quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Harley-Davidson Recebe Patente para Sistema de Resfriamento do Motor


O Departamento de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (U.S. Patent and Trademark Office), outorgou a patente número 8.079.434 à Harley-Davidson Motor Company Group, Inc., pela invenção de um sistema de resfriamento de cabeçote, por injeção de ar, para motores de motocicleta. A outorga foi feita no dia 20 de Dezembro.

O sistema, desenvolvido por Matthew J. Mueller, da cidade de Wauwatosa, Winsconsin, permite a injeção de ar frio no cabeçote do cilindro do motor de uma motocicleta, produzindo o resfriamento do motor em baixa velocidade.


A invenção deu entrada no Departamento de Patentes em Fevereiro de 2009.

De acordo com o sumário publicado no site governamental, a invenção é direcionada para motores refrigerados a ar, instalados em motocicletas. O cabeçote do motor terá uma entrada para o ar frio, injetado por um ventilador, ligado por tubo a um resfriador de ar.

Com esta invenção a Harley-Davidson conseguirá diminuir o calor gerado pelo motor V-Twin em baixa velocidade, sem ter que adotar uma refrigeração a líquido.

Se e quando este sistema será adotado, é a dúvida que teremos, daquí por diante. Que a Harley-Davidson terá que encontrar uma saída para o problema do calor produzido pelos motores V-Twin, não há a menor dúvida. O que não sabemos é qual o caminho que irá adotar.

Com esta invenção, se funcionar na prática, o problema fica resolvido sem "dar o braço a torcer" e adotar o tão temido  pelos puristas  radiador a líquido.

Não conseguí encontrar imagens dos desenhos submetidos no pedido da patente. O texto integral está aqui.
Talvez algum engenheiro mecânico, que nos lê, possa adicionar algum comentário. 
Se conseguir alguma imagem, publicarei.

O outro pedido submetido ao U.S. Patent Office é para a refrigeração a líquído, que circulou na imprensa especializada no início de 2011. O pedido ainda está sob análise e levará algum tempo antes de sabermos se a patente será concedida.

Refrigeração à líquido, submetida pela H-D ao U.S. Patent Office, em Maio de 2011.



Um comentário:

  1. É preciso mesmo diminuir o calor do motor... Esses dias num congestionamento na BR 101, no meio de caminhões eu parecia aquele lagartinho do deserto que tem que levantar alternadamente as patas para não queimar os pés... Divertido, não é mesmo???? Feliz Ano Novo para o casal!!!

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