A
Harley-Davidson do Brasil separou algumas dúvidas comuns que podem ajudar
qualquer piloto. Confira abaixo!
Devo parar em ponto morto ou com a moto engrenada?
Ambos os métodos têm seu mérito. Se reduzir a marcha e
continuar engrenado mesmo em baixa velocidade, você conseguirá diminuir seu
tempo de reação e começar a agir mais rapidamente em caso de emergência.
Continuar engrenado também irá permitir o uso do freio motor (não há consenso
sobre se usar o freio motor é o melhor jeito de desacelerar, mas, de qualquer
maneira, não é possível fazer isso em ponto morto). A desvantagem é a diferença
entre a segunda e a primeira, que é o maior “passo” na maioria das caixas de
marchas. Sem uma correspondência cuidadosa com a rotação do motor e atenção à
velocidade, a redução da segunda para a primeira marcha oferece a maior
oportunidade de erro, seja uma guinada da motocicleta ou perda de tração na roda
traseira (nos casos extremos).
Por outro lado, o efeito giroscópico das rodas decresce em
baixa velocidade, desestabilizando a motocicleta. Ao parar em ponto morto, você
pode esquecer a questão da embreagem e concentrar-se em manter a máquina na
vertical. Você estará trocando a capacidade de voltar a acelerar rapidamente
por uma transição mais fácil até parar.
O que devo fazer para amaciar minha nova motocicleta
Harley-Davidson®?
Existem muitas opiniões diferentes e apaixonadas sobre esse
tema, que vão desde “Trate-a como um bebê!” até “Trate-a como se fosse uma moto
alugada: não dê moleza!”
As peças de uma motocicleta nova precisam de um pouco de
tempo para se “acostumarem umas às outras” no sentido mecânico. Da mesma forma,
temos um motociclista e uma motocicleta que nunca se encontraram antes.
Acostumar-se com o equilíbrio, a dirigibilidade, a aceleração e a frenagem da
sua nova motocicleta é importante. E não devemos esquecer que, assim como os
fatores internos da linha de direção, os pneus também são novos. O período de
amaciamento é uma oportunidade para todos esses participantes serem entendidos.
Uma das características mais legais das motocicletas novas é
a garantia de fábrica: você pode contar com outra pessoa para consertar sua
motocicleta se o defeito for passível de garantia. Seguir as orientações do
manual do proprietário durante o período inicial após a compra da sua
motocicleta é a forma mais segura de agir.
Minha amiga acabou de comprar uma Harley-Davidson®. Como
as mãos dela são pequenas, ela está tendo dificuldade com as alavancas do freio
e da embreagem. Existe alguma solução para ela ficar mais confortável?
Existem diversos fabricantes que oferecem alavancas ajustáveis
compatíveis com os modelos da Harley-Davidson; elas se adaptam aos controles
padrão, então é uma solução bastante simples que deve fazer uma diferença
considerável para o conforto da sua amiga quando estiver pilotando! Verifique
na sua concessionária local, que poderá dar informações sobre os fornecedores e
oferecer opções.
Mapas impressos ou mapas eletrônicos/sistemas GPS?
As duas coisas! Estamos em 2021. Você não precisa escolher.
Os métodos eletrônicos de traçar uma rota oferecem conveniência, atualizações
frequentes e instruções precisas (na maioria das vezes). A maioria dos
dispositivos também oferece algum nível de informação sobre comodidades
importantes ao longo do caminho e permite que você priorize variáveis como a
rota mais rápida ou mais curta. As instruções de navegação por voz incorporadas
ao capacete ou sistema de som também são uma benção para muitos motociclistas.
Os mapas impressos, por outro lado, nunca perdem o sinal nem
ficam sem bateria. Ao contrário do seu smartphone, você pode dar um mapa
tradicional para outro motociclista sem ter que se preocupar com o prejuízo.
Devo escolher roupas de couro ou tecido para pilotar?
No fim das contas, para a maioria dos motociclistas a
proteção é a característica mais importante das roupas para pilotar uma
motocicleta. O couro oferece o melhor em termos de proteção contra o vento e a
abrasão. Os tecidos com certeza protegem, contudo na maioria das organizações
de corrida as roupas protetoras de couro são obrigatórias. Essa proteção funciona
da mesma forma nas ruas. É preferível utilizar tecido nos meses de calor,
especialmente quando a probabilidade de chuva é alta. Nos dias secos e frios, a
escolha mais sensata é o couro devido à sua consistente proteção contra o
vento.
O couro, embora proteja, tem suas limitações. É pesado, o
que pode afetar a flexibilidade de movimento. E fica ainda mais pesado quando
está encharcado. Como o couro é mais adequado para o uso em climas secos,
carregar uma capa de chuva na bagagem é obrigatório.
Uma vantagem das roupas de tecido é sua flexibilidade
incomparável. O couro, mesmo perfurado, não consegue chegar perto do desempenho
das roupas para pilotar de tecido em termos de fluxo de ar. Da mesma forma, as
roupas de tecido podem ser usadas com forros, camadas externas e tratamentos de
impermeabilização que conferem uma versatilidade notável a uma única peça de
roupa. A maioria dos tecidos (mesmo que não sejam impermeáveis) não são
prejudicados pela água — somente o motociclista sofre na tempestade, enquanto a
roupa permanece intacta.
As roupas de proteção de alta qualidade são caras,
independentemente do seu material, mas de modo geral as roupas de tecido
costumam ser mais baratas. O couro barato não passa disso: é barato, quer
dizer, de má qualidade. Lembre-se sempre: não existe viagem ruim, apenas roupas
para pilotar ruins.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil