segunda-feira, 16 de março de 2020

Florida Jets 2020: T-27 Tucano brasileiro é premiado outra vez. Conheça o seu piloto

Comte. Ralph Espósito, na cabine de um Boeing da UPS
O aeromodelista Ralph Espósito ganhou outra premiação no Florida Jets, um dos maiores eventos de jatos rádio-controlados do mundo.


Organizado anualmente em Lakeland, Florida pela Frank TianoEnterprises, o evento reúne aeromodelistas de várias partes do mundo num fly-in que já se tornou uma tradição no aeromodelismo.

Realizado entre 11 e 14 de março deste ano, o evento contou com a presença de 132 pilotos. 

Ralph Espósito já tinha recebido um prêmio no ano passado, pelo realismo do cockpit do seu T-27. 
Este ano o prêmio foi confirmado com o cockpit acrescido dos pilotos-robôs que ele instalou.

O cockpit é obra do Flábio Pereira, da Flabio Cockpits de Curitiba. O Flábio constrói cabines muito realistas para aeromodelos. Tenho acompanhado o seu trabalho e é simplesmente espetacular.

O impressionante cockpit criado por Flábio Pereira.
Os pilotos-robôs desenvolvidos pelo próprio Ralph acrescentam um realismo ainda maior. 
A propósito, o Ralph e sua esposa Andrea comercializam os pilotos-robôs através de sua empresa Miami Animatronics.


O aeromodelo é um T-27 Tucano TurboProp  45, fabricado pela Juniaer Modelismo e equipado com uma turbina Kingtech 45 TP.


O Ralph também construiu um veículo rebocador para movimentar o seu T-27 do hangar até a área de voo.


O paulista Ralph Espósito é modelista desde os seis anos, quando começou a montar kits da Revell. Cinco anos depois construiu seu primeiro aeromodelo, um Ugly Stick da Casa Aerobrás.

Em 1981, com quinze anos, venceu o Campeonato Paulista de combate U-Control e participou do Campeonato Brasileiro de VCC em Recife.

Perseguindo sua paixão pela aviação, Ralph entrou para a EWM Escola de Aviação e para o Aeroclube de São Paulo, onde recebeu sua carteira de Piloto Privado.

Em 1983 mudou-se para o Estado de Nebraska, nos EUA, para cursar a Universidade de Nebraska.

Lá, foi aceito em um programa desenvolvido pela NASA, para ser o primeiro astronauta brasileiro, como Mission Specialist. O acidente com o ônibus espacial Challenger em janeiro de 1986 provocou o cancelamento do programa.

O astronauta Buzz Aldrin, da Apolo 11, entregando uma placa ao Ralph,
em nome da Astronaut NASA Foundation.
Ralph Espósito com o astronauta Neil Amstrong, o primeiro homem
a pisar na lua - Missão Apolo 11.
Ralph Esposito mudou sua proa e concentrou-se na aviação, obtendo suas carteiras de Piloto Comercial, Instrumentos e Instrutor de Voo. Logo depois começou a voar em serviços de táxi aéreo, passando logo a comandar os Embraer Emb-110 Bandeirante para a Braniff Internacional, baseado em Kansas City, Mo. Mais tarde entrou na Delta Airlines, voando os Boeing 727. Mas ficou lá por pouco tempo.

Em 1990 foi contratado pela UPS, inicialmente baseado em Louisville, Kentucky. 
Em 1998, com a criação da Base Miami da UPS, Ralph Espósito foi transferido para a Flórida, onde vive e trabalha até hoje.

Na sua carreira na UPS, Ralph pilotou Boeing 727 e 747, além do Douglas DC-8.

Atualmente é comandante de Boeing 767 e 777.


Boeing 767-300F, matrícula N335UP, uma das aeronaves comandadas
pelo Comte. Ralph Espósito na Base Miami da UPS
Participando de eventos importantes, como o Florida Jets e Top Gun - entre outros, desde 2006, Ralph vêm conduzindo uma belíssima carreira no hobby e na aviação comercial de carga.

Aliás, quando lhe perguntam por que prefere voar cargueiros ao invés de voos comerciais de passageiros, ele é enfático: a UPS oferece melhores salários e condições de trabalho do que qualquer outra empresa aérea!

Bons voos, Captain Ralph!

Um comentário:

  1. Fico orgulhoso deste Brasileiro guerreiro.
    Parabéns Ralph não só pelo aeromodelismo ou pela linda e gratificante profissão de piloto mas pelo foco, objetivo, arrojo e a garra...
    Senta a pua neles

    ResponderExcluir