terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cuba Inaugura Moderno Porto - Financiado pelo Brasil


Cuba, uma das mais antigas e duradouras ditaduras do mundo, inaugurou o Porto de Mariel, cuja construção foi financiada pelo Brasil.


O porto, auto-denominado o mais moderno da América Latina, custou US$957 milhões e será crucial para o futuro econômico da ilha, que vive um arcaico regime comunista desde 1959.

O porto foi inaugurado pelo ditador cubano Raul Castro e pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O projeto foi financiado pelo BNDES e construído pela Odebrecht S.A.

Dilma Rousseff e o ditador cubano Raul Castro

O terminal vai ser operado pela PSA International Ltd., uma multinacional de Singapura e substituirá Havana como o mais importante porto da ilha.

O terminal tem um cais de 700 metros e pode acomodar navios do tipo Post-Panamax, já projetados para cruzar o novo Canal do Panamá que deverá entrar em operação em 2015.

O porto foi construído na expectativa de ter o embargo americano suspenso e receberá as exportações humanitárias de alimentos dos EUA, enviadas regularmente para a ilha desde o ano 2000.

Atualmente uma dos maiores operadores de navios em Cuba é a companhia americana Crowley Maritime Corporation, com sede em Jacksonville, FL.


“O embargo não vai existir para sempre e, quando for suspenso, Cuba terá uma posição estratégica para as empresas brasileiras,” comentou um membro da comitiva brasileira, que pediu para não ser identificado.

“Este terminal de containers e a infraestrutura que o acompanhará, são exemplos concretos do otimismo e a confiança com que nós cubanos vemos um futuro socialista próspero,” falou Raul Castro na cerimônia.

Milhares de pessoas foram transportadas para aplaudir a inauguração do porto.

O BNDES financiou o projeto com US$682 milhões em condições muito favoráveis. A Odebrecht recebeu US$802 milhões pela construção.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que “o Brasil acredita e está apostando no potencial humano e econômico de Cuba.”

Fonte: The Maritime Executive

Filas de caminhões esperando espaço para descarregar no porto de Santos.
O recorde chegou a 34 km, em Março de 2013.


N Brasil, o porto de Santos, o maior da América Latina, sofre problemas crônicos de falta de infraestrutura. Problemas sérios afetam grande parte do comércio exterior brasileiro, aumentando consideravelmente o custo das exportações e importações. Serviços básicos de manutenção do complexo portuário, como a dragagem de manutenção do estuário - obrigação do governo federal - não são executados, resultando na restrição de calado dos navios que operam em Santos, entre outros problemas.

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