segunda-feira, 25 de março de 2019

Florida Jets 2019: um dos vencedores é o T-27 Tucano fabricado no Brasil

Troféu "Best Cockpit Interior"
Um aeromodelo T-27 Tucano, fabricado no Brasil pela Juniaer e pilotado por Ralph Esposito recebeu o Troféu de melhor cockpit (carlinga) durante o evento Florida Jets 2019, considerado o maior e mais importante evento de aeromodelismo com propulsão a jato, do mundo.

O cockpit é construído por Flabio Pereira, aeromodelista de Curitiba, PR.


Detalhes do cockpit ganhador:




Não é um evento para amadores, com bem disse Frank Tiano, organizador do Florida Jets, evento realizado entre 20 e 23 de março no Paradise R/C Field, em  Lakeland, Florida.

Ralph Esposito recebe seu troféu das mãos de Frank Tiano
Com quase 200 jatos, pilotos e ajudantes inscritos, o Florida Jets reúne os mais destacados aeromodelistas do mundo, que operam aeromodelos propulsados por turbinas e turbo-hélices.
Aeromodelos que requerem alto grau de sofisticação e tecnologia voam em um padrão que evita colisões e não invadem o espaço aéreo de áreas vizinha.

Ralph Esposito e seu Embraer Emb-212 Tucano
Réplicas de aviões militares, civis, jatos comerciais e grandes transportes e bombardeiros, os aeromodelos são construídos com os mais apurados detalhes e pilotados com maestria.








Embora tais aeromodelos podem voar muito alto, muito longe e com velocidades que ultrapassam 600 km/h, no evento eles são restritos a voar abaixo de 300 m de altitude e com velocidades de no máximo 320 km/h.

Os aeromodelos são que grande tamanho, considerando suas proporções e pesam entre 10 e 32 kg. O custo varia entre US$12.000 e US$25.000, podendo ultrapassar este valor.

As turbinas que os impulsionam usam querosene de jato, na sua maioria, o mesmo combustível usados nos grandes aviões produzidos pela Boeing, Embraer ou Airbus.

São controlados por sofisticados equipamentos de rádio-controle.

Rádio-controle Graupner mz-32 de 32 canais, um dos mais sofisticados do mercado.
Aeromodelos tem participado de eventos competitivos desde 1927 e os equipamentos de rádio-controle começaram a ser usados na década de 1960.
O evento começou a ser realizado na cidade de Bunnell, também na Flórida, nos anos 1990, com o nome de Jets over Bunnell.




O T-27 Tucano, com as cores da Esquadrilha da Fumaça, anterior à atual, é fabricado pela Juniaer, empresa sediada em Monte Santos de Minas, MG.

Este modelo foi projetado para ser impulsionado por uma turbina King Tech KT45TP, de 5,7 kw de potência de empuxo.

Turbo-hélice King Tech KT45TP
Especificações do aeromodelo:

 Envergadura: 2,30m                                 Comprimento: 2,05m
 Peso de voo: de 11,5 a 12 kg dependendo dos acessórios instalados.
 Rádio-controle: mínimo 12 canais.

A Juniaer produz também aeromodelos em escala do Embraer EMB-312 Tucano nas versões para motores a pistão de 20cc e de 55cc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário