domingo, 2 de agosto de 2009

Rastro da Serpente II – A Subida


Seguimos o Rastro da Serpente, para a colocação das placas, em Apiaí, SP. Treze motocicletas (12 Harleys e 1 DragStar) e eu, num Honda (Honda FIT - tinha compromisso profissional em Curitiba na véspera e não dava para ir pilotando . . .). Saímos do Hotel Dunamys às 07:30 de sábado, com muita chuva. O início da BR-476 (Estrada da Ribeira) está triplicada dentro da região metropolitana de Curitiba, ainda que com uma sinalização muito pobre.
Entretanto, quando começa a pista simples, de mão dupla, encontramos um asfalto de boa qualidade, sem buracos ou depressões, com boa sinalização. Os primeiros 122 quilômetros no trecho paranaense (até Adrianópolis), foram tranquilos, apesar da chuva, que exigia uma velocidade média de 45 km/h.

Havia pouco tráfego e os poucos caminhões encontrados não atrapalharam o grupo. Passamos por Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná, sem qualquer problema. Depois de Tunas, fizemos uma pequeno parada (já estávamos há uma hora e quarenta pilotando) para esticar as pernas e comentar sobre a estrada.

Todos concordaram que tinha sido um bom trecho, sem qualquer surpresa. As curvas, apesar de muitas – a estrada É MUITO sinuosa - estão bem construídas e permitem uma pilotagem tranquila, mas com muito atenção! Até Adrianópolis, PR, tudo bem. A partir daí é que a Serpente mostrou o que tinha: o trecho paulista (SP-250) está com o asfalto em piores condições (ainda que com poucos buracos/depressões) e há muitos deslizamentos, com lama na pista.

Com a chuva, a lama vira uma película estremamente escorregadia, o que exigiu muita habilidade por parte dos pilotos.

Ao chegarmos em Apiaí, depois de 4 horas e 15 minutos de viagem, encontramos a cidade lotada de PHDs e APHDs. Muitos vieram de São Paulo e de outras cidades do interior paulista (inclusive de Botucatu), para presenciar a colocação das placas.
   Depois do evento, almoçamos no Turk’s Restaurante (próximo da praça principal), onde saboreamos um excelente bufê. Saímos de Apiaí às 13:30, de retorno para Santa Catarina. O trecho de volta, já sem chuva, foi feito em 3 horas, ainda prejudicados por alguma lama úmida na pista. Os PHDs Chico e MacGyver, que já passaram por alí em outras oportunidades, dizem que o trecho pode ser feito em duas horas e meia, num dia de sol.

De Curitiba até Balneário Camboriú encontramos a rodovia com tráfego intenso, mas sem chuva.
Bom, agora estou ansioso para poder fazer o trecho, outra vez. Só que, desda vez, será com minha Ultra Glide. Veja mais fotos aquí.

7 comentários:

  1. Grande Wilson - Meu nome é Adriano Rocha e sou do Buena Vista MC. Retornando de nossa sub-sede em Curitiba, eu e mais 4 amigos com as respectivas esposas, optamos por retornar de Curitiba por Adrianópolis (minha cidade! rsrsrs) e qual foi a nossa surpresa quando chegamos a Apiaí, e nos deparamos com os Patchs e Botons para venda no posto de gasolina em frente a placa colocada por você! Parabéns pela iniciativa e arrojo, pois, grandes idéias como a sua têm que ser aplaudidas e divulgadas. Percorremos todo o trecho (CWB-SP) em 5 GoldWings sem nenhum imprevisto, a não ser o deslumbramento daquela paisagem cinetográfica. Conte com nossa ajuda para divulgar e fortalecer essa iniciativa, pois nosso estado/país precisa disso....

    adriano.rocha@ge.com

    ResponderExcluir
  2. Ola todos, nao resisti. Eu sempre vou de moto ao interior de Sao Paulo e sempre por esse caminho, moro em Curitiba e vou ate Rio Claro SP. Uma viagem de 490 km, minha moto é uma antiga Honda ML 125 cc 1983 em estado de nova. É realmente uma estrada linda, muito bem conservada até a divisa do PR com SP. Um grande abraço a todos.
    Guilherme.(Véio da Moto).

    ResponderExcluir
  3. Wilson,
    ótimo relato. Vou fazer o rastro da serpente em Fevereiro de 2010.
    Vou sair de São paulo. Depois de Apiaí (até Curitiba) alguma dificuldade com postos de gasolina?
    A autonomia do grupo é de 150 km.

    obrigado,

    GA tommysampa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. GA/Marcy,
    não devem ter nenhum problema em encontrar bons postos de gasolina no trecho Apiaí/Curitiba. São 165 km, com várias opções de abastecimento.
    Tenham uma boa viagem.

    ResponderExcluir
  5. Olá Wilson, sou curitibano, mas moro a 16 anos em Apiaí, quero te parabenizar pela iniciativa...divulgo o rastro da serpente onde posso! Tem um desvio que não sei se vcs chegaram a fazer, uns 20 km antes de chegar em Apiaí, entrada do bairro saltinho, muito linda a estrada tambem! fiz um video de um trecho, eis o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=SD3V97ofJhg

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa! Realmente, nao é uma estrada fácil,ainda mais sob chuva. Passei ali com uma CB 500 em agosto/2004, no sentido sul, sob intensa chuva e com muito tráfego de caminhóes transportando madeira, além de animais na pista. Agora, voltarei a Apiaí pra pegar um botton... Fernanda, de Brasília.

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos,
    Segunda, dia 6/2, iniciarei uma viagem pelo Cone Sul que deverá durar 28-30 dias. De Porto Alegre irei ao Ushuaia, sempre pelo litoral. Depois cruzarei o Chubut, Bariloche, Puerto Montt e Santiago. Mendoza, Córdoba e Uruguaiana fecharão o cone. Peço encarecidamente apôio de motociclistas conhecidos, mecânicos, enfim, de amigos, pois estarei viajando só. Minha Fat Boy ficará em casa, será poupada. Irei numa BMW. Podem enviar endereços, telefones úteis e de apoio para o e-mail jdarioff@terra.com.br . Se for possível, enviarei fotos do roteiro. Muito agradecido e um forte abraço para todos. Dario Frota

    ResponderExcluir