As crianças iniciam uma convivência com veículos
quando ganham um triciclo ou velocípede, como chamamos por aqui. Mais tarde migram para uma bicicleta e eventualmente
para um veículo de quatro rodas. Se forem como eu, começam a rodar com
motocicletas ou motonetas ainda na adolescência.
Hoje em dia muitos adultos estão retornando à
suas raízes de três rodas, só que com propulsão a motor, ao invés de pedais.
Nos Estados Unidos e na Europa um aumento considerável de triciclos motorizados está fazendo este veículo
renascer das cinzas, como um Fenix.
Proporcionando o prazer de um carro esportivo antigo, sem capota, os triciclos mantém a sensação de liberdade característica das motocicletas. E isto sem o risco do constrangimento de tombar para um dos lados quando se para em um sinal, no posto de gasolina ou no estacionamento do restaurante.
Proporcionando o prazer de um carro esportivo antigo, sem capota, os triciclos mantém a sensação de liberdade característica das motocicletas. E isto sem o risco do constrangimento de tombar para um dos lados quando se para em um sinal, no posto de gasolina ou no estacionamento do restaurante.
Triciclos também trazem uma alternativa
atraente para os pilotos com algum tipo de deficiência ou cujas esposas se
preocupam com o equilíbrio da motocicleta nas paradas. Tem permitido, ainda, que muitas mulheres possam rodar em uma motocicleta de grande porte, sem se preocupar com mantê-la na vertical, quando parada.
Na maioria dos países, o triciclo é
classificado como motocicleta, sem exigências adicionais com relação à
sinalização e equipamentos obrigatórios.
Vejamos alguns modelos lançados no mercado americano para 2015.
Vejamos alguns modelos lançados no mercado americano para 2015.
O Polaris Slingshot SL é classificado como
motocicleta, mas a configuração é lado-a-lado e tem volante, ao invés de
guidão. Para
mim, não é motocicleta. O correto seria classificá-lo como um veículo de 3 rodas, sem capota. Preço: US$24.000.
Polaris Slingshot SL 2015. |
Can-Am Spyder 2015 |
O Piaggio MP3 500 é uma motoneta e tem uma
configuração ainda mais radical; faz curvas como uma motoneta convencional.
Combina agilidade, desenho bem simples e a facilidade de estacionamento de uma
motocicleta com duas rodas na dianteira. Esta configuração faz o Piaggio o
triciclo preferido para os europeus que o usam para ir ao trabalho e tem que
conviver com chuva, calçamento com pedras e trilhos de bondes.
Piaggio MP3 2015 |
O Piaggio MP3 é um sucesso na Europa, mas
tem tido baixas vendas nos EUA. Como será lançado com uma grande promoção no
início do ano, o preço sugerido ainda não foi divulgado pela montadora.
O Polaris Slingshot, o Can-Am Spyder e o Piaggio usam duas rodas na dianteira e uma roda traseira.
Variações no posicionamento das rodas
resultam em formas distintas de pilotagem.
Motocicletas, motonetas e bicicletas — e o Piaggio MP3 — deitam ao fazer curvas. Os triciclos são pilotados como os carros e deve-se ter cuidado para que as curvas nas cidades não provoque o levantamento da terceira roda, na parte de dentro da curva, provocado pela força centrífuga.
Motocicletas, motonetas e bicicletas — e o Piaggio MP3 — deitam ao fazer curvas. Os triciclos são pilotados como os carros e deve-se ter cuidado para que as curvas nas cidades não provoque o levantamento da terceira roda, na parte de dentro da curva, provocado pela força centrífuga.
Os triciclos da Harley-Davidson — o Tri Glide e o novo Freewheeler — usam a configuração padrão de uma roda na frente e duas rodas na traseira.
A Harley-Davidson começou a produzir triciclos pela primeira vez em 1932 como veículos de serviço, para uso comercial e para a polícia.
Os modelos modernos, que entraram no mercado em 2011, tem tido um excelente resultado de vendas. Tanto é assim que a produção da fábrica de York, Pennsylvania, é totalmente vendida nos EUA. Somente em de 2014 houve sobra de produção que permitiu o lançamento do Tri Glide no Japão.
Eu já acumulei cerca de 8.000 km pilotando o Harley-Davidson Tri Glide.
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