domingo, 30 de maio de 2021

Aeronaves - A cronologia de uma paixão

 


O Comandante Marcelo Venâncio Brito publicou este livro ilustrado através da editora Aeronegócio Livros Aeronáuticos Ltda., de Curitiba, PR.

É um livro de figurinhas (600 figurinhas no total) que me faz retornar à minha infância, quando colecionei figurinhas de aviões que participaram da Segunda Guerra Mundial.

Um trabalho iniciado em 2018 e que agora chega ao público apaixonado pela aviação, através de vários E-commerce na Internet.

Tive a honra de receber um exemplar autografado pelo meu amigo Marcelo, quando voávamos nossos aeromodelos no Clube Fênix de Aeromodelismo, no último dia 27 de maio.

O livro cobre a aviação desde os primórdios de 1903 até aos nossos dias, com informações sobre as aeronaves e pioneiros como Alberto Santos-Dumont, os irmão Wright, Dimitri Sensaud de Lavaud (a primeira pessoa a decolar e pousar um aeroplano no Brasil!), William Boeing, Lloyd Stearman, Clyde Cessna e muitos outros.

Sem dúvida um tremendo trabalho de pesquisa e organização de dados e fotografias!

O Comandante Marcelo é um veterano da aviação executiva, onde opera um moderno Cessna Citation com capacidade de até 10 passageiros e dois tripulantes. 

Além de sua já extensa carreira aeronáutica, o Marcelo é proprietário de um Boeing Stearman N2S-1 Kaydet, originalmente da Marinha dos Estados Unidos, onde teve a matrícula 03169 USN. No Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos o Boeing Stearman recebeu a classificação PT-17 e é mais conhecido por esta sigla.

A aeronave foi construída em 1940 e serviu como treinamento primário para formação de aviadores navais da Marinha e dos Fuzileiros Navais. Foi dado baixo do serviço ativo em 1964 e registrada como aeronave civil com a matrícula americana N50065. 


Em Dezembro de 2012 foi trazida para o Brasil, onde recebeu a matrícula PR-ZLU.

Eu e o Marcelo no Aeroporto de Campo Largo em 5 de março de 2020

O Stearman está sendo reformado e pintado com as cores originais com que foi entregue à U.S. Navy em 1941. 


quinta-feira, 27 de maio de 2021

Juniaer T-27 Tucano 50cc - Voo gravado com câmera no cockpit

 


Fiz uma filmagem usando uma câmera Mobius Mini Lens instalada na cockpit do meu aeromodelo T-27 Tucano.

Foi minha primeira experiência fazendo isto. As imagens ficaram prejudicadas em função do material usado na bolha (plástico).


Vou aperfeiçoar esta técnica.

terça-feira, 18 de maio de 2021

Harley-Davidson® do Brasil esclarece dúvidas de motociclistas

 

A Harley-Davidson do Brasil separou algumas dúvidas comuns que podem ajudar qualquer piloto.  Confira abaixo!

Devo parar em ponto morto ou com a moto engrenada?

Ambos os métodos têm seu mérito. Se reduzir a marcha e continuar engrenado mesmo em baixa velocidade, você conseguirá diminuir seu tempo de reação e começar a agir mais rapidamente em caso de emergência. Continuar engrenado também irá permitir o uso do freio motor (não há consenso sobre se usar o freio motor é o melhor jeito de desacelerar, mas, de qualquer maneira, não é possível fazer isso em ponto morto). A desvantagem é a diferença entre a segunda e a primeira, que é o maior “passo” na maioria das caixas de marchas. Sem uma correspondência cuidadosa com a rotação do motor e atenção à velocidade, a redução da segunda para a primeira marcha oferece a maior oportunidade de erro, seja uma guinada da motocicleta ou perda de tração na roda traseira (nos casos extremos). 

Por outro lado, o efeito giroscópico das rodas decresce em baixa velocidade, desestabilizando a motocicleta. Ao parar em ponto morto, você pode esquecer a questão da embreagem e concentrar-se em manter a máquina na vertical. Você estará trocando a capacidade de voltar a acelerar rapidamente por uma transição mais fácil até parar. 

O que devo fazer para amaciar minha nova motocicleta Harley-Davidson®?

Existem muitas opiniões diferentes e apaixonadas sobre esse tema, que vão desde “Trate-a como um bebê!” até “Trate-a como se fosse uma moto alugada: não dê moleza!”

As peças de uma motocicleta nova precisam de um pouco de tempo para se “acostumarem umas às outras” no sentido mecânico. Da mesma forma, temos um motociclista e uma motocicleta que nunca se encontraram antes. Acostumar-se com o equilíbrio, a dirigibilidade, a aceleração e a frenagem da sua nova motocicleta é importante. E não devemos esquecer que, assim como os fatores internos da linha de direção, os pneus também são novos. O período de amaciamento é uma oportunidade para todos esses participantes serem entendidos.

Uma das características mais legais das motocicletas novas é a garantia de fábrica: você pode contar com outra pessoa para consertar sua motocicleta se o defeito for passível de garantia. Seguir as orientações do manual do proprietário durante o período inicial após a compra da sua motocicleta é a forma mais segura de agir. 

Minha amiga acabou de comprar uma Harley-Davidson®. Como as mãos dela são pequenas, ela está tendo dificuldade com as alavancas do freio e da embreagem. Existe alguma solução para ela ficar mais confortável?

Existem diversos fabricantes que oferecem alavancas ajustáveis compatíveis com os modelos da Harley-Davidson; elas se adaptam aos controles padrão, então é uma solução bastante simples que deve fazer uma diferença considerável para o conforto da sua amiga quando estiver pilotando! Verifique na sua concessionária local, que poderá dar informações sobre os fornecedores e oferecer opções.

Mapas impressos ou mapas eletrônicos/sistemas GPS?

As duas coisas! Estamos em 2021. Você não precisa escolher. Os métodos eletrônicos de traçar uma rota oferecem conveniência, atualizações frequentes e instruções precisas (na maioria das vezes). A maioria dos dispositivos também oferece algum nível de informação sobre comodidades importantes ao longo do caminho e permite que você priorize variáveis como a rota mais rápida ou mais curta. As instruções de navegação por voz incorporadas ao capacete ou sistema de som também são uma benção para muitos motociclistas.

Os mapas impressos, por outro lado, nunca perdem o sinal nem ficam sem bateria. Ao contrário do seu smartphone, você pode dar um mapa tradicional para outro motociclista sem ter que se preocupar com o prejuízo.

Devo escolher roupas de couro ou tecido para pilotar?

No fim das contas, para a maioria dos motociclistas a proteção é a característica mais importante das roupas para pilotar uma motocicleta. O couro oferece o melhor em termos de proteção contra o vento e a abrasão. Os tecidos com certeza protegem, contudo na maioria das organizações de corrida as roupas protetoras de couro são obrigatórias. Essa proteção funciona da mesma forma nas ruas. É preferível utilizar tecido nos meses de calor, especialmente quando a probabilidade de chuva é alta. Nos dias secos e frios, a escolha mais sensata é o couro devido à sua consistente proteção contra o vento.

O couro, embora proteja, tem suas limitações. É pesado, o que pode afetar a flexibilidade de movimento. E fica ainda mais pesado quando está encharcado. Como o couro é mais adequado para o uso em climas secos, carregar uma capa de chuva na bagagem é obrigatório.

Uma vantagem das roupas de tecido é sua flexibilidade incomparável. O couro, mesmo perfurado, não consegue chegar perto do desempenho das roupas para pilotar de tecido em termos de fluxo de ar. Da mesma forma, as roupas de tecido podem ser usadas com forros, camadas externas e tratamentos de impermeabilização que conferem uma versatilidade notável a uma única peça de roupa. A maioria dos tecidos (mesmo que não sejam impermeáveis) não são prejudicados pela água — somente o motociclista sofre na tempestade, enquanto a roupa permanece intacta.

As roupas de proteção de alta qualidade são caras, independentemente do seu material, mas de modo geral as roupas de tecido costumam ser mais baratas. O couro barato não passa disso: é barato, quer dizer, de má qualidade. Lembre-se sempre: não existe viagem ruim, apenas roupas para pilotar ruins.

Fonte: Harley-Davidson do Brasil

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Graupner GPS Map: novo aplicativo revoluciona os voos rádio-controlados

 

Transmissor mz-32 com o mapa mostrado na tela

O novo Aplicativo Graupner GPS Map mostra na tela dos transmissores mz-16 e mz-32 o avião durante o vôo, exibindo a localização visual e em tempo real da posição do aeromodelo, incluindo distância, altitude, velocidade, latitude/longitude e o número de satélites usados ​​para a computação.

O mapa off-line também mostra a localização inicial, que é a posição de onde o avião decolou e de onde você normalmente controlaria o avião. Isso pode ser usado como uma referência para onde o avião está voando e fornece dicas visuais e sonoras para voar no rumo adequado e para trazer o avião de volta ao ponto de partida inicial ou para evitar zonas de exclusão aérea. Muito importante para quem voa próximo a residências, aeroportos, etc.


Cada mapa pode ter várias notificações de alarme definidas pelo piloto para quando o avião estiver voando fora dos limites do mapa. Isto é que grande ajuda para cumprir as regras da ANAC, DECEA ou do seu clube de aeromodelismo.

Mapas e zonas de exclusão aérea podem ser facilmente criados pelo usuário. O rádio permite até 5 mapas diferentes, que podem ter níveis diversos de detalhamento. 

Como exemplo, você pode ter um mapa do local do voo que mostra um quilômetro de cobertura e outro que com dois quilômetros de cobertura. Alterar mapas durante o vôo pode ser feito facilmente, estendendo efetivamente o alcance do mapa.

Ao voar em vários locais, como pistas diferentes, o piloto pode carregar um novo mapa para cada local adaptando automaticamente a exibição ao novo local, indentificado automáticamente pelo software do rádio. Os mapas podem ser trocados facilmente entre os pilotos, online ou carregados para o rádio de um telefone celular, na pista, . Os mapas são pequenos (não ocupa muito espaço no cartão SD) e têm seu próprio conjunto de coordenadas de latitudes e longitudes.

O novo Aplicativo Graupner GPS Map proporciona uma dimensão positiva ao piloto de rádio-controle e à comunidade R/C, que está sendo sobrecarregada com regulamentos complexos e difíceis de cumprir, em todo o mundo, como resultado da irresponsabilidade de alguns usuários de drones.

Combinado com qualidade de telemetria dos transmissores mz-16 e mz-32 da Graupner, esta nova facilidade - que é a primeira de seu tipo no mundo - promoverá uma melhor consciência situacional, maior segurança, simplificará a conformidade regulatória e abrirá novas possibilidades os pilotos de R/C.

O rádio fornece notificações em áudio ao usuário quando o avião está fora das coordenadas do mapa, incluindo o limite máximo de altitude (120 m ou 400 pés, no Brasil).

Exemplo de mapa com a caixa de voo definida. A letra H representa
o ponto onde o aeromodelo iniciou o vôo.

As notificações podem ser definidas individualmente para a direção Norte/Sul/Leste ou Oeste ou globalmente quando qualquer um dos limites do mapa for ultrapassado pelo aeromodelo, por exemplo, ao cruzar uma linha de voo designada ou quando os limites da caixa de voo forem excedidos. O aplicativo emite até três avisos de alerta para cada situação.

Depois que a trajetória de vôo for corrigida e o avião retornar para a zona de vôo designada, um  novo aviso notificará o piloto de que o aeromodelo está de volta aos limites determinados no mapa.

RECURSOS

  • Exibição da posição do avião em tempo real no mapa de rádio
  • Notificações fora do mapa quando o avião está fora das coordenadas designadas do mapa ou entrando em uma zona de exclusão aérea.
  • As notificações fora do mapa podem ser personalizadas para voos direcionais, para voos no norte, sul, leste ou oeste ou uma combinação de cada um.
  • Notificação do mapa interno ao retornar de uma zona de exclusão aérea para uma zona de vôo seguro.
  • Total de cinco mapas para cada modelo para qualquer localização ou resolução de mapa.
  • Altitude muito baixa ou muito alta, auxiliando os pilotos na conformidade do espaço aéreo.
  • Coordenadas de zona de voo baseadas em pixels para referência personalizada de localizações de mapa, como características topográficas, zonas de treinamento ou caixas de voo virtuais. Localizador de avião em caso de emergência (queda).
  • Mapas visuais criados pelo usuário para fins de competição e treinamento, como triângulo GPS de planador, voo padrão, corrida de pilão e muito mais.
  • Informações em tempo real da direção do vôo, retorno à direção inicial, velocidade máxima e mínima do GPS, altitude máxima e mínima, taxa de subida e descida, Vario, Velocidade do ar, G-Forces e muito mais.
  • Durante o vôo, o piloto também tem acesso a informações essenciais de telemetria, como intensidade do sinal, tensão do receptor e temperaturas. Isso pode ser expandido ainda mais com módulos adicionais, como tensão da bateria principal, capacidade, corrente, energia, RPM e muito mais.

REQUISITOS DE HARDWARE

  • Rádio Graupner mz-16 ou mz-32
  • Módulo de telemetria HoTT GPS compatível (Graupner GPS, sm-Modellbau GPS Logger, PowerBox GPS III)

SOFTWARE OPCIONAL

  • Software de mapeamento (Google Maps, Google Earth, Windows Maps, GMapCatcher)
  • Software de captura de tela (Snagit, Windows Screen Snipping, Apple Snipping Tool, GMapCatcher)
  • Software gráfico para redimensionar e dimensionar imagens, como PhotoShop, Paint 3D, Corel Paint, etc.

O aplicativo está sendo testado pela Graupner e será incluída na nova atualização de software para os transmissores mz-32 e mz-16, junto com várias outras novidades. 

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Harley-Davidson comemora 10 anos de operações de vendas no Brasil

 

A Harley-Davidson comemora 10 anos de operações de vendas no Brasil em 2021, tendo sido a primeira grande marca de motocicletas premium a estabelecer operações de vendas diretas no país em 2011. Na última década, a empresa construiu uma forte rede de concessionárias, introduziu produtos icônicos e criou experiências únicas para os clientes e milhares de entusiastas de motocicletas que mergulham na cultura Harley-Davidson.

Assista ao vídeo nas redes sociais da Harley-Davidson do Brasil:

Instagram - https://www.instagram.com/p/COxnAwIBgWG/

Facebook - https://fb.watch/5rN1R7XXrk/

Alguns momentos importantes incluem:

COMPROMISSO COM O MERCADO

Antes de estabelecer operações de vendas aqui, a Harley-Davidson ajudou a alimentar a liberdade para a alma no Brasil quando, em 1998, a empresa estabeleceu sua primeira fábrica de CKD (Complete Knock-Down) em Manaus, com foco no suprimento de motos ao mercado brasileiro.

A inauguração da filial brasileira em 2011 foi marcada por um grande desfile em São Paulo que ficou conhecido como “Willie G. Parade” devido à participação especial de Willie G. Davidson, neto de um dos cofundadores da empresa. Outros momentos marcantes ao longo dos anos foram a inauguração do Centro de Distribuição em Cajamar, São Paulo; a celebração do 110º aniversário da empresa com a participação de Bill Davidson, filho de Willie G. Davidson e VP do Harley-Davidson Museum; e a implantação do Centro de Treinamento em São Paulo em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), um dos cinco maiores complexos de educação profissionalizante do mundo.

LANÇAMENTO DE PRODUTOS ICÔNICOS

Junto com motociclistas de todo o mundo, os clientes no Brasil desfrutaram da renovação da família de motocicletas Touring iniciada por meio do Projeto Rushmore em 2013, a revolução na família de motocicletas Softail® com o lançamento dos novos motores Milwaukee-Eight® em 2017 e a introdução de aprimoramentos de segurança RDRS (Reflex Defensive Rider Systems) - uma coleção de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da motocicleta com a tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem, dando ao motociclista mais confiança no controle do veículo ao acelerar e frear em linha reta ou em curvas -, em 2018.

A Harley-Davidson continua a investir no desenvolvimento de novos produtos, desencadeando em 2021 sua ousada abordagem Adventure Touring com as novas motocicletas Pan America™ 1250 e Pan America™ 1250 Special, bem como em 2019 LiveWire®, amplamente considerada a principal motocicleta elétrica do mundo. Como parte do compromisso da Harley-Davidson de liderar no setor elétrico, uma divisão separada está sendo criada para produzir as motocicletas elétricas mais desejadas do mundo.

Oferecendo experiências de marca por meio de uma forte rede de concessionárias, a Harley-Davidson tem fortalecido consistentemente sua rede de concessionárias e hoje tem 19 pontos de concessionárias autorizadas e 3 pontos de serviço autorizados nas cinco regiões do Brasil para levar motocicletas, peças, acessórios e equipamentos Harley-Davidson autênticos aos clientes e proporcionar uma excelente experiência de marca.

CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ÚNICAS PARA O CLIENTE

Uma forma da Harley-Davidson levar a experiência da marca aos clientes e fortalecer os laços com a comunidade do motociclismo é organizando grandes eventos, como o Regional e o National H.O.G. (Harley Owners’ Group) Rallies, e os Rio e São Paulo Harley Days, que atraíram milhares de entusiastas do motociclismo.

Assim que for seguro novamente, a Harley-Davidson estará de volta ao Salão Duas Rodas e organizará e participará de outros eventos promovidos pela própria marca e também aqueles conduzidos por concessionárias para engajar clientes que buscam aventura e liberdade para a alma.

Fonte: Harley-Davidson do Brasil

Centro de gravidade: o segredo para um bom voo

Hangar 9 Pitts S-2B 1/3 Escala

Acontece com muita frequência: um colega aparece no clube com um avião novo, com tudo funcionando perfeitamente. 

O rádio é checado e todos os controles se movem nas direções corretas; o motor funciona de forma confiável e fornece muita potência. 

O piloto taxia o avião, corre pela pista e decola. Imediatamente, ele começa a balançar as asas; o nariz aponta nitidamente para cima; e depois de vários segundos assustadores, ela atinge o solo - com força! O piloto fez tudo certo, exceto que ele se esqueceu de verificar o centro de gravidade do modelo!

Para fazer o voo de teste de seu novo aeromodelo com sucesso, tenha absoluta certeza de que o avião está balanceado no centro de gravidade (CG) correto. Nada pode estragar mais o seu dia do que tentar voar um modelo com cauda pesada. O risco de queda é muito grande. A localização inadequada do CG é responsável por mais aviões quebrados do que problemas de motor e rádio combinados.

Alguns métodos para determinar o CG

Um dos primeiros passos é determinar a corda aerodinâmica média (MAC em inglês) da asa do seu aeromodelo.

A distância entre o bordo de ataque e o bordo de fuga da asa, medida paralelamente ao fluxo de ar normal sobre a asa, é conhecida como corda. O comprimento médio da corda é conhecido como corda aerodinâmica média (MAC).


Numa asa de corda constante, o MAC pode ser determinado em qualquer ponto.


Para uma asa afilada, depois de definir as linhas da raiz e da ponta da asa, conecte suas extremidades com a linha de projeção para formar um X. O MAC está na intersecção dessas linhas, paralelo à corda da raiz.


Balanceamento

Ao balancear um monoplano, utilize o local indicado nas instruções do seu modelo ou na planta, medidos a partir do bordo de ataque. Se você não tem essas informações, não é difícil descobrir sozinho.

Para a maioria dos modelos, o ponto de equilíbrio fica entre 25 e 30 por cento da corda aerodinâmica média (MAC); 27 a 28 por cento parece ser uma boa posição na maioria dos aeromodelos. Com uma asa de corda constante, como em um Piper J-3 Cub, a linha MAC pode ser medida em qualquer lugar ao longo da envergadura da asa (Figura 1). 

Com uma asa afilada ou enfeixada, você deve determinar a localização precisa da linha MAC (Figuras 2 e 3). Usando a vista superior da asa, o comprimento da corda da nervura da ponta é adicionado a ambos os lados da nervura da raiz e o comprimento da corda da raiz é adicionado a cada lado da nervura da ponta. 

As extremidades dessas linhas de extensão são então conectadas com linhas projetadas formando um X. Onde essas duas linhas se cruzam é ​​o local para a linha MAC. A linha MAC é paralela à corda na raiz da asa. A linha MAC é então dividida por quatro para obter a localização MAC de 25% e por três para encontrar a localização MAC de 33%, sempre a partir do bordo de ataque.

Esses dois pontos fornecem a faixa do CG da asa. Você pode então estender as linhas de medida dos dois locais MAC, que estão a 90 graus da corda na raiz e pode balancear seu modelo em qualquer lugar ao longo dessas linhas.

A Figura 4 mostra a variação de Andy Lennon (engenheiro e projetista canadense, autor de vários livros sobre aerodinâmica e aeromodelismo) para encontrar a linha MAC de um painel de asa enfeixada, onde a localização do MAC está na interseção de uma única linha diagonal projetada e uma linha conectando os pontos médios das cordas da raiz e da nervura da ponta. O resultado para as duas técnicas é extremamente próximo e bem dentro da faixa geral do CG.


Encontrar o MAC para uma asa enfeixada é exatamente o mesmo que para uma asa afilada. Observe que as linhas de medição para as posições de 25 e 30 por cento estão mais para trás da linha da corda na raiz.
Andy Lennon recomenda uma maneira menos complicada de encontrar o MAC. Em vez de usar o padrão X, ele simplesmente conecta os pontos médios das cordas da raiz e da ponta da asa e usa uma única linha diagonal para conectar as extremidades das linhas de extensão. Onde esta linha encontra a linha da corda média está o MAC.


Biplanos

Quando se trata de biplanos, a técnica é muito semelhante. A Figura 5 mostra uma vista lateral de um biplano com duas asas de corda constante reta. O MAC é estimado como a distância horizontal do bordo de ataque da asa superior ao bordo de fuga da asa inferior. Em seguida, você divide a linha MAC para encontrar a faixa de equilíbrio do CG. 

Existem outras maneiras de encontrar a localização CG de um biplano, mas esta é a mais simples. Se, no entanto, seu biplano tem uma asa superior afilada e uma asa inferior reta, como com um Pitts Special, você usa a mesma técnica que para uma asa cônica mostrada na Figura 6. 

A distância do bordo de ataque na raiz da asa superior até o bordo de fuga da raiz da asa inferior  torna-se a linha de corda na raiz e a distância do bordo de ataque na ponta da asa superior até o bordo de fuga da ponta da asa inferior torna-se a linha de corda na ponta da asa.

Depois de determinar a posição do MAC e encontrar os locais de 25 por cento e 33 por cento do MAC, adicione o peso no nariz ou mude o equipamento de bordo de modo que o ponto de equilíbrio do modelo fique em algum lugar dentro da faixa do CG. 

Use um suporte de balanceamento resistente ao tamanho e peso do seu aeromodelo e, em seguida, certifique-se de que o lastro esteja devidamente preso para que não possa se mover ou cair do avião. 

É melhor começar no meio da faixa, pois a única maneira eficiente descobrir se o modelo é está um pouco pesado de nariz ou de cauda é testá-lo em voo.



Balanceando o meu Pitts S-2B da Hangar 9

O Teste de Mergulho

Uma excelente maneira de verificar o CG do seu modelo é usar o método de teste de mergulho (Figura 7).

Esta técnica foi desenvolvida por Keith Shaw, um especialista em projetos  de aviões elétricos e colunista da Model Airplane News e, embora possa parecer antigo, o teste funciona muito bem.

De acordo com Keith, “um centro de gravidade incorreto, geralmente muito pesado no nariz, também aumenta o arrasto indesejado. Um avião com nariz pesado pede para usar o trim do profundor para manter a estabilidade longitudinal. Isso significa que o estabilizador está "elevando" para baixo e isso cria arrasto de compensação induzido. Isso também significa que a asa deve desenvolver ainda mais sustentação para manter o voo nivelado, produzindo ainda mais arrasto!”

“Pilote seu avião com meia aceleração e ajuste a compensação do profundor até que possa manter as mãos fora em vôo nivelado. Verifique isso fazendo várias passagens sem alterar a configuração do acelerador.

Faça o voo em uma altitude de 30 a 50 metros.

Quando o avião estiver se aproximando do centro da pista, pique suavemente para um mergulho de 30 graus e segure-o até que a velocidade do ar aumente visivelmente. Nesse ponto, tire a mão do controle e observe o que acontece. 

Se o avião subir bruscamente, é muito pesado no nariz. Se continuar no mergulho ou subir ligeiramente, seu CG está perfeito. Se ele tentar se dobrar para baixo, está pesado de cauda. Isso ocorre porque o aumento da velocidade amplifica as correções de trim.

Se o modelo estiver com uma trimagem para cima para corrigir uma condição de nariz pesado, o aumento da velocidade de mergulho faz o modelo puxar para cima e vice-versa.

“Uma série de vantagens extras vem com a localização correta do CG. A quantidade de movimento do elevador necessária para qualquer manobra diminuirá e isso significará menos arrasto e um voo mais estável. Não haverá praticamente nenhuma necessidade de correção para baixo, o que é uma tentativa inepta de ‘consertar’ a tendência de uma aeronave superestabilizada de subir conforme a potência aumenta.”

Voando 

Com o CG do aeromodelo na faixa de balanceamento seguro, você pode decolar e trimar o avião. Pilote o modelo entre 1/2 e 3/4 da aceleração do motor e ajuste as superfícies de comando para um voo reto e nivelado. Depois de pousar e verificar os valores das trimagens, ajuste os comandos para que os trims do rádio fiquem de volta em neutro. Faça outro voo e veja o desempenho do modelo. Se ele voar normalmente - sem subir ou mergulhar com pequenas mudanças de potência - este é um bom indicador de CG. Se ainda houver alguma tendência para cima ou para baixo, o CG ainda precisa ser ajustado. Muito tendência para cima indica que o CG está muito para frente (nariz pesado); tendência para baixo indica um CG de popa (cauda pesada). 

Resultado

A melhor apólice de seguro para qualquer modelo de avião é equilibrá-lo o mais próximo possível do CG correto antes de voar. 

Sentir o que o modelo lhe diz durante o teste de voo ajudará você a ajustar o balanceamento. O peso da cauda aumenta a capacidade de manobra, enquanto o peso do nariz aumenta a estabilidade. Um avião com nariz pesado, entretanto, tende a pousar em uma velocidade mais rápida, enquanto aviões com cauda extremamente pesada podem se tornar incontroláveis. Alguns cálculos básicos antes do primeiro voo ajudarão a manter seu modelo inteiro. Faça o balanceamento correto.

Texto e ilustrações da equipe da Model Airplane News. 

A tradução e adaptação são minhas.

 

domingo, 2 de maio de 2021

Motores a gasolina: qual lubrificante usar

 

Motor DLA 64cc Twin Boxer no meu Pitts S-2B 33% Escala.

Sempre há muita discussão sobre a marca e tipo de óleo lubrificante que devemos usar nos nossos motores a gasolina. Sem falar na proporção da mistura combustível/lubrificante!

Eu uso Klotz há muitos anos. 

Quando regressei ao Brasil, trouxe na minha mudança uma caixa de Klotz R/C Model Lube, que permite a mistura de 32:1 até 50:1. Sempre usei a proporção 40:1 e nunca tive problema em nenhum dos meus motores (Zenoah e Quadras até 2017 e DLE e DLA nos últimos 5 anos).

Mas está acabando. Tenho um frasco em uso e um fechado, ambos de 354ml cada.

Eu sei que a MK, que produz excelentes combustíveis para motores glow, usa o Klotz e representa a marca no Brasil. Mas este R/C Model Lube não está disponível

Pesquisando no site da Klotz nos EUA, descobri que o R/C Model Lube não é mais comercializado.  Ele foi substituído no catálogo pelo Klotz KL-198, com as seguintes características:

  • Fórmula leve de lubrificante sintético 100% puro
  • Cor vermelha Klotz identificável e aroma característico
  • Aumenta o volume de combustível na mistura para um desempenho mais forte
  • Melhora a resposta do acelerador e fornece fluidez aprimorada
  • Tecnologia de queima limpa
  • Fornece ajuste de agulha mais fácil e transição mais suave de baixa para alta rotação
  • Aumenta a economia de combustível
  • Extrema resistência do filme lubrificante protegendo todas as peças do motor

ESPECIFICAÇÕES

  • Tipo: 100% totalmente sintético
  • Aplicações: Pré-mistura de motores de 2 e 4 tempos para buggies, carros de corrida, helicópteros, barcos e aviões controlados por rádio
  • Mistura: Compatível com Metanol, Etanol, Nitrometano, Gasolina e E-85 (combustível composto de gasolina e alta porcentagem de Etanol)
  • Misture como o fabricante do motor recomenda.

Gostei das especificações, especialmente por misturar bem com o combustível que usamos no Brasil (que ainda chamam de gasolina!)

A embalagem de 1 litro (984ml nos EUA) custa US$17 +frete nos EUA. Comprei no Mercado Livre por R$124,20 com entrega grátis. Veio em 2 dias.

Entretanto, ao contrário do Klotz R/C Model Lube que eu estou usando atualmente (que garante desempenho até 50:1), o Klotz KL-198 indica seguir o que recomenda o manual do fabricante. 

No caso do motores DLE, a recomendação do fabricante é usar a mistura 30:1.

O meu DLA-64cc Twin recomenda de 40:1 a 50:1.

Como fica complicado ter uma mistura de combustível para cada motor, vou usar 40:1. 

Comprei um termômetro infravermelho digital (uso profissional, não serve para medir temperatura corporal) e vou verificar a temperatura do cilindro dos motores e ver se haverá alguma alteração. 

Acho que não, pelo menos aqui em Curitiba onde a temperatura média anual é de 18°C e a média máxima no verão é de 28°C.

Em lugares mais quentes, como o Rio de Janeiro e interior de SP, acho que usarei 30 a 35:1.

Muitos dos meus amigos usam o Motul 800, a maioria na proporção 40:1. O Motul é uma marca de grande reputação (é a marca que eu usava na minha Harley-Davidson). Mas o Motul 800 é especificado para motocicletas off-road. Eu prefiro um lubrificante formulado para motores para aeromodelismo.

Vamos ver como os motores se comportam.