segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cuidando da Pérola Negra


Isto já foi bastantemente discutido neste blog e continuo confirmando minha preferência por uma motocicleta bem limpa e brilhante.

Normalmente eu mesmo cuido da aparência da minha Ultra Limited "Pérola Negra", mas de vez em quanto necessito da ajuda profissional.

Quando isto acontece, sempre levo minha Harley-Davidson na Lavação da Andréia. O cuidado, a atenção aos detalhes e o capricho da Andréia são dignos de elogios.

Hoje está minha opinião foi confirmada. Depois de rodarmos quase 1300 km durante o fim de semana, a Pérola Negra precisava de um trato, ainda que não tenhamos passado por chuva ou trafegado em estrada sem pavimentação. Achei melhor entregá-la nas mãos cuidadosas de quem sabe cuidar muito bem de uma motocicleta. Excelente trabalho, como sempre.

A Andréia preparando o shampoo.
Cuidado para não arranhar os alforges. Atenção aos detalhes!
Cuidado para evitar danos à buzina.
O Arnaldo encerando a Pérola Negra.
 A Lavação da Andréia CBR fica na rua 2300, número 1345, Centro, Balneário Camboriú, SC.

H-D World Ride 2015 e o Vale dos Vinhedos

Portal de Bento Gonçalves, RS
A idéia foi combinar a participação no Harley-Davidson World Ride 2015 e a visita ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, RS.

Saímos de Balneário Camboriú e seguimos direto para Nova Petrópolis, próximo a Gramado. Seguimos pela BR-101 Sul até Terra de Areia, onde tomamos a Rota do Sol até Tainha. Dali seguimos por São Francisco de Paula, Canela e Gramado, até chegar a Nova Petrópolis.


Esta pequena cidade, de colonização germânica, tem um encanto próprio, que a coloca como uma opção de hospedagem, diante dos elevados preços dos hotéis e pousadas de Gramado.

Passamos uma agradável tarde na cidade, ficando hospedados na Park Haus Pousada. Recomendo. Uma pequena pousada familiar, com seu próprio restaurante, bem no centro de Nova Petrópolis.

Park Haus Pousada e Restaurante, Nova Petrópolis, RS.
As meninas.
Os rapazes.
A distância entre Nova Petrópolis e Gramado é de apenas 30 km o que torna o deslocamento entre as duas cidades bem conveniente. O único ponto negativo é o pedágio na rodovia RS-235, que chega ao cúmulo do ridículo no que concerne a passagem para motocicletas. Explico: não há cobrança de pedágio para motocicletas e a passagem das motos é por um estreito corredor que mal permite o tráfego de uma motoneta.

Mas tirando este "pequeno" desrespeito ao cidadão, hospedar-se em Nova Petrópolis, na próxima visita à região de Gramado parece ser um excelente idéia.

No Parque do Imigrante. Nova Petrópolis, RS.
No dia seguinte, seguimos para Bento Gonçalves, onde nos hospedamos no Dall'Onder Grande Hotel, muito bem localizado numa área de excelentes restaurantes.

Dall'Onder Grande Hotel, Bento Gonçalves, RS.
A programação em Bento Gonçalves foi visitar o Vale dos Vinhedos e algumas das vinícolas mais reputadas da região produtora de vinhos.












O retorno a Balneário Camboriu no domingo, foi tranquilo. Usamos a BR-453 e a Rota do Sol (RS-486) até chegar ao litoral. Dalí subimos pela BR-101 até chegarmos em casa.

Alguns comentários sobre a viagem:
  • Foi um grupo pequeno, o que permitiu um deslocamento tranquilo. 
  • O bate-e-fica foi planejado com antecedência, com reserva de hotéis e programação de restaurantes.
  • A pousada Park Haus, em Nova Petrópolis é excelente. Pequena, familiar, bem nova, com excelentes quartos e um café da manhã bem típico da região. Nota 10.
  • O Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, é um hotel bem grande e bem antigo, mas com instalações muito boas. Os apartamentos são excelentes, assim como o café da manhã. Tem vários restaurantes, mas eu recomendo a Cantina Cabernet. Ambiente ótimo, excelente atendimento, comida muito boa e uma seleção de vinhos de boa qualidade.
  • O hotel fica numa via gastronômica, a Rua Henry Hugo Dreher, com vários bares, restaurantes, pizzarias e pubs.
  • O Vale dos Vinhedos pode ser visitado em um dia, se sua escolha for pelas vinícolas mais conhecidas. Mas se quiser conhecer todas, recomendo dois dias. A maior e mais bonita é, sem dúvida, a Vinícola Miolo. Não deixe de visitar as queijarias da região.
  • As estradas estavam em razoável estado de conservação, mas encontramos várias "panelas" na pavimentação que poderiam resultar em um pneu furado ou uma queda. Recomendo viajar sómente de dia, se possível sem chuva, para poder ver os buracos e desviar a tempo.
  • A BR-101, no trecho entre Imbituba e Terra de Areia, está infestada de radares. 
  • A BR-453 está com pavimentação renovada na maioria do trecho.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

A exceção que justifica a regra


Eu acredito que já tenha visitado mais de 100 revendas Harley-Davidson no EUA.

Uma constante, em todas as que tínhamos visitado, foi a forma amigável e educada com que sempre fomos recebidos pelos funcionários destas concessionárias.

Na nossa mais recente viagem, visitamos duas lojas na cidade de San Francisco, Califórnia, pertencentes ao mesmo grupo: Dudley Perkins Company.

A empresa, fundada em 1914 já como revendedor da H-D, tem uma tradição histórica que devemos reconhecer. Mas o comportamento de seus funcionários desmentem esta tradição, de forma contundente.

Dudley Perkins H-D no Fisherma's Wharf. Não recomendo.
A primeira má impressão tivemos quando visitamos a loja de roupas da Dudley Perkins Co. perto do Fisherman’s Wharf. A má vontade dos funcionários (uma mulher e um homem) poderia ser só uma coincidência, quando entramos na loja pela primeira vez. Mas, no dia seguinte, o mau humor continuava do mesmo jeito, sem qualquer melhora.

Dois dias depois, fomos visitar a loja principal, que fica em South San Francisco. Mesmo ambiente inóspito. Nem parecia que era uma loja da Harley-Davidson.
O interessante é que na entrada da loja há um livro para registro de visitantes. Claro, assinei o livro e registrei meu descontentamento com a atitude negativa dos funcionários. Pelo menos de mim a gerência terá uma opinião honesta sobre a forma como seus empregados recebem os potenciais clientes.

Imaginei que o pessoal que vende motocicletas na região não gostava muito do que fazia, pois em todos os outros estabelecimentos comerciais que visitamos a recepção era muito agradável.

Para tirar as dúvidas, no dia seguinte fomos visitar uma outra revenda H-D. Desta vez foi a Okland Harley-Davidson, na cidade do mesmo nome, no lado leste da Baía de San Francisco.

Esta eu recomendo!
Que diferença! Pessoal extremamente agradável, prestativo, procurando ajudar e muito simpático. Voltamos a sentir o que é ser um Harleyro nos EUA: um cliente valioso, que merece toda a atenção.

Já de volta ao Brasil, comentando com outros amigos que já visitaram San Francisco e todos confirmaram a mesma impressão que tivemos: a Dudley Perkins Company “sucks”, como se diz em inglês. Traduzindo para o tupiniquim, é uma boa porcaria!

Diz o ditado que a exceção justifica a regra. Está comprovado.

Harley-Davidson World Ride 2015


Neste fim de semana será realizado o  Harley-Davidson World Ride deste ano, com a participação de harleyros do mundo todo.

Lançado em 2008 com o nome de Million Mile Monday, o evento congrega Harleyros de todos os países num esforço coletivo para celebrar o prazer de rodar numa motocicleta Harley-Davidson.

O World Ride de 2014 acumulou mais de 17 milhões de quilômetros rodados, em 72 países .

Como no ano passado os harleyros poderão registrar sua quilometragem diretamente no site do World Ride (https://ridefree.harley-davidson.com/worldride/pt-br/), através do celular ou tablete.

A missão para este ano é simples: rodar pelo prazer de pilotar. Junte seus companheiros, sejam motociclistas ou não, e vá para a estrada. Quando terminar, registre suas milhas aqui e mostre ao mundo o que fizeram.

Fazendo uma viagem, um bate-e-fica, um bate-e-volta ou simplesmente uma volta no quarteirão, os Harleyros estão convidados a participar do evento, que pretende bater todos os recordes, mais uma vez, de participação num evento motociclístico mundial.

Os membros do Balneário Camboriú Harley-Club farão um bate-e-fica de 1.300 quilômetros, comemorando o World Ride 2015 no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, RS.


terça-feira, 23 de junho de 2015

USS Pennsylvania

USS Pennsylvania (SSBN-735)
Interessante documentário do History Channel sobre o USS Pennsylvania, o maior e mais letal submarino do mundo.


Características gerais do USS Pennsylvania (SSBN-735):
  • Classe: Ohio-Class submarino balístico nuclear
  • Comprimento: 170m
  • Boca: 13m
  • Calado: 12 m
  • Deslocamento: 16.700 t na superfície e 18.750 t mergulhado
  • Propulsão:  Reator nuclear S8G PWR, duas turbinas gerando 60.000 SHP
  • Velocidade:  acima de 25 nós (46 km/h)
  • Profundidade de teste: 250m
  • Tripulação: 15 oficiais e 140 marinheiros e graduados
  • Armamento: 24 mísseis balísticos Trident II e 24 torpedos MK 48 lançados por 4 tubos, na proa
  • Autonomia de combustível: 25 anos
  • Autonomia em ação: 6 meses mergulhado

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Motocicletas rodando pelo “corredor” nos EUA?


Na nossa recente estadia na região de San Francisco, Califórnia, fiquei surpreendido ao ver motociclistas rodando no “corredor“ formado entre as faixas de rolamento das rodovias, nas áreas urbanas da região metropolitana.

Havia lido algumas notícias sobre esta experiência, proposta ao Departamento de Transito do Estado da Califórnia, mas não sabia que já estava em curso.

As faixas de rolamento nas estradas americanas, em geral, são mais largas das que vemos no Brasil. 

O U.S. Interstate Highway System, o equivalente americano às nossas BRs, usa o padrão de 3,7m em cada faixa de rolamento. Em trechos de maior volume de tráfego, a largura das faixas são aumentadas para 3,8m e até 4m, em alguns casos.

Largura mínimas nas estradas dos EUA
No Brasil, o máximo que se observa nas rodovias federais são faixas com 3,6m de largura, em rodovias com velocidade máxima de 100km/h ou mais.



Nas rodovias de faixa simples (mão dupla), a largura pode ser reduzida para até 2,5m.

Nos EUA a largura mínima aprovada pelo D.O.T. (Ministério dos Transportes) é de 2,7m.

Dados de estudos conduzidos pelo D.O.T. revelam, ainda, que o número de acidentes em estradas aumenta em até 50% quando a largura da faixa de rolamento é reduzida de 3,6m para 2,7m.



Recentemente a Universidade da Califórnia-Berkeley publicou um estudo sobre acidentes envolvendo motocicletas em estradas, rodovias e nas áreas urbanas do Estado.

O estudo concluiu que motocicletas trafegando no “corredor” em velocidades abaixo de 80 km/h são menos propensos a sofrer acidentes do que trafegando em faixas de rolamento em velocidades maiores.

No estudo, a Universidade constatou que somente 9% dos motociclistas acidentados em “corredores” sofreram danos na região do crânio e 19% sofreram ferimentos no torso.

Em decorrência das conclusões do estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, a Assembléia Legislativa aprovou a legalização do uso dos “corredores”, que lá é chamada de “compartilhamento de faixa”(lane-split, em inglês). A legislação precisa ser confirmada pelo Senado Estadual e ser assinada pelo governador, para entrar em vigor. Se isto acontecer, é possível que outros Estados adotem a mesma legislação.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

As 10 maiores potências militares do mundo


O site Global Firepower publicou a lista das 10 maiores potencias militares do mundo. Foram analisadas as Forças Armadas de 68 países para produzir a lista.

40 itens diferentes foram considerados incluindo o número de militares na ativa e na reserva, força terrestre, força aérea, frota naval, recursos naturais, meios logísticos e financeiros, mão de obra civil e a geografia de cada país.

Armas nucleares não foram consideradas e o ranking foi baseado estritamente no potencial de cada nação em uma guerra convencional em terra, no mar e no ar.

1 - Estados Unidos

  • Militares na Ativa: 1.477.896
  • Força de Trabalho Civil: 153.600.000
  • Aviação Militar: 15.293
  • Força Naval: 290 navios de combate


2 - Rússia

  • Militares na Ativa: 1.200.000
  • Força de Trabalho Civil: 75.330.000
  • Aviação Militar: 4.498
  • Força Naval: 224 navios de combate

3 - China

  • Militares na Ativa: 2.285.000
  • Força de Trabalho Civil: 795.500.000
  • Aviação Militar: 5.048
  • Força Naval: 972 navios de combate

4 - Índia

  • Militares na Ativa: 1.325.000
  • Força de Trabalho Civil: 487.600.000
  • Aviação Militar: 1.962
  • Força Naval: 170 navios de combate

5 - Reino Unido

  • Militares na Ativa: 224.500
  • Força de Trabalho Civil: 31.720.000
  • Aviação Militar: 1.412
  • Força Naval: 77 navios de combate

6 - França

  • Militares na Ativa: 362.485
  • Força de Trabalho Civil: 29.610.000
  • Aviação Militar: 544
  • Força Naval: 180 navios de combate

7 - Alemanha

  • Militares na Ativa: 148.996
  • Força de Trabalho Civil: 43.620.000
  • Aviação Militar: 925
  • Força Naval: 67 navios de combate

8 - Coréia do Sul

  • Militares na Ativa: 653.000
  • Força de Trabalho Civil: 25.100.000
  • Aviação Militar: 871
  • Força Naval: 190 navios de combate

9 - Itália

  • Militares na Ativa: 293.202
  • Força de Trabalho Civil: 25.080.000
  • Aviação Militar: 770
  • Força Naval: 179 navios de combate

10 - Brasil

  • Militares na Ativa: 371.199
  • Força de Trabalho Civil: 104.700.000
  • Aviação Militar: 822
  • Força Naval: 106 navios de combate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

HONDA Gold Wing “40th Anniversary”

Honda Gold Wing “40th Anniversary”

A Honda preparou uma surpresa para o publico na 23ª edição do Bikefest, evento de motos que acontece entre 24 e 28 de junho, na cidade de Tiradentes (MG), com o lançamento da nova GL1800 Gold Wing “40th Anniversary”. O modelo para estradas da marca japonesa chega ao Brasil na nova e exclusiva cor branca pérola, e traz emblemas comemorativos aos 40 anos do inicio de sua produção mundial, em 1974.
A versão 2015 da GL1800 Gold Wing conta com características ciclísticas e mecânicas que a consagraram nos principais mercados, além de conceitos inovadores como, por exemplo, o airbag (foi a primeira motocicleta da história a receber o sistema). Além disso, possui três compartimentos com capacidade total de 150 litros para transporte de carga e objetos de uso pessoal, característica ideal para os motociclistas que procuram por conforto e comodidade na pilotagem, principalmente em viagens.
Entre seus principais destaques, um sistema surround SRS com conexão para iPod e alto-falantes potentes: piloto e garupa têm a possibilidade de acessar, via  iPhone ou pen-drive na entrada USB , arquivos de áudio nos formatos MP3, WMA e AAC. Um display digital localizado no painel da motocicleta mostra informações e configurações de uso ao simples toque de teclas localizadas próximas às manetes do guidão.
Amplo e completo, o painel de instrumentos possui leitura digital para o hodômetro (total e parcial), relógio, medidor de temperatura ambiente e indicador de abertura dos compartimentos de bagagem. Já o velocímetro, tacômetro, nível de combustível e temperatura do motor tem visualização analógica. Teclas próximas às manetes permitem ao piloto a possibilidade de acionar o cruise control, regular a altura do farol, ajustar a altura da suspensão e também acionar a marcha a ré elétrica, útil para facilitar manobras de estacionamento.
Seu visual de linhas marcantes e exclusivas é referência na categoria Touring, e desperta a atenção por onde passa. Na dianteira, o conjunto óptico é amplo e conta com uma boa proteção do para-brisa frontal alto. Nas laterais, as carenagens estão totalmente incorporadas ao conjunto, sem sobressaltos, com design moderno e estilo imponente. Na traseira o grande atrativo são os três bauletos, dois fixados em cada lateral, e um maior localizado logo atrás ao assento do garupa.
A GL1800 Gold Wing edição comemorativa “40th Anniversary” mantém desempenho, segurança e alta tecnologia, características que a marcaram ao longo de sua história. O motor, com uma das maiores capacidades cúbica entre os disponíveis no mercado mundial, possui sistema OHC (Over Head Camshaft), seis cilindros contrapostos, 12 válvulas, e 1.832 cm³, além de arrefecimento a líquido. A potência é de 118 cv a 5.500 rpm, com torque máximo de 17 kgfm a 4.000 rpm. O sistema de injeção eletrônica é o PGM-FI (Programmed Fuel Injection) com unidade ECU (Electronic Control Unit). 
O chassi é do tipo Diamond construído em alumínio. A suspensão dianteira utiliza garfo telescópico de 140mm e sistema anti-mergulho, que controla a dianteira em frenagens mais bruscas,  reduzindo o efeito de "rebaixamento" da frente trazendo mais segurança. A suspensão traseira é do tipo Pro-Link, com balança de alumínio, e tem 105 mm de curso total com possibilidade de ajustes eletrônicos na pré-carga da mola.
Os freios utilizam as tecnologias ABS (Antilock Brake System) e DCBS (Dual Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas e distribuem eletronicamente a carga de acionamento dos freios. À frente, disco duplo de 296mm com cáliper de três pistões. Na traseira, disco simples de 316mm. A edição comemorativa da Honda GL1800 Gold Wing 2015 “40th Anniversary” será importada do Japão e estará disponível na rede Honda Dream a partir deste mês apenas na cor branca pérola, exclusiva desta edição comemorativa. O preço público sugerido é  de R$ 99.900 e tem como base o Estado de São Paulo. Não estão inclusas despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
40 anos de história
Símbolo de conforto e tecnologia, a primeira Gold Wing surgiu em 1974 e nasceu com uma proposta diferenciada. Batizada de GL1000 KO, seu estilo pouco lembrava o modelo 2015 e a própria categoria Touring. Porém, já  representava um projeto de conceito ousado e ambicioso para a época.
Com a GL1000KO, a ideia era mostrar ao mundo a motocicleta mais fantástica e exclusiva já fabricada pela Honda. Todo o desenvolvimento, no entanto, teve início em 1972 e ficou a cargo de Toshio Nozue, responsável também pelo projeto da lendária CB750, lançada em 1969.
Uma equipe chefiada por Soichiro Irimajiri desenvolveu o protótipo M1 (também conhecido como Projeto 371). Com um motor de 1470cc foi considerada a grande precursora da Gold Wing. Após estudos e muito desenvolvimento, o modelo GL1000 KO fez sua primeira aparição pública durante o Salão de Colônia em 1974, na Alemanha, já como modelo de série e pronto para comercialização.
Com um robusto motor de 999 cm³ e 80 hp a 7500 rpm, a GL1000 KO deu inicio a um legado de sucesso que, ao longo destes 40 anos, transformou a Gold Wing em uma referência de luxo, conforto, tecnologia e segurança. Em todos os mercados em que há sua comercialização, a GL1800 Gold Wing representa não apenas um modelo com ótima performance de vendas, mas também traz toda a tradição da Honda em oferecer produtos inovadores com qualidade e sofisticação.
PROGRAMAÇÃO BIKEFEST
24 a 28/06 – Feira  de Negócios - Praça da Rodoviária e Largo das Forras (Praça Central)
24 a 28/06 – Museu da Moto – Av. Governador Israel Pinheiro, 35 – próximo à estação da Maria Fumaça.
24 a 28/06 – Espaço Backer -
25/6 – Abertura oficial do evento – 19h no Resort Santíssimo.
25 a 27/06 – Shows Blues e Jazz – Praça da Rodoviária a partir das 19h
28/06 – Trilhão de Tiradentes a partir das 9h
Mais informações e cadastro no site oficial do evento tiradentesbikefest.com.br.
Fonte: Moto.com.br

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Rota 66 pelo Best Western


A cadeia de hotéis Best Western lançou um site para ajudar quem estiver planejando fazer a mais famosa rota do mundo.

A trajeto é dividido em 4 regiões:
  • Região 1 - Illinois, Missouri, Kansas
  • Região 2 - Oklahoma, Texas
  • Região 3 - New Mexico, Arizona
  • Região 4 - Califórnia
Dentro de cada Região há uma descrição detalhada da Rota 66, com dicas sobre lugares a visitar, onde se hospedar (com ênfase nos hotéis da rede, claro!) e muitas outras informações.

Eu uso muito os hotéis da rede Best Western nas nossas viagens. Como membro do HOG, tenho o cartão Ride Rewards, que dá descontos de, no mínimo, 10% no preço das diárias, além de up grades e late check-out.


Mesmo que você não pretenda fazer a Rota 66 pessoalmente, navegar pelas páginas do site é quase tão bom como fazê-lo numa Harley-Davidson, oportunidade que tive em 2010 (veja descrição da viagem na Rota 66 a partir daqui).

Se quiser saber mais sobre a Rota 66, clique aqui.

Obs.: esta é a postagem de número 1500! Em 7 anos e 6 meses de existência do blog, nos dá uma média de 16 postagens por mês. Nada mal!