Cuba, uma
das mais antigas e duradouras ditaduras do mundo, inaugurou o Porto de Mariel,
cuja construção foi financiada pelo Brasil.
O porto,
auto-denominado o mais moderno da América Latina, custou US$957 milhões e será
crucial para o futuro econômico da ilha, que vive um arcaico regime comunista
desde 1959.
O porto foi
inaugurado pelo ditador cubano Raul Castro e pela presidente do Brasil, Dilma
Rousseff. O projeto foi financiado pelo BNDES e construído pela Odebrecht S.A.
Dilma Rousseff e o ditador cubano Raul Castro |
O terminal
vai ser operado pela PSA International Ltd., uma multinacional de Singapura e substituirá Havana
como o mais importante porto da ilha.
O terminal
tem um cais de 700 metros e pode acomodar navios do tipo Post-Panamax, já
projetados para cruzar o novo Canal do Panamá que deverá entrar em operação em
2015.
O porto foi
construído na expectativa de ter o embargo americano suspenso e receberá as
exportações humanitárias de alimentos dos EUA, enviadas regularmente para a ilha desde o ano 2000.
Atualmente
uma dos maiores operadores de navios em Cuba é a companhia americana
Crowley Maritime Corporation, com sede em Jacksonville, FL.
“O embargo
não vai existir para sempre e, quando for suspenso, Cuba terá uma posição
estratégica para as empresas brasileiras,” comentou um membro da comitiva
brasileira, que pediu para não ser identificado.
“Este
terminal de containers e a infraestrutura que o acompanhará, são exemplos
concretos do otimismo e a confiança com que nós cubanos vemos um futuro
socialista próspero,” falou Raul Castro na cerimônia.
Milhares de pessoas foram transportadas para aplaudir a inauguração do porto. |
O BNDES
financiou o projeto com US$682 milhões em condições muito favoráveis. A
Odebrecht recebeu US$802 milhões pela construção.
A
presidente Dilma Rousseff afirmou que “o Brasil acredita e está apostando no
potencial humano e econômico de Cuba.”
Fonte: The
Maritime Executive
Filas
de caminhões esperando espaço para descarregar no porto de Santos. O recorde chegou a 34 km, em Março de 2013. |
N Brasil, o porto de Santos, o maior da América Latina, sofre
problemas crônicos de falta de infraestrutura. Problemas sérios afetam grande parte do
comércio exterior brasileiro, aumentando consideravelmente o custo das
exportações e importações. Serviços básicos de manutenção do complexo portuário, como
a dragagem de manutenção do estuário - obrigação do governo federal - não
são executados, resultando na restrição de calado dos navios que operam em
Santos, entre outros problemas.
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