"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Faltam marinheiros no mar . . .
A globalização foi talvez a maior mudança no mundo contemporâneo, depois da revolução industrial do século 19.
Os resultados são sentidos em todos os aspectos da nossa vida.
Mas é interessante observar o impacto da globalização na logística mundial. Com o aumento do intercâmbio comercial, a necessidade de mais navios cresceu geométricamente. O tamanho e a capacidade de carga também. A consequência natural é a falta de profissionais para operar estes navios.
A Conferência Mundial Sobre o Homem do Mar, realizada em Singapura no início de Maio, mostrou como é extensa a crise de mão-de-obra na Marinha Mercante mundial.
Com cerca de 10.000 navios em construção em todo o mundo, a indústria marítima vai precisar de uns 400.000 novos marinheiros (entre Oficiais e tripulantes), para operá-los.
E onde estão estes profissionais?
Desde que a Marinha Mercante deixou de ser um emprego atrativo na maioria dos países desenvolvidos, a busca por marinheiros voltou-se para a Ásia, Filipinas e Índia. Os Oficiais continuavam sendo procurados nos países tradicionalmente marítimos (Inglaterra, Alemanha, Holanda, Escandinávia), além daqueles do Leste Europeu, como Polônia, Rússia, Ucrânia, etc.
Formar um Oficial de Marinha Mercante leva de 4 a 5 anos. Um Comandante necessita de quase 12 anos, entre formação acadêmica e experiência no mar, antes de poder assumir o comando de um navio moderno.
A verdade é que a vida no mar é extremamente exigente. Os navios ficam cada vez menos tempo nos portos e as tripulações são cada vez menores. Isto implica que cada pessoa à bordo de um navio tem que trabalhar entre 10 e 12 horas por dia, 7 dias na semana.
Nos países desenvolvidos, muito pouca gente está disposta a ficar tanto tempo longe da família, de uma vida social normal, para fazer uma carreira no mar. Não há salário de compense isto.
Nos países em desenvolvimento, os soldos pagos pelas empresas internacionais aos marinheiros, eram um atrativo muito forte e que conseguia uma fonte generosa de mão-de-obra. Já não é mais assim.
A procura por marinheiros, no últimos dois anos, tem se voltado para o Vietnã, Indonésia, Burma e Bangladesh, com uma expressiva queda na qualidade.
O consenso, na Conferência, é que a própria indústria da navegação comercial é a responsável pela crise enfrentada, ao aumentar significativamente a carga de trabalho à bordo dos navios, em decorrência da redução nas tripulações.
Poucos armadores internacionais procuraram compensar este fato com ações eficazes. Exceção à regra são algumas empresas de navegação, como as alemães Hamburg Süd e Hapag-Lloyd, além da japonesa NYK, que reconheceram que sua futura prosperidade econômica depende de investimentos na formação de seus Oficiais e tripulantes.
A Hamburg Süd (onde trabalho), recentemente incorporou à sua frota o navio “Monte Tamaro” (capacidade para 5.500 containers), que é equipado com instalações para ser usado como navio-escola. Além disso, faz contribuições generosas à Academia de Marinha Mercante de Hamburgo, para que esta instituição possa aumentar o número de cadetes admitidos, por ano.
Com a formação de um Oficial tomando de 4 a 5 anos e os navios encomendados sendo entregues em até 3 anos, em algum momento no futuro próximo as empresas vão ficar, literalmente, a ver navios . . . parados por falta de tripulantes.
domingo, 25 de maio de 2008
The Drop Zone – A Zona da Queda
Todo veterano do motociclismo sabe (e alguns calouros, também), que só existem dois tipos de motocicletas: aquelas que já tombaram e aquelas que ainda vão tombar.
As motocicletas de grande porte são pesadas e necessitam estar em posição quase vertical para que o seu peso não se translade e provoque o seu tombamento.
Ainda que a pior parte do tombamento de uma motocicleta seja o embaraço que causa ao seu piloto (ainda mais quando seus amigos estão olhando . . .), uma parte ainda mais embaraçosa será você não conseguir colocá-la de pé, sózinho.
Qualquer que seja a situação, evite a tentação de correr para levantar sua motocicleta. A pressa só vai fazer a situação piorar e pode ainda causar uma lesão na sua musculatura. Não há nenhuma vergonha em tombar uma motocicleta, portanto tome seu tempo e faça a coisa da maneira correta.
O primeiro passo é acalmar-se, tomar um pouco de ar e se recompor.
Algumas perguntas devem ser feitas: alguém se machucou? Você se sente capaz de levantar a motocicleta sózinho?
Se tiver alguma outra pessoa próxima, não se envergonhe de pedir ajuda. Mais uma vez, não é nenhuma vergonha pedir alguém para ajudá-lo. Na realidade, é uma ótima idéia.
Agora, vamos checar a nossa máquina: certifique-se que o motor está desligado. Feche a válvula do combustível, se sua motociclete é carburada. Certifique-se que não houve derramamento de combustível no chão ou em qualquer parte da motocicleta. Tome muito cuidado, se houver.
Se a motocicleta tombou para o lado direito, extenda primeiro o descanso e engrene a marcha em primeira.
Agora, use esta técnica para levantar sua motocicleta :
(Technique II – Motocicletas pesadas – uma motocicleta que tombou para o lado esquerdo)
1 - Vire o guidão para a posição de travamento.
2 - Encontre o ponto de equilíbrio entre os dois eixos, considerando o peso do motor. Você quer o ponto onde o peso da motocicleta estará bem distribuído no sentido do comprimento.
3 - Abaixe-se e coloque as costas/nádegas de encontro ao banco do piloto. Mantenha suas costas eretas.
4 - Com uma mão, agarre a manopla, mantendo o seu punho reto.
5 - Com a outra mão, agarre uma parte da estrutura da motocicleta, tomando o cuidado para não agarrar nenhuma parte quente (escapamento, por exemplo).
6 - Suspenda a motocicleta usando suas pernas, enquanto continua empurrando a motocicleta com as nádegas, em pequenos movimentos, para colocá-la na vertical. Mantenha suas costas eretas.
7 - Abaixe o descanço da motocicleta (neste exemplo) e coloque-a num lugar seguro.
Depois que sua motocicleta estiver na posição vertical e devidamente estacionada em um lugar seguro, tome alguns minutos para inspecioná-la e verificar se houve alguma avaria.
Na maioria das vezes, o tombamento só ocasiona alguns arranhões e assim mesmo no mata-cachorro. Mas verifique se não há alguma parte da motocicleta raspando o pneu, especialmente quando você ( e o seu garupa) estiver sentado na motocicleta.
Cuidado especial deve ser tomado com as manoplas, para verificar se o freio de mão ou a embreagem, não foram afetados. Se tiverem sido atingidos, mesmo que aparentem boas condições, devem ser substituídos na primeira oportunidade.
(adaptação livre de um artigo escrito por Becky Tillman, Instrutora Líder da Academia Harley-Davidson de Motociclismo e publicado na revista Hog Tales, de Março/Abril de 2008)
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Pedágios em Santa Catarina
O valor do pedágio a ser cobrado nas rodovias federais recém transferidas para operadores privados já foi determinado.
A partir de 15 de Agosto de 2008, cada praça de pedágio cobrará dos veículos de passeio R$1,10 na BR-101 e R$2,50 na BR-116. Não se sabe, ainda, quanto será cobrado das motocicletas.
Cada praça de pedágio contará com 26 cabines enfileradas. As obras de construção das cabines começarão em Junho, com módulos pré-fabricados, o que agilizará a conclusão.
As praças de pedágio nas BR-101 BR-376 serão construídas em São José dos Pinhais, no Paraná, Garuva, Barra Velha, Tijucas e Palhoça, em Santa Catarina
Nos próximos dois anos, serão instalados 31 radares fixos nas BR-101 e BR-376, no trecho entre Florianópolis e Curitiba.
sábado, 17 de maio de 2008
Meu Neto
Meu neto tem pouco mais de 10 meses de idade.
Como todo avô, sou muito coruja.
Nós o chamamos de Kiko. O nome de registro é Marcus Wilson Thiemann Roque, muito formal para um garoto totalmente sem formalidades. É a simpatia em pessoa.
Neste fim de semana, estive em Niterói para visitá-lo e, já que estava lá, visitar meu filho e minha nora, também (risos).
Foi uma viagem não programada.
É que meu filho me telefonou, na quarta-feira, dizendo que o Kiko havia caminhado pela primeira vez. Não resistí: entrei na internet e comprei a passagem.
Foi ótimo. Coisas assim fazem a vida valer a pena.
Mais fotos do Kiko em: http://picasaweb.google.com/roquewj/MeuNetoKiko
quinta-feira, 15 de maio de 2008
OHL Brasil assume gestão de cinco rodovias federais
A OHL vai investir R$ 4,2 bilhões, nos próximos cinco anos, na melhoria da infra-estrutura física e de serviços das rodovias outorgadas. Até janeiro de 2009, serão contratados 3.300 funcionários. A OHL torna-se a maior concessionária do País, em extensão de rodovias, com 3.225 quilômetros sob gestão de suas controladas.
As rodovias que passaram para a gestão da OHL BRASIL são a Fernão Dias (BR-381), entre Belo Horizonte e São Paulo, com 562 quilômetros de extensão; a Régis Bittencourt (BR-116), entre Curitiba e São Paulo, com 401 quilômetros; a BR-101, no Rio de Janeiro (da Ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo), com 320 quilômetros; o trecho da BR-116 de Curitiba até a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul (com de 412 quilômetros); e os trechos da BR-116, BR-376 e BR-101, que formam o corredor entre as capitais Curitiba e Florianópolis, com 383 quilômetros.
A OHL Brasil constituiu cinco sociedades de propósito específico que serão as responsáveis diretas pelas atividades previstas nos contratos de concessões:
- Autopista Régis Bittencourt, com sede em Registro (SP), BR 116;
- Autopista Fernão Dias, com sede em Pouso Alegre (MG), BR 381;
- Autopista Fluminense, com sede em Rio Bonito (RJ), BR 101;
- Autopista Planalto Sul, sede em Rio Negro (PR), BR-116; e
- Autopista Litoral Sul, cuja sede será na cidade de Joinville (SC), para os trechos da BR-116, BR-376 e BR-101.
A intenção da OHL BRASIL é obter, nas novas concessões, os mesmos índices de aprovação (94%) verificados entre os usuários das rodovias do noroeste paulista.
Obras iniciais
Nos primeiros seis meses (até agosto de 2008, quando os pedágios começam a operar), as concessionárias respectivas por cada trecho vão realizar obras emergenciais que incluem melhoria da pavimentação das pistas, sinalização vertical (placas, indicadores etc.), sinalização horizontal (pintura de faixas de rolamento), iluminação e dispositivos de segurança, entre outros.
A partir de Setembro de 2008, terão início os serviços de atendimento aos usuários, incluindo atendimento médico de emergência em acidentes e serviço de guincho para veículos avariados na rodovia. Ao longo da vigência dos contratos serão colocadas, nas cinco rodovias, 66 ambulâncias de resgate (com motoristas e profissionais de saúde), 55 guinchos (pronto socorro mecânico e remoção), 43 veículos de inspeção de tráfego, entre outros itens. Serão também construídos sete postos de fiscalização da ANTT, cinco centros de controle operacional e recuperados e reformados 31 postos da Polícia Rodoviária Federal.
Serão instalados sistemas de circuito fechado de TV ao longo das estradas (em pedágios, trechos urbanos e principais acessos, trevos, passarelas, postos da polícia, de pesagem etc.). Serão formadas equipes de vigilantes, que farão rondas nas estradas, brigadas de combate a incêndios e construídos centros de atendimento médico de emergência. E ainda implantados sistemas de monitoração meteorológica, para avaliar informações sobre chuvas (granizo, chuva prolongada), neblina, calor na pista etc.
Obras de grande porte
No médio e longo prazo, estão previstas, para estas cinco concessões, a duplicação de 232 quilômetros de rodovias, a construção de terceira faixa em 271 quilômetros, 62 trevos, 167 quilômetros de contornos/variantes, 159 passarelas e 45 postos de serviço de atendimento ao usuário (SAU).
Além de todos os serviços que serão implementados, obras importantes e de grande porte serão realizadas, como a duplicação do trecho da Serra do Cafezal, na Régis Bittencourt, em São Paulo. A obra, de elevado grau de complexidade e que demandará licenças ambientais, vai eliminar um gargalo no tráfego da rodovia que liga os dois mais importantes portos do País, Santos e Paranaguá. Nesta rodovia, será feito também o Contorno Norte de Curitiba, serão construídas 50 passarelas sobre pista dupla, 25 delas nos primeiros dois anos, e terceira faixa em 104 quilômetros.
No trecho da BR-116(PR), mais as rodovias BR-376 (PR) e BR-101(SC), que formam o corredor entre as capitais Curitiba e Florianópolis, o investimento mais importante será o Contorno de Florianópolis. Nesta rodovia serão também construídas 39 passarelas, terceira faixa em 30 quilômetros e 80 quilômetros de ruas laterais. Já no trecho da BR-116, que vai de Curitiba até a divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, serão duplicados 25 quilômetros de rodovia, construídos oito postos móveis de pesagem, nove unidades de SAU e terceira faixa em 48 quilômetros.
Mais detalhes: http://www.ohlbrasil.com.br/SITE/NBI/per/INI/default.asp
domingo, 11 de maio de 2008
Aniversário do PHD
Sábado foi comemorado o 6o.Aniversário do PHD.
O que é o PHD (Proprietários de Harley-Davidson)?
A resposta está no site:
"O PHD-BR não é um Moto Grupo, Moto Clube ou Associação. É apenas uma 'turma' de motociclistas, com uma paixão comum, com o privilégio de possuir e pilotar a Lenda, que desde 1903 dá alegria aos seus proprietários."
Fundado em 2002 na cidade de Gramado, RS, durante um encontro de motociclismo, o PHD foi criado para cobrir uma lacuna nas atividades dos proprietários de motocicletas Harley-Davidson de Santa Catarina.
Como os revendedores da H-D estão localizados em Porto Alegre e Curitiba, os catarinenses não tinha atividades do HOG (Harley Owner's Group) no Estado.
O PHD veio suprir esta necessidade de socialização, típico dos proprietários da Harleys.
Na mesma ocasião foi comemorado o Dia das Mães, com homenagens às Mães Harleyras, em nome de todas as mães do Brasil.
Um dos fundadores do PHD foi, também, homenageado na mesma ocasião: o PHD Tex (Carlos Frederico Teixeira) está comemorando seus 70 anos e os amigos não podiam deixar esta data passar em branco.
O Tex recebeu uma bonita e merecida homenagem.
Veja as fotos em:http://picasaweb.google.com/roquewj/AniversRioPHD2008
Mais fotos em: http://www.phd-sc.com.br/
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Passeio a Campinas, Aparecida, Santo Antonio da Platina.
O passeio foi programado e organizado pela equipe da HD Point, de Bal.Camboriú, que também nos deu o devido apoio com carro/oficina e carreta.
Saímos de Balneário Camboriú, SC, na quinta-feira, 1/5/2008, às 07:00, com destino a Campinas, SP.
O tempo estava nublado, temperatura em 11 graus, baixando para 10 graus na serra de Curitiba.
Ao entrarmos na BR-116, além do frio, passamos a enfrentar uma neblina fraca e uma garoa forte, que apesar de não se transformar em chuva, deixava o asfalto molhado. O tempo melhorou depois de Registro, SP.
Pernoitamos em Campinas.
Na sexta-feira, 2/5, saímos cedo com destino a Aparecida. Chovia muito e a chuva continuou por todo o dia. Seguimos pela SP-065 (Rod. Dom Pedro I) até Jacareí, acessando a SP-070 (Rod. Carvalho Pinto), até Taubaté. De lá, seguimos pela Rodovia Pres. Dutra, até Aparecida.
Na volta para Campinas, usamos as mesmas rodovias.
No sábado, 3/5, saímos de Campinas bem cedo, em direção a Santo Antonio da Platina, Paraná. Usamos a SP-075 (Rod. Santos Dumont) até Itú, de onde seguimos pela SP-280 (Rod. Pres. Castelo Branco), até Ourinhos, SP. Daí, seguimos pela BR-153 e PR-092 até Santo Antonio da Platina.
Nesta cidade, o casal Jacque e Luiz Ferroni, que se encontraram conosco em Campinas, na quinta-feira, ofereceu-nos um excelente churrasco de costela.
Pernoitamos em Sto.Antonio da Platina.
No domingo, 4/5, partimos de Sto. Antonio da Platina às 07:20 horas, seguindo pela BR-153 até Ponta Grossa, PR, BR-376/BR-277 até ao Anel Viário de Campinas, e, daí, BR-376/BR-101 até Balneário Camboriú, onde chegamos às 14:00 horas.
Foram 2.265 quilometros de frio, chuva e muita alegria. O grupo todo estava bem harmonioso. A turma foi dividida em 3 pelotões de 4 motocicletas, cada, nos trechos, com seus integrantes definindo a "tocada" de cada pernada. Em média, eram duas horas de pilotagem com uma parada para abastecimento/alongamento/lanche, de cada vez.
Foi minha primeira viagem longa com a Harley-Davidson Ultra Glide. Definitivamente, uma motocicleta projetada para a estrada. Excelente máquina.
As fotos estão em: http://picasaweb.google.com/roquewj/PasseioAAparecidaSP
terça-feira, 6 de maio de 2008
A Mensagem Otimista da Harley-Davidson
A Harley-Davidson dos Estados Unidos lançou uma nova campanha publicitária, baseado na frase “Não temos medo” (“We Don’t Do Fear”, no original), com o objetivo de combater o pessimismo causado pelo enfraquecimento da economia americana (e que está afetando todo o mundo).
A campanha está sendo vinculada em jornais e revistas e divulgada no site da empresa (http://www.harley-davidson.com/screwit).
“Nos 105 anos de estrada, temos visto guerras, conflitos, depressão econômica, recessão, resistência e revolução”, diz o anúncio na página do site, que mostra um piloto com capacete, montado numa “chopper” com a silhueta destacando-se contra um fundo imitando as cores da bandeira americana.
“Já vimos milhares de pessimistas e aves de mau-agouro pelo retrovisor. Mas todas as vezes este país dá a volta por cima e fica mais forte do que nunca . . . se 105 anos provaram alguma coisa, é que o medo fede mas não dura muito. Então, que se dane e vamos pilotar.”
Motocicletas e Garotas . . .
. . . ou Garotas e Motocicletas.
Se você gosta de uma e da outra, qualquer de seja a ordem de importância, dê uma olhada no seguinte site: http://www.flickr.com/photos/34748066@N00/
Gostei muito desta Harley-Davidson Night Rod Special, ainda que seja bem diferente da minha Ultra Electric Glide.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Tem dia que é assim que a gente sente . . .
Às vezes quero crer mas não consigo
É tudo uma total insensatez
Aí pergunto a Deus: escute, amigo
Se foi pra desfazer, por que é que fez?
Mas não tem nada, não
Tenho o meu violão
(Toquinho & Vinícius de Moraes)
DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ
DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ
por Ernesto Artur
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo e o fôlego tome logo estimulantes e energéticos. Eles
vão te deixar tinindo.
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os
tipos. Agem rápido e são baratos.
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração e meditação diante de Deus. Isto é para crédulos e tolos. Repita para si: Eu sou a minha própria religião.
Então? Você faz parte desse time? Já preparou seu plano funerário e escolheu o modelo do caixão?Se não quiser fazer parte deste time, ainda está em tempo de rever suas atitudes. Seu coração agradece... Pense nisso!
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