Comte. Ralph Espósito, na cabine de um Boeing da UPS |
Organizado anualmente em Lakeland, Florida pela Frank TianoEnterprises, o evento reúne aeromodelistas de várias partes do mundo num fly-in
que já se tornou uma tradição no aeromodelismo.
Realizado entre 11 e 14 de março deste ano, o evento contou
com a presença de 132 pilotos.
Ralph Espósito já tinha recebido um prêmio no ano passado, pelo
realismo do cockpit do seu T-27.
Este ano o prêmio foi confirmado com o cockpit
acrescido dos pilotos-robôs que ele instalou.
O cockpit é obra do Flábio Pereira, da Flabio Cockpits de
Curitiba. O Flábio constrói cabines muito realistas para aeromodelos. Tenho
acompanhado o seu trabalho e é simplesmente espetacular.
O impressionante cockpit criado por Flábio Pereira. |
Os pilotos-robôs desenvolvidos
pelo próprio Ralph acrescentam um realismo ainda maior.
A propósito, o Ralph e sua esposa Andrea comercializam os pilotos-robôs através de sua empresa Miami Animatronics.
O aeromodelo é um T-27 Tucano TurboProp 45, fabricado pela Juniaer Modelismo e equipado com uma turbina Kingtech 45 TP.
O Ralph também construiu um veículo rebocador para movimentar o seu T-27 do hangar até a área de voo.
O paulista Ralph Espósito é modelista desde os seis anos,
quando começou a montar kits da Revell. Cinco anos depois construiu seu primeiro
aeromodelo, um Ugly Stick da Casa Aerobrás.
Em 1981, com quinze anos, venceu o Campeonato Paulista de
combate U-Control e participou do Campeonato Brasileiro de VCC em Recife.
Perseguindo sua paixão pela aviação, Ralph entrou para a EWM
Escola de Aviação e para o Aeroclube de São Paulo, onde recebeu sua carteira de
Piloto Privado.
Em 1983 mudou-se para o Estado de Nebraska, nos EUA, para
cursar a Universidade de Nebraska.
Lá, foi aceito em um programa desenvolvido
pela NASA, para ser o primeiro astronauta brasileiro, como Mission Specialist.
O acidente com o ônibus espacial Challenger em janeiro de 1986 provocou o cancelamento do programa.
O astronauta Buzz Aldrin, da Apolo 11, entregando uma placa ao Ralph, em nome da Astronaut NASA Foundation. |
Ralph Espósito com o astronauta Neil Amstrong, o primeiro homem a pisar na lua - Missão Apolo 11. |
Ralph Esposito mudou sua proa e concentrou-se na aviação,
obtendo suas carteiras de Piloto Comercial, Instrumentos e Instrutor de Voo.
Logo depois começou a voar em serviços de táxi aéreo, passando logo a comandar
os Embraer Emb-110 Bandeirante para a Braniff Internacional, baseado em Kansas
City, Mo. Mais tarde entrou na Delta Airlines, voando os Boeing 727. Mas ficou
lá por pouco tempo.
Em 1990 foi contratado pela UPS, inicialmente
baseado em Louisville, Kentucky.
Em 1998, com a criação da Base Miami da UPS, Ralph Espósito foi transferido para a Flórida, onde vive e trabalha até hoje.
Na sua carreira na UPS, Ralph pilotou Boeing 727 e 747, além
do Douglas DC-8.
Atualmente é comandante de Boeing 767 e 777.
Boeing 767-300F, matrícula N335UP, uma das aeronaves comandadas pelo Comte. Ralph Espósito na Base Miami da UPS |
Participando de eventos importantes, como o Florida Jets e
Top Gun - entre outros, desde 2006, Ralph vêm conduzindo uma belíssima carreira no hobby e na
aviação comercial de carga.
Aliás, quando lhe perguntam por que prefere voar cargueiros
ao invés de voos comerciais de passageiros, ele é enfático: a UPS oferece
melhores salários e condições de trabalho do que qualquer outra empresa aérea!
Bons voos, Captain Ralph!
Fico orgulhoso deste Brasileiro guerreiro.
ResponderExcluirParabéns Ralph não só pelo aeromodelismo ou pela linda e gratificante profissão de piloto mas pelo foco, objetivo, arrojo e a garra...
Senta a pua neles