Depois de 4
anos em construção e décadas de planejamento, o “Pieter Schelte” saiu do
estaleiro Daewoo, na Coréia do Sul, em rota para Rotterdam, na Holanda, onde
serão instalados os equipamentos finais neste catamarã gigante.
Com um
comprimento de 382 m e uma boca (largura) de 124 m, o “Pieter Schelte” é sem dúvida um dos maiores navios já
construídos, talvez aquele com o mais estranho formato, com um casco que parece
o de dois navios petroleiros colocados lado-a-lado.
Com a ajuda
do espaço de 122 m de comprimento na proa do navio e com a capacidade de
levantamento de 48.000 toneladas/força, o “Pieter Schelte” será usado na instalação e remoção de
estruturas e jaquetas de grandes plataformas empregadas na produção de petróleo
no Mar do Norte. O navio também será equipado para o lançamento de oleodutos e
gasodutos, tornando-se o maior navio do mundo, nesta especialidade.
O “Pieter
Schelte” foi encomendado pela empresa
suiça Allseas, uma das maiores do mundo no lançamento de dutos em alto mar e em
construções submarinas. O custo total do navio é estimado em US$3 bilhões, a
metade do custo de construção de um porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos.
A
construção deste mamute dos mares começou no estaleiro da Daewoo Shipbuilding
and Marine Engineering em 2010, ainda que componentes do casco tenham começado a ser fabricados em 2007. O conceito de engenharia do navio iniciou-se
em 1987, sob a responsabilidade de Edward Heerema, fundador e principal
executivo da Allseas.
O “Pieter
Schelte” zarpou da Coréia do Sul em
17/11 e fará escalas em Singapore e Cape Town, na África do Sul (ele é muito
grande para passar pelo Canal de Suez).
Ao chegar
em Rotterdam, ele será atracado no cais Maavlakte 2, especialmente construído
para recebe-lo. Lá serão instalados os braços do sistema de içamento, além de
outros equipamentos.
Operações
comerciais do navio devem começar em meados de 2015, no Mar do Norte.
Para
entender como o “Pieter Schelte” vai operar,
veja o vídeo:
Detalhes do
“Pieter Schelte” :
- Comprimento total, incluindo os braços de içamento: 477 m
- Boca: 124 m
- Pontal até o convés principal: 30 m (equivalente a um prédio de 10 andares)
- Espaço na proa, para içamento: 122 m de comprimento e 59 m de largura
- Calado operacional: de 10 a 25 m
- Velocidade máxima: 24 nós (38,5 km/h)
- Potência total instalada: 95.000 kW
- Acomodações: 571 pessoas
- Guindastes no convés: 3 de 50 t para transferência de tubos e 1 de 600 t para emprego específico.
- Capacidade de tubos no convés: 27.000 t
Atualização em 3/3/2015: o nome do navio foi mudado para Pioneering Spirit, por pressão da opinião pública holandesa. Pieter Schelte foi um oficial nazista, durante a II Guerra Mundial.
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