terça-feira, 30 de maio de 2017

Postos de gasolina: a patifaria continua


Um posto de gasolina localizado na esquina das ruas São Domingos e Raposo Tavares, no bairro Pilarzinho, em Curitiba, foi interditado na tarde desta terça-feira (30) por fiscais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com a ANP, a gasolina avaliada no local continha 62% de álcool, o que ultrapassa - e muito - a quantidade de etanol permitida no combustível derivado do petróleo: 27%.
Ao chegar ao local, a ANP verificou ainda que havia um vazamento de combustível em uma das bombas, solicitando o apoio de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná. Durante a avaliação da gasolina, no entanto, as bombas “secaram” e o vazamento não pode ser verificado pelos fiscais do Ipem. Ainda assim, o órgão lacrou as bombas de combustível devido à interrupção do fornecimento de combustível durante a fiscalização.
Os fiscais descobriram também que o estabelecimento utilizava a marca da distribuidora BR, mas era, na verdade, sem bandeira. Outras irregularidades encontradas foram problemas na segurança e falta de documentação.
Os fiscais acionaram o Ministério Público, que deve abrir ação contra o proprietário do posto.
Fonte: Gazeta do Povo

Powertrain Operations: a fábrica dos motores da Harley-Davidson


O som típico e inconfundível da batida do coração das motocicletas Harley-Davidson ganha vida na Pilgrim Road Powertrain Operations, local onde são produzidos os motores Milwaukee-Eight™, Twin Cam™ e Evolution® que equipam os modelos das famílias Touring, Softail®, Dyna® e Sportster®. 

Esta é a área um time de mecânicos transforma o aço forjado em bielas, virabrequim, engrenagens de câmbio, comandos de válvulas, e carcaças de alumínio em blocos de motor, que resistirão ao calor e pressão gerados dentro dos motores e ajudam a impulsionar as motocicletas Harley-Davidson nas estradas para a liberdade!



Esses e muitos outros componentes são transformados ao longo das linhas de montagem da Pilgrim Road, esperando para completar uma das 59 diferentes configurações de motores atualmente disponíveis, por meio de um processo de manufatura que conta com alta tecnologia aplicada e é supervisionado por uma equipe dedicada de profissionais altamente qualificados. Da Pilgrim Road, esses motores e suas transmissões são acoplados a armações para equipar as motocicletas H-D nas linhas de montagem final, nas cidades de York (Pensilvânia) e Kansas City (Missouri).

Na linha de montagem perfeitamente sincronizada, há
 sempre um cabeçote pré-montado à espera de um motor.
Localizada em Menomonee Falls (Wisconsin) ‒ entre a U.S. Highway 45 e a saída da Pilgrim Road ‒
a Powertrain Operations abrange quase 76.000 m² de espaço na cidade, situada cerca de 21 km da sede da Harley-Davidson Motor Company em Milwaukee.


No maior e mais moderno prédio da Pilgrim Road, a Harley-Davidson mantem em constante evolução sua estratégia flexível de fabricação de motocicletas, uma operação destinada a atender de forma rápida às demandas feitas por concessionários e clientes.

Soquetes robóticos acomodam, simultaneamente, quatro parafusos do
cabeçote do cilindro com um torque preciso.
“Temos capacidade de construir em 24 horas um motor encomendado”, diz o engenheiro de processo, Jared Olsen. “Nós conseguimos acompanhar quase que instantaneamente as mudanças de produção nas plantas de Kansas City e de York, ou enviar um motor de P&A (motores do catálogo de acessórios) imediatamente para um concessionário Harley-Davidson”, afirma.



Durante picos de produção, a Pilgrim Road emprega quase mil funcionários. Muitos deles estão envolvidos em usinagem e tratamentos térmicos, duas das competências centrais nas instalações da planta de Pilgrim Road. Fornecedores entregam matéria-prima forjada e fundida, pronta para trabalhos precisos de acabamento, executados pelos operadores das máquinas, nos centros de usinagem de ponta, controlados por computadores. As faces e furos de bielas, por exemplo, são fabricados em múltiplos estágios antes que os furos sejam aquecidos por indução de corrente elétrica, para um aumento de resistência localizado. Um indicador eletrônico na estação de acabamento mede todos os aspectos de cada biela, assegurando um controle de qualidade preciso para um componente muito importante.

Uma caixa de bielas de aço forjado prontas para usinagem.
No extremo norte da unidade, uma esteira rolante alimenta as carcaças dos cabeçotes Twin Cam™ fundidas em um centro de usinagem de cinco eixos, que usina todas as superfícies planas, a câmara de combustão, assentamentos de válvulas; fura e faz a rosca do orifício da vela de ignição; e, em seguida, limpa todos os cavacos de alumínio em uma única operação.

Em outro centro de usinagem, um robô gigante é responsável pela união das metades direita e esquerda das carcaças, levantando cada parte sobre um jato de ar para afastar os detritos antes de juntá-los com parafusos e fios, usinando as cavidades dos rolamentos do virabrequim, garantindo alinhamento absoluto das superfícies. As metades da carcaça são carimbadas com o número de motor, continuando como um conjunto até a montagem final.


Antes de serem usinados, cilindros, cabeçotes, metades das carcaças e a caixa de transmissão são revestidos com um pó preto ou prata. Este produto substitui a tinta com um revestimento duradouro de resina de poliéster, aplicado na forma de pó e tratado em altas temperaturas. 

O revestimento é um processo ecológico que produz emissões zero de GCV (Gases de Compostos Voláteis) e quase nenhum resíduo perigoso. A fim de atender às expectativas do cliente, a unidade gera e recicla anualmente mais de 4.500 toneladas de aço e alumínio. Grande parte do metal é de qualidade tão elevada que a Harley-Davidson lava esse material para aumentar seu valor de reciclagem.

Cada estator é enrolado com cerca de 47 m de fios de cobre envernizados.
A montagem do motor ocorre ao longo de uma linha de montagem limpa e bastante iluminada na forma de “U” duplicado. A montagem acontece simultaneamente nas linhas internas e externas durante o pico da produção, e em apenas uma linha de montagem quando a demanda é menor, ou pode continuar em qualquer uma, caso haja um problema na outra.

Em uma linha de produção flexível, os funcionários são capazes de montar todo o portfólio de motores em qualquer combinação ou ordem. Um motor Milwaukee-Eight™ pode estar na linha de montagem ao lado um Twin-Cooled™ Twin Cam 103™ ou um Screamin’ Eagle® 110. A Pilgrim Road também produz motores para Harley-Davidson® Genuine Motor Parts & Accessories.

No final da linha de montagem,  motores prontos são fixados em suportes
 para o transporte até as fábricas.
Muitas tecnologias e processos estão presentes nessa planta para ajudar os funcionários da montagem a manter o controle de qualidade. Cada motor é digitalizado por computador no início da linha de montagem. Um sistema “pick to light” coloca uma câmera sobre caixas de peças pequenas, em cada estação de trabalho, para confirmar que o trabalhador alcance a parte adequada e na ordem correta.

As telas de cada estação piscam uma luz verde indicando quando uma etapa de montagem foi concluída com êxito. Em algumas estações, câmeras digitalizam o motor parcialmente montado e podem alertar um operador caso uma parte errada tenha sido colocada por engano, como por exemplo, se a junta do cabeçote foi colocada de forma equivocada.

Motores prontos para serem despachados para a montagem final
 de uma Harley-Davidson na fábrica em York.
Perto do final da montagem, cada motor é testado friamente para verificar seu funcionamento. Ao invés de ligá-lo com combustível, este é girado por um motor elétrico de 60 a 1.600 rpm por cerca de 100 segundos. Dezenas de sensores colocados em torno do motor registram 250 pontos de dados, da pressão de óleo e saída de tensão até o som do comando de válvulas.

Teste dos motores a frio.
Todos esses dados são registrados em um histórico digital de cada motor, que pode ser rastreado se quaisquer problemas de serviço ou de garantia surgirem no futuro. Motores que não são aprovados no teste frio são enviados para uma área de reparo. Aqueles que são aprovados ganham um conjunto novo de velas de ignição, uma etiqueta com código de barras e são levados para fora da linha e fixados em pallets de transporte para a viagem até York ou Kansas City, onde darão o próximo passo em sua jornada para fornecer ao cliente quilômetros de sonhos pela frente.

Fonte: Divulgação da Harley-Davidson do Brasil

segunda-feira, 29 de maio de 2017

1.000.000 de visitas!


Chegamos a um milhão de visitantes no blog.

Para mim é uma comprovação de que as postagens tem atraído uma multidão de pessoas interessadas no compartilhamento de idéias e de experiências, que é o principal objetivo do nosso blog.

Foram 2.013 postagens (incluindo esta), em 9 anos e 4 meses.

É interessante notar a origem do público que nos acompanha.
Dois países representam 90,3%:
  • Brasil: 766.615 visitas
  • USA:   136.978 visitantes
Os demais 29,7% estão assim distribuídos:
  • Alemanha: 18.584
  • Rússia: 12.373
  • Portugal: 10.033
  • França: 4.461
  • China: 2.116
  • Ucrânia: 2.098
  • Espanha: 1.195
  • Argentina: 1.117
  • Demais localidades: 44.430 visitantes
Os navegadores usados para nos acompanhar:
  • Chrome: 47%
  • Firefox: 16%
  • Explorer: 15%
  • Safari: 11%
  • Demais: 11%
Sistema operacional:
  • Windows: 53%
  • Android: 18%
  • iPhone: 11%
  • Macintosh: 8%
  • Outros:10%
Mais uma vez, muito obrigado por nos visitar e um obrigado especial para aqueles que nos ajudam a fazer um trabalho melhor, comentando (no próprio blog ou nas redes sociais) e compartilhando nossas postagens.

domingo, 28 de maio de 2017

Harley-Davidson de Recife fecha as portas


A concessionária Harley-Davidson de Recife, PE, encerra suas atividades como revenda da marca a partir da próxima quarta-feira.

Não sabemos se será nomeada outra concessionária para Pernambuco.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Harley-Davidson premiada no Brasil


A Harley-Davidson do Brasil participou da entrega do prêmio “Maior Valor de Revenda” promovido pela Agência Autoinforme.

O estudo é realizado com base nos dados da tabela Fipe, da Molicar, e também por meio de pesquisas de anúncios e análises do mercado interno de motocicletas, em reconhecimento às marcas que tiveram os seus modelos entre os mais valorizados.

O objetivo da certificação é levar ao conhecimento do mercado brasileiro o índice de depreciação das principais motocicletas vendidas após um ano de uso, comparando o preço praticado do modelo 0 km em março de 2016 com o mesmo modelo em fevereiro de 2017. Por essa metodologia é possível apontar as marcas e os modelos de motocicletas que apresentaram menor depreciação no valor de revenda, no período de um ano, fator primordial para orientar as montadoras e sua rede de concessionárias quanto ao posicionamento estratégico de cada marca em sua política de fidelização de clientes, cada vez mais exigentes.

A Harley-Davidson do Brasil foi vencedora em duas categorias:
  • Touring, com a CVO™ Street Glide®
  • Custom (acima de 800cc), com a Heritage Softail® Classic


Petrobrás: cai o preço da gasolina


A Petrobrás anunciou nesta quinta-feira a decisão de reduzir os preços da gasolina em 5,4% e do diesel em 3,5%, nas refinarias.

Se o ajuste feito for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode reduzir cerca de R$ 0,07 por litro e a gasolina R$ 0,09 por litro, em média.

Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobrás nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. 

Isso depende de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores.

Fonte: O Estadão

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Harley-Davidson: nova fábrica na Tailândia


O jornal The New York Times relatou na terça-feira, 23/5, que a Harley-Davidson Motor Company está construindo uma nova fábrica na Tailândia, para atender ao mercado da região asiática. A produção deve iniciar no início de 2018.


Motocicletas H-D na Tailândia
A planta, semelhante à existente em Manaus, montará as motocicletas a partir de CKD (complete knocked down) exportados das fábricas nos EUA. O objetivo da nova fábrica é aproveitar os acordos tributários entre os países asiáticos, diminuindo os impostos sobre as motocicletas completas embarcadas nos EUA e exportadas para os países da região, diminuindo o preço final para os compradores e aumentando as vendas internacionais da Motor Company.

De acordo com executivos da HDMC, o mercado asiático está em crescimento devido à expansão da economia, crescimento da classe média e aumento do consumo de motocicletas pesadas.

Atualmente as motocicletas são exportadas, já montadas, das fábricas no EUA para os mercados da Europa e da Ásia. Alguns países destes mercados tem tarifas alfandegárias altíssimas. A Tailândia, por exemplo cobra o absurdo de 60% sobre o valor das motocicletas importadas (igualzinho ao Brasil !!!), tarifa que não se aplica se as motocicletas forem montadas no país.

Existem 5 fábricas da H-D nos EUA, atualmente, localizadas nos Estados de Wisconsin, Missouri e Pensilvânia. Além destas, a Harley-Davidson mantém linhas de montagem no Brasil e na Índia.

Fábrica de motores e transmissões da H-D em Wisconsin
Fábrica da H-D em Kansas City, Missouri
 Segundo nota divulgada pela Motor Company, a nova fábrica não vai afetar as demais em existência, que continuarão montando veículos para os mercados que já atendem.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Todo cuidado é pouco, numa rodovia ou em qualquer rua.


Este acidente ocorreu numa freeway em Los Angeles, California.

O motorista do automóvel entrou na faixa expressa, cruzando a linha amarela (o que é proibido), sem dar seta.

O piloto da Harley-Davidson conseguiu frear, mas não o suficiente para evitar a colisão.

Por sorte, saiu do episódio sem ferimentos graves.

Todo cuidado é pouco!

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Marinha sem marinheiros?



Parece história de fantasmas. Um enorme cargueiro navegando pelos mares, sem um comandante ou tripulação à bordo. Mas se for concretizado o que se planeja, esta parece ser a realidade no futuro.

A empresa norueguesa de tecnologia marítima Kongsberg Gruppen fez parceria com a gigante da área de fertilizantes Yara ASA e anunciou os planos para construir o que seria o primeiro navio porta-containers do mundo totalmente autônomo, sem tripulantes. O navio, ainda com uma tripulação convencional, deverá entrar em serviço em 2018 e, em 2020, o “Yara Birkeland” deverá navegar sem nenhuma alma à bordo. Será o início de uma revolução em uma das mais tradicionais e conservadoras atividades humanas: a Marinha Mercante. Seus idealizadores esperam, com isto, fazer a navegação mundial mais segura, rápida e limpa. Será?

Visão artística do "Yara Birkeland"
A racionalização comercial atrás da ideia de navios autônomos é bem clara. A Guarda Costeira dos EUA estima que 96% dos desastres marítimos tem erros humanos como sua principal razão. Recentemente o recrudescimento da pirataria mostrou que as tripulações são alvos vulneráveis aos criminosos internacionais. E a crônica falta de oficiais e capitães na Marinha Mercante mundial reforço o fato de que as pessoas não estão dispostas a viver as agruras dos homens do mar.

A infraestrutura instalada nos navios para acomodar seus tripulantes – os camarotes, ar-condicionado, cozinha, áreas de lazer e a ponte de comando – tomam uma parte considerável na construção dos navios e tem um peso que poderia ser usado mais lucrativamente, carregando frete pago.

O sonho de muitos armadores tem sido, há muitas décadas, eliminar as tripulações e o custo a elas relacionado. Segundo a Rolls-Royce Holdings Plc, um projeto virtual de um navio sem tripulação demonstrou que ele seria 5% mais leve e queimaria 15% menos combustível, se comparado com o mesmo navio tripulado.

O navio autônomo na concepção da Rolls-Royce
Há muita contradição, no entanto.  As tripulações tem diminuído em tamanho desde a década de 1960, quando começaram a ser introduzidos nos navios equipamentos automáticos e sem necessidade de supervisão humana constante. O número de acidentes diminuíram? Não necessariamente. Tanto assim que agência das Nações Unidas para a Marinha Mercante, a IMO (Organização Marítima Internacional) proíbe operação de navio sem tripulação.

Oficias na ponte de comando de um moderno navio de carga.
Ponte de comando ou passadiço de um navio cargueiro moderno.


Na década de 1960, um navio petroleiro com capacidade de transportar 53.000 toneladas de óleo bruto tinha uma tripulação de 48 pessoas. Hoje, um navio brasileiro da classe Suezmax construído em 2015 e que transporta cerca de 150.000 toneladas de petróleo tem 24 tripulantes, em média. A redução foi possível com a automatização de vários equipamentos e sistemas à bordo.

N/T "Dragão do Mar", um navio da classe Suezmax, da Petrobrás.
Mas serão, efetivamente autônomos, estes navios do “futuro”? Claro que não. Seus tripulantes, na verdade, estarão confortavelmente instalados nas salas de controle, em terra, operando os navios através de “joy-sticks”, como num imenso jogo digital.

Haverá benefícios para os armadores? Imagina-se que sim. Sem tripulantes embarcados o custo dos navios será menor e os lucros maiores. 

Haverá benefícios para a humanidade? Tenho minhas dúvidas.

domingo, 21 de maio de 2017

27/5: Dia da Mobilidade Elétrica


A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) reúne no dia 27 de maio, em São Paulo, SP, autoridades, montadoras e o público para chamar a atenção para os benefícios ambientais, sociais e econômicos de um modal muito debatido atualmente: os veículos híbridos e elétricos.

Trata-se do Dia da Mobilidade Elétrica, uma carreata que levará as bandeiras verdes e sustentáveis ao trânsito da capital paulista. Como empresas apoiadoras estão a Toyota, Mercedes-Benz, Tesla, Lexus, Porsche, Renault, Volvo, BYD, entre outros, que levarão para as ruas seus principais modelos e novidades.

O trajeto estipulado cobre as praças Amadeu Amaral (R. Treze de Maio) e Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, onde será entregue o primeiro posto elétrico público de abastecimento de veículos de São Paulo (SP), doado pela BYD do Brasil.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE),  o objetivo é sensibilizar a população, o poder público e a iniciativa privada a respeito do debate.

“Todos são muito bem-vindos ao Dia da Mobilidade Elétrica. As pessoas que quiserem participar podem ir com bicicletas, skates, scooters, motos, carros, desde que sejam elétricos ou híbridos. O convite está aberto também para quem não possui veículos do tipo e quer cumprir o percurso conosco em um dos ônibus que disponibilizaremos de forma gratuita,” explicou o presidente a entidade. 

De acordo com o executivo, estes tipos de transporte são importantíssimos na questão da sustentabilidade, já que não usam combustíveis fósseis e, assim, apresentam baixa emissão de poluentes. Também são silenciosos, o que contribui para a qualidade de vida em geral, e econômicos. “Um estudo da CPFL Energia mostra que o valor do quilômetro rodado com um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de aproximadamente R$0,19. No movido à eletricidade, este valor é R$0,05, quatro vezes menor”, explica.

No evento de 2016 a entidade firmou uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT/USP), o que possibilitou a medição de gases de efeito estufa entre os veículos. O resultado da comparação mostrou uma redução de cerca de 50% na concentração de poluentes atmosféricos.

A expectativa para 2017 é superar as marcas atingidas no evento do ano passado, que reuniu 80 veículos, 16 montadoras e cerca de 200 participantes. “Nossa missão é levantar uma série de pautas que envolvem a capacidade de desenvolvimento tecnológico, a melhoria da infraestrutura no País, e o apoio à licitações voltadas a melhoria do transporte público, sempre destacando os inúmeros benefícios que uma frota híbrida e elétrica proporciona à população e às cidades”, comenta o presidente da entidade.

Principais novidades

A Toyota desfila com o Prius, primeiro veículo híbrido a ser produzido em escala no mundo, em 1997. O modelo, que detém o título de híbrido mais vendido globalmente, já atingiu a marca de seis milhões de unidades comercializadas em mais de 150 países. No Brasil, o Prius iniciou suas vendas em janeiro de 2013 e obteve, desde então, 1.600 unidades emplacadas.

Toyoto Prius 2017
Outra atração ligada ao advento da tecnologia híbrida presente no evento será o Lexus CT 200h, o primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo, produzido pela Lexus, marca de luxo da Toyota. 

Lexus CT 200 2017
O hatch premium iniciou suas vendas em meados de 2012 no Brasil e chegou à marca de quase 200 veículos comercializados. A Toyota tem posicionado as tecnologias híbridas também como peça fundamental para o século XXI, pois englobam todos os componentes tecnológicos necessários para o desenvolvimento de carros ecologicamente amigáveis.

Já a Eletra apresenta em primeira mão o Dual Bus, ônibus elétrico de conceito inédito, que entra em testes em linha normal no Corredor ABD de São Paulo, na semana de realização da carreata. Desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Eletra, sua grande novidade tecnológica está no sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia.

Eletra Dual Bus
A Volvo também desfila novidades e exibe seu XC90 T8, um SUV de luxo que chega ao Brasil apontando o futuro dos veículos da marca, que conta com versões totalmente elétrica, híbrida, com autonomia de até 35km. 

Volvo XC90 T8 Hybrid 2017
Já no segmento de pesados, a marca exibe o seu ônibus híbrido, cuja grande vantagem é que ele não precisa de carga externa: a bateria do motor elétrico é carregada com a energia gerada durante as frenagens. Além disso, o modelo conta com produção em escala na fábrica da empresa instalada em Curitiba, PR.

A Mercedes-Benz também marca presença com o seu Smart Fortwo Electric Drive, veículo compacto, totalmente elétrico, e com velocidade máxima estimada em 125 km/h.

Smart Fortwo Electric Drive 2017
A Renault, traz o utilitário Kangoo, e os compactos Zoe e Twizy. 

Da marca Porsche, o evento conta com o Porsche Cayenne S E Hybrid, que chegou ao Brasil ao final de 2016, durante a última edição do Salão do Automóvel e ganhou o selo CONPET, pelo Inmetro, por ser o veículo mais eficiente em sua categoria.

Porsche Cayenne S E Hybrid 2017
Além desses veículos, os participantes poderão ver de perto uma grande variedade de bicicletas e skates elétricos, carros de logística, ônibus e veículos de duas rodas, como bicicletas e motos.

Dia da Mobilidade Elétrica
Quando: 27 de maio
Horário: Concentração às 9h30 – trajeto entre 10h e 13h
Trajeto: Praça Amadeu Amaral (Rua Treze de Maio) à Praça Charles Miller (Pacaembu), São Paulo, SP

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Royal Enfield vai comprar a Ducati?



A usina de boatos na Europa está a todo vapor, desde que apareceu a notícia de que a Royal Enfield estaria em conversas para comprar a Ducati Motor Holding.

A Royal Enfield, uma subsidiária da montadora Eicher Motors de New Delhi, India, teria contatado a Ducati com uma proposta de compra. Os boatos indicam que a Ducati contratou o banco Evercore, especializado em aquisições, para intermediar a venda estimada em 1,5 bilhão de Euros.

A Ducati foi comprada pela Volkswagem em 2014 e teve um excelente ano em 2016, vendendo mais de 55.000 motocicletas em todo o mundo. O crescimento foi positivo em todos os mercados, incluindo o competitivo mercado americano, onde a Ducati vendeu cerca de 8.800 motocicletas no ano passado.

Os boatos começaram a circular depois do escândalo de mentiras sobre a emissão de gases dos motores diesel da Volkswagen, que já custou à montadora alemã quase 18 bilhões de dólares em multas.

Ducati Multistrada 950
A Ducati está presente em 90 países e tem 1.600 empregados. Planeja aumentar ainda mais suas vendas em 2017 com o lançamento de sete novos modelos: uma Monster 1200 revisada, a Monster 797, a Multistrada 950, a SuperSport, a 1299 superleggera, uma Café Racer e a Desert Sled.

Se a compra for confirmada, a Royal Enfield fortalecerá sua estrutura de vendas, usando o modelo de negócios da Ducati.

BR-277 terá sinalização específica para ciclistas


Para tentar conter o número de acidentes e mortos envolvendo ciclistas, o Detran-PR está ajustando os últimos detalhes de um projeto piloto de sinalização nas rodovias, que deve começar a partir do verão. De janeiro a abril de 2017, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 65 acidentes envolvendo ciclistas nas estradas de federais,que geraram 67 feridos e oito mortos. Em 2016, o número de mortes nas rodovias federais do Paraná cresceu 80%: foram de 15 vítimas fatais em 2015 para 27 ano passado. Dos 223 acidentes com ciclistas em 2016, 195 deixaram pessoas feridas.

De acordo com o chefe da Divisão de Sinalização do Detran-PR, o projeto piloto consiste em instalar 64 placas de sinalização tanto para ciclistas, quanto para motoristas, em dois trechos da BR-277. O primeiro trecho vai do Parque Barigui até o pedágio de São Luiz do Purunã, no sentido interior do estado. O outro trecho vai do Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas, até o pedágio de São José dos Pinhais, no sentido litoral. Das 64 placas, 44 terão orientações aos ciclistas e 20 para os motoristas.

Aos motoristas, as orientações das placas serão para que prestem atenção na presença de ciclistas na pista. Já aos ciclistas, as orientações serão de segurança, como não trafegar em bloco na rodovia, mas sim em fila.

Após a instalação das placas no projeto piloto, o Detran-PR vai acompanhar as estatísticas de acidentes nos dois trechos pelo período de um ano. Se for confirmada a queda de colisões entre veículos e bicicletas, o projeto deverá ser estendido para outras rodovias do estado.

Fonte: Gazeta do Povo

terça-feira, 16 de maio de 2017

Indian Motorcycles Floripa em novo endereço



A revenda Indian Motorcycles de Florianópolis, SC, está em novo endereço desde segunda-feira.

A nova loja também reflete a nova direção da concessionária. Segundo informações recebidas, o empresário Wanderley Berlanda, que também é dono da Florida Harley-Davidson, deixou de participar da empresa que representa a Indian Motorcycles em Santa Catarina.

O novo endereço da revenda, também localizado no bairro Estreito, é próximo ao anterior.





Neste sábado, 20/5, a Indian Floripa estará recebendo motociclistas de todas as tribos para um café da manhã e apresentação dos modelos Indian Motorcycles disponíveis no Brasil.

Outubro Rosa Curitiba 2017: Programação divulgada


Os organizadores do evento divulgaram a programação do OUTUBRO ROSA CURITIBA 2017.
Início das inscrições em 05/06/2017 (segunda feira) via  www.outubrorosacuritiba.com.br)

FERIADO QUINTA FEIRA - 12/10. Vamos estar com nossos brinquedos na estrada no “Dia das Crianças” e também em Harmonia pela Padroeira do Brasil;

Você poderá escolher sua hospedagem em um dos 4 hotéis parceiros, Radisson, Sheraton, Quality e Go-Inn;

A noite no HARD ROCK será embalada em 2 palcos ao som da BANDA T-ALE  e, ACREDITE, “não é cover, é BEATLES” dito por George Martin, produtor da Banda em sua última formação original...
Não acredita? Então, confere aqui ó... http://www.beatlesabbeyroad.com.br/home.php  não deixe de acessar... (em 2016 tivemos Elvis Presley, lembra???).

Incluso Alimentação, Cardápio Especial + Bebidas (Chopp ou Cerveja, Drinks, Refri e Água);

*Participante PACOTE HOTEL, para seu maior conforto, KIT disponível no ato de sua hospedagem;
Transporte Hotel – HARD ROCK – Hotel, para você poder aproveitar ao máximo esta primeira noite de OUTUBRO ROSA CURITIBA.
**Participante PACOTE LOCAL, KIT disponível na THE ONE a partir da semana que antecede o evento.

SEXTA FEIRA 13, vamos ATERRORIZAR com nossa alegria as ruas de Curitiba. Confortáveis ônibus levam os Harleyros que estiverem hospedados nos hotéis para:
Visitação ao Hospital Erasto Gaertner conhecer as OBRAS entregues do HOG THE ONE (2015 R$ 58.400,00 reforma Ala de Endoscopia e 2016 R$ 510.000,00 ampliação Central de Esterilização de Materiais);
Seguido de Passeio Turístico aos Pontos Principais da Cidade de Curitiba, almoço e tarde na Concessionária local THE ONE HARLEY-DAVIDSON
*Translado exclusivo PACOTE HOTEL– PONTOS TURÍSTICOS – ERASTO GAERTNER – THE ONE HARLEY-DAVIDSON – HOTEL retorno.
** Harleyros locais podem se deslocar em suas motocicletas ou veículos, pré-cadastro será feito para maior organização e segurança dos participantes.

SEXTA FEIRA 13 NOITE,  “sorte de quem viver essa emoção”.  Eleita uma das sete maravilhas do Brasil, a ÓPERA DE ARAME nos acolhe com SHOW NACIONAL DA BANDA SKANK;   
Uma das bandas mais queridas do nosso Rock Nacional deixa uma canção que simboliza todo o OUTUBRO ROSA CURITIBA “Te ver e não te querer é improvavel, é impossível”. 

*Transporte Hotel – ÓPERA DE ARAME – Hotel, como de costume para você poder aproveitar ao máximo esta segunda noite de OUTUBRO ROSA CURITIBA.
**Participante PACOTE LOCAL, podem se deslocar de taxi ou em seus veículos, estacionamento de fácil acesso não incluso. Se beber, não dirija.

SÁBADO 14, Passeio de motocicletas pela cidade de Curitiba. Concentração Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná.
Nosso destino será o AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA para almoço e confraternização.
Incluso Alimentação, Cardápio Especial + Bebidas (Refri e Água).

SÁBADO 14 NOITE LIVRE EM CURITIBA, Jantar de Encerramento (por adesão) para Participantes com PACOTE HOTEL.
DOMINGO 15 DIA LIVRE CURITIBA, retorno participantes suas casas. Início do OUTUBRO ROSA CURITIBA 2018.

Todo valor da inscri-doação vai direto para conta do Hospital.  Divulgação é uma grande forma de doação, convide seus amigos!

Veja mais aqui.
Veja a matéria do Outubro Rosa Curitiba 2016 aqui.

sábado, 13 de maio de 2017

HOG The One Curitiba Chapter: Dia das Mães bem movimentado


O dia amanheceu belíssimo na República de Curitiba, neste sábado de outono. O clima, com sua temperatura amena, quase que "empurrava" a gente para cima da Sunshine, pedindo para pegar a estrada.
Mas, antes, tínhamos que passar pela loja da H-D.

A comemoração em homenagem às mães harleyras foi bem movimentada na concessionária The One - Harley Davidson de Curitiba.

O tradicional café da manhã, totalmente modificado, foi dedicado em homenagear as mulheres harleyras, por iniciativa do HOG e do Ladies of Harley.

Teve desfile das mães harleyras, atividades para as crianças, DJ, brinde com espumante e muita confraternização.

Alguns registros do evento:









Vídeo do desfile das mamães harleyras, que teve "Elvis Presley" como Mestre de Cerimônia: