E começa as comemorações dos 110 Anos da Harley-Davidson.
Vários revendedores H-D nos Estados Unidos e na Europa dão início à festa, já em Setembro.
"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Os Novos "Gaviões" da Marinha
Aeronaves SeaHawk (MH-16) são incorporadas ao 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1)
Em 23 de agosto, o Comando da Força Aeronaval comemorou os
96 anos da Aviação Naval, em cerimônia militar realizada no Complexo Aeronaval
de São Pedro da Aldeia (RJ). O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa,
Embaixador Celso Amorim, e contou com a presença do Comandante da Marinha,
Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, entre autoridades civis e
militares.
Este ano, o evento celebrou uma nova etapa para a Marinha do
Brasil e para a Aviação Naval, com a assinatura do termo de transferência de
subordinação de quatro helicópteros SeaHawk (MH-16), incorporados ao 1°
Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).
Helicóptero SeaHawk (MH-16) |
Dois deles foram apresentados na cerimônia, um em sobrevoo e
outro no solo. Até 2014, mais duas aeronaves do mesmo modelo serão recebidas,
totalizando seis novos SeaHawk para a Marinha.
O MH-16 possui características estruturais com um projeto
que lhe conferem maior robustez, resistência e confiabilidade, como a
redundância dos sistemas de controle de vôo, sistemas hidráulicos e a
tolerância balística das pás do rotor principal para calibres de até 20 mm. Os
equipamentos aviônicos e sensores são de última geração e podem ser armados com
Metralhadora Lateral, Torpedos Anti-Submarino e Míssil Anti-Navio.
Desta forma, as aeronaves serão empregadas em proveito das
Forças Navais, na “Amazônia Azul”, com a capacidade de realizar tarefas de
detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de
superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento.
As novas aeronaves irão substituir os SH-3A/B “Seaking”, que
por mais de 40 anos prestaram bons serviços à Aviação Naval.
SH-3A/B "SeaKing" |
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
A Nova Harley-Davidson CVO Breakout 2013
A
Harley-Davidson CVO Breakout é a mais nova motocicleta da família Custom
Vehicles Operations.
A produção
será limitada em 1.900 unidades para 2013.
Customizada
na fábrica e baseada no quadro da Softail, com seu perfil peculiar, a
motocicleta é equipada com o motor Twin Cam 110 de 1800cc. Um filtro de alta aspiração
com tampa cromada e elemento filtrante lavável é protegido da chuva por um capa
que segura a água, sem prejudicar a injeção de ar na mistura. A já
experimentada transmissão de seis marchas é complementada com freios ABS,
piloto automático(*) e ignição sem chave. A chave comemorativa vem numa caixinha
especial.
Enquanto os
demais modelos CVO chamam a atenção pela opulência motora, na CVO Breakout o que
causa admiração é a pintura inovativa e os aros cromados. Disponíveis em
3 conjuntos de cores, estilos de pintura e grafismo, este acabamento único
requer uma preparação e pintura que só a Harley-Davidson oferece.
Com todo o
processo manual, a preparação do tanque e dos paralamas recebe 10 demãos de
lixa, começando com a graduação 150 até chegar à mais fina possível, com lixa
3.000.
Intencionalmente, as marcas do "lixamento manual" permanecem até a aplicação da primeira demão de verniz transparente. Todo o trabalho posterior de pintura e aplicação dos elementos gráficos é feito à mão, pelos artesãos da H-D. O acabamento final é espetacular.
Intencionalmente, as marcas do "lixamento manual" permanecem até a aplicação da primeira demão de verniz transparente. Todo o trabalho posterior de pintura e aplicação dos elementos gráficos é feito à mão, pelos artesãos da H-D. O acabamento final é espetacular.
Com um garfo de 49 mm - mais largo do que as FX - as rodas
tem aro 21 na frente e aro 18 atrás - com pneu de 240 mm - e paralama traseiro de alumínio,
reduzindo o peso da motocicleta em quase 2 quilos.
Não se sabe
quantas unidades serão destinadas ao Brasil.
(*) O termo correto é controle de aceleração de cruzeiro, como bem me alertou o amigo e leitor do blog, João Rodolfo Lajus, consultor técnico da Floripa Harley-Davidson.
(*) O termo correto é controle de aceleração de cruzeiro, como bem me alertou o amigo e leitor do blog, João Rodolfo Lajus, consultor técnico da Floripa Harley-Davidson.
Hells Angels Banidos
Os Hell
Angels entraram com uma ação num Tribunal Federal contra o Departamento de
Segurança Interna, Departamento de Estado e o Serviços de Imigração e Cidadania
dos Estados Unidos, sob a alegação que estas entidades governamentais estão
impedindo que seus membros entrem nos país.
De acordo
com a ação, membros internacionais dos Hells Angels tem tido seus pedidos de visto recusados pelos consulados americanos. De acordo com a legislação
atual de Imigração e Naturalização, vistos podem ser recusados sempre que
houver uma
suspeita fundamentada de que o indivíduo, entrando nos
Estados Unidos, possa exercer ou praticar alguma atividade ilegal. A legislação
também considera inadimissível no país membros de qualquer organização
criminosa conhecida. Desde 2001 o Departamento de Estado considera os Hells
Angels como "organização criminosa conhecida", por recomendação do Departamento
de Segurança Interna.
Na sua
alegação, os Hells Angels solicitaram um mandado de segurança para suspender
esta qualificação do grupo, argumentando
que tal procedimento viola os direitos constitucionais de livre associação e livre
expressão de idéias e crenças.
A ação
deverá ser julgada nas próximas semanas, primeiro com o julgamento do pedido de
mandado de segurança e, depois, o julgamento do mérito.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Mais novidades na linha 2013 da Harley-Davidson
A linha
Sportster conta com cinco modelos em 2013, incluindo a 1200 comemorativa dos
110 anos. As motocicletas apresentam nova grafia e cores.
Também estará
disponível em todos os modelos um estilo
de pintura baseado nas "choppers" do final dos anos 1960, chamado de
"Hard Candy Custom", com cores metalizadas e muitos cromados, além de
acessórios e roupas seguindo o mesmo padrão.
Ao invés de desenvolver e lançar novos modelos, a Motor
Company prefere continuar focada na customização. Com o
sistema HD1 Bike Builder, o comprador em
potencial pode entrar no site da HDMC e "construir" a motocicleta dos
seus sonhos e recebê-la na concessionária de sua escolha, poucas semanas depois.
Nos Estados Unidos, é claro.
Brasil Lidera em Rodovias Pedagiadas
O Brasil já tem a maior malha de rodovias pedagiadas do
mundo. Quando concluir a licitação dos 7.500 quilômetros (km) previstos no
pacote de concessão, lançado semana passada pelo governo federal, terá 22.973
km de estradas nas mãos da iniciativa privada - quase o dobro da segunda
colocada, que é a Alemanha, com 12.788 km. Nos Estados Unidos, que detêm a
maior malha rodoviária do mundo, a quantidade de rodovias com pedágios é de
8.430 km.
Apesar da liderança no ranking, o Brasil ainda deixa muito a
desejar no quesito qualidade. Da malha total do País, apenas 12% é pavimentada.
Boa parte, no entanto, em condições delicadas, conforme a última pesquisa da
Confederação Nacional do Transporte (CNT). No ano passado, a associação avaliou
92.747 km de rodovias asfaltadas e detectou que mais da metade estava em
condição regular, ruim ou péssima.
Com a crise no Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit), deflagrada no ano passado e que paralisou quase todas as
licitações para manutenção das estradas no País inteiro, a tendência é que os
números piorem ainda mais este ano. "Estamos muito mal. Não temos
estradas, ferrovias e hidrovias", lamenta o presidente da Associação
Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Moacyr Servilha Duarte.
Na avaliação dele, o pacote do governo federal é
emergencial, para melhorar uma infraestrutura já existente. Em alguns países,
destaca o executivo, toda a malha rodoviária é pavimentada. Nos Estados Unidos,
67% das rodovias são asfaltadas. Na Índia, a malha pavimentada é equivalente a
toda a malha brasileira, de 1,7 milhão de km.
O consultor Geraldo Vianna, diretor da CNT e ex-presidente
da NTC&Logística, compartilha da mesma opinião de Duarte. Segundo ele,
embora seja a sexta economia do mundo e tenha a maior malha pedagiada, o País
ocupa a 20ª posição no ranking malha rodoviária ponderada pela extensão
territorial e população. "Dificilmente conseguiremos consertar em poucos
anos um abandono de três décadas. Neste momento, precisamos ter calma e
objetivos claros para, talvez, conseguir corrigir em 15 anos o que estragamos
em 30."
Para ele, mais importante do que os R$ 133 bilhões (ou R$ 80
bilhões nos primeiros cinco anos) do pacote é a mudança institucional e
organizacional da área de transportes e logística. "O valor em si não
representa muita coisa, já que está distante das necessidades do País e bem
abaixo dos investimentos de nossos concorrentes China e Índia."
‘Ordem inversa’. Na opinião do professor da Fundação Dom
Cabral, Paulo Resende, para aumentar o volume de estradas pavimentadas e
reduzir a desigualdade no Brasil, o governo terá de fazer uma discussão muito
mais profunda do que a atual. Os projetos atuais são decorrentes de uma demanda
provocada pelo desenvolvimento regional, tem viabilidade econômica. "O
resto tem lógica inversa: o projeto é que vai trazer o desenvolvimento regional
para uma determinada região e, a partir daí, trazer o tráfego de veículo. Quem
sabe um dia poderia ser concedida para a iniciativa privada."
Hoje, completa o professor, a demanda está concentrada em
cerca de 50 mil km de estrada, que respondem por 80% da movimentação de carga
do País. Um exemplo de Resende é a cidade de Juína, um município do Mato Grosso
que fica na divisa com Rondônia. A carga agrícola produzida no local poderia
ser levada para Porto Velho, a cerca de 300 km, e seguir via hidrovia. Mas a
ligação entre as duas cidades é intransitável. "Toda produção tem de
percorrer 3.150 km até o Porto de Paranaguá, no Paraná, para ser exportada.
"O governo tem de selecionar corredores com potencial e trabalhar em cima.
Isso cria um circulo virtuoso de longo prazo."
terça-feira, 21 de agosto de 2012
As Comemorativas dos 110 Anos
Foram finalmente divulgadas as motocicletas da linha comemorativa dos 110 anos de fundação da Harley-Davidson.
As fotos são do próprio site da HDMC nos Estados Unidos.
Alguns detalhes:
As fotos são do próprio site da HDMC nos Estados Unidos.
110th Anniversary 1200 Custom |
110th Anniversary Electra Glide Ultra Limited |
110th Anniversary Fat Boy |
110th Anniversary Softail Heritage |
110th Anniversary Super Glide |
110th Anniversary Road King |
Alguns detalhes:
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Reunião Anual de Concessionárias Harley-Davidson
Cerca de 4.500 pessoas, entre representantes de concessionárias de todo o mundo e funcionários da Harley-Davidson, estão reunidas me Milwaukee nesta semana, na reunião anual realizada pela Motor Company.
Hoje deverão ser oficialmente divulgados os modelos da linha 2013, incluindo as comemorativas dos 110 Anos de fundação da empresa.
Hoje deverão ser oficialmente divulgados os modelos da linha 2013, incluindo as comemorativas dos 110 Anos de fundação da empresa.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Um Fim de Semana Diferente
Balneário Camboriú Harley-Club e o Hotel Gumz convidam para um fim de semana diferente na Capital Catarinense do Turismo.
O ponto forte do evento é o show inovador e empolgante da banda paulista T-ALE, apresentando os melhores hits dos anos '60, '70, '80 e '90.
A T-ALE é um quarteto de músicos geniais, compostos pelos irmãos Cleiton, Cleber e Adriano e do primo André. Com nove anos de estrada, a T-ALE apresenta um show envolvente e extrovertido, mostrando toda a sua versatilidade.
O show será na sexta-feira, 31 de Agosto, no Iate Clube de Cabeçudas, localizado na Rua Samuel Heusi Junior, 217, Praia de Cabeçudas, Itajaí, SC (coordenadas: S26 55.751 W48 37.712).
A entrada para o show é livre. Será cobrado a consumação de bebidas e o jantar, servido das 20:00 às 23:00 horas.
O Hotel Gumz está oferecendo um pacote especial para este fim de semana diferente:
Apartamento duplo: R$130,00 a diária.
Apartamento triplo: R$170,00 a diária.
Estão incluídos café-da-manhã e estacionamento.
Para maiores detalhes: www.hotelgumz.com.br
Balneário Camboriú, SC |
Banda T-ALE |
O show será na sexta-feira, 31 de Agosto, no Iate Clube de Cabeçudas, localizado na Rua Samuel Heusi Junior, 217, Praia de Cabeçudas, Itajaí, SC (coordenadas: S26 55.751 W48 37.712).
Iate Clube Cabeçudas - Itajaí, SC |
O Hotel Gumz está oferecendo um pacote especial para este fim de semana diferente:
Apartamento duplo: R$130,00 a diária.
Apartamento triplo: R$170,00 a diária.
Estão incluídos café-da-manhã e estacionamento.
Para maiores detalhes: www.hotelgumz.com.br
Sturgis Rally: Uma História de Amor
Isto é uma
história de amor; um romance onde os personagens valorizan a
liberdade e o amor pelas estradas.
Mas não é
um romance corriqueiro - não do tipo Romeu e Julieta. Neste relacionamento, o objeto de desejo é a
motocicleta.
Se você
alguma vez quis sair por aí, realmente sair por aí, querendo colocar para fora
o seu "lado selvagem" - no bom sentido da expressão - vá experimentar
a loucura que é o Rally de Sturgis, em South Dakota, USA.
Situado na
entrada das colinas "Black Hills", Sturgis é de várias formas a
típica pequena cidade americana, exceto pelos motociclistas que chegam lá para
seu encontro anual, em Agosto.
Eles vem de
todos os cantos dos Estados Unidos e do resto do mundo para desfrutar as
belezas das Black Hills e a emoção de passear pelos arredores de Sturgis.
Crazy Horse Monument. |
Tudo
começou em 1938 quando um pequeno grupo de entusiastas do motociclismo fundou o
Gypsies Motorcycle Club (Motoclube Ciganos, numa tradução literal), com o
objetivo de promover as viagens de motocicleta. Hoje, Sturgis é reconhecido
como o maior evento motociclístico do mundo.
Estima-se
que meio milhão de motociclistas participaram do evento este ano, nesta pequena
cidade de 6.000 habitantes, que promove um Woodstock sobre duas rodas,
anualmente.
O uso de capacete não é obrigatório na maioria dos estados do noroeste dos EUA. |
Eles
invadem a cidade, vestidos em couro e pilotando devagar e despreocupadamente as
suas poderosas máquinas. Mas não se preocupe. Debaixo de todo esta força
motora, do couro e dos cromados ofuscantes você não encontrará nenhuma gangue
de foras-da-lei. Eles são, simplesmente, médicos, professores, advogados,
trabalhadores da indústria, do comércio e de serviços, que escolheram fazer
esta peregrinação a Sturgis, num evento que é tão americano como torta de maçã
e cachorro-quente.
Eles estavam
em todos os cantos, desde as pradarias do Badlands National Park, na aura patriótica
do Monte Rushmore e as esfígies dos presidentes, na grandiosidade do Monumento
ao Chefe Crazy Horse até na serenidade das colinas Black Hills.
Mount Rushmore. |
As
motocicletas ficam enfileradas, como num dominó de aço, ao longo da Main Street:
junto às calçadas nos dois lados da rua
e com uma fileira dupla no centro, seus cromados refletindo o brilho das luzes
de neón dos muitos bares da cidade.
Main Street, Sturgis, SD. |
Dia e noite,
motociclistas com bandanas, camisetas escuras e jaquetas de couro enchem a rua
principal de Sturgis, num incessante desfile de Sportsters, Road Kings, Fatboys
e customizadas.
Não há
dúvida: Sturgis, naqueles dias, torna-se a capital mundial do motociclismo. E a grande rainha é, sem
dúvida, as Harley-Davidson.
O desfile
continua por muitos quarteirões, onde se vende de tudo: camisetas, botas,
jaquetas, coletes, facas e canivetes, tudo enfim, desde que tenha o nome ou o
logotipo da Harley.
Mulheres de
todo os tipos, vindas de todos os cantos, adotam o lema dos hippies dos anos
1960, desfilando em "topless", pilotando ou na garupa das
motocicletas. Uma tradição consagrada em Sturgis.
E aquele
harleyro com um sorriso malandro no canto dos lábios, apreciando a
"paisagem", pode ser um grande empresário, um professor universitário
ou um pastor tirando umas férias de sua paróquia.
Por que, em
Sturgis, a única coisa que conta é o sentimento extrovertido da liberdade.
De
preferência numa Harley-Davidson.
Este ano já passou. Agora, só em Agosto de 2013.
Vou passar por lá, daqui a algumas semanas.
Mas só de ver as fotografias do evento deste ano, já dá para saber a sensação
que vou sentir, ao chegar no "campo sagrado" do motociclismo.
De
Harley, é claro!
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
A Linha 2013 Já Chegou
Os caminhões da Harley-Davidson começaram a entregar os modelos 2013 nas revendas dos Estados Unidos, nesta semana.
O site da empresa ainda não mostra as motocicletas. Quem quiser conhecê-las, tem que passar na concessionária mais próxima.
Boa oportunidade para quem está viajando pela América. Vou estar lá daqui a três semanas. Pode ser que eu tenha a mesma sorte do ano passado e consiga alugar um Tri Glide 2013. Vamos ver.
domingo, 12 de agosto de 2012
É Perigoso!
Mas utilizada com respeito às suas habilidades e às pessoas e veículos à sua volta, torna-se uma atividade muito prazerosa.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Evolução
Evolução: Charles Darwin explicou isto muito bem . . .
("A Origem das Espécies", Charles Darwin, 1859)
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Criador do H.O.G. é Homenageado
Steve Piehl recebeu uma tarefa desafiadora na
Harley-Davidson Inc., na época em que a empresa lutava por sua sobrevivência.
Steve Piehl |
No outono de 1982 ele foi encarregado de criar um grupo de
proprietários de Harley que apoiaria a paixão pela marca e, esperava-se, traria
mais motociclistas para a H-D.
Naquele tempo, Piehl pensava que um dia o Harley Owners
Group teria algumas dezenas de milhares de membros nos Estados Unidos. Ele
nunca imaginou que, hoje, o HOG teria quase um milhão de partipantes em dezenas
de países.
Nesta quarta-feira, Piehl foi conduzido ao Mural da Fama do Museu de
Motocicletas de Sturgis, durante a 72ª edição do Sturgis Rally.
Ele se junta a notáveis personalidades da indústria,
incluindo o afamado Willie G. Davidson, que recebeu a mesma honraria há alguns
anos atrás.
Steve Piehl declarou, durante a cerimônia, que "nunca esperava ser conduzido ao
Mural da Fama, mesmo depois que o H.O.G. transformou-se numa das maiores
história de sucesso do motociclismo."
A tarefa foi concluída com muita eficiência, apesar de ter
tido sómente três meses para lançar o projeto do H.O.G, em Janeiro de 1983.
Na década de 1980 a Motor Company quase teve que declarar
falência, enquanto enfrentava enormes desafios na produção e no controle de
qualidade.
Passeio do HOG, em São Paulo. |
Steve era um recém graduado da Universidade de
Wisconsin-Milwaukee e trabalhava há menos de 3 anos na empresa, quando recebeu
a missão de criar o Harley Owners Group.
Em parceria com a rede de revendedores Harley-Davidson,
capítulos foram criados no país todo, onde os harleyros se encontravam e
compartilhavam suas experiências.
Estacionamento na rua principal de Sturgis. |
Depois surgiram os rallies, os passeios, o programa de
assistência na estrada e outras vantagens que tornam o motociclismo mais
agradável e forja a lealdade dos proprietários de Harley-Davidson,
Olhando para o futuro, Steve Piehl vê o H.O.G. cada vez mais "ligado aos jovens motociclistas, pilotos do sexo feminino e a todos que fazem
parte da família Harley."
terça-feira, 7 de agosto de 2012
O Homem de 2 Milhões de Milhas em Harley-Davidson
Dave Allen Zien, o homem de mais de 3,2 milhões de
quilômetros rodados em motocicletas Harley-Davidson, casou-se no Sábado passado
no início do 72º Rally de Sturgis.
O casamento foi celebrado no topo da Montanha Crazy Horse,
que fica nos arredores da cidade.
Crazy Horse Mountain, próximo de Sturgis, South Dakota. |
Dave Zien, 62 anos, é um nativo do estado de Wisconsin,
formado em Direito pela Universidade de Wisconsin-Stout e um veterano do Corpo
de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e da Guerra do Vietnã.
Dave Zien, ainda como Deputado Federal pelo Estado do Wisconsin. |
Ele é bastante conhecido por carregar sempre a bandeira dos Estados Unidos e do Estado de Wisconsin, em tamanho real, na sua motocicleta.
Dave Zien em 2009, durante o desfile de veteranos no Memorial Day, em Washington. |
Em Abril de 2009, Dave Zien recebeu de presente da
Harley-Davidson Motor Company uma Road Glide nova, em reconhecimento por ter rodado um milhão de milhas (1,61 milhão de quilômetros) na sua FXR
Sport Glide 1991. Esta motocicleta encontra-se em exibição na Museu da
Motocicleta de Sturgis, desde então.
Em Março de 2011 Dave Zien sofreu um acidente na Flórida, quando
retornava do Daytona Bike Week. Sua motocicleta foi abalroada por uma
camionete que perdeu o controle e capotou . O veículo era conduzido por um
motorista embriagado e que estava com a habilitação suspensa. Como consequência
do acidente, ele perdeu a perna esquerda. Mas não parou de pilotar; trocou sua
querida Sport Glide por uma Harley-Davidson Tri Glide.
Dave Zien, cuja prótese não impede que continue pilotando. |
Dave Zien na sua H-D Tri Glide, capitaneando um grupo de veteranos das Forças Armadas, no desfile do Dia da Independência. |
Enquanto estava no hospital, Dave mostrava-se preocupado com
três coisas: em primeiro lugar, com sua Road Glide, já com 230.000 milhas
no odômetro mas em estado de nova (teve perda total); depois, ele não conseguia
encontrar a fivela comemorativa do Crazy Horse, que havia recebido como
presente de um amigo e que usava todos os dias desde Junho de 2002. E, em
terceiro lugar, a bandeira do Lawmakers, uma associação de legisladores
(vereadores, deputados e senadores) motociclistas. Ele não mencionava a perda
da perna esquerda.
Claro, se você não é um motociclista, jamais entenderá .
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