Boeing 247D, matrícula DZ203 da Real Força Aérea |
A primeira aproximação e pouso totalmente automático foi
realizado no dia de 16 de janeiro de 1945 na Base Aérea da Real Força Aérea em
Defford, Inglaterra.
A aeronave utilizada foi um Boeing 247D - número de série 1726 - que voou comercialmente na United Airlines de 1934 até Agosto de 1940 (matrícula NC13344), quando foi adquirida pela Real Força Aérea do Canadá.
Boeing 247 da United Airlines |
Em Julho de 1941 o avião foi desmontado e enviado para a Inglaterra, entrando em serviço na RAF com a identificação DZ203, como parte do Special Duty Flight, um esquadrão empregado em voos de teste do Telecommunications Research Establisment (TRE) da Real Força Aérea, nas bases de Christchurch e Hurn.
O DZ203 foi utilizado durante os anos de 1942 e 1943 como
plataforma de testes do radar X Band Air-to-Surface, desenvolvido pelos EUA em
conjunto com a RAF.
Em Setembro de 1943 o DZ203 começou a ser utilizado como
aeronave de teste para o sistema automático de pouso às cegas, que estava sendo
desenvolvido pelo TRE, baseado no projeto SCS-51, um sistema de pouso cego introduzido
pelos EUA em 1942.
O SCS-51 formou a base para o moderno sistema de pouso por
instrumentos (ILS), que oferece precisão suficiente para trazer a aeronave até
uma altitude de 200 pés (61 m) e meia milha antes da cabeceira. Nessa
"altura de decisão" a pista deve ser visível ou o piloto aborta o
pouso.
Embora o SCS-51 fosse preciso o suficiente para pousar em
um clima bastante ruim, não era suficiente para um verdadeiro sistema de pouso
automático. Para fazer esse trabalho, a equipe do TRE adicionou um
rádio-altímetro para avaliar o momento adequado para o arrendontamento e um cabo magnético no solo, antes da cabeceira, para fornecer orientação lateral
precisa ao longo da linha central da pista de aterrissagem.
O primeiro pouso totalmente automático, em 16/1/1945, foi
feito sob o comando do Tenente-Aviador Frank Griffiths, que repetiu a operação
em 21 de Fevereiro à noite e sob forte nevoeiro, tornando-se o primeiro pouso
totalmente às cegas realizado na história da aviação.
O DZ203 foi dado baixa do serviço ativo da RAF em Agosto de
1947 e sucateado.
O Boeing 247 é considerado a primeira aeronave comercial a
incorporar uma construção semimonocoque totalmente em alumínio anodizado, com
asa em balanço e trem de pouso retrátil.
O primeiro vôo foi realizado em 8/2/1933 e entrou em serviço
comercial no final do mesmo ano pela Boeing Air Transport, que se tornou parte da
United Airlines.
Equipado com dois Pratt & Whitney R-1690 Hornet
9-cilindros de 700 hp e hélice de passo controlado, podia manter o nível de vôo
de 11.500 pés (3.500 m) com o peso máximo de decolagem, transportando 14
passageiros numa cabine com ar-condicionado e isolamento acústico, novidades na
época.
Pratt & Whitney R-1690 Hornet |
No Brasil o Boeing 247 foi operado com apenas uma unidade pela Viação Aérea Bahiana.
Especificações:
- Tripulação: 3
- Comprimento: 15,72 m
- Envergadura: 22,58 m
- Altura: 3,7 m
- Peso vazio: 4.046 kg
- Peso máximo de decolagem: 6.192 kg
- Velocidade máxim: 200 mph (320 km/h)
- Velocidade de cruzeiro: 189 mph (304 km/h)
- Autonomia: 745 milhas (1.200 km)
- Teto de serviço: 25.400 pés (7.700 m)
- Teto máximo: 27.200 pés (6.290 m)
- Unidades fabricadas: 75
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