quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Você sabe o que é um LSO - Landing Safety Officer - em um porta-aviões?

 

Oficiais de Sinalização de Pouso em um porta-aviões da Classe Nimitz

Um Oficial de Sinalização de Pouso ou Oficial de Segurança de Pouso (LSO – Landing Signal Officer ou Landing Safety Officer), também informalmente conhecido como “raquete” (paddle - Marinha dos Estados Unidos) ou “batedor” (batsman - Marinha Real), é um aviador naval especialmente treinado para facilitar a "recuperação rápida e segura" de aeronaves a bordo de porta-aviões,

Na Marinha do Brasil o nome é Oficial Sinalizador de Pouso.

Oficial Sinalizador de Pouso no NAeL Minas Gerais

Na Marinha dos Estados Unidos, as operações de porta-aviões começaram com o USS Langley (CV-1) em 1922, que serviu como uma plataforma para experimentar e desenvolver procedimentos de lançamento e recuperação de aeronaves. 

Os primeiros pilotos não tinham sistema de sinalização do pessoal de bordo. 

O Imediato do Langley, Capitão de Fragata Kenneth Whiting, fazia uma filmagem de cada pouso com uma câmera acionada à mão, para ajudar na avaliação da técnica de pouso. Quando não estava pilotando, Whiting observava todos os pousos a partir da asa de bombordo da ponte de comando. A posição de Whiting permanecia visível para os pilotos em atitudes críticas, quando o nariz da aeronave impedia a visão do piloto. Os pilotos acharam a linguagem corporal de Whiting muito útil e sugeriram que um piloto experiente fosse designado para ocupar essa posição, usando sinais combinados que evoluíram com a experiência. 

Em uma ocasião, ao tentar sinalizar um piloto inexperiente que havia perdido várias abordagens ao chegar muito alto, Whiting foi o pioneiro no uso de raquetes ou bandeiras, agarrando os chapéus brancos (caxangá) de dois marinheiros próximos e segurando um em cada mão para enfatizar a posição das mãos dando as indicações ao piloto.

Assim, nas primeiras décadas da aviação naval, os LSOs auxiliavam a recuperação das aeronaves usando sinais operados manualmente.

LSO durante a Segunda Guerra Mundial

A partir do final da década de 1950, os porta-aviões evoluíram da configuração original de convés reto ou longitudinal, para o convés de vôo em ângulo e foram equipados com um Sistema Ótico de Pouso (OLS – Optical Landing System) fornecendo informações mais precisas ao piloto. 

Desde então os LSOs auxiliam os pilotos fornecendo informações visuais, por meio de aparelhos de rádio.

Sistema Ótico de Pouso nos porta-aviões americanos
da Classe Nimitz

Desta forma o LSO complementa as informações do OLS ao piloto, usando um monofone de rádio (que se parece a um telefone), informando sobre os requisitos de potência, a posição em relação ao ângulo de descida e à linha central do convôo (convés de vôo, na linguagem naval). 

O LSO também conta com um "pepino" (pickle - uma caixa de comutação portátil) que controla uma combinação de luzes conectadas ao OLS para instruir o pilota a "arremeter" usando as luzes vermelhas brilhantes piscando de forma intermitente, se a aproximação da aeronave indicar perigo de acidente no pouso. Sinais adicionais, como "liberado para pousar", "aumentar potência" ou "abortar pouso", podem ser feitos usando a fileira superior de luzes verdes denominadas "luzes de corte" ou uma combinação delas. Freqüentemente, as fotos mostram os LSO segurando a chave de comutação sobre a cabeça, que acontece quando o convôo está "sujo" - com aeronaves, sujeiras ou pessoal na área de pouso. Assim que o convôo fica limpo, os LSOs liberam o pouso, baixando a mão.

LSO com o rádio para se comunicar com o piloto

Caixa de comutação portátil ou "pepino"

No cinema os LSOs foram originalmente representados por "Beer Barrel", o exótico oficial personagem do filme de 1954, The Bridges at Toko-Ri, interpretado pelo ator Robert Strauss (1913-1975).

O filme, que ganhou o Oscar de Efeitos Especiais, é também estrelado por William Holden, Grace Kelly, Frederic March e Mickey Rooney, que interpretou o piloto do helicóptero de resgate. 

As cenas externas foram filmadas a bordo dos porta-aviões USS Oriskany e USS Kearsarge.


William Holden como o Capitão-Tenente Harry Brubaker

Mickey Rooney

LSOs ​​aparecem no processo de recuperação de F-14 Tom Cat no início do filme Top Gun,  de 1986, estrelado por Tom Cruise, Val Kilmer e Tom Skerritt.

Val Kilmer e Tom Cruise


Os LSOs também desempenham um papel fundamental no filme The Final Countdown, de 1981, estrelado por Kirk Douglas, Martin Sheen e Katharine Ross.

 


Kirk Douglas e Martin Sheen

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