Grumman J2F Duck |
O Grumman J2F Duck é um biplano
anfíbio monomotor construído pela Grumman Aircraft Corporation e utilizado
pelos Forças Armadas dos EUA de meados da década de 1930 até o início dos anos 1950, principalmente para serviços de utilidade pública e
resgate aéreo-marítimo.
Também foi usado pela Argentina (que recebeu seu primeiro exemplar em 1937, Colômbia e México.
O J2F foi uma versão melhorada do JF Duck, com um flutuador mais longo e um motor mais potente
(900 hp versus 750 hp do modelo anterior).
O J2F-1 Duck voou pela primeira vez em 2 de abril de
1936, movido por um Wright R-1820 Cyclone de 750 hp e foi entregue à Marinha
dos Estados Unidos no mesmo dia.
Vinte variantes do J2F foram construídas em 1939 para uso pela U.S. Navy como transporte executivo.
Devido à
pressão de trabalho após a entrada dos Estados Unidos na guerra em 1941, a
produção do J2F Duck foi transferida para a Columbia Aircraft Corp, de New York,
que produziu 330 aeronaves para a Marinha e a Guarda Costeira dos EUA.
Várias unidades excedentes foram convertidas para uso da Força Aérea dos Estados Unidos em 1948 e empregadas no serviço de Busca e Salvamento marítimo.
Após a guerra, J2F Duck prestaram serviço a operadores civis e alguns exemplares voam até hoje.
Características gerais
- Tripulação: 2
- Capacidade: 2 sobreviventes/passageiros
- Comprimento: 10,36 m
- Envergadura: 11,89 m
- Altura: 4,24 m
- Peso vazio: 2.486 kg
- Peso bruto: 3.493 kg
- Motor: Wright R-1820-54 Cyclone radial de 9 cilindros, 900 hp
- Hélices: velocidade constante de 3 pás
- Velocidade máxima: 190 mph (310 km/h, 170 nós)
- Velocidade de cruzeiro: 155 mph (249 km/h, 135 nós)
- Alcance: 780 milhas (1.260 km - 680 milhas náuticas)
- Teto de serviço: 20.000 pés (6.100 m)
- Armamento: 1 metralhadora Browning .30 (7,62 mm) na cabine traseira
- Bombas: 650 lb (295 kg) de bombas ou cargas de profundidade
Este vídeo, encaminhado pelo meu amigo Oscar "Batata" Hoffmann, mostra cenas perfeitas do J2F-4 Duck I-J-18: