segunda-feira, 25 de março de 2019

Florida Jets 2019: um dos vencedores é o T-27 Tucano fabricado no Brasil

Troféu "Best Cockpit Interior"
Um aeromodelo T-27 Tucano, fabricado no Brasil pela Juniaer e pilotado por Ralph Esposito recebeu o Troféu de melhor cockpit (carlinga) durante o evento Florida Jets 2019, considerado o maior e mais importante evento de aeromodelismo com propulsão a jato, do mundo.

O cockpit é construído por Flabio Pereira, aeromodelista de Curitiba, PR.


Detalhes do cockpit ganhador:




Não é um evento para amadores, com bem disse Frank Tiano, organizador do Florida Jets, evento realizado entre 20 e 23 de março no Paradise R/C Field, em  Lakeland, Florida.

Ralph Esposito recebe seu troféu das mãos de Frank Tiano
Com quase 200 jatos, pilotos e ajudantes inscritos, o Florida Jets reúne os mais destacados aeromodelistas do mundo, que operam aeromodelos propulsados por turbinas e turbo-hélices.
Aeromodelos que requerem alto grau de sofisticação e tecnologia voam em um padrão que evita colisões e não invadem o espaço aéreo de áreas vizinha.

Ralph Esposito e seu Embraer Emb-212 Tucano
Réplicas de aviões militares, civis, jatos comerciais e grandes transportes e bombardeiros, os aeromodelos são construídos com os mais apurados detalhes e pilotados com maestria.








Embora tais aeromodelos podem voar muito alto, muito longe e com velocidades que ultrapassam 600 km/h, no evento eles são restritos a voar abaixo de 300 m de altitude e com velocidades de no máximo 320 km/h.

Os aeromodelos são que grande tamanho, considerando suas proporções e pesam entre 10 e 32 kg. O custo varia entre US$12.000 e US$25.000, podendo ultrapassar este valor.

As turbinas que os impulsionam usam querosene de jato, na sua maioria, o mesmo combustível usados nos grandes aviões produzidos pela Boeing, Embraer ou Airbus.

São controlados por sofisticados equipamentos de rádio-controle.

Rádio-controle Graupner mz-32 de 32 canais, um dos mais sofisticados do mercado.
Aeromodelos tem participado de eventos competitivos desde 1927 e os equipamentos de rádio-controle começaram a ser usados na década de 1960.
O evento começou a ser realizado na cidade de Bunnell, também na Flórida, nos anos 1990, com o nome de Jets over Bunnell.




O T-27 Tucano, com as cores da Esquadrilha da Fumaça, anterior à atual, é fabricado pela Juniaer, empresa sediada em Monte Santos de Minas, MG.

Este modelo foi projetado para ser impulsionado por uma turbina King Tech KT45TP, de 5,7 kw de potência de empuxo.

Turbo-hélice King Tech KT45TP
Especificações do aeromodelo:

 Envergadura: 2,30m                                 Comprimento: 2,05m
 Peso de voo: de 11,5 a 12 kg dependendo dos acessórios instalados.
 Rádio-controle: mínimo 12 canais.

A Juniaer produz também aeromodelos em escala do Embraer EMB-312 Tucano nas versões para motores a pistão de 20cc e de 55cc.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Graupner mz-16: um novo patamar em rádio-controle



A Graupner lançou na última sexta-feira (16/2) o seu mais novo modelo de rádio-controle.

O mz-16 tem a mesma plataforma do mz-32, com pequenas diferenças no número de canais e na quantidade de receptores que podem estar conectados ao transmissor.

Graupner mz-16 e o m-32 fazem parte da terceira geração de sistemas de rádio com telemetria, com a marca estabelecendo padrões completamente novos.

Com as muitas opções de hardware e software, o rádio oferece uma extensa gama de possibilidades para controlar praticamente qualquer coisa.

Você pode projetar suas próprias telas no transmissor de rádio, programar sua própria lógica de controle, filtrar seus próprios anúncios de voz e até mesmo modificar a aparência do seu rádio. Flexibilidade e inúmeras opções de configuração são pontos-chave nesta nova família de rádio transmissores.

O Graupner mz-16 é o primeiro sistema de rádio do mercado que oferece 16 canais proporcionais diretamente. O sistema de rádio suporta cinco tipos diferentes de modelos - aeronaves elétricas, aeronaves a gás, glow ou turbinas, helicópteros, multi-rotores (drones), carros/caminhões e barcos.


Sua memória interna pode guardar até 999 modelos diferentes; pode definir até 12 fases diferentes (por exemplo, início, vôo normal, pouso) e 16 mixagens diferentes que podem ser globais ou por fase.

O Joystick possui sensor de efeito Hall 4040 e rolamento de esferas, oferecendo a você o controle mais preciso do seu modelo. Os joysticks podem ser ajustados para que sua resposta corresponda exatamente às suas necessidades.

Graupner mz-16 tem um alcance máximo de até 5000 metros. A bateria incluída de 4000 mAh LiPo oferece até 5 horas de operação contínua, por carga. É possível aumentar a capacidade com uma bateria de 9000 mAh, opcional.

A grande tela sensível ao toque TFT de 4,3 polegadas dá-lhe acesso a todas as funcionalidades e configurações do sistema de rádio - mesmo à luz do dia. A tela é controlada por um processador separado que garante alta qualidade em todas as telas e resposta imediata às suas escolhas - como você faz no seu smartphone. O design intuitivo facilita a configuração do modelo e os ajustes das configurações. Por exemplo você pode projetar suas próprias telas com mais de 100 widgets (pequenos programas e atalhos), com acesso fácil aos recursos desejados à medida que controla o modelo. Podem ser criadas até 6 telas diferentes sem programação.


O Graupner mz-16 vem padrão com idiomas em inglês, alemão, francês e italiano. Outros idiomas estão sendo preparados (inclusive em português - já disponível para o mz-32!) e poderão brevemente ser atualizados pela Internet.

Com 16 canais, o Graupner mz-16 oferece funcionalidade ilimitada e controle sobre qualquer modelo que você tenha. Para cada modelo você pode ligar até 2 receptores de rádio e os canais podem ser distribuídos opcionalmente nos 2 receptores de rádio.

Você pode, por exemplo, ter dois receptores de 6 canais, cada um controlando sua própria asa com ailerons, flaps, trem de pouso e luzes. Basta ligar e você está pronto. Os receptores não precisam estar conectados entre si via cabo.


Você precisa de muitos canais em seu modelo, mas falta contatos/chaves no transmissor de rádio? Sem problema! Você pode definir até 16 contatos/chaves digitais controlados por meio de um widget e, assim, simplesmente usar um toque na tela. Você pode criar quantas combinações digitais precisar para controlar a luz, fumaça, abertura de compartimento de bombas ou o que precisar. Os contatos digitais podem ser combinados com switches lógicos (E, Ou, Igual, Não), contatos e joystick. E todos eles podem ser nomeados por você.


Outra grande facilidade oferecida é o sistema de vozes.
O Graupner mz-16 oferece infinitas possibilidades de fazer qualquer tipo de informação do sistema ou informação de telemetria como arquivo de áudio (voz), dependendo das configurações selecionadas, posição da chave, avisos e dados de telemetria. O Graupner mz-16 se comunica com você desde o momento em que você liga o rádio. Isso avisará imediatamente se houver um contato na posição errada para o modelo selecionado. Nenhuma surpresa desagradável na forma de um trem de pouso que é subitamente recolhido ou um motor elétrico que funciona sem querer. Graupner mz-16 pode até dizer que o trem de pouso deve estar abaixado se o modelo estiver perto do chão ou se a bateria do receptor está muito baixa.

O Graupner mz-16 vem com mais de 600 comandos de voz diferentes e você pode fazer o seu próprio comando com o software já incluído.

Precisa de ajuda ao configurar seu modelo? Ou você esqueceu como alterar uma configuração? Onde está o manual do sistema de rádio? 
O Graupner mz-16 possui um manual embutido para todas as funções e configurações. Basta tocar no ponto de interrogação na tela. E, claro, você pode fazer suas próprias telas de ajuda!


Conecte o Graupner mz-16 à sua rede sem fio e receba automaticamente as atualizações de software mais recentes para o seu transmissor de rádio. Assim, o seu sistema de rádio é sempre atualizado. A atualização também pode ser feita via cabo USB e usando o software da Graupner para atualização (disponível no site da Graupner).

O conector micro-USB embutido é usado tanto para carregar o transmissor de rádio quanto para conectar o cartão SD de 16GB (incluído), onde telas, modelos, comandos de voz e arquivos de música estão localizados. O conector USB também pode ser usado quando você quiser usar o Graupner mz-16 com o seu simulador de vôo.

A porta de dados na parte traseira do transmissor de rádio pode ser configurada para uma variedade de sinais digitais, como SUMD, CROSSFIRE, Smart Box e muito mais. Isso permite que você conecte módulos de terceiros, como um FPV, ao Graupner mz-16.

Todos os receptores de rádio da Graupner suportam conexões digitais de fio único, como PPM, SUMD e SBUS.
O gerenciador de arquivos embutido (como o Windows Explorer) permite que você organize todos os seus arquivos.

Com o Graupner mz-16, todas as configurações são agora sem fio, então você não precisa de computador, fiação e várias caixas de programação. O protocolo HoTT permite que você defina tudo a partir do transmissor de rádio - seus reguladores de velocidade, dispositivos de telemetria e dispositivos de terceiros, como Icon, Spirit, 3Digi, MSH-Brain e muitos outros.

A Graupner é líder em telemetria. Todos os receptores de rádio da Graupner incluem informações de telemetria padrão sobre a qualidade do sinal, tensão e temperatura do receptor. Modelos adicionais podem ser conectados ao receptor de rádio, para que você possa obter informações sobre, por exemplo, altura, velocidade, curso, consumo de energia, rotação do motor e muito, muito mais.



O Graupner mz-16 permite que você defina vários avisos para que você tenha controle total sobre o seu modelo. Além disso, todos os dados de telemetria são armazenados no cartão SD integrado, para que você possa analisar os dados posteriormente. Os dados de telemetria também podem ser exibidos em tempo real, por exemplo, em um smartphone ou tablet. Os dados de telemetria são, é claro, exibidos em tempo real na tela do Graupner mz-16, e você mesmo determina a estrutura da tela.

Ensinar amigos ou familiares é fácil, pois o Graupner mz-16 suporta a função professor-aluno sem fio com qualquer sistema de rádio HoTT.


O Graupner mz-16 foi projetado para que o sistema de rádio seja confortável para segurar em suas mãos - também por muito tempo. Todos os contatos estão posicionados ergonomicamente para operação fácil e rápida. A frente do transmissor de rádio pode ser substituída se você preferir uma cor diferente; há várias opções disponíveis.



Hardware
* Joysticks com sensor de efeito Hall e mancais de esferas com resolução de 4096 pontos.
* Tela de toque TFT colorida de 4,3 polegadas.
* Módulo de rádio redundante de 2,4 GHz.
* Antena polarizada circular com ângulo de radiação ajustável.
* Bateria de 4000 mAh LiPo para até 5 horas de operação.
* Porta micro-USB para carregamento e comunicação.
* Joysticks ajustáveis.
* Cartão micro SD de 16 GB.
* Bluetooth opcional.
* Wi-Fi embutido.
* Porta DSC para simulador de voo ou dados.
* Sistema professor-aluno sem fio.
* Atualização do software do transmissor de rádio, sem fio (WiFi).
* Alto-falante integrado para comandos de voz ou música.
* Vibrador para alarmes ou informações
* 5 contatos com 3 posições.
* 2 contatos com 3 posições (auto-neutralizante).
* 1 contato com 2 posições.
* 4 botões proporcionais.
* 2 controles deslizantes proporcionais.
* 8 contatos digitais.
* 6 botões de atalho para navegação.
Software
* 16 canais proporcionais.
* 16 canais on/off (canais comutáveis).
* 999 espaços de memória para modelos.
* Até 2 receptores simultâneos por modelo.
* Os receptores podem ser vinculados globalmente ou por modelo.
* 5 tipos de modelos: aeronave, helicóptero, multi-rotor, carro, barco.
* 12 modos de voo diferentes.
* 8 tipos de asas, 6 tipos de asa delta, 3 tipos de cauda.
* Controle multi-motor (4).
* 6 telas personalizadas diferentes por modelo.
* Sistema de ajuda embutido.
* Programa de edição de voz.
* Balanceamento de servos e sincronização.
* 5 ajustes de trim dependentes da Fase e 5 tipos de trimagens disponíveis.
* 6 temporizadores dependentes de Fase.
* 8 Quad Rate e Expo dependentes da Fase.
* 16 mixagens multi-ponto dependentes da Fase.
* 8 mixagens duplas.
* 3 sequenciador de canais.
* Limitador de anel de 3 canais (drive Voith-Schneider)
* 16 contatos digitais personalizados.
* 12 contatos personalizados.
* 12 contatos lógicos personalizados.
* 12 controles personalizados.
* 4 mixagens de snap-roll.
* 8 mixagens de asa e cauda.
* 9 comandos de voz personalizados do sistema.
* 24 comandos de voz personalizados do usuário.
* 8 comandos de voz de controle personalizado.
* 8 comandos de voz personalizados.
* Variômetro especial e menu de controle com zona morta.
* Configuração sem fio de receptores, telemetria e outros dispositivos.
* Leitor de música mp3 opcional.
* Gerenciador de arquivos embutido.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Harley-Davidson: desconto na linha Softail

Harley-Davidson Fat Boy 2019
Ao longo de todo o mês de março de 2019 a Harley-Davidson do Brasil oferece condições únicas para a compra de motocicletas da família Softail®. O destaque fica por conta dos modelos Fat Boy® e Fat Boy® 114, Ano/Modelo 18/19 e 19/19: durante o mês de março os modelos contam com condições especiais, a Fat Boy® tem seu preço de R$ 72.900,00 por R$ 69.900,00, enquanto a Fat Boy® 114 tem seu preço de R$ 78.900,00 por R$ 75.900,00. Além disso, até o dia 31 de março, quem utilizar uma motocicleta usada na compra da Fat Boy® (Ano/Modelo 18/18 e 18/19) terá uma valorização de R$ 3 mil. A valorização da seminova passa para R$ 5 mil para quem adquirir uma Fat Boy® 114 ( Ano/Modelo 18/18 e 18/19).

Já os clientes interessados na motocicleta Sportster® Iron 883™, moto de entrada da marca no país, também podem aproveitar oportunidades especiais. Com design agressivo, minimalista e compacto, a Iron 883™ tem seu preço de R$ 43.500,00 por R$ 39.900,00, até o dia 31 de março, e pode ser adquirida com 30% de entrada, saldo em 48 vezes e taxa de 0,99% ao mês (Ano/Modelo 18/19 e 19/19).

As representantes da família Touring são a Road Glide® Ultra, com “nariz de tubarão”, carenagem fixa com farol duplo, equipada com o motor Milwaukee-Eight® 114 a partir deste ano, assim como a Ultra Limited, com a clássica carenagem Batwing (Ano/Modelo 18/18 e 18/19): quem utilizar uma moto seminova na compra de um dos dois modelos contará com a valorização de R$ 5 mil até o fim do mês de março de 2019.


Fonte: Harley-Davidson do Brasil

sexta-feira, 8 de março de 2019

Fantasma Galopante? O que é isto?


The Galloping Ghost, o nome do avião em inglês, era um North American P-51D Mustang, altamente modificado para participar no circuito de corridas aéreas nos Estados Unidos.

Foi inicialmente uma aeronave militar. Sofreu grandes modificações estruturais, incluindo o encurtamento de suas asas e do estabilizador horizontal, além de outras modificações destinadas a reduzir seu arrasto aerodinâmico.

The Galloping Ghost era uma aeronave militar igual à esta.
Sob o número de série S/N 44-15651, foi construído em 1944 na fábrica da North American Aviation na cidade de Inglewood, Califórnia, para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (U.S.Army Air Force). O avião nunca entrou em ação durante a Segunda Guerra Mundial. Após a entrega, foi designado para a Base Aérea de Walnut Ridge, Arkansas, sendo colocado no inventário de excesso de guerra no final de 1945, após o término do conflito.

Em julho de 1946 foi adquirido por Steve Beville e Bruce Raymond por US$3.500,00 (equivalentes a US$45.200 hoje) . Com a matrícula civil NX79111 e o nome de The Galloping Ghost, começou a participar em corridas aéreas, tendo concorrido no Thompson Trophy de 1946 (o primeiro desde 1939, quando o evento foi suspenso em virtude da guerra na Europa).

The Galloping Ghost quebrou o recorde de velocidade em um circuito fechado em 1947, ao atingir 619 km/h na corrida do Kendall Trophy. 

Era equipado com um motor Packard V-1650-9A Merlin, de 12 cilindros em V, resfriado a líquido e que produzia 3.000 hp.

Packard V-1650-9A Merlin
Em 1963 o avião foi vendido e o novo dono fez uma reforma geral, reduzindo a envergadura das asas em 1,20m e substituindo a carlinga para uma de perfil mais baixo. Em 1970 sofreu um acidente no pouso. Nova reforma, com uma redução maior na carlinga e na entrada de ar sob a fuselagem.

Em 1979 o avião foi vendido para Wiley Sanders, que fez mais modificações no avião, conseguindo reduzir 270 kg do peso final da aeronave. Depois de participar de várias corridas aéreas e vencido algumas importantes (Gold Race e Unlimited Class Gold Race, em Reno), o avião sofreu uma avaria importante no motor e ficou em um hangar até 1983, quando foi vendido para Jimmy Leeward.

Mais uma vez foi feita outra redução na envergadura, tirando-se mais 1,80m das asas. Leeward participou de várias corridas nos anos seguintes, mas uma falha no motor provocou uma pouso forçado em uma estrada de terra, em 1989.


O piloto Jimmy Leeward
A aeronave ficou inativa por quase 20 anos, até que foi remodelada em 2009. No ano seguinte, Jimmy Leeward retornou com o The Galloping Ghost ao circuito aéreo, participando das Reno Air Races.

No dia 16 de setembro de 2011, durante uma corrida em Reno, Nevada, o avião ficou descontrolado e chocou-se com a pista, próximo da área de espectadores. Jimmy Leeward e mais 10 pessoas morreram, enquanto outras 69 pessoas ficaram feridas.

Veja o vídeo do dia do desastre:


Uma investigação da National Transportation Safety Board (Agência Nacional de Segurança dos Transportes, dos EUA) concluiu que a perda de um componente no profundor do avião foi a causa do acidente. Durante o circuito, o piloto levou o avião ao extremo de sua resistência estrutural, submetido à força de até 17 g positivos (1g = força da gravidade terrestre), levando à perda do compensador do profundor esquerdo e provocando a perda do controle da aeronave.

Otto Widlroither, um aeromodelista alemão, construiu uma réplica do The Galloping Ghost, equipado com um motor Kolm Engines IL 310-4, de quatro cilindros em linha e 310cc.



Kolm Engines IL 310-4, 310cc
Vídeo mostrando o Kolm IL 310-4 em funcionamento: