Royal
Enfield é uma marca de motocicletas e bicicletas com uma história bem interessante.
Fundada em
1893 na Inglaterra com o nome de Enfield Manufacturing Company Ltd.,
destinava-se a produzir bicicletas com o nome de fantasia Royal Enfield. Em
1899 seu produto de maior venda era um quadriciclo equipado com um motor De
Dion.
A primeira
motocicleta produzida pela Enfield Manufacturing foi em 1901. Projetada
por R.W. Smith e Jules Gotiet, era equipada com um motor Minerva de 1,5 HP e 239cc,
montada sobre o garfo dianteiro, com a correia de transmissão de couro crú acionando a roda traseira.
A primeira motocicleta Royal Enfield, em 1901 |
Em 1907 a
empresa fez uma fusão com a Alldays & Onion Pneumatic, de Birmingham e
começou a produzir carros sob o nome Enfield-Allday.
Durante a
Primeira Grande Guerra, a Enfield forneceu um grande número de motocicletas
para o Ministério da Guerra da Grã-Bretanha e conseguiu um grande contrato com
o governo da Rússia Imperial. A versão militar usava motores monocilindrico de
225cc e outro V-Twin de 425cc. Também produziram uma motocicleta com sidecar
equipada com uma metralhadora Vickers.
1913 Royal Enfield 425cc |
Em 1931 a
companhia passava por dificuldades devido à grande depressão econômica, quando
morreu Albert Eddie, um de seus fundadores. Dois anos depois, em 1933, morreu o
outro sócio, R.W.Smith.
Durante a
II Guerra Mundial, a Enfield foi convocada pelas autoridades britânicas para
desenvolver uma motocicleta militar. A resposta foi a famosa Royal Enfield
WD/RE, conhecida como a “Flying Flea” (pulga voadora), uma motocicleta bem leve com
um motor de 125 cc, que podia ser aerotransportada e lançada de paraquedas,
junto com as tropas.
Motocicletas Royal Enfield WD/RE, como esta, foram usadas no desembarque da Normandia, em 1944. |
Depois da
guerra a Enfield retornou a produção, com motocicletas equipadas com os motores
monocilíndricos de 350cc e 500cc, com suspensão traseira rígida e garfo
telescópico. O mercado para estas motocicletas era movido pela necessidade de
transporte para ida e vinda do trabalho. Uma grande quantidade de motocicletas
militares, vendidas como excesso depois do final das hostilidades, chegou ao
mercado civil, sendo customizadas por várias empresas e oficinas.
No final da
década de 1940, o desenvolvimento de suspensão traseira com molas permitiu
o lançamento do Model Bullet 350cc, com um único cilindro OHV. Esta motocicleta
tornou-se muito popular e era muito confortável para pilotar. Uma versão com o
motor de 500cc foi lançado logo depois.
A empresa
continuou produzindo outros modelos durante a década de 1950 e inicio dos anos
1960, com os modelos Royal Enfield Meteor 500cc, Super Meteor 700cc e o
Constellation 700cc. Na realidade, a Royal Enfield Constellation 700cc Twin é
considerada a primeira Superbike fabricada.
1961 Royal Enfield Constellation 700cc Twin |
Com os
fabricantes japoneses (Honda, Suzuki, Kawasaki) destruíndo o mercado das
motocicletas ocidentais, a Enfield fez uma última tentativa, lançando a Royal
Enfield Interceptor, destinada principalmente ao mercado americano. A
motocicleta tinha muitos cromados e um desempenho muito forte, conseguindo
alcançar velocidades de até 175 km/h. Produzida entre 1960 e 1970, a
Interceptor vinha inicialmente com um motor V-Twin de 692cc. Em 1962 o motor foi substituído pelo novo modelo
V-Twin de 736cc e a motocicleta foi chamada de Interceptor 750. Com um único
carburador, este modelo foi produzido até 1966.
Em 1967 a
Enfield lançou a Roya Enfield Series 1A Interceptor, equipada com bobina de
ignição, eliminando o magneto. Tinha o tanque cromado, novo banco, guidão e
paralamas. A Serie 2, foi lançada em seguida, com um motor redesenhado, usado
nas Interceptor até o final de sua existência produtiva.
A última
tentativa para sobreviver foi o protótipo da Serie 3, com um motor de 778cc,
chamada Royal Enfield 800 Interceptor.
Mas a Enfield abriu falência antes que a
produção em massa deste modelo fosse iniciado.
1968 Royal Enfield 800 Interceptor |
A fábrica
em Redditch encerrou a produção em 1967 e a fábrica em Bradford-on-Avon fechou
em 1970, significando o fim da British Royal Enfield. A empresa foi dissolvida em 1971.
A marca
sobreviveu na India, onde chegou em 1955 para montar motocicletas trazidas da
Inglaterra. Todos os componentes passaram a ser produzidos na Índia a partir de
1962, sob o nome Einfield India e até recentemente continuaram a ser produzidas
naquela país, sem muitas modificações.
Em 1994 o
grupo Eicher Motors (fabricantes de automóveis na Índia) comprou a Enfield India e em 1995 adquiriu os
direitos do nome Royal Enfield.
Entretanto
já no ano 2000 os controladores pensavam em fechar a fábrica e encerrar a produção.
Foi com muita insistência que Siddhartha Lal, um membro da família que
controla a Eicher Motors, conseguiu convencer o Conselho de Administração a dar
à marca uma última oportunidade.
Quinze anos
depois, a Royal Enfield está vendendo mais de 300.000 motocicletas por ano.
O segredo
do renascimento da Royal Enfield, agora indiana, parece ter sido abandonar o
bloco de motor fundido e a adoção de um sistema mais refinado, com um
motor totalmente construido (built-up).
Claro, o
fato de ter um mercado imenso ( a Índia tem 1,22 bilhão de habitantes) onde
motocicletas e motonetas são um meio de transporte popular, ajudou muito.
O fato é
que a Royal Enfield India passou de pouco mais de 60.000 motocicletas
produzidas em 2011 para 308.000 unidades vendidas em 2014, com preços que
variam entre US$1.500 e US$3.000 (o modelo mais caro).
O mercado da
Roya Enfield India é bem jovem. Segundo dados do fabricante, a maioria dos
compradores são jovens adultos recém formados e pequenos empresários com idade
média de 26 anos.
A
expectativa dos executivos é atingir 700.000 motocicletas produzidas no ano
2018.
No mercado
americano a Royal Enfield India oferece 11 modelos de motocicletas. Dez desses
modelos são equipadas com os motores de 346cc ou de 499cc.
O décimo-primeiro modelo, a Royal Enfield Continental GT é uma café racer, com motor de 535cc, injeção eletrônica e freio a disco nas duas rodas.
2015 Royal Enfield Continental GT. Preço de US$6.000, nos EUA. |
A Royal Enfield India também exporta para a África do Sul e Austrália.
Segundo noticiário recente, a Royal Enfield vai abrir um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento perto de Lutterworth, no sul da Inglaterra. A empresa recebeu um empréstimo de um milhão de libras esterlinas do governo britânico, para construir as instalações.
Segundo noticiário recente, a Royal Enfield vai abrir um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento perto de Lutterworth, no sul da Inglaterra. A empresa recebeu um empréstimo de um milhão de libras esterlinas do governo britânico, para construir as instalações.
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