A suspensão traseira hidráulica veio para as Big Twins no modelo Duo Glide de 1958 |
A forma moderna das motocicletas com que estamos familiarizados
hoje foi desenvolvida na década de 1880 e serviu como uma base na qual muitos
dos primeiros fabricantes, incluindo William Harley e Arthur Davidson,
construíram as primeiras unidades. Apesar de não serem realmente feitas com
base neles, as primeiras motocicletas Harley-Davidson® compartilhavam mais do
que algumas semelhanças com os designs de quadros das motocicletas
contemporâneas. Isso incluía a “suspensão”, ou melhor, a falta dela.
Mesmo que as estradas do início do século XX fossem,
muitas vezes, duras a ponto de serem perigosas, os primeiros designs de quadros
para motociclistas proporcionavam conforto ao motociclista com pouco mais do
que um banco de bicicleta montado sobre uma mola, que tinha apenas cerca de
meia polegada de comprimento. Quanto a articular a suspensão na parte dianteira
ou traseira do chassi, os motociclistas teriam que esperar um pouco por isso.
Para o modelo ano 1907, a H-D ofereceu seu primeiro garfo
dianteiro com “amortecimento”, que usava duas molas espirais. Às vezes chamado
de arranjo de “ligação principal”, a parte suspensa do garfo se fixava a um
balancim, que, por sua vez, conectava-se ao cabeçote do quadro. Pelos padrões
de hoje, isso ainda era bastante rudimentar, mas, para os primeiros
motociclistas, era um passo em uma direção melhor.
O design do garfo dianteiro da mola passou por várias
mudanças nas décadas seguintes. Com o tempo, o nome “springer” (já que a
palavra “spring” significa “mola” em inglês) veio para evocar um design
dianteiro clássico para motocicletas.
Os assentos com conforto aprimorado foram aclamados em
1912, com o “assento totalmente flutuante”, que continha um espigão de selim
que se apoiava em duas molas. De acordo com um panfleto de venda de
motocicletas de 1913, a busca por alternativas era exaustiva, relatando que
“após experimentos cuidadosos com amortecedores, espigões de mola, spankers,
trava-tranco etc., todos foram descartados”.
A próxima grande rodada de melhorias notáveis para a
suspensão da Big Twin só veio após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época,
amortecedores hidráulicos eram corriqueiros em automóveis. Os amortecedores
hidráulicos funcionam ao amortecerem a ação de uma mola espiral inserida dentro
de dois tubos telescópicos com óleo para manter o contato da roda com o solo.
O modelo ano 1949 trouxe os primeiros garfos dianteiros
hidráulicos para a linha Harley-Davidson. Na tradição do design H-D, a nova
dianteira tinha estilo único e recebeu um nome chamativo. O novo garfo
dianteiro Hydra-Glide foi essencial para os esforços de marketing, com apelos
como “Para os melhores momentos de sua vida… Tire férias em companhia do
Hydra-Glide”.
A Hydra-Glide de 1949 trouxe os primeiros garfos dianteiros hidráulicos |
A suspensão traseira hidráulica veio para as Big Twins no
modelo Duo Glide de 1958, a “emoção mais suave sobre rodas”. As estradas e
rodovias no pós-guerra eram da melhor qualidade e permitiam viagens mais
tranquilas. Isso, por sua vez, levou a motores de motocicleta mais potentes. Os
motociclistas poderiam ir mais longe e mais rápido do que nunca, valorizando o
conforto durante toda a jornada.
A configuração básica da Duo Glide com amortecedores
traseiros duplos montados externamente entre o quadro e o braço da suspensão
permanece em muitos modelos da Harley-Davidson nos dias atuais. Ainda assim,
enquanto alguns motociclistas optavam por maior conforto, alguns ainda
preferiam os quadros de estilo antigo, com extremidades traseiras rígidas (ou
hardtail), muitas vezes feitas com estruturas envelhecidas.
Em 1976, um engenheiro do Missouri, chamado Bill Davis,
mostrou seu quadro “Subamortecedor” ao estilista Willie G. Davidson e outros
profissionais na Motor Company. Davis projetou seus próprios quadros
customizados para encaixar amortecedores duplos embaixo do assento. Em uma
versão alternativa, colocou amortecedores duplos debaixo da transmissão, tirando-os
totalmente de vista. Isso permitiu que a motocicleta tivesse uma suspensão
total, mas, ainda assim, mantendo o visual de um quadro hardtail.
A Harley-Davidson, finalmente, comprou os direitos do
projeto e, depois de algum desenvolvimento adicional para a colocação de
subtransmissão de amortecedores duplos de ação reversa, o modelo FXST Softail®
1984 nasceu. O sucesso foi imediato e a Softail gerou uma nova plataforma de
motocicletas H-D®. As Softails chegaram a receber o garfo dianteiro “springer”
revitalizado em 1988, somando ao visual já clássico.
A suspensão ajustável a ar veio para os amortecedores
traseiros na linha 1985 das motocicletas H-D Touring. Isso permitiu que o
motociclista ajustasse a pré-carga, o que significa que a quantidade de deslocamento
da suspensão poderia ser facilmente modificada com base na preferência do
motociclista.
Desde 2018 o ajuste da suspensão ficou mais fácil nas Softail |
Para o modelo ano de 2018, a família Softail foi
renovada, como resultado do maior projeto de desenvolvimento de produtos da
história da empresa. Entre as principais mudanças estava a adoção de uma
suspensão traseira monoamortecida, localizada abaixo do assento. A capacidade
de ajuste do motociclista passou a ser a mais fácil de todas e nenhum dos
estilos clássicos foi sacrificado.
A evolução dos sistemas de suspensão da Harley-Davidson
já percorreu um longo caminho desde os primórdios das motocicletas motorizadas,
todas sem spankers – quaisquer que fossem elas.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
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