Seguimos o Rastro da Serpente, para a colocação das placas, em Apiaí, SP. Treze motocicletas (12 Harleys e 1 DragStar) e eu, num Honda (Honda FIT - tinha compromisso profissional em Curitiba na véspera e não dava para ir pilotando . . .). Saímos do Hotel Dunamys às 07:30 de sábado, com muita chuva. O início da BR-476 (Estrada da Ribeira) está triplicada dentro da região metropolitana de Curitiba, ainda que com uma sinalização muito pobre.
Havia pouco tráfego e os poucos caminhões encontrados não atrapalharam o grupo. Passamos por Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná, sem qualquer problema. Depois de Tunas, fizemos uma pequeno parada (já estávamos há uma hora e quarenta pilotando) para esticar as pernas e comentar sobre a estrada.
Todos concordaram que tinha sido um bom trecho, sem qualquer surpresa. As curvas, apesar de muitas – a estrada É MUITO sinuosa - estão bem construídas e permitem uma pilotagem tranquila, mas com muito atenção!
Até Adrianópolis, PR, tudo bem.
A partir daí é que a Serpente mostrou o que tinha: o trecho paulista (SP-250) está com o asfalto em piores condições (ainda que com poucos buracos/depressões) e há muitos deslizamentos, com lama na pista.
Com a chuva, a lama vira uma película estremamente escorregadia, o que exigiu muita habilidade por parte dos pilotos.
Ao chegarmos em Apiaí, depois de 4 horas e 15 minutos de viagem, encontramos a cidade lotada de PHDs e APHDs. Muitos vieram de São Paulo e de outras cidades do interior paulista (inclusive de Botucatu), para presenciar a colocação das placas.Depois do evento, almoçamos no Turk’s Restaurante (próximo da praça principal), onde saboreamos um excelente bufê. Saímos de Apiaí às 13:30, de retorno para Santa Catarina. O trecho de volta, já sem chuva, foi feito em 3 horas, ainda prejudicados por alguma lama úmida na pista. Os PHDs Chico e MacGyver, que já passaram por alí em outras oportunidades, dizem que o trecho pode ser feito em duas horas e meia, num dia de sol.
Bom, agora estou ansioso para poder fazer o trecho, outra vez. Só que, desda vez, será com minha Ultra Glide.
Veja mais fotos aquí.
Grande Wilson - Meu nome é Adriano Rocha e sou do Buena Vista MC. Retornando de nossa sub-sede em Curitiba, eu e mais 4 amigos com as respectivas esposas, optamos por retornar de Curitiba por Adrianópolis (minha cidade! rsrsrs) e qual foi a nossa surpresa quando chegamos a Apiaí, e nos deparamos com os Patchs e Botons para venda no posto de gasolina em frente a placa colocada por você! Parabéns pela iniciativa e arrojo, pois, grandes idéias como a sua têm que ser aplaudidas e divulgadas. Percorremos todo o trecho (CWB-SP) em 5 GoldWings sem nenhum imprevisto, a não ser o deslumbramento daquela paisagem cinetográfica. Conte com nossa ajuda para divulgar e fortalecer essa iniciativa, pois nosso estado/país precisa disso....
ResponderExcluiradriano.rocha@ge.com
Ola todos, nao resisti. Eu sempre vou de moto ao interior de Sao Paulo e sempre por esse caminho, moro em Curitiba e vou ate Rio Claro SP. Uma viagem de 490 km, minha moto é uma antiga Honda ML 125 cc 1983 em estado de nova. É realmente uma estrada linda, muito bem conservada até a divisa do PR com SP. Um grande abraço a todos.
ResponderExcluirGuilherme.(Véio da Moto).
Wilson,
ResponderExcluirótimo relato. Vou fazer o rastro da serpente em Fevereiro de 2010.
Vou sair de São paulo. Depois de Apiaí (até Curitiba) alguma dificuldade com postos de gasolina?
A autonomia do grupo é de 150 km.
obrigado,
GA tommysampa@hotmail.com
GA/Marcy,
ResponderExcluirnão devem ter nenhum problema em encontrar bons postos de gasolina no trecho Apiaí/Curitiba. São 165 km, com várias opções de abastecimento.
Tenham uma boa viagem.
Olá Wilson, sou curitibano, mas moro a 16 anos em Apiaí, quero te parabenizar pela iniciativa...divulgo o rastro da serpente onde posso! Tem um desvio que não sei se vcs chegaram a fazer, uns 20 km antes de chegar em Apiaí, entrada do bairro saltinho, muito linda a estrada tambem! fiz um video de um trecho, eis o link:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=SD3V97ofJhg
abraços
Parabéns pela iniciativa! Realmente, nao é uma estrada fácil,ainda mais sob chuva. Passei ali com uma CB 500 em agosto/2004, no sentido sul, sob intensa chuva e com muito tráfego de caminhóes transportando madeira, além de animais na pista. Agora, voltarei a Apiaí pra pegar um botton... Fernanda, de Brasília.
ResponderExcluirCaros amigos,
ResponderExcluirSegunda, dia 6/2, iniciarei uma viagem pelo Cone Sul que deverá durar 28-30 dias. De Porto Alegre irei ao Ushuaia, sempre pelo litoral. Depois cruzarei o Chubut, Bariloche, Puerto Montt e Santiago. Mendoza, Córdoba e Uruguaiana fecharão o cone. Peço encarecidamente apôio de motociclistas conhecidos, mecânicos, enfim, de amigos, pois estarei viajando só. Minha Fat Boy ficará em casa, será poupada. Irei numa BMW. Podem enviar endereços, telefones úteis e de apoio para o e-mail jdarioff@terra.com.br . Se for possível, enviarei fotos do roteiro. Muito agradecido e um forte abraço para todos. Dario Frota