Rodovia Presidente Dutra: BR-116, entre Rio de Janeiro e São Paulo |
Os trechos
rodoviários mais saturados do Sudeste estão concentrados na Rodovia Presidente Dutra, o trecho da BR-116 entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Tráfego congestionado: rotina na Via Dutra, na Baixada Fluminense. |
O levantamento foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mostra que, entre os
dez trajetos com excesso de cargas, sete estão na estrada que liga as capitais mais desenvolvidas do país.
O quadro de
sobrecarga se agrava nos perímetros urbanos e horários de pico, com volume de
cargas transitando muito acima da capacidade da rodovia. Três dos trechos
críticos estão na parcela paulista da rodovia.
O
diagnóstico está no Projeto Sudeste Competitivo, elaborado pela CNI e por
federações estaduais da região para mapear gargalos e mapear projetos que devem
receber investimentos prioritários na infraestrutura de transportes.
O estudo
identificou a BR-116, em toda sua extensão na região Sudeste, como um dos oito
eixos logísticos prioritários, necessitando de aporte de R$ 6,4 bilhões até
2020.
A Dutra, como é coloquialmente chamada, foi construída em meados dos anos 1940 e inaugurada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra em janeiro de 1951, o primeiro presidente eleito democráticamente depois de 15 anos da ditadura de Getúlio Vargas. Era uma rodovia em pista simples, duplicada unicamente no trecho entre Guarulhos e São Paulo e em parte da Baixada Fluminense.
Em 1964 começou a duplicação total da rodovia, que foi concluída em 1967, durante o governo do Presidente Humberto de Alencar Castello Branco. Durante quase 30 anos nenhum investimento significativo foi feito na rodovia, que apresentava péssimas condições de trânsito quando foi privatizada em março de1996.
Duplicação da Rodovia Pres. Dutra em 1965. |
O volume de tráfego na Dutra foi parcialmente aliviado a partir dos anos 1970, com a construção e ampliação da SP-70 Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, pelo governo do Estado de São Paulo.
SP-70 - Rodovia Ayrton Senna - Carvalho Pinto |
Não existe nenhum projeto federal de ampliação ou triplicação da Via Dutra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário