A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (27/6/2020), a terceira unidade do multimissão KC-390 Millennium. O FAB 2855 pousou às 16h35 na Ala 2, Base Aérea de Anápolis (GO).
"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
domingo, 28 de junho de 2020
FAB recebe o terceiro KC-390 Millennium
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (27/6/2020), a terceira unidade do multimissão KC-390 Millennium. O FAB 2855 pousou às 16h35 na Ala 2, Base Aérea de Anápolis (GO).
sexta-feira, 26 de junho de 2020
Um bombardeiro Boeing B-17, construído na escala de 1/3
Jack Bally e o seu Bally Bomber 1/3 escala, em Oshkosh 2018 |
Jack Bally durante a construção do Bally Bomber |
Apesar de ser uma réplica em escala, a aeronave é relativamente grande para uma aeronave construída em casa. A maioria das aeronaves construídas em casa, conhecidas como “homebuilt”, são projetadas como monomotores, tornando este homebuilt de quatro motores uma raridade em si.
Bally passou quase 18 anos e um número estimado de 40.000
horas construindo o bombardeiro, que ele chamou de "Obsessão".
A aeronave - conhecida como Bally Bomber - voou pela
primeira vez em 2016 e fez sua estréia pública no Oshkosh AirVenture de 2018.
Jack Bally faleceu no dia 21 de junho de 2020, aos 79 anos.
Características da aeronave:
- Tripulantes: 1
- Comprimento: 7,3 m
- Envergadura: 10,54 m
- Propulsão: 4 motores Hirth F-30, com hélice tripá.
O Hirth F-30 é um motor de aeronáutico de quatro cilindros opostos, dois tempos, com injeção eletrônica opcional, partida elétrica, 1050cc e 85 HP, projetado para uso em ultraleves e homebuilts.
quinta-feira, 25 de junho de 2020
Harley-Davidson do Brasil chama a atenção para a manutenção da correia de transmissão
A H-D Sturgis™ FXB 1980 foi a primeira motocicleta da Harley-Davidson equipada com uma correia de transmissão moderna |
quarta-feira, 24 de junho de 2020
Aeromodelismo: Comando da Aeronáutica publica nova regulamentação.
Departamento de Controle do Espaço Aéreo - Comando da Aeronáutica |
A nova regulamentação entra em vigor em 1 de julho de 2020.
Veja a íntegra da publicação aqui.
sábado, 20 de junho de 2020
Novos tempos, novas regras
Os cuidados na construção, manutenção e operação de nossos aviões é fundamental para que a prática do nosso hobby/esporte não ofereça perigo para os pilotos ou espectadores.
É muito comum vermos placas ressaltando os procedimentos de segurança, por exemplo durante a partida de motores, nas decolagens e pousos e em outros aspectos das nossas atividades.
Mas novas placas passarão a fazer parte do visual dos clubes de radiomodelismo e o nosso parece seu um dos primeiros a utilizá-las.
O Clube Fênix de Radiomodelismo de Curitiba, PR, tem sua sede e pista de voo em uma área rural, pouco habitada, no município de Campo Magro, na Região Metropolitana.
Somos um grupo pequeno e o dia de maior movimento não reúne mais que uma dúzia de participantes, em uma área em que o distanciamento social recomendado pode ser observado com tranquilidade. A atividade é realizada em área aberta e bem ventilada naturalmente.
O uso da sede do Clube está interditada, com exceção dos banheiros, para preservar este distanciamento.
Foram disponibilizados álcool 70º, álcool gel e hipoclorito de sódio para uso dos associados, além de obrigação do uso de máscaras desde o início de pandemia, em março.
quinta-feira, 18 de junho de 2020
A Harley-Davidson Motor Company apresenta "The No Show", uma exibição de motocicletas online de uma semana que reúne a comunidade global da Harley-Davidson.
- Media Choice Award: escolhido e apresentado por jornalistas das principais publicações de motocicletas do setor.
- Prêmio H-D de Design e Estilo: escolhido e apresentado por Brad Richards, vice-presidente de estilo e design da Harley-Davidson e customizador de garagem de longa data.
- Prêmio Museu Harley-Davidson: escolhido pela equipe do museu e apresentado por Bill Davidson, vice-presidente do Museu Harley-Davidson e bisneto do cofundador da Harley-Davidson William A. Davidson.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
domingo, 14 de junho de 2020
Aeromodelismo e a pandemia do Covid-19
O nosso Clube fica em uma área rural. É super ventilado, com excelente exposição ao sol e temos regras para evitar a contaminação entre os Associados.
Vírus e bactérias fazem parte do planeta. Não temos como eliminá-los totalmente.
Aqui, no Paraná, por exemplo, o problema maior é o dengue, com quase 200.000 casos confirmados e 139 óbitos. Há casos em 343 municípios do estado e 237 estão em epidemia da doença.
No nosso Clube implementamos regras bem rígidas relacionadas ao Covid-19, em conformidade com as recomendações e legislação pertinentes do estado do Paraná e do município de Campo Magro, onde o clube está localizado.
Se todos os brasileiros cumprirem as regras básicas (usar máscara, distanciamento e higienização), venceremos esta batalha.
Que Deus nos abençoe e proteja.
quarta-feira, 10 de junho de 2020
Harley-Davidson do Brasil sugere "rotas românticas"
Harley-Davidson do Brasil sugere "rotas românticas" com planejamento para volta às estradas
Encontre a loja Harley-Davidson mais próxima em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/find-a-dealer.html.
Confira as ofertas do mês em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/offers.html.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
terça-feira, 9 de junho de 2020
Atenção, tripulação, preparar para o pouso!
Atenção, tripulação, preparar para o pouso!
Tiger Moth na atitude correta para pouso de pista. Veja o texto. |
Atitude e velocidade erradas, desastre certo! |
Outros, nem tomam conhecimento do estol e perdoam facilmente nossos erros no pouso, como o Piper J-3 Cub e o deHavilland Chipmunk, para citar somente dois.
deHavilland DHC-1 Chipmunk, pouco antes de tocar a pista |
Messerschmitt Bf-109
|
Republic P-47 Thunderbolt
|
Aeromodelo nivelado nos dois eixos: pouso perfeito. |
Como diz um amigo aeromodelista de longa data e profissional da aviação, "depois dos primeiros mil pousos, tudo fica mais fácil."
domingo, 7 de junho de 2020
North American B-45 Tornado: o primeiro bombardeiro a jato com capacidade nuclear dos EUA
B-45C no National Museum of the U.S. Air Force, Dayton, Ohio |
Em 1944 o Corpo Aéreo do Exército dos EUA, enfrentando uma ameaça dos aviões a jato alemães, incluindo o bombardeiro Arado Ar 234, lançou uma licitação para o projeto de um bombardeiro a jato, mas a guerra terminou antes do projeto avançar. Os esforços para desenvolver um bombardeiro a jato foram adiados pelos cortes orçamentários no pós-guerra, mas à medida que as tensões com a União Soviética aumentaram, tornou-se evidente que necessitavam deste avião.
- Tripulação: 4 (piloto, copiloto, bombardeador/navegador e atirador de cauda)
- Comprimento: 23 m
- Envergadura: 27,13 m
- Peso máximo de decolagem: 41.628 kg
- Propulsão: 4 motores General Electric J47-GE-13 turbojet de 5.200 libras de empuxo, cada
- Velocidade máxima: 911 km/h
- Velocidade de cruzeiro: 587 km/h
- Teto máximo: 14.000 m
- Armamento: duas metralhadoras .50 na cauda
- Bombas: capacidade de até 10.000 kg.
Cockpit do B-45C |
quarta-feira, 3 de junho de 2020
Embraer EMB-312 T-27 Tucano - Um documentário
Excelente documentário sobre a criação do Embraer EMB-312 AT-27 Tucano, desde a formação da Embraer até os 35 anos do primeiro voo da aeronave.
É um pouco longo, mas vale a pena assistir.
segunda-feira, 1 de junho de 2020
USS Nevada: pesquisadores localizam destroços na costa do Havaí
USS Nevada (BB-36) durante a Segunda Guerra Mundial |
Tope do mastro de vante do USS Nevada, no fundo do mar |
O USS Nevada saindo de Pearl Harbor durante os ataques |
USS Nevada, encalhado para evitar o naufrágio |
O USS Nevada em setembro de 1944 |