A revista
Rider Magazine publicou uma primeira avaliação das motocicletas Harley-Davidson
2018.
Vou comentar aqui os modelos da nova linha Softail, que estão no atual
catálogo da HD para o Brasil. O catálogo de 2018 só será conhecido oficialmente
durante o Salão Duas Rodas, em novembro.
Claro que a
maior mudança para 2018 foi a inclusão dos motores Milwaukee-Eight (de 107 e
114 ci) nas Softails. Mas o redesenho do quadro e da suspensão de alguns
modelos também devem melhorar ainda mais o desempenho das motocicletas.
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Motor Milwaukee-Eight instalado em uma Softail |
A fusão da
antiga linha Dyna dentro da família Softail proporcionou oito novos modelos,
compartilhando um quadro de desenho versátil e adaptável à característica de
cada motocicleta.
Graças aos
dois balanceadores instalados no virabrequim, os motores M-8 foram instalados
rigidamente no quadro das Softails, criando um chassi mais leve e resistente,
que melhoraram muito o desempenho das motocicletas, resultando em melhores curvas e um espaço maior entre o
quadro e o solo. A maioria dos modelos teve uma diminuição de 13 quilos no seu
peso total.
Segundo os
engenheiros da HDMC, o novo quadro é 60% mais rígido do que os anteriores e a
motocicleta, como um todo, tem uma melhora de 30% na rigidez do conjunto. Devo
confessar que eu não tenho a menor idéia de como isto é calculado. Mas, também,
sou só um velho capitão de navio!
Os quadros
vem em duas configurações: um, mais estreito, equipa da maioria das
motocicletas Softail. O outro, mais largo, acomoda os pneus de 240mm da Fat Boy
e da Breakout.
A suspensão
das Softail vem com melhoras substanciais, graças ao novo formato com um único
amortecedor Showa, escondido sob o banco do piloto, mantendo a aparência das hardtail tão apreciada pelos harleyros.
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A nova suspensão Showa, de um único amortecedor da linha Softail 2018 |
A regulagem
da suspensão é obtida com uma manopla externa ou com o uso da chave especial
mostrada na imagem acima.
A suspensão
Showa, dianteira e traseira, permite um desempenho de alta qualidade. Os garfos
incorporam amortecedores de válvula
dupla, tecnologia desenvolvida pela Harley-Davidson junto com a Showa
especificamente para os modelos 2018.
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Comparação do novo amortecedor (à direita), com o tradicional |
O resultado
do test-ride indica uma melhora
considerável em deformações do solo, maior curso dos cilindros e um conforto
bem maior em pavimentos com imperfeições (no padrão americano, é claro. No
Brasil . . . ).
Outras
mudanças significativas são observadas nos novos desenhos de faróis, acabamento
sem cromados, bancos e outros componentes.
O teste,
realizado por jornalistas especializados, consistiu em rodar primeiro com os
modelos 2017 e, em seguida, com seu correspondente da linha 2018. Assim as
mudanças puderam ser melhor apreciadas.
Heritage Softail Classic
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2018 Harley-Davidson® Softail® Heritage Classic |
A Heritage
é um dos modelos mais vendidos da Motor Company e o que mais me interessa, por
ser a motocicleta que tenho.
Os alforges
finalmente vieram com estrutura rígida e providos de fechadura. Isto me agradou
muito.
A distância
da pedaleira ao chão é a mesma, mas o teste mostrou que a Heritage 2018 faz
curvas com maior inclinação, em virtude de largura menor proporcionada pelo
motor M-8, mais compacto. O motor do teste foi o 107ci, que provou ser um “furacão”.
Acelerador e embreagem funcionam sem problemas.
Não gostei
do parabrisa pintado de preto na parte inferior, nem da substituição dos
cromados pelo acabamento dark. Mas
isto é só uma questão de gosto.
2018 Fat Bob
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2018 Harley-Davidson® Fat Bob |
A Fat Bob é
sem dúvida o modelo mais esportivo e com a menor distância entre eixos da
família Softail.
Uma
motocicleta para quem gosta de andar sozinho, curtindo a velocidade compatível
com uma cruiser. Bom ângulo de inclinação nas curvas, discos duplos na
dianteira e pneus Dunlop D429, desenvolvidos especialmente para este modelo.
Com o motor 114ci faz frente a muitas bikes.
2018 Fat Boy
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2018 Harley-Davidson® Fat Boy |
A Fat Boy é
um ícone do motociclismo e dispensa apresentações.
O modelo 2018 tem pneu de
160mm na dianteira e um imenso 240mm na roda traseira. Uma imagem
impressionante.
Os
engenheiros da HDMC trabalharam em conjunto com a Michelin para desenvolver
este pneu largo da dianteira, o primeiro desta espécie.
Mas o teste
provou que isto tem um preço: a direção ficou mais lenta e prejudicou as
curvas. Portanto, muito cuidado nas estradas sinuosas.
2018
Breakout
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2018 Harley-Davidson® Breakout |
A Breakout
tem um pneu mais estreito na dianteira e aparenta ser menor, se comparada com a
Fat Boy. Mas não deixa nada a dever.
Igualmente
equipada com um pneu de 240mm na traseira, mostrou no teste que é mais ágil nas
curvas e faz uma transição entre direita/esquerda mais leve do que a Fat Boy
ou mesmo a Breakout 2017. Mais responsiva que a Fat Boy, também exige mãos
fortes no guidão para manter a trajetória nas curvas. Mas este é o preço que se
paga para ter uma aparência de motocicleta cruiser: 23 graus de ângulo de
caster.
2018 Deluxe
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2018 Harley-Davidson® Deluxe |
Outro
modelo muito popular na linha Softail, a Deluxe manteve os cromados. Perdeu
o banco da garupa no modelo 2018, mas sua essência continua a mesma.
A plataforma ainda encosta na pista, nas curvas, mas isto acontece com um maior grau de
inclinação, se comparado com os modelos anteriores.
2018 Low
Rider
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2018 Harley-Davidson® Low Rider |
Considerada
a espinha dorsal da extinta família Dyna, a Low Rider teve muitas melhorias no
modelo 2018. Com uma aparência de chopper dos anos 1970, é um convite customização.
A pedaleira
continua no mesmo estilo, mas permitindo um ângulo de inclinação maior nas
curvas do que os modelos anteriores. No quesito peso, economizou-se meros 2
quilos com o novo quadro, mas a dirigibilidade melhorou muito. Com certeza o
motor M-8 de 107ci tem um desempenho muito melhor.
2018 Street Bob
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2018 Harley-Davidson® Street Bob |
A Street
Bob é também uma sobrevivente da transição Dyna-Softail, com seu pequeno tanque
de 13,2 litros e um guidão um pouco mais elevado.
Este modelo
é o mais barato da linha Softail 2018. A posição de pilotagem é confortável e o
motor 107 faz uma enorme diferença no seu desempenho
Os testes foram realizados em circuito fechado. Há que se fazer uma avaliação na estrada, onde a realidade é outra.
A
Harley-Davidson está apostando alto na nova linha Softail para 2018. Mas os
testes demonstram que, no geral, há uma grande melhora na pilotagem e no
desempenho da motorização.
Acho que os
harleyros vão gostar das novidades.