freios e dos pneus. Vestir-se com roupa e capacete adequados, entre outros.
Ser consistente com suas habilidades quer dizer ter capacidade para controlar sua motocicleta em todas as condições de piso. Seja seco, molhado ou com lama. Saber parar corretamente, em linha, sem desviar a trajetória da motocicleta. Ser capaz de fazer curvas em baixa velocidade, especialmente no tráfego urbano.
Quer dizer saber identificar as condições de uma curva que se aproxima, ajustando a velocidade de acordo.
Quer dizer manter uma distância segura do veículo à sua frente e do veículo atrás de você. Reduzir a velocidade em caso de piso molhado ou de chuva.
Se não estiver pilotando com segurança, o que você estará fazendo é participando de um jogo no estrada. E este jogo, muitas vezes, reserva um acidente como prêmio ao perdedor. Quando não, com certeza um bom susto.
Jogo é coisa de casino ou do computador de casa e deve ser deixado para estas ocasiões.
Pilotagem é coisa séria, pois envolve sua vida e a vida de outras pessoas (inclusive sua garupa).
Faça a sua cabeça e discipline-se para sempre pilotar com o controle total sobre você mesmo, sua motocicleta e o ambiente onde você está rodando.
Parece que teremos um fim de semana de sol, aquí no Sul.
Vamos aproveitar para tirar nossas máquinas da garagem e fazer excelentes passeios, com segurança.
Bom fim de semana para todos.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Motociclismo e Saúde
Recebido do meu amigo PHD Sergio Colodel:
"You never see a MOTORCYCLE parked outside of a psychiatric office."
Ou em bom tupiniquim:
"Você nunca vê uma motocicleta estacionada na frente de uma clínica psiquiátrica."
Rode com sua motocicleta e mantenha sua saúde mental!
Rastro da Serpente - Os números
O meu amigo PHD Zuco (João Zucoloto), de Curitiba, subiu o Rastro da Serpente ontem, para recepcionar PHDs de SP, RJ e MG.
Saíram 10 motocicletas de Curitiba até Apiaí e desceram 24 motocicletas na volta para Curitiba.
Segundo o João, eles contaram o número de curvas entre Bocaíuva do Sul e Adrianópolis, que é o trecho da BR-476: 447 curvas em 120 km.
Para aqueles que gostam de número e estatísticas.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Vendas de Motocicletas Continuam em Queda
Continuam as quedas nos volumes de vendas de motocicletas em todo o mundo.
Os dois maiores mercados (produtor e consumidor), Japão e Estados Unidos, apresentaram números declinantes no primeiro semestre de 2009.
A produção japonesa caiu de 593.384 unidades Jan/Junho de 2008 para sómente 360.981 motocicletas em igual período de 2009. A redução de 39,2% representa a continuidade da tendência observada desde 2007.
Surpreendentemente, a maior queda foi observada na categoria de 51 a 125 cilindradas, que teve uma redução de 63,1%, seguida das motos de 250 cc (redução de 33%).
Nos Estados Unidos, a venda de motocicletas também caiu muito, em relação a 2008. A produção total foi de 212.130 motocicletas de Janeiro a Junho de 2009, uma diminuição de 46%, comparados ao mesmo período de 2008.
Na Europa, a BMW Motorrad reportou vendas menores em 2009, comparadas com o mesmo período de 2008. O redução percentual, entretanto, foi bem menor, com queda de 18%, num total de 18.200 motocicletas vendidas.
No Brasil, a tendência se confirma.
De Janeiro a Julho de 2009 foram vendidas 854.750 unidades, contra 1.184.830 em 2008 ou uma redução de 27,8%.
A Harley-Davidson® vendeu 1.734 motocicletas em 2009, uma queda de 43%. O carro-chefe de vendas das H-Ds, no Brasil, continuam sendo a Sportster 883 e a Dyna, que representam 47% das vendas.
Fontes: Japanese Automobile Manufacturers Association, Motorcycle Industry Council, BMW Motorrad, Abraciclo.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Uma "marina" para motocicletas?
Muitos de nós, que moramos em apartamentos, temos dificuldades para cuidar de nossas máquinas da maneira como gostaríamos.
Eu, que vivi em casas a maior parte da minha vida, sinto muita falta de ter um espaço para lavar minhas motocicletas, uma tarefa que é um verdadeiro prazer, para mim.
Por outro lado, muitos motociclistas usam muito pouco suas "companheiras" por motivos vários. Com isto a moto fica parada durante muito tempo, numa mesma posição de pneus, o que é desaconselhável.
Uma empresa de Porto Alegre teve a idéia de criar uma "marina" para motocicletas.
A proposta é disponibilizar um espaço, onde a sua motocicleta ficará guardada, com vigilância, trancada, coberta com uma capa e com cobertura de seguro. Semanalmente a moto é ligada e movida de posição, para não "marcar" os pneus.
A firma se dispõe ainda de cuidar da limpeza da motocicleta, embelezamento e manutenção preventiva como troca de fluídos, lubrificação, etc.
Com isto, sua máquina estará sempre pronta para ser usada, sempre que o clima e seu tempo livre permitirem.
Achei a idéia muito boa. A empresa é a G&G Motogarage.
Acidente Grave
Um dos blogs que eu acompanho é o do Wolfmann, harleyro do Rio de Janeiro.
Gosto muito de suas postagens, sempre escritas com isenção e bem direcionadas ao verdadeiro espírito Harley.
No último sábado, num passeio do HOG do Rio de Janeiro, sua esposa Silvana, também uma harleyra, sofreu um acidente muito grave, devido à má condução de um caminhoneiro.
Vejam o relato do acidente, feito pelo próprio Wolfmann, em seu blog no domingo:
"Ontem no passeio de sábado tivemos um grave acidente, infelizmente a acidentada é a minha esposa. Companheira fiel, querida e muito amada por mim e por todos os amigos do HOG RJ.
Um motorista de caminhão imprudente jogou-a junto com a FX dela em um mureta fazendo com que a moto a catapultasse e ela acabasse sendo arrastada por alguns metros pelas rodas traseiras do caminhão baú de três eixos.
O caminhão passou por cima da motocicleta e deve ter acionado os freios, por isso não passou por sobre o corpo da minha esposa.
O resultado do grave acidente é um quadro instável hemodinamicamente falando, duas fraturas expostas já estabilizadas e uma fratura na clavícula que ainda não pode ser tratada cirurgicamente exatamente por conta do grave quadro hemodinâmico.
O que posso dizer é pouco diante da solidariedade que todos vem oferecendo, colegas médicos indo ao Hospital em Petropólis para se informar e o meu maior agradecimento ao amigo Paul, que vinha bem atrás, mas chegou logo em seguida ao acidente e como médico em Petropólis conseguiu um rápido resgate da minha esposa: em menos de quinze minutos três ambulâncias, sendo uma com uti móvel, chegaram para fazer o atendimento a ela.
Também não posso deixar de agradecer ao Zé Roberto, gerente da loja HD RJ, que rapidamente conseguiu movimentar toda a chefia de cirurgia das diversas especialidades que eram necessárias agilizando ainda mais o socorro a ela.
Amigos, todos aqueles que estão se manifestando, que lá estiveram, que souberam e telefonaram, muito obrigado por todo o carinho que estão cercando nosso lar abalado.
Hoje, domingo, eu a vi no CTI, seu quadro é grave, mas ela vem lutando para melhorar e superar o trauma. A recuperação será difícil e muito lenta por conta do punho esquerdo que foi muito judiado, mas tenho fé em Deus, em uma força maior, que não será esse o fim da estória dela conosco!"`
Hoje, pela manhã, tivemos uma atualização da recuperação da Silvana.
É o próprio Wolfmann que nos conta:
"Silvana vem apresentando sensíveis melhoras no quadro clínico, demonstrando uma grande recuperação. Ontem a noite, após a visita das 19h30 que foi feita pelos meus dois filhos mais velhos que estão acompanhando tudo em Petropólis, o boletim dos médicos informava uma sensível melhora no quadro cliníco, dispensando uma droga chamada NORADRENALINA que era responsável por manter o equilíbrio hemodinânico dela. O quadro respiratório também apresentava melhoras, com diminuição da necessidade da ventilação forçada dos pulmões demonstrando uma recuperação excelente.
Hoje de manhã, conversei com o Paul, médico que prestou os primeiros atendimentos junto comigo no momento do acidente e que vem acompanhando o caso mais de perto por trabalhar em Petropólis, e ele já atualizou a situação dizendo que ela se encontra estável, sem uso da NORA e com melhor resposta ainda no quadro pulmonar, demonstrando muita esperança em que possa ser desentubada nos próximos dias.
Eu estou me ocupando do nosso caçulinha, que vem sentindo a tristeza geral, mas ainda não se manifestou em perguntar pela Silvana e por isso ainda não disse a ele que a mãe vai demorar a voltar para casa (medo de traumatizar o menino ou apenas pura covardia de não saber como amparar ainda mais a ele que é tão ligado a mãe), e por isso tudo fica mais difícil ir atualizando a todos.
O que posso dizer é: após a postagem nos Fóruns que participo e que conhecem pessoalmente a Silvana e aqui no Blog, a corrente ficou ainda maior e com certeza isso chegou nela pois vem conseguindo tirar forças de onde não tenho idéia.
Foi um acidente muito feio e quando a vi ontem no hospital após a cirurgia, no horário permitido a visitas, fiquei muito acabado, mas hoje estou esperançoso e confortado pelos amigos que vem dando o seu apoio da melhor forma possível.
Amigos, é impossível passar para vocês o sentimento de alívio após as ultimas 24 horas, onde ela vem crescendo na recuperação, se livrando de medicamentos poderosos e com várias contra-indicações em tempo muito curto.
Ela hoje depende do respirador para um conforto maior pois parece que o quadro asmático está superado e os drenos nos pulmões já mostram muito pouca secreção a ser expelida. Os níveis do respirador estão praticamente em níveis de pressão amosférica indicando que se ela não tivesse sofrido as fraturas nas costelas e a contusão pulmonar, provavelmente estaria respirando sozinha, mas isso ainda deve ser muito doloroso e por isso está mantido o entubamento.
Os médicos demonstram muito carinho e por ela e todos no hospital se mostram surpresos com o número de pessoas e médicos interessados pelo estado dela, assim como pelo entra e sai de HDs do estacionamento. Espero que muito rapidamente ela possa estar fora do CTI.
Muito obrigado pela corrente positiva, pelas orações e agora o tempo parece conspirar a nosso favor e não contra nós como foi no início. Tentarei manter atualizado o quadro dela."
Tenho certeza que a Silvana está presente em nossos pensamentos, quando estivermos fazendo nossas orações.
sábado, 8 de agosto de 2009
Pilotando à Noite
Eu não gosto de pilotar à noite.
Procuro sempre planejar minhas viagens ou passeios de forma a estar na estrada durante a luz do dia.
Como a parte da manhã é a melhor para mim, prefiro levantar bem cedo e começar o trecho ao nascer do dia, do que esticar o dia até ficar escuro.
Afinal, pilotar à noite é muito diferente, pelos seguintes motivos:
Visibilidade Reduzida
Você vê muito menos, o que leva a ter menos informações sobre o que ocorre ao seu redor. Seu campo de visão fica reduzido à parte da estrada iluminada pelos faróis. Além disso, sua visão periférica, profundidade e reconhecimento de cores ficam prejudicados depois que escurece.
A percepção diminui e o tempo necessário para uma reação, aumenta.
Luzes
Em estradas sem iluminação pública (a maioria, no Brasil), use sempre o farol alto, baixando-o ao cruzar com outros veículos.
As luzes baixas devem ser usadas em áreas urbanas, sob chuva ou nevoeiro e quando ultrapassando outro veículo.
Sempre pilote de forma a ser capaz de parar dentro da área de visão (iluminada por seus faróis).
A maioria dos faróis de motocicletas de grande porte (touring) iluminam até 150 metros, com os faróis altos. Com farol baixo, o alcance é de cerca de 50 metros.
Dependendo da velocidade, você só tem entre 1,5 e 2 segundos para reagir com segurança. Portanto, é fundamental que esteja pilotando na velocidade adequada ao trecho.
É importante lembra-se que os faróis de qualquer veículo são projetados para iluminar à frente, portanto não iluminam ao redor, o que aumenta o risco em casos de estrada sinuosa.
Descendo uma estrada que passa por picos e vales, sua visão será muito reduzida ao atingir a parte mais baixa do trecho, praticamente eliminando sua visão da parte ascendente. Se você estiver utilizando os freios, a parte da estrada à sua frente, iluminada, estará ainda mais reduzida, já que o garfo dianteiro abaixará, diminuindo a eficiencia dos faróis.
Ofuscamento
A luz alta de outros veículos, vindo em direção oposta, pode ofuscá-lo, momentâneamente, por cerca de até 2 segundos. Assim, a 70 km/h, você terá percorrido mais de 350 metros sem estar exergando direito.
Para evitar o ofuscamento, procure olhar para a faixa pintada na beirada da estrada (junto ao acostamento).
Fadiga Noturna
Outro grande adversidade na pilotagem noturna, é a fadiga, causada pelo esforço adicional exigido.
O sinais de fadiga são:
- Dificuldade em se concentrar
- Frequente piscado dos olhos
- Olhos “pesados”
- Dificuldade em lembrar-se dos últimos quilômetros rodados
- Perder saídas ou não reparar na sinalização
- Necessidade de esfregar os olhos frequentemente
- Dificuldade em manter o veículo dentro da faixa de rolamento
- Aproximar-se demais de outros veículos à frente
- Sensação de desconforto ou irritação
Se estiver com estes sintomas, procure um local seguro e pare sua motocicleta.
Descanse até que se sinta melhor ou, o que é mais indicado, retome a viagem no dia seguinte.
Balneário Camboriú Bike Week-End - Um Sucesso
O 1º Balneário Camboriú Bike Week-End foi um sucesso, apesar da chuva que caía nos dias que antecederam o evento.
Motociclistas de vários Estados, a maioria pilotando suas Harleys, vieram participar de mais este evento que Santa Catarina oferece.
A motocicleta Harley-Davidson® Sportster® 883R foi sorteada para uma "garupa" de Londrina, PR, que veio ao evento numa BMW!
Vejam as fotos no site da HD Point.segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Calibrando os Pneus da Ultra Glide
Numa conversa recente com amigos PHDs que possuem uma Ultra Classic® Electra Glide®, surgiu o comentário sobre a dificuldade de calibrar o pneu traseiro.
Imagino que cada um tenho seu próprio sistema, mas o que eu achei mais prático é simplesmente retirar o alforge do lado direito.
Fazendo assim, a parte do pneu que fica obstruído pelo alforge fica exposto, permitindo o fácil acesso à válvula de calibragem.
Como é costume abastecermos nossas motocicletas antes de sair num passeio ou viagem, faça a calibragem dos pneus antes de colocar suas “tralhas” nos alforges.
Lembre-se que pneus calibrados corretamente é um item de segurança importantíssimo.
domingo, 2 de agosto de 2009
Rastro da Serpente II – A Subida
Seguimos o Rastro da Serpente, para a colocação das placas, em Apiaí, SP. Treze motocicletas (12 Harleys e 1 DragStar) e eu, num Honda (Honda FIT - tinha compromisso profissional em Curitiba na véspera e não dava para ir pilotando . . .). Saímos do Hotel Dunamys às 07:30 de sábado, com muita chuva. O início da BR-476 (Estrada da Ribeira) está triplicada dentro da região metropolitana de Curitiba, ainda que com uma sinalização muito pobre.
Havia pouco tráfego e os poucos caminhões encontrados não atrapalharam o grupo. Passamos por Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná, sem qualquer problema. Depois de Tunas, fizemos uma pequeno parada (já estávamos há uma hora e quarenta pilotando) para esticar as pernas e comentar sobre a estrada.
Todos concordaram que tinha sido um bom trecho, sem qualquer surpresa. As curvas, apesar de muitas – a estrada É MUITO sinuosa - estão bem construídas e permitem uma pilotagem tranquila, mas com muito atenção!
Até Adrianópolis, PR, tudo bem.
A partir daí é que a Serpente mostrou o que tinha: o trecho paulista (SP-250) está com o asfalto em piores condições (ainda que com poucos buracos/depressões) e há muitos deslizamentos, com lama na pista.
Com a chuva, a lama vira uma película estremamente escorregadia, o que exigiu muita habilidade por parte dos pilotos.
Ao chegarmos em Apiaí, depois de 4 horas e 15 minutos de viagem, encontramos a cidade lotada de PHDs e APHDs. Muitos vieram de São Paulo e de outras cidades do interior paulista (inclusive de Botucatu), para presenciar a colocação das placas.Depois do evento, almoçamos no Turk’s Restaurante (próximo da praça principal), onde saboreamos um excelente bufê. Saímos de Apiaí às 13:30, de retorno para Santa Catarina. O trecho de volta, já sem chuva, foi feito em 3 horas, ainda prejudicados por alguma lama úmida na pista. Os PHDs Chico e MacGyver, que já passaram por alí em outras oportunidades, dizem que o trecho pode ser feito em duas horas e meia, num dia de sol.
Bom, agora estou ansioso para poder fazer o trecho, outra vez. Só que, desda vez, será com minha Ultra Glide.
Veja mais fotos aquí.
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