sábado, 29 de setembro de 2012

Em Alexandria, MN, Depois de 6.236 km Rodados

Saímos de Rapid City bem cedo, na quarta-feira e seguimos para Watertown, nossa última parada antes de devolver o Tri Glide em Alexandria, MN.

A viagem de 405 milhas (652 km) até Watertown foi bastante tranquila e, até, um pouco tediosa, pela paisagem constante de grandes campos de plantação de milho, sem muito o que ver.

Mas a temperatura estava agradável. Saímos de Rapid City com 5 graus Celsius e chegamos em Watertown com 18 Celsius.

A maior parte do percurso foi feito no I-94 East, depois pegamos a US-281 North e a US-212 Leste até chegarmos a Watertown, SD.

Revenda H-D em Watertown, SD.
Pernoitamos no excelente Best Western Ramkota, de Watertown.

Na manhã de quinta-feira, 27/9, seguimos para Alexandria, MN, percorrendo as últimas 157 milhas (252 km) de nossa viagem de 17 dias.

A Rô mostrando a quantidade de bagagem que coube no Tri Glide.
Deixamos as bagagens no hotel e devolvemos a motocicleta na Apol's Harley-Davidson de Alexandria, MN.

3.875 milhas = 6.236 km
Foram 6.236 km rodados pelos estados de Minnesota, North Dakota, Montana, Wyoming, Idaho, Washington, Oregon, de volta a Idaho, Wyoming e South Dakota.

Uma das melhores viagens que fizemos, com regiões belíssimas e povo extremamente hospitaleiro. Em cada ponto que parávamos, ao notarem a bandeira brasileira, as pessoas puxavam assunto, querendo saber de onde éramos e conversando por vários minutos sobre a nossa viagem, perguntando se estávamos gostando do passeio.

Durante todo este tempo vimos um único pequeno acidente (uma pequena colisão traseira, sem graves prejuízos, em área urbana). Nas estradas, sempre perfeitamente conservadas, nenhum acidente ou susto.

Fizemos longos trechos pelas Montanhas Rochasas, com curvas bem acentuadas, que foram rodadas sem sobresaltos, seguindo ao pé da letra as indicações de velocidade recomendadas. Nos mais longíquos rincões do noroeste americano, nas pequenas estradas rurais sem quase nenhum movimento, só encontramos pavimentação perfeita e sinalização constante e em excelentes condições.

Realmente, é um grande prazer rodar por aqui. Pretendemos fazer muitas outras viagens.

A experiência pilotando a Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic 2012 foi excelente. Gostamos muito do Tri Glide. Em outra postagem farei minha avaliação completa da experiência.

Eu, a Rô e o Tri Glide.

O roteiro completo foi o seguinte:


Black Hills - Mount Rushmore

Completamos a viagem com dois dias na região das montanhas Black Hills.
As Black Hills são um conjunto de montanhas que emergem das planícies do meio-oeste americano na parte oeste do estado de Dakota do Sul, extendendo-se até o Wyoming.
Situadas dentro do Black Hills National Forest, é a montanha mais alta da parte continental dos EUA, a leste das Montanhas Rochosas. O nome veio da sua designação Lakota ou Sioux e representa a aparecencia escura provocada por suas densas florestas, quando visto de longe.


Sua parte mais elevada é o Harney Peak, com 2.207 m de altura. Esta região foi muito importante para os nativos americanos, especialmente para as nações Sioux e Cheyenne.

A invasão européia começou depois que foi encontrado outro na região onde hoje fica a cidade de Deadwood, criando uma corrida de ouro a partir de 1874. A invasão por parte da população euro-americana provocou a Great Sioux War, que durou de 1875 a 1876 com a derrota dos indígenas e seu posterior deslocamento para reservas fora da região.

A economia da região, mais tarde, mudou de mineração e madeireira para hospitalidade e turismo, trazendo um progresso ainda maior para as populações que ficaram na área, depois do término da corrida do ouro.

O pessoal local tende a dividir o território em duas áreas distintas: a parte sul é onde se encontra o Mount Rushmore National Memorial, o Wind Cave National Park, Jewel Cave National Monument, Custer State Park, Crazy Horse Memorial e o Sítio Arquelógico de Hot Springs.

Na parte norte estão a histórica Deadwood e o Sturgis Motorcycle Rally, realizado anualmente em Agosto, mas que atrai motociclistas durante quase todo o ano, para rodar pelas inúmeras estradas que cortam as montanhas Black Hills.

Nos percorremos a parte sul das Black Hills durante dois dias (segunda e terça-feira) e gostaríamos de ter reservado mais tempo para poder ver outras áreas da região.

O ponto culminante, sem dúvida, foi a visita ao Monte Rushmore, pelo significado que a escultura representa para a nação americana. George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln foram, sem dúvida líderes que moldaram os Estados Unidos como eles são, hoje. O exemplo de dedicação, patriotismo, ética, moral e liderança política dos quatro deveriam servir de inspiração para mais políticos nas Américas.



Veja mais fotos da nossa visita ao Monte Rushemore, aqui.

Fizemos também passeios bem interessantes pelo Bear Country USA, Custer State Park e pelas várias estradas panorâmicas que cortam os Black Hills.







Veja mais fotos aqui.

Como já é costume, encerramos o dia com um excelente jantar, desta vez no Longhorn Steak House de Rapid City, SD.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sturgis, South Dakota

Quando comecei a programar esta viagem, o roteiro tinha dois objetivos definidos: conhecer os 8 estados do noroeste dos Estados Unidos e visitar Sturgis, cidade onde se realiza o maior evento de motociclismo do mundo.

Tinha um companheiro já definido para a viagem: meu grande amigo, Capitão R/2 Ricardo Maccori, recentemente falecido.
Eu e o Maccori discutimos em detalhes como deveríamos fazer o roteiro, onde iniciá-lo, quais cidades conhecer, parques nacionais a visitar, etc.
Nossas conversas tiveram início logo depois do meu retorno da viagem Costa-a-Costa, em meados de 2010.
No final do ano passado, o Maccori revelou que não poderia me acompanhar, mas continuou incentivando e participando na organização do roteiro, com idéias e sugestões. Quando minha esposa tirou esta foto, era nele que eu pensava naquele momento e a quem dedico esta postagem. Que Deus lhe tenha em Seu Reino, amigo Maccori.


Começamos a percorrer a região na manhã de domingo, 23/9. Fomos até Belle Fourche, SD, para conhecer o Centro Geográfico dos Estados Unidos, estabelecido aí depois da admissão do Havaí e do Alasca, que deixaram de ser territórios e passaram à condição de Estado.



Sturgis é uma pequena cidade típica do interior, com 6.627 habitantes. Mas na primeira semana de Agosto de cada ano, tranforma-se na capital motociclística do mundo, recebendo centenas de milhares de visitantes (veja postagem aqui). Fora desta época, Sturgis volta a ser aquela cidade tranquila, sem muitas emoções. Mesmo assim, o espírito do evento criado por Clarence "Pappy"Hoel em 1938, está em todos os lugares. Bares, restaurantes, placas, tudo faz lembrar o Sturgis Motorcycle Rally, realizado todos os anos desde então (em 1942 o evento foi cancelado devido ao racionamento de gasolina, na Segunda Guerra Mundial).


Visitamos os seguintes lugares, na cidade: a revenda Harley-Davidson.



O Motocycle Hall of Fame e Museu


Fort Meade: neste forte, que foi sede do Sétimo Regimento de Cavalaria depois da Batalha de Little Bighorn, aconteceram dois episódios marcantes na história militar dos Estados Unidos. Pela primeira vez, em 1892, a canção "Star Spangled Banner", hino nacional americano, começou a ser entoada em todas as cerimômias cívicas, por determinação do Coronel Caleb Carlton, comandante do Oitavo Regimento de Cavalaria. Também no Fort Meade ocorreu a transformação dos Regimentos de Cavalaria, que deixaram de usar cavalos e passaram a utilizar carros-de-combate (e helicópteros, a partir da Guerra do Vietnam).


Poucas milhas mais ao norte, encontra-se o Bear Butte, que já era um  local sagrado para os índios Sioux e Cheyenne, centenas de anos antes da chegada dos colonizadores europeus. A presença de garimpeiros nas vizinhanças do Bear Butte deu início à Guerras Índigenas.

Bear Butte, South Dakota.
Já no final de domingo, fizemos o check-in no Best Western Town 'n Country em Rapid City e fomos jantar no Red Lobster.

Um Jack Daniel's Manhattan, para encerrar o dia.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Thermopolis a Sundance, WY - Via BigHorn National Forest

Saímos de Thermopolis no sábado, dia 22/9, com a temperatura em 5 graus Celsius, mas com o sol brilhando. Devidamente equipados, estávamos preparados para sensação térmica mais baixa devido ao deslocamento do trike.

Os primeiro quilômetros foram ainda no plano, mas logo chegamos na entrada da Floresta Nacional BigHorn. Esta floresta está na mesma região do Rio Bighorn (daí seu nome) e um pouco ao sul do local da Batalha de Little Bighorn, que visitamos no dia 13/9.


É uma região com muita produção agrícola e pecuária. Vimos muitas fazendas de criação de ovelhas e muitas carretas transportando estes animais.

Desta vez o teste do Tri Glide Ultra Classic nas curvas foi ainda mais intenso, pois a estrada muito sinuosa apresentava curvas bem mais fechadas do que haviamos encontrando em outros trechos.

O aclive também é bastante pronunciado, com subidas de 8% e, do outro lado da montanha, descidas com até 10% de declive. O segredo, como sempre, é trabalhar bem com as marchas, seguindo as indicações de velocidade máxima. Com este cuidado, fundamental com qualquer veículo, o Trike se comportou muito bem e não tive nenhuma dificuldade em pilotá-lo.


Outra vez chegamos quase aos 3.000 m de altitude, um pouco menos da altitude que alcançamos no Grand Teton National Park.


Próximo de Buffalo, WY, nos deparamos como caubóis modernos tranferindo uma boiada de um lugar para outro.


Passamos por Buffalo, com uma parada para reabastecimento, seguindo para Gillette.


Depois de um pequeno lanche em Gillete, seguimos um pouco para o norte, para visitar a Devil's Tower, um monumento nacional que tem importância histórica tanto para os americanos descendentes de europeus como para os americanos de origem indígena.








Chegamos em Sundance por volta das 18:00 horas, ainda com o sol bem forte, mas com temperatura ao redor dos 18 graus. Ficamos hospedados no excelente Best Western Inn. O jantar foi no Aro Restaurant, na rua principal de Sundance, onde tomamos uma excelente sopa, seguida de uma truta com legumes. Espetacular.

O total do dia foram 290 milhas (470 km), com um consumo médio de 15,05 litros/km.

Mais fotos aqui.


sábado, 22 de setembro de 2012

Idaho Falls, ID a Thermopolis, WY - Via Grand Teton National Park

Nesta sexta-feira fizemos um dos maios bonitos trechos da viagem: cruzar as Montanhas Rochosas por seu ponto mais alto, entre os estados de Idaho e Wywoming.

Subindo pela US 26. Ao fundo as Montanhas Rochosas.

Passando pelo Grand Teton National Park, atingimos a altitude de 9600 pés (2930 m), podendo apreciar as árvores já mudando as cores de suas folhas, neste primeiro dia de outono no hemisfério norte.

No Grand Teton National Park atingimos 3000 m de altitude.
Mudança de cores, no início do outono 2012

Saímos de Idaho Falls pela US 26 East até Jackson Hole, um belíssimo vale encravado nas Rochosas e que fica situado na entrada do Grand Teton National Park.
Jackson é, também, a entrada sul do Parque Nacional do Yellowstone.



Jackson, WY, tem um intenso tráfego de turistas durante todo o ano.

Depois de ficarmos umas duas horas apreciando a cidade de Jackson, Wyoming, continuamos no rumo leste, passando pela cidade de Dubois e Riverton.



Dubois, Wyoming. Quem assistiu o filme "Taking Chance", com Kevin Bacon, entenderá esta foto.

Dalí, seguimos no rumo norte pela US 20 até Thermopolis.

Wind River Canyon. Durante o inverno esta passagem fica muitas vezes interrompida, pela neve,

Este trecho foi um teste ainda maior para a Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic, pois a subida nas Montanhas Rochosas apresentou curvas muito mais acentuadas do que as que tínhamos experimentado passando pelo Clearwater River National Forest, no início da semana.

Mas o Tri Glide comportou-se muito bem, fazendo as curvas dentro da velocidade máxima recomendada, sem problemas. Como eu mencionei no início desta viagem, tive que me acostumar a operar o Tri Glide, mas depois que isto é alcançado, torna-se sua segunda natureza. Comigo isto aconteceu em apenas dois dias.

No total foram rodadas 305 milhas (354 km), com uma média de 14.88 km/litro. Definitivamente o motor Twin Cam 103 tem um excelente desempenho com a gasolina premium de 91 octanas, sem álcool. Estou curioso por saber qual o resultado que os colegas que já estão operando estes motores no Brasil, estão conseguindo.

Sábado estamos seguindo para a região de Sturgis, onde passaremos o fim de semana. Temos muitas expectativas para os próximos dias.

Veja mais fotos aqui.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Boise, ID a Idaho Falls, ID

O trecho de hoje foi todo rodado em rodovias interestaduais. Saímos de Boise pela I-84 West até Pocatello e daí tomamos a I-15 North para Idaho Falls.

O ponto de destaque do dia foi visitar o Snake River Canyon, na entrada da cidade de Twin Falls. Belíssimo.





Depois de um bom café no Starbucks, reabastecemos o Tri Glide e seguimos para a próxima parada, na cidade de Pocatello, ID. Alí, fizemos uma rápida parada para um café no Starbucks, reabastecer e seguir para Idaho Falls, onde chegamos por volta das 14:30 horas.


Ficamos hospedados no excelente Best Western Driftwood Inn, localizado no Riverside Greenbelt, um parque que fica às margens do Snake River, bem em frente das três usinas hidrelétricas da cidade, construídas no início do século 20 e que continuam em funcionamento, fornecendo energia elétrica para a cidade.



Uma das três hidroelétricas construídas no Snake River, no centro de Idaho Falls. 


Depois de nos alojarmos, saímos a passear de bicicleta pelo Greenbelt.



Logo após, tirar a poeira do Tri Glide. Não gosto de motocicleta suja.


Agora, sim!
Rodamos um total de 300 milhas (485 km), fazendo uma média de 11,84 km/litro. Velocidade média de 75 milhas/horas (120 km/h). Gasolina 91 octanas, sem álcool.

Finalizamos o dia com um excelente jantar, acompanhado do Jack, é claro.




Veja mais fotos aqui.