Lançamento mundial em 2020.
"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
quinta-feira, 18 de julho de 2019
terça-feira, 16 de julho de 2019
NHi Sirius completa 4.500 dias de mar
Navio-Hidrográfico Sirius - H21 |
No dia 1º
de julho de 2019, o Navio Hidrográfico (NHi) “Sirius” completou 4,5 mil dias de mar no
serviço ativo, sendo assim, o segundo da história da Marinha a alcançar a
marca, de acordo com a Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da
Marinha.
O “Sirius”
registrou o feito durante a comissão “Barra Norte do Rio Amazonas”, que
realiza um levantamento hidrográfico na importante região para a Hidrografia
Brasileira.
O outro navio a completar quase 5 mil dias de mar foi o
Navio-Escola “Almirante Saldanha”, que durante seu período de atividade foi
reclassificado como navio oceanográfico. O “Almirante Saldanha” foi emblemático e marcou
gerações de marinheiros, contabilizando 4.738 dias de navegação. Foi
desativado em 1990.
Navio-Escola Almirante Saldanha |
Navio-Oceanográfico Almirante Saldanha - H-10 |
O “Sirius”
foi o primeiro meio adquirido pela Marinha com a finalidade de ser empregado,
especificamente, em serviços hidrográficos, assim como foi o primeiro navio a
realizar operações aéreas, tendo sido incorporado ao serviço ativo em 1958.
No decorrer dos 4,5 mil dias de mar, o “Sirius” realizou mais de 120 levantamentos hidrográficos,
entre outras comissões operativas, fundamentais
para a segurança da navegação da Amazônia Azul.
Além disso, permitiu a formação
de gerações de marinheiros, que ainda hoje tem o navio como grande referência
em suas carreiras na Marinha.
quarta-feira, 10 de julho de 2019
Graupner: passo-a-passo para atualizar Firmware de receptores com Gyro.
Receptor usado no passo-a-passo |
1 –
Identificar no site da Graupner o arquivo com a atualização do Firmware e
baixá-lo para o computador
2 –Baixar e
instalar (ou atualizar) o Firmware Upgrade grStudio
3 – Abrir o
grStudio. Vai aparecer esta imagem. Faça um clique na última aba para expandir.
Em seguida clique em Port Select para escolher as COM PORT disponíveis no seu
computador. Dê preferencia para o COM4 – Silicon Labs CP 210x USB to UART
Bridge.
4 – Vá em
Control Panel em seu computador, Devices and Printers e certifique-se que a COM
Port 4 está reconhecida.
5 – Em
seguida, no grStudio clique em Slowflyer/Gyro Receiver Downloader.
Mude a COM
Port para COM4 para coincidir com a COM Port selecionada por você no item 4,
acima:
6 – Clique
em Datei para escolher o Firmware que você baixou (neste exemplo é um receptor
GR-12 + 3xG + 3A + Vario No. 33577.
7 – Clique
em Start
A mensagem
que aparece abaixo quer dizer: Conecte a um cabo USB e em seguida ligue o
receptor. Se você preparou o set up como sugerido acima, é só ligar a chave.
8 – O
programa começa a baixar a atualização e, quando concluída, aparece a palavra Fertig
no canto inferior esquerdo, indicando que a atualização foi concluída.
terça-feira, 2 de julho de 2019
Aeromodelismo: minha história no hobby - parte 1
Voando meu deHavilland DH-1 Chipmunk, no evento Warbirds RC Forever, em Limeira, SP - Março 2019 (foto de Marcelo Vieira). |
deHavilland DH-1 Chipmunk, nas cores da Real Força Aérea do Canadá. |
Eu tinha menos de 8 anos e já gostava muito de aviões, segundo relato dos meus pais.
Era construído com varetas de madeira balsa, cola à base de óleo de banana e coberto com papel de seda japonês. Sua propulsão era a elástico.
Dentro da caixa com as partes do aeromodelo vinha também um catálogo da Casa Aerobrás. Foi o início de tudo!
Shoji Ueno (com "o"), proprietário da Casa Aerobrás e seus auxiliares |
Casa Aerobrás, na Rua Major Sertório 192, São Paulo. |
Motor WB 1,5cc, diesel |
O aeromodelismo foi interrompido pelo tempo de formação acadêmica-militar e os anos em que vivia mais no mar do que em terra!!!
Por volta de 1976, quando podia, voava meus aeromodelos VCC nas pistas do Aterro do Flamengo e na Associação Carioca de Aeromodelismo, em Jacarepaguá. Fui associado da ACA desde 1959, quando ainda estava instalada na área do Aeroclube do Brasil, em Manguinhos (hoje transformada na favela do João, no complexo da Maré!).
Veja minha postagem sobre isto, aqui: https://wilsonroque.blogspot.com/2019/06/aeroporto-de-manguinhos-lembrancas-da.html
A partir de 1977, com ajuda do meu amigo Isaac Gonçalves, iniciei a prática do aeromodelismo rádio-controlado, também na pista da ACA, ao lado do autódromo de Jacarepaguá.
Meus primeiros aeromodelos rádio-controlados foram um Pilot 20 e um Young 3. Com este dois aviões eu e meu filho Marcus aprendemos a voar.
Young 3 - O.S. 25, da Casa Aerobrás. |
Pilot 20 - O.S. 25, controlado por um rádio Futaba FM de 5 canais. |
Continua . . .
Assinar:
Postagens (Atom)