quinta-feira, 30 de junho de 2022

Lockheed C-5 Galaxy - 54 anos no ar

 

Lockheed C-5 Galaxy
O Lockheed C-5 Galaxy é um avião de transporte militar de grande porte projetado e construído pela Lockheed  (atualmente  Lockheed Martin).

É usado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) como transporte aéreo estratégico de alcance intercontinental para cargas pesadas e/ou de grande volume.



O desenvolvimento do C-5 Galaxy iniciou-se em 1961 com a primeira aeronave finalizada em 2 de março de 1968 e o primeiro voo em 30 de junho de 1968.

A aeronave tem uma fuselagem larga, deriva em “T” e asa alta em delta de 25 graus, suportando quatro turbinas GE F138-100 Turbofan de 51.000 libras de empuxo, cada.






O C-5 Galaxy está em serviço ativo operacional desde 1969, sendo utilizado em operações militares dos EUA em todos os grandes conflitos, incluindo Vietnã, Iraque, Iugoslávia e Afeganistão, assim como em ajuda humanitária, socorro em grandes desastres naturais e em apoio ao programa espacial da NASA. A previsão da Força Aérea é utilizar o C-5 até 2040.

Um total de 131 aeronaves foram construídas pela Lockheed até 1989 em duas versões e seis variantes.

Características gerais

  • Tripulação: 7 (comandante da aeronave, piloto, 2 engenheiros de voo, 3 loadmasters)
  • Capacidade de carga: 127.500 kg
  • Comprimento:  75,31 m
  • Envergadura: 67,89 m
  • Altura: 19,84 m
  • Peso vazio: 172.365 kg
  • Peso máximo de decolagem: 381.018 kg
  • Capacidade de combustível: 51.150 galões americanos (193.600 litros)
  • Propulsão: 4 turbofan General Electric F138-100
  • Velocidade máxima: 462 nós (856 km/h)
  • Velocidade de cruzeiro: 450 nós (830 km/h)
  • Alcance: 4.800 milhas náuticas (8.900 km) com uma carga útil 54.400 kg).
  • Alcance de translado: 7.000 milhas náuticas (13.000 km) sem carga a bordo.
  • Teto de serviço: 41.000 pés (12.000 m)


terça-feira, 28 de junho de 2022

Suporte de fuselagem - Hangar Del Pozo Airplanes

 

Suporte da Hangar Del Pozo Airplanes

Já há algum tempo eu procurava um suporte para fuselagem leve e fácil de guardar quando não em uso.

A BVM Jets, dos EUA, produz um suporte para jatos bastante efetivo.

Suporte da BVM Jets
O produto da BVM é destinado a jatos pesados, é relativamente caro (US$ 155) e importar qualquer coisa dos Estados Unidos, hoje, tem custo proibitivo.

Recentemente vi uma postagem do Ricardo Del Pozo (Hangar Del Pozo Airplanes) em um grupo do WhatsApp, apresentando algumas alternativas mais adequadas à minha necessidade. Conversei com ele e fiz a encomenda de um suporte sob medida, para o Fairchild PT-19 1/3 Escala que está sendo construído para mim pelo José Guimarães (o Guima, como é conhecido), de Piracicaba.

Usei meu Pitts S-2B da Hangar 9 (com motor DLA 64cc) para testar o suporte. 



O Pitts tem a fuselagem bem larga.
Observe que o suporte foi desenhado para o PT-19, com abertura de 20 cm.



O corte para a fuselagem foi feita para o PT-19.
O Pitts é bem mais largo.

O suporte veio personalizado!
O material utilizado é acetado de vinil (EVA) de 20 mm de espessura, encaixe perfeito e fácil de guardar.



Segundo me informou o Ricardo, os dois suportes onde fica apoiada a fuselagem podem ser construídos com dupla parede, reforçando sua resistência em caso de aeromodelos mais pesados.

No teste que fiz com o meu Pitts S-2B, a estrutura do suporte não demonstrou nenhum problema para sustentar os 6,2 kg da fuselagem.

Gostei muito do produto, fabricado em curto tempo e enviado rapidamente para minha residência.

Eventos de julho 2022 - Rio de Janeiro, Ceará e Paraná

 





segunda-feira, 27 de junho de 2022

Dois eventos no mesmo fim de semana . . .

 


Na realidade não foram programados para coincidirem no mesmo fim de semana, é claro.

O evento em Ipiranga, PR foi anunciado no início de abril e previsto para o dias 4 e 5 de junho. Já a confraternização promovida pelo ASA, em São José dos Pinhais, foi divulgada no final de maio.

Havia uma janela de de três semanas entre os dois eventos, o que permitiria uma participação bem significativa dos aeromodelistas da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais, sem conflito.

Infelizmente chuvas muito fortes castigaram o Paraná entre o final de maio e meados de junho, forçando a mudança das datas do evento de Ipiranga.

Eu tive que fazer uma escolha para o sábado, dia 25 e decidi por ir a Ipiranga. O Clube ASA fica aqui na RMC e é mais perto de casa.

No final, consegui ir aos dois eventos, ainda que no dia 26 minha participação nos Portões Abertos do ASA foi uma visita de cortesia.

Alguns registros do evento em Ipiranga:






















Vídeo do nosso amigo Ricardo Fialkowski:


Parabéns ao Guido Dalla Barba pela excelente organização do evento e aos aeromodelistas de Ipiranga pela hospitalidade e camaradagem com que nos recebeu.

Registro da minha visita ao Portões Abertos do ASA, no domingo, 26/6/2022:






















Com certeza voltarei ao ASA em outra oportunidade, para voar com o Junior Campos e os amigos de lá!