domingo, 31 de janeiro de 2010

Quebrei o recorde? Vou para o Guinness?

Quem me conhece sabe o quanto gosto da minha Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide 2007.
Já rodei com esta máquina 24.000 km, sem que tivesse um único problema. Tudo o que fiz foi instalar acessórios (muitos . . . ) e fazer as manutenções periódicas. Além disso, só hit the road!
Entretanto, alguns meses após comprá-la, minha garupa e fiel escudeira começou a sentir certos problemas no sistema de áudio e comunicação.
Em Maio de 2008, fui fazer a instalação das ponteiras Screamin' Eagle, na H-D de Curitiba e aproveitei para checar a instalação de áudio para o garupa. Foi constatado que o cabo estava com defeito, provavelmente alguns fios partidos internamente.
Abriu-se uma reclamação de garantia no dia 23/5/2008. Sómente em 4/6/08 fui informado que o Grupo Izzo em SP havia aprovado a troca por garantia e que a peça (chicote do intercomunicador Part #70160-06) deveria estar na loja em até 40 dias.
Bom, aí começou a longa espera.
Dois meses mais tarde, a peça ainda não havia chegado, mas já estava "pedida".
No final de Outubro de 2008, a H-D Curitiba informava que a peça estava por chegar a qualquer instante (?).
Em Dezembro de 2008, a peça ainda não havia chegado. Parei de segurar a respiração, pois o "qualquer instante" da Harley-Davidson Brasil era muito mais longo do que minha capacidade pulmonar.
Muitos telefonemas e visitas à H-D Curitiba depois, o defeito havia piorado muito. Em Março de 2009 o alto-falante direito, no capacete da minha garupa, já não funcionava. Mesmo "mexendo" no cabo, não se conseguia ouvir. Claro que o conjunto de áudio, no capacete foi checado, conectando-o no contato do piloto, verificando-se que funcionava perfeitamente.
Nesta ocasião ameacei reclamar ao Procon e outra reclamação foi aberta, desta vez marcada como "urgente".
No início de Abril de 2009, fui informado que o chicote havia chegado, mas fôra enviado à H-D Porto Alegre, por engano. Já haviam solicitado o reenvio para Curitiba e assim que eu voltasse da HOG Rally em Campos do Jordão, a peça estaria em mãos e pronta para ser instalada.
E eu acreditando em tudo isso.
Ao voltar do Rally, fui à H-D Curitiba, só para constatar que o chicote que já havia chegado era, na realidade, o cabo espiralado (Part # 77148-98A) que liga o capacete ao sistema de áudio da motocicleta. O chicote, na realidade, estava na nova H-D Cerro-Corá, em S.Paulo e já haviam solicitado o reenvio.
No início de Maio 2009, um ano depois portanto, quando liguei para Curitiba para saber o que estava acontecendo, atendeu-me outra pessoa dizendo-se ser o responsável pelos itens de garantia. Não sabia nada sobre o que havia acontecido, nem conseguia encontrar o registro da reclamação de garantia no sistema do Grupo Izzo.
Começamos tudo de novo. Desta vez eu mesmo tive que dar o código da peça, pois esta pessoa não conseguia encontrá-lo no catálogo da Ultra Glide.
Depois de dar todas as informações necessárias, fui informado que a peça seria solicitada dos Estados Unidos, em regime de urgência e que estaria em Curitiba em, no máximo, 10 dias.
No final de Maio 2009, não tendo recebido nenhuma informação, liguei para a H-D Curitiba, só para saber que aquela pessoa já não trabalhava mais lá.
Montei na Ultra e fui a Curitiba, conversar com o Fernando Buffara, gerente da H-D. Fui tranquilizado por ele, que prometeu que a peça estaria em Curitiba em poucos dias.
Muitas semanas e telefonemas, depois, no início de Setembro 2009, fui informado que o pedido emergencial (!) da peça havia sido autorizado pela Izzo SP e que a peça estaria em Curitiba até o final do mês.
No final de Novembro 2009, fui informado que a peça havia chegado, mas fôra enviado, por engano, para a loja JK SP, mas já haviam pedido o reenvio (a logística do Grupo Izzo deve ser gerenciada por uma ameba . . .).
Em 3/12/09 fui informado que a peça não fôra encontrada na loja JK e que teriam que fazer outro pedido, mas seguindo os trâmites legais, pois a Izzo SP não autorizou o pedido emergencial.
Esgotado todas as alternativas em Curitiba, solicitei o nome da pessoa responsável, no Grupo Izzo, por este assunto. Fui informado que se tratava da sra. Iza Correia, que seria a Diretora de Pós-Vendas do Grupo.
Durante vários dias tentei falar com a sra. Iza Correia, que sempre estava ocupada mas, que eu "não me preocupasse, pois a sra. Iza iria retornar minha chamada". Nunca aconteceu.
Finalmente conseguí falar com uma jovem que se apresentou como assistente da Sra. Iza. Ela me informou que a Diretora de Pós-Vendas do Grupo Izzo não falava com clientes!!!!!!
Mas, que eu mandasse um e-mail, com todos os detalhes, e ela comentaria o problema com a poderosa sra. Iza!
Acontece que nesta ocasião, meados de Dezembro 2009, recebí aquela tradicional pesquisa, enviada pela Harley-Davidson dos Estados Unidos, sobre minha experiência na compra da minha Sporterster 883R, que havia adquirido em Junho. Aproveitei o "gancho" e liguei para Milwaukee, perguntando à recepcionista que me atendeu, como poderia enviar uma mensagem para o presidente da Harley-Davidson Motor Company. Prontamente recebi a informação.
Escreví uma carta, contando de forma resumida, minha "excelente" experiência com o representante da marca, no Brasil, e perguntando-lhe se esta era a expectativa que tinham no mercado brasileiro.
Imagino que a carta deva ter chegado no gabinete do presidente da H-D no final de Dezembro 2009.
Coincidentemente e para minha surpresa, ao ligar para Curitiba no dia 25 de Janeiro, fui informado que a peça havia, finalmente, chegado a Curitiba. Detalhe: eu tive que ligar. Ninguém da H-D ligou para mim!
Assim, no dia 27/1/2010, exatos 614 dias ou 1 ano, 8 meses e 4 dias depois, minha reclamação de garantia foi atendida.
Será um recorde ou tem algum colega PHD com uma história mais horripilante?
P.S.: Ainda que eu não espere que isto aconteça, se alguém do Grupo Izzo tiver algum interesse de saber o nome das pessoas com quem tratei o assunto, durantes esses longos 20 meses, é só perguntar.

6 comentários:

  1. eu não passei pela sua via-crucis, mas esperei por 10 meses por uma buzina fanha e 9 meses por bicos injetores que a oficina afirmou serem os causadores de falhas na aceleração (o que comprovei não ser verdadeiro ao trocar os cabos de velas, mas de toda forma os bicos de 25º mostraram ser muito melhores que os antigos de 8º).

    Mas o pós-venda Izzo é isso mesmo: provavelmente o seu cabo chegou diversas vezes e foi usado em motos de outros proprietários que reclamavam mais do que você... pelo menos aqui no Rio sei de vários amigos que pegavam peças de reposição em garantia de outros proprietários simplesmente porque faziam mais barulho na hora de reclamar... a peça chegava e eles "furavam" a fila por serem "chatos".

    Em tempo: tomara que a sua correspondência chegue ao destino... é muito difícil aturar esses desatinados da Izzo.

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino o motivo de não atenderem clientes no Pós-Venda da Izzo, deve ser só alegria!!!

    A Izzo é o fim do mundo!!

    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. estou de cabelos arrepiados pois minha moto deu problema na primaria e estã desmontada em Curitiba desde 11:02:2010, e ate agora nada.

    ResponderExcluir
  4. é isso que da não saber "por a mão na graxcha...!" tenho uma e sei tudo sobre o "burro" em que ando... pra não passar por estes inconvenientes, acreditamos em uma marca e da nisto!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Wilson! acabo de achar outra Ultra Classic da cor da minha! temos que marcar para juntar as duas..

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, moro em Balneário Camboriú, SC. Se vc vier por estes lados, mande uma mensagem! Seria muito legal uma foto das duas juntas.

      Excluir