Tampa do filtro de ar do motor Milwaukee Eight 107ci |
Ontem, 22 de Agosto, a Motor Company apresentou oficialmente os novos motores Milwaukee-Eight, durante a Convenção Internacional da empresa, nos Estados Unidos.
O nome dos novos motores, inicialmente apresentados nas versões de 107 e 114 cu.in (1753 cc e 1868 cc), prestam uma homenagem à cidade de Milwaukee (que hospeda a HDMC desde sua criação em 1903) e recebem o número Eight (oito) por ter 8 válvulas (4 por cilindro).
O Milwaukee-Eight é o nono motor V-Twin criado, desde 1914:
F-Head (1914-1929; 61ci e 74ci)
Flathead (1930-1948; 74ci e 79ci)
Knucklehead (1936-1947; 61ci e 74ci)
Panhead (1948-1965; 61ci e 74ci)
Shovelhead (1966-1984; 74ci e 80ci)
Evolution, também conhecido como Evo e Blockhead (1984-1999; 80ci)
Evolution "smal twin" (desde 1986; 54ci e 73ci)
Evolution "smal twin" (desde 1986; 54ci e 73ci)
Twin Cam (1999-2016; 88ci, 95ci, 96ci, 103ci, 110ci)
Milwaukee Eight (2017; 107ci e 114ci)
Maiores detalhes serão divulgados nos próximos dias, mas já se sabe que o 107 será instalado nos modelos 2017 da Street Glide, Street Glide Special, Road Glide, Road Glide
Special, Electra Glide Ultra Classic, Road King e no Freewheeler, equipados com a versão com arrefecimento a óleo no cabeçote.
Os motores 114 farão a motorização da CVO Limited and CVO Street Glide
.
Os motores 114 farão a motorização da CVO Limited and CVO Street Glide
Os novos motores Milwaukee Eight sendo apresentados nos EUA. |
Ainda de acordo com as informações disponíveis, os modelos 2017 da Ultra Classic Electra Glide (FLHTCU) e CVO Breakout (FXSBSE) receberão os motores Twin-Cam 110ci (1802 cc).
A HDMC alega que os novos motores terão mais potência e torque, enquanto operam com um melhor desempenho no consumo de combustível (com gasolina sem etanol, é claro!). Além disto, os motores tem vibração menor e um volume total mais compacto, com uma melhor adaptação nos quadros das motocicletas, proporcionando uma pilotagem melhor e permitindo uma altura menor do solo, o que será uma vantagem para os pilotos que tem problemas com a altura do banco das grandes Touring.
Conforme os documentos apresentados à EPA (Environment Protection Agency), a agência federal de proteção ao meio ambiente dos EUA, os motores Milwaukee-Eight tem 92,3 HP (107ci) e 100,57 HP (114ci), respectivamente.
Atualizado em 24/8/2016 às 13:16 horas.
Atualizado em 24/8/2016 às 13:16 horas.
Será que vão demorar muito pra descerem para cá ?
ResponderExcluirLevi, segundo informações que obtive, os modelos 2017 já estarão equipados com estes motores também no Brasil.
ExcluirPensei que a palavra oito se referia ao número de válvulas. Abraços!
ResponderExcluirEu tive esta informação, também. Mas o que está sendo divulgado na imprensa especializada nos EUA é o que eu postei, acima. Abraços.
ResponderExcluirComo ficariam os motores SINGLE CYLINDERS(1903 - 1913), eu tenho uma HD 1912 single cylinder, Correia de couro e Prestolite?
ExcluirExato, é um single cylinder. Portanto não se enquadra nos Twin Cam.
ExcluirPorque no texto diz que o Evolution foi de 84 a 99, se ainda é usado nas Sportsters?
ResponderExcluirPorque são motores diferentes. Evolution 84 - 99 era Big Twin 1340cc e motor da Sportster já não é.
ExcluirO motor que equipa as Sportsters são chamados de "small twins".
ExcluirComo ficariam os motores SINGLE CYLINDERS(1903 - 1913), eu tenho uma HD 1912 single cylinder, Correia de couro e Prestolite?
ResponderExcluirOs motores novos são "one cam" e não "twin cam". E no vídeo disponível no próprio site da Harley americana, na linha 2017" fala que é a 9a geração de motores.
ResponderExcluirEstá correta a sua observação. O texto já foi corrigido.
ExcluirWilson, o que é one can e por que o motor anterior era chamado de twin can ? Abraço!
ResponderExcluirOs motores chamados Twin-Cam são equipados com dois eixos de comando de válvulas. Os motores Milwaukee Eight são equipados com um único eixo de comando de válvulas, apesar de ter o dobro de válvulas por cilindro: duas de admissão e duas de descarga.
ResponderExcluir