quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Carteira Nacional de Identidade - será que desta vez acontece?


 

O governo federal anunciou o novo modelo da Carteira Nacional de Identidade para o Brasil nesta quarta-feira (23/2). O RG deve trazer recursos digitais e conter o número do CPF (Cadastro Nacional de Pessoas Físicas) embutido para todo o território nacional.

O documento trará uma identificação única por meio do CPF para todo país e poderá ter as informações consultadas pela internet por qualquer pessoa. Este modelo renovado será formalizado por meio de decreto do governo federal está previsto para começar a vigorar em 1° de março.

Uma das novidades da documentação é a checagem de autenticidade por QR code, inclusive off-line, para quando não houver conexões de internet disponíveis. Como terá validade em qualquer estado brasileiro, não haverá mais a necessidade de emitir o documento em cada unidade da federação. Hoje, os estados têm numerações próprias de RG, o que possibilitaria que uma só pessoa tivesse 27 números diferentes no Brasil.

Quem possui alguma condição especial prevista em lei, como pessoa com deficiência ou idosos, terão um selinho preto marcado na parte de trás para identificá-la mais rapidamente.

Como foi concebida no padrão internacional, a nova carteira de identidade será considerada um documento oficial para viagem. O cartão conterá um código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado por passaportes e que poderá ser lido por equipamentos no mundo inteiro. Porém, em razão dos acordos internacionais, o RG só poderá ser usado em viagens a países do Mercosul — para as demais nações, o passaporte continuará a ser necessário.

As secretarias de Segurança Pública de cada estado e do DF serão responsáveis pela emissão do novo RG e tem o prazo para adequação à norma até 3 de março de 2023. Somente após essa data-limite é que os órgãos estaduais serão obrigados a emitir o documento renovado e de modo gratuito.

Vamos ver se vai acontecer, mesmo.

Fala-se disto desde 2009. Veja aqui: 

https://wilsonroque.blogspot.com/2009/11/ric-registro-de-identidade-civil.html

https://wilsonroque.blogspot.com/2019/01/governo-quer-unificar-rg-cnh-cpf-e.html

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Voando no Aerocircus - Joinville, SC

 


Eu gosto muito de visitar o Aerocircus Clube de Aeromodelismo de Joinville, em Santa Catarina.

É um clube muito bem estruturado e que sempre me recebe muito bem, todas as vezes que vou visitá-lo.

Na quarta-feira passada, dia 16/2, passei o dia lá a convite dos amigos Jorge Hoeltgebaum, Luis Renato Debes e Michel Gonchorovski. Eles residem em Curitiba mas também são sócios do Aerocircus.

Estes dois vídeos foram feitos durante os nossos voos por lá.



terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Aeromodelo Nobler com motor Fox 35 - o encontro de dois clássicos

 

O aeromodelo Nobler é o avião controlado por cabo com mais vitórias em competições acrobáticas nos EUA, em todos os tempos.

Desenhado por George M. Aldrich em 1952 e vendido como kit para construção a partir de 1957 pela Top Flite Models, o Nobler foi, sem dúvida, o aeromodelo que dominou os campeonatos acrobáticos na modalidade VCC - Voo Circular Controlado (Control Line ou U-Control, em inglês) durante as décadas de 1950 e 1960.


Utilizando o clássico motor Fox .35, projetado por Duke Fox em 1948 e produzido até hoje, o Nobler demonstrou ser imbatível em milhares de eventos nos Estados Unidos e em todo o mundo.


O vídeo abaixo mostra um Nobler com o motor Fox .35, num voo na pista de VCC do Clube Paranaense de Aeromodelismo-CPAER em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Marinha dá início às comemorações do Bicentenário da Independência

 

NVe "Cisne Branco
A Marinha do Brasil deu início às comemorações oficiais pelos 200 anos da Declaração da Independência.

A Marinha de Tamandaré, invicta - sem nunca ter perdido uma batalha - e cada vez mais respeitada mundialmente (é a segunda maior Marinha das Américas) lidera o calendário oficial para celebrar os dois séculos da nossa independência.

O Bicentenário da Independência do Brasil acontecerá no dia 7 de setembro deste ano, mas as comemorações foram iniciadas neste fim de semana, sendo a cidade do Rio de Janeiro a sede do evento Velas Latinoamerica 2022, entre os dias 13 e 20 de fevereiro. O evento, que acontece de quatro em quatro anos, reunirá navios de sete países das Américas (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México). O Brasil é o país anfitrião desta edição e tem como representante o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”.

"O maior objetivo do evento é fortalecer os laços de amizade e profissionalismo, por meio do intercâmbio operacional e cultural entre as marinhas latinoamericanas", afirmou o porta-voz do Velas Latinoamerica, Capitão de Mar e Guerra Claudio Sousa Freitas.

No domingo, a cidade do Rio de Janeiro foi palco do desfile com os sete veleiros participantes, passando pelas praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana. Os navios que participaram foram “Cisne Branco” (Brasil), “Libertad” e “Bernardo Houssay” (Argentina), “Guayas” (Equador), “Unión” (Peru), “Capitán Miranda” (Uruguai) e “20 de Julio” (Colômbia). O navio mexicano “Cuauhtémoc” não participará da etapa brasileira.












quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Governo sendo governo

 

Em 2018 comprei meu novo rádio Graupner mz-32, recém lançado no mercado mundial.

Não era homologado no Brasil e, sendo exigido por lei, procedi à homologação. Fiz eu mesmo, sem uso de despachante.

Comecei o processo através do site da ANATEL no dia primeiro de agosto de 2018. Quase oito meses e dezenas de mensagens depois, no dia 28/3/2019 recebi a confirmação que o meu rádio havia sido homologado. Custou R$200,00 e MUITO trabalho.


O Certificado tinha validade por dois anos e cobrariam uma taxa de R$200,00 para renovar o certificado.

O governo federal acabou com esta estupidez, com a taxa cobrada e com a validade (data de expiração) do certificado.

Entretanto, ontem recebi uma mensagem da ANATEL, informando que o certificado havia expirado???!!!


Preocupado, enviei um email para a Gerência de Certificação e Numeração da ANATEL (título bacana, né?).

Veja a resposta:


É estupidez, incompetência ou má intenção? Acho que é só pra encher o saco do cidadão!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

A idade não vem sozinha

 

Octacílio Mendes Roque (25/5/1916 - 15/1/2007)
Meu pai foi uma inspiração para mim de várias formas. Primeiro, pela sua integridade moral; uma pessoa incapaz de fazer qualquer coisa errada, não importando as circunstâncias. Nos educou com sentimento de patriotismo, respeito aos mais velhos e às instituições e ferrenha defesa de democracia.

Segundo, pela sua postura profissional: era um perfeccionista, que não admitia "lambança", como ele se referia a trabalhos mal feitos.

Durante o meu tempo de formação acadêmica na Marinha, tive oportunidade de ficar horas escutando meu pai relatando sua experiência de vida, durante as visitas que fazia em casa. Mesmo mais tarde, já adulto e exercendo posições de comando e alta gerência, continuava a escutá-lo, pois sempre acrescentava conhecimentos importantes. Tanto para a vida profissional como para a pessoal, é válido dizer.

Filho de família de classe média alta, perdeu seus pais muito cedo, quando tinha apenas 14 anos. Uma tia, que recebeu a tutela dele e de sua irmã, se apoderou de todos os bens deixados pelos meus avós. Mesmo assim teve uma excelente educação, como ex-aluno do Colégio Pedro II do Rio de Janeira e da antiga Escola Técnica Federal.

Trabalhou toda a sua vida em metalurgia. Foi Diretor do Depósito de Manutenção de Locomotivas da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Durante a Segunda Guerra Mundial recebeu a Medalha de Mérito pelo Esforço de Guerra, por ter conseguido manter as locomotivas funcionando, apesar da absoluta falta de componentes e sobressalentes importados. Ele e seus comandados construíam as peças, mesmo sem os desenhos técnicos necessários e mantinham rodando as locomotivas que transportavam o minério de ferro de Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro, onde era exportado para os EUA.

Gerente de Produção de uma importante empresa de montagens industriais nos anos 1970-1980, executou obras importantes no Rio de Janeiro, como a moderna fábrica dos cigarros Hollywood, da Souza Cruz, a maior cervejaria do Brasil, na época, da Brahma e a fábrica de café solúvel Dínamo, em Petrópolis, entre muitas outras.

Faleceu com quase 91 anos, de causas naturais. Homem extremamente independente, sobreviveu por 21 anos a prematura morte da minha mãe, vivendo em sua casa até seus últimos dias de vida.

Aprendi muito com meu pai, tanto nos seus acertos como nos seus erros. Um otimista permanente, sempre achava que o amanhã seria melhor do que o hoje.

Mas uma de suas expressões que me marcaram era quando dizia que "a idade não vem só!"

Claro, a idade traz menos vigor físico e fragilidade da saúde , em muitos casos. Mas o que incomodava mais o meu pai, na velhice, era o desrespeito e falta de consideração das novas gerações.

Uma pena que isto aconteça no Brasil. Convivi profissional e socialmente nos Estados Unidos durante décadas. O respeito aos idosos, chamados de "seniors", é evidente em todos os sentidos. 

Na minha experiência, os mais "jovens" ( e não estou me referindo a adolescentes!) acham que nossa bagagem de vida não tem importância e que eles sabem tudo; assim nossas histórias não são interessantes de ouvir. Tolinhos.

Uma das muitas coisas que descobri na vida é que há três formas de se aprender: com seus próprios erros, com os erros do outros e com muito estudo. Procurei, durante os meus 75 anos de vida, sempre aprender pelos dois últimos métodos. 

Mas isto sou eu!


domingo, 6 de fevereiro de 2022

Voo do F-16 em Araras, SP

 

Vídeo muito bem feito pelo canal Aeromodelismo 100%,  mostrando o jato F-16 da JetLegend pilotado por Fernando Garbo, no clube Ninho das Araras na cidade de Araras, SP.


Detalhes do aeromodelo:

  • Fabricante: Jetlegend
  • Escala: 1/6
  • Envergadura: 1,61 n
  • Comprimento: 2,47 m
  • Turbina: Kingtech K180G2
  • Rádio controle: JetiDuplex DS-24
Em março de 2019 tive a oportunidade de ver o Fernando Garbo voando este magnífico aeromodelo no evento Warbirds RC Forever, em Limeira, SP.

Fabio Vassalo, Garbo, Roque e Mário Knoll
O General Dynamics F-16 Fighting Falcon é um caça monomotor multifunção originalmente desenvolvido pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos, tendo entrado em serviço ativo em agosto de 1978. Projetado como um caça diurno de superioridade aérea, evoluiu para uma aeronave multifuncional apta a operar em todos os climas. Mais de 4.600 aeronaves foram construídas desde o início de sua produção em 1976 e pela Lockheed Martin desde 1993.

O F-16 é equipado com um canhão de 20mm M61 Vulcan e 11 locais para montagem de armas, mísseis e outros equipamentos de missão. 

General Dynamics M61 Vulcan
O F-16 foi programado para permanecer em serviço com a Força Aérea dos EUA até 2025 quando começará a ser substituído pelo Lockheed Martin F-35 Lightning II, que deverá também substituir várias aeronaves multifuncionais entre os países membros da OTAN.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Florida Jets e Top Gun confirmados para 2022

 



Os dois grandes eventos, tradicionais na primavera nos Estados Unidos, estão confirmados para 2022.

Toda a comunidade de aeromodelismo escala e jato ficou muito preocupada com a continuidade dos eventos, depois do falecimento do saudoso Frank Tiano em janeiro de 2021. 

Frank criou o Top Gun em 1989 e foi um grande incentivador do aeromodelismo escala durante toda a sua vida. 


Sua esposa Carol Tiano manteve a Frank Tiano Enterprises em funcionamento e, com ajuda de muitos amigos, realizou os eventos programados para 2021 e confirmou as datas para 2022, também no Paradise Field localizado na 4999 Air Show Road, Lakeland, Flórida, 

O Paradise Field fica na área ao sul do Lakeland Linder International Airport, 64 milhas ao sudoeste da cidade de Orlando pela rodovia I-4.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Carburadores Walbro: como fazer uma manutenção adequada

 

Um dos componentes que tornaram os aeromodelos em escala gigante tão populares foram os motores a gasolina equipados com carburadores Walbro. 

O grande precursor foi, sem dúvida, o venerável motor Quadra 35cc, originalmente projetado para motosserras e que começou a ser usado no aeromodelismo nos anos 1970. 


No início dos anos 1980 a Zenoah, então parte do conglomerado da japonês Komatsu, lançou no mercado o G-38, um motor a gasolina de 38 cilindradas que foi o primeiro projetado especificamente para aeromodelos rádio controlados.

Os carburadores usados pelos dois fabricantes eram da Walbro Corporation, de Tucson, Arizona - fundada em 1950 por Walter E. Walpole - e que se dedica a produzir componentes para uso em motores de baixa cilindragem. A grande maioria dos fabricantes de motores para aeromodelismo usam os carburadores Walbro de linha WT.

Carburador Walbro WT

Incorporando duas funções básicas para a motorização do aviões R/C – bomba de combustível e mistura carburante – os carburadores Walbro tem uma grande e valiosa característica: uma vez ajustado funcionará perfeitamente por longos períodos de tempo.

No entanto, para manter a operação ideal do motor é necessário fazer a manutenção e limpeza básica do carburador, evitando que sujeiras dificultem seu funcionamento correto.

Basicamente o que pode afetar o desempenho do Walbro é combustível não filtrado, poeira e detritos ingeridos no campo de vôo (mais comum em pistas de grama e não pavimentadas) e água, que pode causar corrosão interna.

Não importa a causa, sempre que notar alguma sujeira em uma inspeção externa do carburador ou uma alteração no desempenho do motor, a primeira coisa a se fazer é abrir o carburador e dar uma olhada no seu interior. Este trabalho necessita de poucas ferramentas (chave de fenda comum e Phillips e chave Allen). Um pouco de tempo e isto manterá seu motor funcionando por longos períodos, sem dor de cabeça.

Além das ferramentas eu uso WD-40 e cotonetes. Para uma limpeza mais caprichada, uso também o Car 80, especialmente para retiradas de manchas de óleo que às vezes passam pela junta do escapamento do motor. Utilize uma bandeja de metal ou plástico resistente ou, ainda, uma toalha ou pano macio de algodão para apoiar o motor e o carburador enquanto trabalha neles.


Antes de retirar o carburador, drene todo o combustível que estiver nele, esvaziando o tanque e fazendo o motor funcionar até que se apague por falta de gasolina. 

Dependendo da forma como o motor é instalado no aeromodelo, às vezes conseguimos retirar o carburador sem desmontar a fixação do motor na parede de fogo.

Tendo que remover o motor, muito cuidado ao desconectar o cabo da vela de ignição e o cabo do sensor de ignição, para evitar danificá-los. Você também pode remover o escapamento e fazer uma boa limpeza em todo o motor antes de reinstalá-lo em seu modelo. Para este trabalho eu uso o Car 80. Funciona muito bem.

Para remover o carburador do motor, retire os dois parafusos de fixação. Tenha cuidado para não danificar a junta/espaçador que fica entre o carburador e o motor. A menos que seu carburador tenha sofrido um grande golpe ou tenha um entupimento grave de combustível, tudo o que você precisa fazer é uma boa limpeza .

No lado de entrada do corpo do carburador, a remoção do parafuso central único dá acesso à junta flexível e tela do filtro interno de combustível. Remova o parafuso e a tampa e, em seguida, inspecione o diafragma e as abas da junta para certificar-se de que não há deterioração. Limpe quaisquer detritos óbvios usando cotonete, palito de madeira (corte a ponta aguda) ou um pincel bem macio. Não use ferramenta afiada ou estilete, pois isso pode danificar a superfície das passagens.



Se a tela do filtro estiver com alguma sujeira, limpe-a com primeiro com WD-40. Você pode retirar a tela do filtro, mas faça com bastante cuidado. Se estiver danificada, uma tela de substituição pode ser comprada em kits de reposição de juntas Walbro. Esses kits estão disponíveis em vários sites na Internet (Mercado Livre, Banggood, Aliexpress). Algumas lojas de aeromodelismo (físicas ou virtuais) também oferecem estes kits. 

Kit de reparo para carburador Walbro
Alguns aeromodelistas afirmam que se pode descartar a tela do filtro do carburador, se estiver usando combustível filtrado. Não recomendo. A gasolina que uso nos meus aeromodelos é duplamente filtrada e, mesmo assim,  às vezes aparece alguma impureza no filtro interno do carburador.

Na maioria dos casos, uma boa limpeza nesta parte ou, se for o caso, a  substituição da junta é tudo o que se precisa fazer . Caso contrário, pode-se verificar o outro lado - a seção de medição de combustível - removendo a tampa lateral que é fixada por quatro parafusos do tipo Phillips. Faça uma aplicação de WD-40 e verifique se há alguma impureza.

A agulha de medição interna do combustível é mantida no lugar com um pequeno parafuso, uma mola e o braço da alavanca. Essas peças ajustam automaticamente o fluxo de combustível de acordo com a variação da pressão atmosférica externa. 

Estes componentes podem se desgastar se o motor estiver muito usado. Tenho motores com mais de 250 voos e nunca vi uma alteração nestas peças. Verifique o alinhamento, conforme a imagem abaixo. Se essas peças apresentarem desgaste, substitua-as cuidadosamente pelas peças do kit de reconstrução. Tenha cuidado e não force nada no lugar, para evitar avarias.

As últimas peças a serem limpas são as válvulas das agulha de alta e baixa rotação. Faça uma boa limpeza externa antes de removê-las. Verifique o ponto de ajuste apertando-as suavemente (no sentido horário) e contando o número de voltas em que estavam abertas, para recoloca-las no ponto certo ao reaperta-las. Certifique-se de que as agulhas estejam limpas, faça uma leve aplicação de WD-40 e coloque de volta no lugar.Se tive esquecido de anotar como estavam antes, não tem problema. Abra a agulha de baixa (L) em uma volta e 1/8 e a agulha de alta (H) em uma volta e meia. Esta é, normalmente, o ajuste para dar partida no motor e depois ajustá-lo conforme o tipo de gasolina usado e a altitude (ao nível do mar o motor a mistura fica mais pobre; a partir de 1.000 m é necessário enriquecer a mistura).

Uma recomendação que sempre faço e não custa repetir: SEMPRE queime completamente o combustível que está na linha e no carburador, após o último voo do dia. Nunca deixe o tanque do seu aeromodelo com gasolina.

Em agosto de 2021 um amigo me pediu para fazer uma revisão em um motor DLE 35cc, que estava em um aeromodelo guardado há vários meses. Ele havia comprado o avião já montado e voado e gostaria que eu fizesse uma verificação, antes do seu primeiro voo.

Aparentemente o motor estava muito bem conservado, sem mostras de abuso.


A primeira inspeção foi feita com a retirado do tanque de combustível do aeromodelo.


Combustível deteriorado dentro do tanque, tubo pescador endurecido (o motor provavelmente apagaria em qualquer manobra invertida), sujeira.

Ao desmontar e abrir o carburador, veja o que encontramos:



Esta crosta verde é zinabre, sinal de oxidação de metal que contenha cobre em sua composição. Há várias partes de latão em um carburador Walbro.

Usando WD-40 e Car 80, conseguimos limpar o carburador e colocá-lo em condições de uso, outra vez.


Recomendo assistir oo vídeo que preparei sobre o assunto e que está no meu canal do YouTube:


Bons voos!