quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A Estratégia da Harley-Davidson

Matt Levatich, Presidente da Harley-Davidson Motor Company
Em um artigo publicado no Milwaukee Business Journal, no início do mês, Matt Levatich – Presidente e Principal Executivo da Harley-Davidson – discutiu as estratégias para o futuro da empresa, incluindo iniciativas para aumentar o número de motociclistas e, em  consequência, criar mais clientes para os produtos da Motor Company.

Uma das iniciativas mencionadas é a que planeja o lançamento de 50 novos modelos de motocicletas nos próximos cinco anos, assunto já mencionado neste blog. É uma tática bem agressiva considerando que a HDMC já conta com um catálogo com 37 modelos de motocicletas.

Mas Levatich considera o sucesso alcançado pelo recém lançado motor Milwaukee-Eight como um forte sinal de que o processo de inovação e desenvolvimento da marca é o caminho certo a seguir.

A estratégia tem várias etapas e inclui, entre outras, a abertura de 200 novas concessionárias da marca fora dos EUA e maior atividade da Riding Academy, que formou mais de 65.000 novos motociclistas em 2016. Na concepção da Motor Company, muitos destes novos motociclistas poderão se transformar em futuros pilotos de Harley-Davidson.

Aluna da Riding Academy recebendo instrução no estande estático.
Na percepção de Matt Levatich, esta estratégia “mudará a forma como as pessoas enxergam a Harley-Davidson e dará um grande impulso em novos mercados. A Harley-Davidson está definitivamente entrando numa nova era de desenvolvimento de produtos.”

Esta intenção ficou bem clara na carta enviada por Levatich a todos os concessionários da marca, quando menciona o “Próximo Capítulo”, o período dos próximos 10 anos até a comemoração dos 125 anos da Harley-Davidson em 2028. 

Neste comunicado ele menciona os três pontos principais para garantir o futuro da H-D no longo prazo:
  • Aumento do número de motociclistas nos EUA;
  • Aumento do alcance e impacto da marca internacionalmente;
  • Maior fatia de mercado e rentabilidade através da qualidade e criatividade dos produtos.
Para confirmar a tendência da Harley-Davidson Motor Company em atender a demanda dos harleyros, Levantich menciona na carta a capacidade da H-D em ouvir o mercado e entregar desempenho, estilo e inovação nos produtos Harley-Davidson.

Os harleyros brasileiros esperam com ansiedade que tais palavras se tornem uma realidade palpável.

Temos sofrido com preços exorbitantes nos serviços de pós-venda e nos custos dos acessórios, peças e roupas vendidos pelos concessionários Harley-Davidson no Brasil.

Ver uma camiseta de malha – fabricada no Brasil e fazendo propaganda de uma concessionária – ser vendida a R$160 é uma dura realidade que dependerá de muito esforço da Harley-Davidson para mudar. 
Ainda mais considerando que uma camiseta de qualidade igual ou até superior é comprada em qualquer concessionária H-D dos EUA por menos do equivalente a R$70!

Camiseta de malha de algodão importada, vendida pela Surdyke H-D, de Festus, Missouri, USA.
Preço equivalente a R$68,00.

Um comentário:

  1. Muito interessante a matéria, espero realmente que a Harley continue se modernizando. Em relação aos preços praticados no Brasil, eles são abusivos, eu deixei de frequentar a CSS , aqui do Rio ha muito tempo. E não vou entrar no mérito da oficina, serviço relapso.

    ResponderExcluir