segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Crescimento do Mercado de Triciclos

As crianças iniciam uma convivência com veículos quando ganham um triciclo ou velocípede, como chamamos por aqui. Mais tarde migram para uma bicicleta e eventualmente para um veículo de quatro rodas. Se forem como eu, começam a rodar com motocicletas ou motonetas ainda na adolescência.

Hoje em dia muitos adultos estão retornando à suas raízes de três rodas, só que com propulsão a motor, ao invés de pedais.

Nos Estados Unidos e na Europa um aumento considerável de triciclos motorizados está fazendo este veículo renascer das cinzas, como um Fenix. 

Proporcionando o prazer de um carro esportivo antigo, sem capota, os triciclos mantém a sensação de liberdade característica das motocicletas. E isto sem o risco do constrangimento de tombar para um dos lados quando se para em um sinal, no posto de gasolina ou no estacionamento do restaurante.

Triciclos também trazem uma alternativa atraente para os pilotos com algum tipo de deficiência ou cujas esposas se preocupam com o equilíbrio da motocicleta nas paradas. Tem permitido, ainda, que muitas mulheres possam rodar em uma motocicleta de grande porte, sem se preocupar com mantê-la na vertical, quando parada.

Na maioria dos países, o triciclo é classificado como motocicleta, sem exigências adicionais com relação à sinalização e equipamentos obrigatórios.

Vejamos alguns modelos lançados no mercado americano para 2015.

O Polaris Slingshot SL é classificado como motocicleta, mas a configuração é lado-a-lado e tem volante, ao invés de guidão. Para mim, não é motocicleta. O correto seria classificá-lo como um veículo de 3 rodas, sem capota. Preço: US$24.000.

Polaris Slingshot SL 2015.
Fabricado pela Bombardier do Canadá, o Spyder F3 vem com um motor de três cilindros produzindo 115 HP e com transmissão manual ou automática. Um sensor giroscópico permite o controle de curvas, diminuindo automaticamente a velocidade se uma das rodas começa a levantar. O preço sugerido é de US$20.100.

Can-Am Spyder 2015
O Piaggio MP3 500 é uma motoneta e tem uma configuração ainda mais radical; faz curvas como uma motoneta convencional. Combina agilidade, desenho bem simples e a facilidade de estacionamento de uma motocicleta com duas rodas na dianteira. Esta configuração faz o Piaggio o triciclo preferido para os europeus que o usam para ir ao trabalho e tem que conviver com chuva, calçamento com pedras e trilhos de bondes.

Piaggio MP3 2015
O Piaggio MP3 é um sucesso na Europa, mas tem tido baixas vendas nos EUA. Como será lançado com uma grande promoção no início do ano, o preço sugerido ainda não foi divulgado pela montadora.

O Polaris Slingshot, o Can-Am Spyder e o Piaggio usam duas rodas na dianteira e uma roda traseira. 

Variações no posicionamento das rodas resultam em formas distintas de pilotagem. 

Motocicletas, motonetas e bicicletas — e o Piaggio MP3 — deitam ao fazer curvas. Os triciclos são pilotados como os carros e deve-se ter cuidado para que as curvas nas cidades não provoque o levantamento da terceira roda, na parte de dentro da curva, provocado pela força centrífuga.


Os triciclos da Harley-Davidson   o  Tri Glide e o novo Freewheeler  usam a configuração padrão de uma roda na frente e duas rodas na traseira.

A Harley-Davidson começou a produzir triciclos pela primeira vez em 1932 como veículos de serviço, para uso comercial e para a polícia.



Os modelos modernos, que entraram no mercado em 2011, tem tido um excelente resultado de vendas. Tanto é assim que a produção da fábrica de York, Pennsylvania, é totalmente vendida nos EUA. Somente em de 2014 houve sobra de produção que permitiu o lançamento do Tri Glide no Japão.

Eu já acumulei cerca de 8.000 km pilotando o Harley-Davidson Tri Glide. 


Noroeste dos EUA, 2012.
Flórida, 2014.
Minha experiência indica que as características de pilotagem são facilmente absorvidas, criando mais conforto sem perda das vantagens da motocicleta.
Pelo menos nas estradas e cidades dos Estados Unidos!

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