"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Ainda Temos Esperança
Coincidência? . . .
I Believe I Can Fly
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Serra do Rio do Rastro ao Som de Blues - 2
As Rodovias BR-376 e BR-101 (entre Curitiba e Florianópolis) já estão com novos valores de pedágio, a partir de ontem, 21/2/2010.
Carros: R$1,20 Motocicletas: R$0,60
Mais informações: roquetour@gmail.com ou 47-3264-6805/9987-5005sábado, 20 de fevereiro de 2010
Petrobrás e o Preço da Gasolina
- A gasolina abastece cerca de 60% dos veículos de passeio no Brasil. O Álcool hidratado e o GNV cobrem o resto.
- Desde janeiro de 2002 o preço da gasolina é liberada, não havendo controle governamental e sendo definido pelo próprio mercado. Os preços são monitorados pela Agência Nacional de Petróleo, para evitar a formação de cartéis.
- A gasolina é produzida pela Petrobrás como Gasolina "A", sem adição de álcool. O álcool anidro é adquirido pelas distribuidoras (BR, Ipiranga, Shell, Esso, Mimi, Ale, etc) diretamente das usinas e adicionado à gasolina comprada da Petrobrás, na proporção de 20% a 25%, conforme determinações do Conselho Interministerial do Açucar e do Álcool (CIMA). Esta gasolina com álcool é denominada Gasolina "C".
- A Gasolina A é produzida pela Petrobrás (responsável por cerca de 98% da produção) em 11 refinarias, por duas pequenas refinarias privadas (Ipiranga e Manguinhos), por formuladores, pelas centrais petroquímicas ou importada pelas empresas autorizadas pela ANP.
- O álcool anidro é produzido, na sua totalidade, por usinas privadas que destilam o álcool a partir da cana-de-açucar.
O mais importante, para nós consumidores, é a composição do preço da gasolina. Na maioria das vezes, as pessoas tendem a culpar a Petrobrás pelo elevado custo da gasolina.
Mas vejam o que concluí, na minha pesquisa:
Preço da Gasolina nos postos de minha região (litoral de SC): R$2,69 por litro
Decompondo o preço final, por grupamento de custos:
Preço cobrado pela Petrobrás: R$0,86/litro ou 32% do preço final Custo do álcool anidro: R$0,27/litro ou 10% do preço final Distribuição e Revenda: R$0,46/litro ou 17% do preço final Impostos Federais: R$0,35/ litro ou 13% do preço final ICMS (Estadual): R$0,75/litro ou 28% do preço final
Somando o custo da Petrobrás (preço do petróleo crú, transporte e refino), mais o custo do álcool anidro, mais o custo de distribuição e revenda (postos de serviços), a gasolina deveria custar R$1,59/litro. O custo dos impostos (R$1,10/litro) aumenta o preço da gasolina em quase 70%.
O que se conclui é que esta campanha, na internet, deveria ser dirigida contra o Governador do seu Estado e contra o presidente da República.
Pense nisso quando votar em Outubro.
(Período de referência: 7/2/2010 a 13/2/2010. Fontes: Petrobrás, ANP e CEPEA/USP)
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
O Banco da 883R Sportster
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Churrasco no Auto Posto PHD- Maccori's Garage
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
American Chopper - O Fim da Série
Veja atualização deste tema, aqui.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Serra do Rio do Rastro ao Som de Blues
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
2º Balneário Camboriú
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Pilotar Com Qualquer Tempo
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Bate-e-Volta a Curitiba - O Relato
- 53 motocicletas sairam do Posto Rudnick, na BR-101, e subiram a Serra do Mar para Curitiba.
- 81 pessoas do nosso grupo almoçaram no Paraguassu Grelhados.
O entusiasmo dos PHDs de Curitiba era contagiante e o café da manhã foi um momento de agradável reencontro com os amigos paranaenses.
Por volta das 10:30 saímos do Rudnick e subimos a Serra do Mar. O calor já estava bem forte, mas a subida da serra foi muito agradável, sem incidentes. Um carro de apoio com carreta e mecânico, da HD Point Mocicletas, nos acompanhou durante todo o trajeto e prestou assistência mecânica a três motociclistas durante o passeio A turma parou em um posto de gasolina no início da Av. das Torres para refrescar-se e reagrupar-se. Dalí, seguimos em dois grupos para o Largo da Ordem, em Curitiba, para uma breve parada para cumprimentar os PHDs que estavam por lá. O Largo estava repleto da motocicletas, carros e muita gente, como é comum nas manhãs de domingos. De lá, seguimos direto para o Paraguassu Grelhados, onde as Chefs Silvana Villafranca e Néia Zucoloto receberam 81 pilotos e garupas para um espetacular show gastronômico. E isto, vejam bem, com o restaurante recebendo outros clientes, além dos motociclistas!
Parabéns à equipe do Paraguassu Grelhados, pelo excelente almoço.
Durante nossa estadia no restaurante, sorteamos brindes doados pela HD Point e pelo Hotel Gumz (do PHD Pimentel e de sua esposa Vera) de Balneário Camboriú, e outros doados pela Harley Tours, que participou do passeio, com a presença do Harley Engers e sua esposa Márcia, além do simpático e sempre muito alegre Cravinhos e esposa.
Durante as horas de convivência entre os grupos de Santa Catarina e do Paraná, algumas decisões foram tomadas. A principal delas é que faremos outros passeios como este, inclusive no sentido oposto: o pessoal do Paraná descerá a Serra do Mar, para nos visitar aqui.
Saímos de Curitiba por volta das 16:00 horas e encontramos temperaturas por volta dos 36 C, ao alcançarmos o nível do mar, depois da descida da Serra.
Todos chegaram bem em suas casas e já estão "cobrando" outros passeios gastronômicos. E já estamos trabalhando nisso!
Vejam mais fotos aqui.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
O Perigo da Estrada Está Na Sua Cabeça
Serra do Rio do Rastro, SC. |
Jaqueta para Motociclismo
- Previne/reduz alguns tipos de lesões, no caso de acidente.
- Fazendo com que você se sinta mais seguro e mais alerta na pilotagem, ao reduzir o desconforto, a fatiga e a desidratação.
- Aumentando a visibilidade que os outros tem de você − cores brilhantes e contrastantes fazem você mais visível.
Muitas lesões corporais podem ser evitadas com o uso de uma jaqueta de boa qualidade. Mesmo uma pequena arranhada, no asfalto, pode ser muito dolorosa.
Mas como reconhecer aqueles que poderão, eventualmente, protegê-lo no caso de um acidente?
A melhor maneira é procurar produtos que foram testados de acordo com padrões reconhecidos.
Nem mesmo os Estados Unidos, inventores do equipamento de proteção individual e seu uso, tem padrões definidos para jaquetas (ainda que o DOT – Department of Transportation – faça o papel do Inmetro nos capacetes).
O couro de vaca com 1,4 mm de espessura, resiste 5,8 segundos de abrasão. Um tecido tipo jeans de 200 g/m², resistirá menos de um segundo; 0,6 segundos, para ser exato.
O teste de resistência tem que ser excutado e certificado por um orgão ou empresa qualificada. Se passar no teste, o fabricante recebe uma etiqueta CE (Conformite Europeen – Conformidade Européia), que indica sua qualidade.
Por outro lado, a proteção climática também é tão importante quanto a proteção contra a abrasão. O estresse causado pelo frio, calor ou desconforto causa fadiga, que resulta em distração e menos atenção na pilotagem.
Ficar com frio ou desconfortável causa fadiga, que pode provocar um acidente, por fazê-lo ficar menos atento e aumentar o seu tempo de reação.
Jaqueta de alta visibilidadeInsulação e resistência ao vento são importantes numa jaqueta para uso no inverno.
Roupa úmida ou molhada retira calor do corpo. A água conduz calor muito mais rápido do que o ar, porisso ficamos com mais frio quando estamos com roupas molhadas ou úmidas.
Alguns tecidos sintéticos tem mais capacidade de resistência à àgua, enquanto o couro não é tão apropriado para mantê-lo seco, porque absorve água.
O segredo, neste caso, é uma jaqueta que seja resistente à água, mas que permita que o líquido resultante da transpiração possa evaporar-se. Em outras palavras, um tecido que “respire”.
No caso do calor (e como está quente este verão . . .) partes da pele que não estão protegidas absorverão diretamente o calor recebido pelo sol, causando desidratação e queimaduras. Desidratação causa fadiga. Fadiga causa acidentes.
Jaqueta bem ventilada é o segredo para evitar o cansaço causado pelo calor. A ventilação permitirá o fluxo de ar através da jaqueta, evaporando o suor, permitindo que o corpo ajuste, naturalmente, sua temperatura.
Cores claras refletem calor. Cores escuras absorvem calor.
Igualmente importante é que a jaqueta – e toda a sua vestimenta – esteja confortável e permita movimentos livres. Se a jaqueta ou outra parte do vestimento (inclusive meias e botas) deixam marca no seu corpo, podem estar muito apertadas. Mas não se deve ir para o outro extremo, com roupas muito largas que fiquem se “batendo”, por causa do vento.
Jaqueta de alta resistência e boa ventilação
As jaquetas devem ter, também, proteção contra impacto. Segundo estudos realizados em acidentes de motocicleta nos Estados Unidos, 20% dos acidentes causam impacto nos ombros, tanto cortes como fraturas. Certifique-se que sua jaqueta tenha uma boa proteção para os ombros.
Por outro lado, as fraturas nos braços e ante-braços são menos frequentes, ocorrendo mais lesões na pele e cortes profundos. Aquí, tecido resistente à abrasão é o mais importante, numa jaqueta.
Os cotovelos e a coluna, por outro lado, estão sujeitos a fraturas, num acidente, e a jaqueta deve ter proteção nesta área.
Ainda segundo estes estudos conduzidos nos Estados Unidos, o pescoço, o peito e o abdomem raramente são afetados em um acidente motociclístico, com sómente 3% de ocorrências.
Jaquetas para motociclismo são essenciais para uma pilotagem segura. Normalmente as jaquetas de boa qualidade são mais caras. Mas não devem ser consideradas como despesa e, sim, investimento em sua segurança.